website

Acupuntura para insônia, ronco e distúrbios do sono

acupuntura pode ser uma ótima opção para no tratamento de insônia, distúrbios do sono e inclusive do ronco noturno. Saiba como e quais tipos de acupuntura contribuem mais para este tratamento, além dos cuidados importantes para o seu atendimento e mais indicações, agora!
Acupuntura para insônia

 

O que são distúrbios do sono?

Distúrbios do sono são basicamente todos os tipos de mudanças nos padrões do sono ou em hábitos enquanto dormimos que podem afetar nossa saúde e nosso bem-estar. Existem alguns tipos diferentes como a insônia, ronco, terror noturno, síndrome das pernas inquietas...vamos entender melhor abaixo.

Conceito de distúrbio de sono. O que é?

Na verdade, distúrbios do sono se encaixa como um termo usado para definir qualquer patologia ou condição especial que afeta o sono das pessoas. Existem distúrbios mais graves, outros mais leves, mas todos se enquadram como distúrbios do sono. Entenda mais.

O distúrbio do sono pode afetar a saúde física do indivíduo, pode impedi-lo de dormir por muitas horas, ou apenas atrapalhar o sono completo e saudável.

Principais distúrbios do sono

Você sabe quais são os principais distúrbios do sono? Desde uma simples agitação que te impede de ter um sono tranquilo e prolongado, até doenças que afetam a saúde e perturbam completamente sua hora de dormir e descansar, vamos ver quais são os principais distúrbios do sono a seguir:

Insônia: principal distúrbio do sono

Dentre os diversos tipos de distúrbios de sono existentes, com certeza a insônia é o principal distúrbio do sono. Todos tivemos em algum momento da vida contato com a insônia: um dia que o sono simplesmente não vem, ou mesmo cansados não conseguimos desligar. Entenda mais adiante.

A insônia é um distúrbio que afeta a qualidade e durabilidade do sono. Iremos nos aprofundar ainda mais nesta patologia do sono, adiante.

O que é apneia e como ela atrapalha o sono?

Você já ouviu falar e sabe o que é a apneia do sono? Talvez você esteja passando por isso, ou conheça alguém próximo que tenha a apneia do sono, ou apneia noturna como ela também pode ser chamada. Mas, quais são suas características? Será que é perigoso?

A apneia é um distúrbio do sono geralmente grave. A respiração para e volta várias vezes durante o sono, ou é dificultosa. Tende ser mais comum em homens e a idade e/ou sobrepeso são possíveis causas.

Os sintomas além da pausa respiratória, são de ronco bem alto e cansaço ao acordar. Existem alguns tratamentos com aparelhos de ajuda respiratória. O médico especialista é quem fará tal indicação após realizar os exames devidos.

Ronco é um distúrbio do sono?

O ronco é um tipo de distúrbio do sono? Como você já deve estar imaginando, a resposta obviamente é sim. O ronco é considerado um distúrbio noturno que afeta e atrapalha o sono tranquilo e saudável. Veremos mais abaixo o motivo desta patologia ser um distúrbio do sono:

O ronco é sempre acompanhado de algum tipo de problema na respiração. Pode ser obstrução das vias aéreas, alguma doença respiratória...mais adiante iremos nos aprofundar neste distúrbio do sono.

O que é síndrome das pernas inquietas?

Um tipo de distúrbio do sono não tão comum quanto a insônia ou a apneia obstrutiva do sono, é conhecido como síndrome das pernas inquietas durante a noite. Este tipo de patologia pode ser grave ou apenas alguns espasmos. Entenda melhor a seguir...

Esta síndrome se dá pela condição de mover as pernas, geralmente à noite, com muita frequência e de forma inconsciente ou involuntária.

Pode piorar com a chegada da idade, e em alguns casos tratamentos médicos ou mudança de hábitos alimentares e de práticas físicas pode ajudar. Busque sempre um especialista para te auxiliar.

O que é insônia?

Todo mundo já ouviu falar sobre insônia, mas você sabe exatamente o que é, como surge e todos sintomas da insônia? Vamos te explicar melhor a seguir e te ajudar identificar quando é necessário buscar ajuda para o tratamento da insônia.

Insônia é o nome dado a qualquer problema que atrapalha o sono, tanto o ‘pegar no sono’ como o ‘permanecer dormindo’.

Em geral a insônia tem a ver com hábitos inadequados de alimentação, exercícios físicos e questões emocionais.

Dependendo do caso e da gravidade, serão necessários tratamentos especializados, ou até mesmo terapia. Quem definirá seu tratamento é o médico especialista, sempre.

Porque dormir é importante?

Porque dormir é importante? Parece uma pergunta bastante tola, mas você realmente já parou para pensar porque dormir é crucial para nossa saúde? Sabia que sem dormir não conseguimos viver? Vamos entender melhor a função do sono e sua importância.

É importante o sono, pois é quando dormimos que o organismo exerce as principais funções de restauração do corpo, como por exemplo o reparo de tecidos, músculos, síntese de substâncias, reposição de energias, regulação do metabolismo e claro, o ‘recarregar’ das baterias de todo o corpo para o dia seguinte.

Como saber que tenho insônia? Diagnóstico

Como saber que tenho insônia? Como se dá o diagnóstico da insônia e tudo o que permeia esta patologia? Seria preciso realizar exames ou apenas alguns sintomas relacionados já bastam para dar o diagnóstico da insônia? Vamos te explicar mais afundo agora.

O diagnóstico de insônia pode já ser definido quando há os seguintes sintomas: dificuldade de iniciar ou manter o sono, ou despertar muito cedo, mesmo sem fatores externos como barulhos ou qualquer outro motivo que pudesse atrapalhar o sono.

Ainda assim, quem dará o diagnóstico é seu médico responsável. Busque sempre um profissional que seja especialista neste quadro.

Quais os sintomas da insônia?

Quais são todos os sintomas que podem estar envolvidos na questão da insônia? Parece que é apenas e simplesmente a falta de dormir, ou o sono perturbador, mas a insônia pode envolver alguns outros sintomas, os quais veremos logo a seguir.

Os principais sintomas da insônia são: dificuldade para iniciar o sono, manter o sono, acordar muito mais cedo que o normal, resistência do corpo em descansar, perturbação do sono.

Existem fatores de risco para insônia?

Existem fatores de risco para insônia? Quais são as outras patologias ou condições individuais que podem influenciar no surgimento e permanência da insônia na vida de um indivíduo? Iremos entender melhor agora os principais fatores de risco para a insônia.

Entre essas doenças principais, como fatores de risco para insônia, temos: doenças genito-urinárias, doenças gastrointestinais, cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, doenças metabólicas e doenças osteomioarticulares.

A insônia tem cura?

Será que a insônia tem cura? E mais: será que todos os tipos de insônia, desde os casos mais leves até os mais graves e intensos, podem ter alguma forma de cura por completo? Ou é uma patologia que precisaremos conviver para sempre?

A resposta é sim! É possível curar por completo a insônia, desde as mais leves até as mais graves, com diversos tratamentos que veremos mais adiante, como a acupuntura, ansiolíticos e novos hábitos.

É importante o acompanhamento médico, por um clínico do sono ou pneumologista ou neurologista especializado.

Quando devo procurar um profissional para tratar insônia

Quando devo procurar um profissional para tratar a minha insônia? Como saber que minha insônia é grave e preciso de tratamento especial, ou seria apenas algo passageiro e que com poucas e simples mudanças ela irá embora? Veja aqui abaixo.

Quando a insônia chegar num ponto de atrapalhar seu sono por completo, seu dia a dia estar exaustivo pela falta de sono reparador ou quando a insônia já está presente em sua vida por mais de 3 semanas, é hora de buscar ajuda profissional.

A insônia na Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a medicina tradicional chinesa ou MTC, as doenças e os sintomas mentais e emocionais, como por exemplo a insônia, vêm sempre de um desequilíbrio a nível energético. Quando o fluxo de energia está estagnado ou em desarmonia, os sintomas surgem. Vamos te explicar a fundo.

Segundo a medicina oriental, a insônia surge quando não há fluidez de energia vital ou Qi, que garantiria o bom funcionamento de todo corpo e organismo.

Quais são as principais causas da insônia?

Quais são as causas do surgimento da insônia? Questões emocionais, hábitos ruins, alguns tipos de alimentos, condições de saúde...são muitas as possíveis causas da insônia e iremos te detalhar sobre cada uma logo a seguir.

Questões emocionais podem causar insônia?

Alguns distúrbios emocionais e mentais podem se enquadrar como causas da insônia, sabia? Estas questões emocionais podem afetar o sono e a permanência no descanso profundo e agora você vai entender melhor o motivo.

Questões emocionais acabam afetando nossos pensamentos e nossa mente. É por esta razão que elas afetam o sono. Os pensamentos permanentes, perturbadores e incessantes não permitem a mente se desligar e adentrar no sono profundo, causando assim a insônia.

Maus hábitos que atrapalham o sono e podem causar insônia

Existem diversos maus hábitos que causam a insônia. Principalmente os hábitos mais próximos ao horário de dormir, podem ser cruciais na qualidade do sono e na possibilidade de você dormir bem. Alguns são óbvios e outros nem tanto, veja todos abaixo.

Praticar exercícios físicos próximo ao horário de dormir acaba despertando demais o corpo com os hormônios gerados. Comer alimentos muito pesados como massas e carnes gordurosas. Mexer em aparelhos eletrônicos até tarde, como celular ou notebook. Ficar com a luz clara perto da vista até a hora de dormir. Acordar muito tarde...tudo isso atrapalha demais seu sono e causa a insônia.

Condições de saúde que afetam o sono e causam insônia

Algumas condições de saúde preexistentes podem afetar ainda mais a insônia, ou seja, existem patologias que provocam o surgimento da insônia ou têm a mesma como um sintoma secundário ou uma consequência da doença. Vamos te mostrar quais são elas:

Doenças do trato urinário como incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna, doenças gastrointestinais como de refluxo e úlceras gastroduodenais, doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e doença vascular, doenças respiratórias crônicas como a asma, doenças metabólicas, como o diabetes, obesidade e hipertireoidismo e doenças osteomioarticulares, como a osteoartrose, a osteoporose e tendinites, são as principais doenças que podem causar a insônia.

Alimentos que afetam a qualidade do sono e podem provocar insônia

Existem alguns tipos de alimentos que podem ajudar no tratamento da insônia. Por outro lado, existem diversos alimentos que na verdade provocam ainda mais o surgimento e o agravamento da insônia. Você conhece todos eles? Descubra logo abaixo quais são:

A cafeína é o principal tipo de alimento que provoca a insônia, e ao contrário do que pensam ela não está presente apenas no café. A cafeína se encontra em todos tipos de chá verde, branco, vermelho e preto, no chocolate e alguns refrigerantes e doces industrializados.

O açúcar também é outro alimento que piora a insônia porque ele traz uma carga energética alta para o organismo, dificultando que o mesmo relaxe e entre num sono profundo.

Como melhorar o sono e prevenir a insônia?

Sabemos que a insônia é a dificuldade de dormir, ou manter um sono reparador. Sabemos também que a insônia pode ser provocada por determinados alimentos, exercícios físicos e maus hábitos. Mas, então como prevenir a insônia? Vamos desvendar as melhoras práticas abaixo.

Novos hábitos, melhor alimentação, exercícios e técnicas práticas. Aprenda a seguir.

Melhore seus hábitos para evitar a insônia

Muitos hábitos podem provocar e piorar a insônia, como o consumo de cafeína ou a prática de exercícios físicos a noite. E também existem hábitos que irão na verdade te ajudar no tratamento da insônia. Melhore os seguintes hábitos para evitar a insônia:

Por volta de 18hs ou 3 horas antes de dormir, faça uma refeição mais leve, sem massas, carnes gordurosas, ou alimentos açucarados ou com cafeína.

Com 2 horas para você se deitar procure ir relaxando, abaixando o volume da TV, tomando um banho quentinho e colocando uma roupa confortável para dormir.

Uma hora antes, evite por completo aparelhos eletrônicos, como celular, notebook ou televisão e procure abaixar a luz dos ambientes. Estas práticas simples te ajudarão e muito, ter uma noite de sono tranquila!

Melhores exercícios para prevenir insônia

Temos ciência de que a prática de exercícios físicos perto da hora de dormir, pode agitar demais nosso organismo e estimular a produção de hormônios que irão atrapalhar o sono. Veja agora quais são os melhores exercícios e a forma de praticá-los para prevenir insônia.

Os melhores exercícios para prevenir a insônia são os que aumentam a frequência cardíaca, ou seja, os aeróbicos como caminhada, corrida, natação e bicicleta.

Procure praticá-los pelo menos 3 horas antes do horário de você se deitar.

Alimentação preventiva para insônia

Conheça agora qual é a melhor alimentação preventiva para a insônia. Tirando alimentos que contém cafeína como o café e chá verde, e os doces, já irá ajudar muito tratar a insônia, mas veremos abaixo quais outros alimentos ajudam sua noite de sono.

Algumas frutas como a banana, o kiwi e a cereja, contém nutrientes como o potássio e magnésio que te ajudam dormir melhor.

Algumas plantas medicinais para o feitio de infusão (chás), como a camomila, calêndula, alfazema e colônia também são incríveis para o relaxamento e sono reparador.

Dicas caseiras para melhorar o sono e evitar insônia

Quer descobrir quais são as melhores formas caseiras de se aliviar a insônia e promover um sono reparador, tranquilo e de longa duração como você merece? Confira agora as melhores dicas e práticas para você fazer hoje mesmo, em casa.

Óleos essenciais, ervas medicinais, práticas respiratórias...confira todas:

Ervas no travesseiro podem ajudar dormir melhor?

Quando estamos sofrendo com a insônia a pergunta que mais vem à mente, principalmente à noite, quando o sono não vem é: será que é possível dormir rápido? Existe uma forma simples e natural que você provavelmente nunca tentou e pode te ajudar:

Coloque alguns raminhos de erva-doce, alfazema ou capim-cidreira dentro de seu travesseiro. Estas ervas possuem propriedades ansiolíticas e te ajudam dormir melhor. É provável que demore alguns minutos, mas seu sono virá aos poucos e logo estará dormindo profundamente.

Como pegar no sono facilmente com óleos essenciais?

Será que tem como pegar no sono em poucos minutos? Será que é possível cair num sono gostoso facilmente? Tudo irá depender do quadro de insônia, mas através da aromaterapia existe um tratamento natural, rápido e eficaz. Aprenda:

Compre um óleo essencial de lavanda (nome científico: Lavandula angustifolia). Você o encontra em casas de produtos naturais ou pela internet. Apenas se certifique de que é um óleo essencial verdadeiro, puro e natural.

Pingue uma gotinha na palma da mão e esfregue ambas palmas. Inale em formato de concha, cobrindo as narinas com as duas mãos. Respire profundamente por no mínimo 10 minutos e verá o sono chegando aos poucos...

Como fazer a técnica 4-7-8 de respiração para ajudar no sono?

Você já ouviu falar no método 4-7-8? Ele consiste numa técnica respiratória muito eficaz que te fará dormir em poucos minutos e combater a insônia. Aprenda agora o passo a passo e como fazer a técnica 4-7-8 para dormir melhor:

Primeiramente, coloque a ponta de sua língua no céu da boca, logo atrás dos dentes, e deixe-a imóvel durante a prática.
Expire o ar pela boca. Agora feche a boca, ainda com a língua na posição inicial e inspire devagar, contando até quatro. Segure o ar nos pulmões por 7 segundos. Por sim, solte o ar pela boca contando até oito segundos.
Repita todo o ciclo mais 3 vezes.

O que é apneia ou paralisia do sono?

Muita gente não sabe, mas a apneia ou paralisia do sono, pode causar a insônia, e também poder ser um sintoma secundário. Parece não haver ligação entre estas patologias, mas agora vamos te explicar melhor o que é a apneia do sono e seu conceito:

A apneia ou paralisia do sono, é um distúrbio do sono em que a respiração pausa e retorna algumas vezes durante a noite. 


Os sintomas podem incluir de ronco e sensação de cansaço ao levantar. É necessário buscar um médico especialista para que sejam realizados exames e avaliação do quadro.

Principais tipos de apneia e paralisia do sono

Existem alguns tipos diferentes de apneia ou paralisia do sono, como também é chamado. São eles: apneia obstrutiva do sono (AOS), apneia central do sono (ACS), apneia mista do sono. Vamos entender melhor sobre cada tipo de apneia do sono agora.

Apneia obstrutiva do sono (AOS)

A apneia obstrutiva do sono, também conhecida pelas siglas AOS. Este é um tipo de apneia que como o nome já entrega obstrui as vias aéreas superiores, dificultando a respiração durante o sono e atrapalha o mesmo. Entenda mais agora.

Na apneia obstrutiva, há a interrupção da via aérea superior localizada na faringe. Neste caso há ronco bem alto e forte como sintoma secundário e dificuldade de respirar.

Apneia central do sono (ACS)

A apneia central do sono, também conhecida ou ACS, é um tipo menos comum de apneia do que a apneia obstrutiva do sono. Neste caso, a respiração para por completo de forma repentina e retorna, algumas vezes. Compreenda mais abaixo:

A apneia central do sono acontece porque o cérebro não consegue enviar os sinais aos músculos que fazem o controle da respiração. Aqui a respiração pausa por completo, como se o indivíduo estivesse prendendo o ar, e de repente volta. Isso acontece algumas vezes durante o sono.

Apneia mista do sono

A apneia mista do sono é a menos frequente dentre os demais tipos de paralisia do sono. Na apneia mista, como o termo já diz, há uma mistura dos dois demais tipos de apneia: a obstrutiva e a central. Te explicamos melhor:

Na apneia mista do sono há uma mistura do tipo obstrutiva com o central, ou seja, há diminuição da respiração, causada obstrução das vias aéreas e também a pausa da respiração.

Apneia do sono segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a MTC, a medicina tradicional chinesa, qualquer doença, patologia, questão ou sintoma mentais, emocionais e, ou físicos, como é o caso da apneia ou paralisia do sono, tem origem de uma desarmonia energética. Vamos te explicar mais a fundo.

Quando não existe harmonia ou equilíbrio na energia vital fluindo pelos corpos sutis, é daí que surgem os demais desequilíbrios.

Principais causas da apneia ou paralisia do sono

Existem diversas causas possíveis para o surgimento da apneia do sono: tabagismo, alcoolismo, obesidade ou sobrepeso, idade ou congestão nasal...vamos entender agora como cada uma destas causas age e o motivo de gerar a paralisia do sono, seja do tipo que for.

Tabagismo e alcoolismo causam apneia do sono

O tabagismo e o alcoolismo podem ser causas do surgimento da apneia do sono. Existem motivos bastante claros para esta relação entre o consumo de álcool e o consumo de tabaco e a dificuldade respiratória ao dormir. Entenda melhor mais adiante...

O tabaco e o álcool causam o relaxamento da musculatura, inclusive a musculatura envolvida no trato respiratório. É por isso que pode provocar a apneia do sono.

Obesidade pode gerar apneia do sono

A obesidade e o ganho elevado de peso, podem gerar a paralisia ou apneia do sono. O aumento de peso, gera maior dificuldade de respirar, e por isso é uma das causas do surgimento deste distúrbio do sono. Entenda melhor:

O excesso de peso e acúmulo de gordura podem se concentrar nos músculos da traqueia e língua, causando a obstrução das vias aéreas e consequentemente, causando a apneia noturna.

Idade pode provocar apneia do sono?

A resposta é: sim! A idade pode sim provocar a apneia do sono e distúrbios relacionados. Mas você sabe o motivo desta relação? O que tem a ver a chegada da idade com a dificuldade respiratória e obstrução das vias respiratórias?

Com o passar dos anos, a musculatura de todo corpo tende ir ficando mais flácida e isso acontece também com os músculos das vias aéreas, envolvidos no processo respiratório. A partir dos 50 anos, pode-se notar mais casos de apneia do sono, por conta desta razão.

Congestão nasal pode provocar apneia do sono?

A congestão nasal pode de fato provocar a apneia do sono e outros distúrbios noturnos. Quando estamos congestionados há uma maior propensão ao surgimento de dificuldades respiratórias, e isso pode ocorrer durante a noite...compreenda um pouco melhor logo a seguir:

Fica claro que a congestão nasal acaba obstruindo as vias respiratórias, e esta obstrução pode causar pausas respiratórias, sintomas da apneia noturna.

Como prevenir e evitar a apneia do sono?

Sabemos que a apneia noturna é um distúrbio do sono que causa dificuldade respiratória e obstrução das vias aéreas, mas será que existem formas eficazes de prevenir o surgimento da apneia ou paralisia do sono? Veja quais são elas logo abaixo:

Alimentação, posição ao dormir e novos hábitos...saiba como prevenir a apneia do sono.

Alimentação e controle de peso para prevenir a apneia do sono

Saiba agora qual é o melhor tipo de alimentação para se evitar o surgimento da apneia do sono e também como o controle de peso corpóreo pode te ajudar prevenir a paralisia do sono. Iremos te detalhar mais, aqui abaixo.

A melhor alimentação para prevenir a apneia, é qualquer alimentação baseada em alimentos mais naturais como frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Além disso, é importante não fazer refeições pesadas a noite.

O controle de peso também é importante para prevenção, pois como vimos mais acima, a gordura se acumula nos músculos das vias respiratórias o que pode causar a apneia do sono.

Qual melhor posição para dormir e evitar apneia do sono?

Você tem conhecimento sobre qual é a melhor posição para se dormir a fim de evitar o surgimento ou agravamento da apneia do sono? Sabia que existe uma posição que provoca ainda mais a obstrução das vias respiratórias? Veja qual é:

Dormir de barriga para cima com certeza é a pior posição para seu sono. Isto porque o peso da barriga e demais partes do corpo ficará pesando com a força da gravidade para baixo e pode assim, obstruir e atrapalhar sua respiração.

A melhor posição para dormir e evitar a apneia do sono é de lado, apoiando as pernas no colchão com os joelhos levemente dobrados.

Evite álcool e tabaco para prevenir apneia do sono

Evite o álcool e o tabaco para prevenir a apneia do sono, especialmente algumas horas antes de se deitar. O álcool e o tabaco também, tendem relaxar demais nossa musculatura, incluindo a musculatura envolvida no processo respiratório. Entenda melhor agora.

Como falamos antes, ao relaxar os músculos, o fluxo respiratório fica desequilibrado, o que pode provocar pausas e obstrução das vias aéreas, gerando a apneia. Evite estas substâncias para prevenir a paralisia do sono.

O que é o ronco e como ele atrapalha a qualidade de seu sono?

Você saberia dizer de fato o que é o ronco e quais são as condições envolvidas nesta questão? E mais: quais são os sintomas envolvidos no ronco? Veremos tudo isto logo abaixo, e iremos elucidar algumas de suas possíveis dúvidas.

O ronco é um som alto, grave ou áspero que vem do nariz ou às vezes da boca. Ele acontece quando a respiração é obstruída durante o sono, e pode haver dificuldade respiratória. Veremos mais abaixo suas causas.

Ronco é perigoso? É normal roncar às vezes?

Sabemos que o ronco é um som proveniente de alguma obstrução nas vias respiratórias, mas será que o ronco é perigoso? É normal roncar às vezes ou mesmo que não seja todas as noites, o ronco ainda assim é algo preocupante?

O ronco é teoricamente, normal e tende ser apenas um barulho que não necessariamente indica alguma doença patologia grave. Quando há outros sintomas como falta de ar, cansaço excessivo, pausas respiratórias ou dores ao dormir, aí sim o ronco pode ser preocupante. Em todos casos, procure um médico especialista para verificar através de exames.

Quais as causas do ronco? O que provoca o ronco durante o sono?

Você conhece quais são as causas do surgimento do ronco? O que poderia provocar o ronco ou ainda agravá-lo? Existem algumas causas principais como a insônia e algumas patologias específicas. Veremos abaixo quais são elas e suas relações com o ronco.

Insônia, apneia do sono, obesidade...estes fatores podem provocar o ronco.

A insônia pode causar o ronco?

Além das doenças respiratórias, o excesso de peso e a apneia do sono, será que a insônia também pode causar o surgimento do ronco? Entenda agora como este distúrbio do sono pode provocar ou não o ronco noturno e seu agravamento.

Não há relação direta entre a insônia e o ronco. O que pode acontecer é a insônia ser causada por alguma outra patologia como obesidade, pois o excesso de peso pode atrapalhar o sono, e esta mesma patologia pode também ser causa possível do ronco.

Condições de saúde que causam o ronco

Quais são as condições de saúde que causam o ronco? Quais são as patologias ou doenças que provocam o ronco e aumentam o som, gravidade e os sintomas envolvidos no ronco noturno? Vamos te especificar logo abaixo cada uma delas.

Doenças respiratórias como asma, sinusite, rinite e doenças pulmonares provocam o ronco, por afetarem justamente as vias respiratórias, podendo atrapalhar o processo respiratório durante o sono.

Obesidade pode gerar ronco noturno?

A obesidade e o ganho excessivo de peso, pode gerar o surgimento ou agravamento do ronco durante o sono. O aumento de peso, gera maior dificuldade de respirar, e por isso é uma das causas do surgimento deste distúrbio do sono. Entenda mais:

O excesso de peso e acúmulo de gordura podem se concentrar nos músculos das vias aéreas, causando a obstrução das mesmas e dessa forma, o som alto durante a respiração, surge.

Como acabar com o ronco e melhorar o sono?

Quando você sabe ou alguém te informa que você está tendo o ronco noturno, você saberia o que fazer para acabar com o ronco? Vamos te explicar mais adiante quais são as melhores formas de se evitar, acabar e melhorar o ronco.

Existem algumas táticas bastante eficazes que iremos te detalhar melhor.

Táticas para acabar com o ronco

Algumas das melhores táticas para acabar com o ronco envolvem a forma como você dorme, incluindo a posição, a postura, o travesseiro, a altura da cama e alguns aparelhos ou objetos bastante utilizados atualmente no combate ao ronco. Entenda mais.

Como ajustar a cama e o travesseiro para evitar o ronco?

Uma das melhores formas caseiras de se evitar e ainda ajudar no tratamento do ronco depende muito da maneira como você dorme, a posição ao se deitar, o tipo  de travesseiro, e algumas outras indicações específicas que te detalharemos a seguir:

A posição de barriga para cima para dormir, além de provocar a apneia do sono, também piora o ronco. A postura ao dormir deve ser de lado com os joelhos levemente flexionados. Escolha também um travesseiro confortável nem muito mole, nem muito duro. E caso consiga elevar um pouco a cabeceira de sua cama, isto pode ajudar o fluxo respiratório e evitar o ronco excessivo.

Quais são os melhores aparelhos adesivos para aliviar o ronco?

Dentre as diversas formas caseiras de se evitar e aliviar a intensidade do ronco noturno, existe hoje em dia, uma gama de possibilidades através de adesivos nasais e faixas antirronco. Entenda mais sobre como estes itens agem e podem te ajudar na questão do ronco:

Alguns adesivos nasais e dilatadores antirronco podem ser encontradas facilmente na internet e prometem aliviar e diminuir o ronco noturno.

Adesivo nasal antirronco

 

O dilatador nasal que pode ser em forma de adesivo ou pequeno objeto que será introduzido nas narinas, tem como objetivo auxiliar no tratamento do ronco. Ele consiste em um clip de silicone ou adesivo facial colocado nas narinas ao dormir, impedindo que a via respiratória se estreite enquanto você estiver dormindo.

Melhores tratamentos para insônia, apneia e ronco

Os tratamentos para insônia, apneia e ronco são muitos. Todos eles visam promover o relaxamento e promover a melhor respiração, sejam através de exercícios, massagens, técnicas específicas. De todas as formas, quem definirá seu tratamento é o seu médico especialista. Vamos ver quais são os melhores.

Exercícios para parar de roncar e melhorar a qualidade do sono

Assim como é uma forma de evitar o surgimento do ronco, existem alguns exercícios bucais que são ótimos no tratamento e prevenção do ronco noturno. O fortalecimento da musculatura da língua é imprescindível para a melhora e cura do ronco. Aprenda:

Empurre a língua contra o céu da boca e deslize levemente e lentamente para trás. Repita o processo 20 vezes.

Após este exercício, pressione a ponta da língua contra o céu da boca novamente, porém agora mantenha a pressão por 5 a 10 segundos. Repita o ciclo mais 20 vezes.

Melhores chás para insônia e ronco

Na verdade, a palavra chá se refere apenas a planta Camellia sinensis, espécie do chá verde, branco, vermelho, preto entre outros. Outros preparos com ervas e plantas medicinais devem ser chamamos de infusos, macerados ou decoctos. Veja agora os melhores para insônia e ronco:

As 6 melhores plantas medicinais para o tratamento de insônia e ronco são: Valeriana, Mulungu, Passiflora, Camomila, Colônia e Hipérico. Estas plantas possuem propriedade ansiolítica e sedativa comprovada cientificamente e ajudam equilibrar o sono.

Todas devem ser feitas através de infusão: coloque no fogo 250ml de água. Após fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa da planta ou mix de plantas. Tampe com um prato de porcelana e deixe descansar por 10 minutos. Retire o prato, coe e está pronto. Procure tomar perto da hora de dormir e apenas caso não haja contraindicações. Busque sempre um(a) terapeuta naturopata para te auxiliar e acompanhar no tratamento natural.

Respirações para dormir melhor e não roncar

As respirações, técnicas respiratórias ou pranayamas como também são chamadas estas práticas de origem indiana, não são as mesmas formas naturais de respiração que fazemos inconscientemente durante o dia. Vamos te explicar melhor e ensinar uma respiração para dormir melhor, a seguir.

As emoções alteram nossa respiração, que fica mais ofegante, e assim por diante. As técnicas respiratórias fazem o caminho contrário: ao controlarmos a respiração, as emoções também são equilibradas.

Uma prática bastante simples e efetiva para dormir melhor, consiste em inspirar profundamente pelas narinas em determinado tempo. Segurar pela metade dos segundos da inspiração. E exalar pelas narinas também, no dobro do tempo da inspiração. Repita os ciclos até dormir profundamente.

Tratamento para insônia segundo a Medicina Tradicional Chinesa

O tratamento para a insônia e outros distúrbios do sono segundo a MTC ou a Medicina Tradicional Chinesa, requer em todos casos que atinja o campo energético, ou seja, o corpo sutil, do qual os desequilíbrios se originam até chegar nos demais. Compreenda melhor.

Até se tornar uma patologia emocional ou física, os desequilíbrios energéticos iniciam. É por isso que, pela MTC devemos tratar distúrbios do sono, com terapias que consigam reequilibrar está área. Um bom exemplo é a prática de acupuntura, a qual veremos mais adiante.

Massagens para melhorar o sono e evitar a insônia, apneia e ronco

As massagens como tratamento e no auxílio da redução do ronco, da insônia e de distúrbios do sono, e outras terapias corporais, atuam através do toque, imposição de mãos, e do estímulo de pontos e regiões específicas do corpo, os quais em grande quantidade correspondem a regiões do cérebro, relacionadas a falta de sono. Entenda.

Massagens como a massagem relaxante ou a massagem clássica, ou até mesmo terapias integrativas com o reiki, e ainda a acupuntura, trazem maior conexão entre os campos energético e emocional, reequilibrando e melhorando sua harmonia e consequentemente, melhorando seu sono por completo.

Massagens para melhorar o sono e evitar a insônia, apneia e ronco

Dentre as diversas técnicas de massagem existentes, quais as melhores práticas e terapias complementares para insônia, ronco e apneia noturna? Qual seria a prática de massagem mais indicada para estes casos? Vamos agora te explicar melhor sobre as principais e mais adequadas técnicas.

Além de claro, a acupuntura, listamos agora algumas outras massagens também extremamente eficazes para o tratamento de distúrbios do sono como a massagem relaxante e o reiki.

Massagem relaxante para insônia, apneia e ronco

A massagem relaxante para tratar a insônia e outros distúrbios do sono, é uma das práticas de massoterapia mais indicadas. Como o nome já diz, ela busca promover o relaxamento não só do corpo físico, mas do campo mental e emocional também. Vamos entender melhor.

 

Massagem relaxante para insônia, ronco e distúrbios do sono

 

Através de toques suaves e de deslize, a massagem relaxante tem como objetivo promover e reestabelecer o equilíbrio físico e mental, prevenindo e tratando disfunções, tensões, dores e distúrbios do sono.

Com algumas sessões ou até mesmo na primeira, já é possível notar grandes progressos na qualidade de seu sono

AGENDAR MASSAGEM RELAXANTE EM CASA >>

Reiki no tratamento de insônia, apneia e ronco

O reiki trata insônia e a apneia noturna, por trabalhar exatamente no campo energético que está intimamente relacionado com o campo mental, e com nossas emoções, que no caso destas patologias, estão em desequilíbrio. Vamos entender agora como a terapia do reiki atua.

Reiki para insônia, ronco e distúrbios do sono


O reiki é uma terapia alternativa, na qual o reikiano, estende suas mãos sob partes do corpo do interagente, sem necessariamente tocá-las, canalizando energia vital, para restaurar o equilíbrio sutil, físico, mental e emocional, aliviando assim, sintomas de apneia e a insônia.

 

AGENDAR REIKI EM CASA >>

Acupuntura para tratamento de insônia, ronco e apneia

O tratamento da insônia e da apneia noturna, pela acupuntura tem mostrado efeitos positivos sobre os sintomas envolvidos nestas patologias. A prática milenar que usa agulhas para estimular pontos específicos do corpo, é uma das práticas de massoterapia mais indicadas nestes casos. Veja o motivo.

Acupuntura para insônia, ronco e distúrbios do sono

 

A técnica de acupuntura consegue estimular a produção de hormônios como a melatonina, essencial para o reequilíbrio de todos pacientes que se encontrem com estas questões.

A prática oriental, busca trazer este estímulo através da aplicação de agulhas em pontos do corpo, que correspondem a região cerebral afetada pelos distúrbios do sono.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

O que é acupuntura no tratamento de insônia, apneia e ronco?

acupuntura é uma técnica chinesa que atua com a aplicação de agulhas, para o tratamento de insônia, apneia e ronco, estimulando o alívio mental, emocional e físico. A acupuntura estabelece a harmonia destes campos, através do estímulo em pontos, chamados de meridianos...entenda melhor abaixo.

Os meridianos, são canais energéticos que se relacionam a órgãos, partes específicas e sistemas do nosso corpo, como o cérebro e até sistema respiratório, os quais estimulados pelas agulhas da acupuntura, terão suas funções ativadas e reequilibradas, contribuindo para o alívio dos distúrbios do sono.

Tratamento para insônia segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Os princípios da acupuntura que faz parte da Medicina Chinesa, para tratar a insônia, visam restabelecer o equilíbrio dos canais sutis. Desta forma, a técnica consegue reequilibrar os campos energéticos, os quais reverberam para os demais corpos, emocional e também para o físico, os quais precisam estar em harmonia para aliviar os distúrbios do sono.

Quando a prática atinge o campo emocional consegue trazer alívio e melhorar o sono. E no físico, traz estímulo para o sistema respiratório, melhorando a respiração durante a noite.

Os efeitos da acupuntura no tratamento de pacientes com insônia

Os efeitos da acupuntura no tratamento de pacientes com insônia e apneia noturna, ou ronco, visam principalmente o relaxamento da musculatura que envolve vias aéreas, além de aliviar tensões e desequilíbrios emocionais, promovendo desta forma, a melhora dos quadros. Entenda melhor abaixo:

Através do estímulo dos pontos de energia relacionados estes pontos, a acupuntura promove a o alívio de tensões, estimula os hormônios do sono, além de trazer relaxamento físico e mental.

Acupuntura no tratamento de ronco e apneia do sono?

Você sabe como a acupuntura auxilia no tratamento de ronco, apneia do sono e a insônia? Esta técnica em específico foi criada há centenas de anos na China, a fim de estimular os nossos meridianos, os canais sutis, que quando estimulados trazem alívio de sintomas envolvidos nestas patologias. Veja.

Muitas patologias do sono possuem sua origem no campo energético e é ali que se situam pontos de energia importantes. A acupuntura serve tanto para eliminar energia estagnada como para regular a função dos órgãos e sistemas, contribuindo para a eliminação de tensões e alívio dos sintomas relacionados.

Como a acupuntura ajuda melhorar o sono e o ronco noturno?

A técnica da acupuntura consegue promover a harmonia do sistema respiratório e funções cerebrais, e é desta maneira que ela ajuda melhorar o sono e aliviar o ronco noturno e apneia. Com o campo físico, emocional e mental funcionando de forma equilibrada, a acupuntura trata estas questões. Entenda:

A acupuntura ao estimular alguns dos meridianos na cabeça especialmente, e com as agulhas, consegue fluir com a energia vital do corpo e assim ajudar o corpo a trabalhar e se reequilibrar para aliviar sintomas dos distúrbios do sono.

Evidências científicas da acupuntura para insônia

A acupuntura para o tratamento da insônia é comprovada que auxilia e alivia todos sintomas envolvidos nesta patologia do sono, além da apneia noturna e do ronco. Algumas evidências científicas e estudos médicos mostram estes resultados. Veja mais afundo agora.

Uma revisão sobre a eficácia da acupuntura como um tratamento de insônia foi realizado no pós-doutorado na Universidade de Pittsburgh no ano 2003. O pesquisador avaliou 11 estudos experimentais distintos publicados entre 1975 e 2002. Cada estudo demonstrou que a acupuntura melhorou os sintomas de insônia. Você pode ver os detalhes da pesquisa, clicando aqui.

Outra evidência científica também comprovou o efeito imediato da acupuntura para o tratamento de pacientes portadores da síndrome de apneia obstrutiva do sono: confira aqui e aqui.

Auriculoterapia no tratamento do ronco

A acupuntura na orelha para o tratamento do ronco, insônia e apneia do sono, ou como é mais conhecida, a auriculoterapia, ajuda no alívio dos sintomas por estímulos específicos na região de toda a orelha, em ambos lados da face. A técnica usa os mesmos princípios da acupuntura, mas iremos te detalhar melhor:

Auriculoterapia


A auriculoterapia é na verdade um microssistema proveniente da acupuntura, vinda da Medicina Tradicional Chinesa. A orelha possui pontos que correspondem a sistemas e órgãos do corpo humano. Ao estimular um ponto, é possível reequilibrar sua parte do corpo correspondente.

Para o alívio de distúrbios do sono serão estimulados os pontos ligados ao cérebro e sistema respiratório que são essenciais em seu bom funcionamento, para melhorar estas patologias do sono.

Como funciona a acupuntura para tratar insônia, apneia e ronco?

A prática da acupuntura consegue estimular a ativação do sistema respiratório e nervoso, e é desta maneira que ela funciona para tratar a insônia, a apneia e o ronco. Com estes sistemas funcionando de forma equilibrada, a acupuntura combate os distúrbios do sono. Entenda mais:

A acupuntura ao estimular com as agulhas, alguns dos pontos energéticos, consegue aumentar o fluxo da energia vital e com isso, ajudar o organismo funcionar melhor e aliviar os sintomas envolvidos nas patologias do sono.

Problemas na hora do sono? Saiba como a acupuntura resolve

acupuntura equilibra o fluxo energético do corpo, pois trabalha exatamente com o campo sutil de nosso corpo, e é assim que a técnica resolve os problemas na hora do sono. Desta maneira, traz harmonia e equilíbrio a nível sutil, até reverberar no físico, auxiliando no tratamento da insônia. Veja mais:

Aplicada nos pontos relacionados as vias aéreas e o sistema nervoso, as agulhas da acupuntura conseguem estimular as funções do organismo, no combate aos distúrbios noturnos.

Acupuntura para tratar insônia. Funciona mesmo?

A acupuntura serve para tratar a insônia, agindo nos meridianos que são pontos de energia, relacionados as disfunções que causam o distúrbio do sono. Mas será que a técnica funciona mesmo para este fim? A acupuntura pode ser uma aliada realmente para aliviar os distúrbios do sono? Te explicamos agora.

A acupuntura é eficaz no tratamento da insônia por atuar no campo energético, o qual reverbera para os demais, corpo emocional e físico, trazendo harmonia e equilíbrio para todas suas funções.

Ao estimular estes pontos específicos do corpo, o fluxo de energia fica livre, permitindo que as funções e defesa do organismo se estabilizem trazendo o equilíbrio novamente.


Benefícios da acupuntura para insônia, apneia e ronco

acupuntura traz benefícios para a insônia, apneia e ronco, por agir nos meridianos (pontos de energia), que quando estão com o fluxo em desequilíbrio ou desarmonia, acabam gerando diversas disfunções no organismo. Existem ainda outros benefícios da técnica para a estas patologias...veja adiante.

Equilíbrio no organismo, alívio de dores, combate ao ronco...vamos te detalhar estes benefícios:

Acupuntura trata questões emocionais que causam a insônia

acupuntura equilibra a energia do corpo sutil, trabalhando exatamente no campo energético de nosso corpo, até reverberar ao campo emocional e mental também, tratando as questões emocionais e seus sintomas secundários que causam a insônia. Entenda:

Ativando o sistema nervoso e o equilíbrio hormonal, como vimos acima, a acupuntura ajuda harmonizar o campo emocional, e aliviar questões emocionais que possam estar desencadeando a insônia ou outros distúrbios do sono.

Acupuntura ajuda aliviar as dores e tensões para dormir melhor

A prática da acupuntura, especialmente a acupuntura clássica aplicada com agulhas em pontos estratégicos do corpo, ajuda aliviar acupuntura ajuda aliviar as dores e tensões para que vocês possa dormir melhor. Mas, como isso ocorre de fato? Como as agulhas conseguem cessar a dor?

A acupuntura além dos demais benefícios, também é capaz de bloquear a percepção da dor de alguns neurônios sensoriais. Com esta ação, as dores e tensões serão aliviadas, e a energia estagnada flui de maneira harmônica trazendo maior bem-estar e te ajudando dormir melhor.

Acupuntura relaxa e alivia o ronco noturno

acupuntura ajuda relaxar a mente, o que é essencial para que haja alívio do ronco noturno de forma saudável e duradoura. Sem promover o relaxamento fica difícil combater qualquer distúrbio noturno e a técnica de acupuntura te auxilia neste ponto. Explicamos melhor:

A prática de acupuntura consegue através do estímulo de pontos que correspondem ao sistema nervoso, equilibrar o organismo e estimular a produção de hormônios do bem-estar. Desta forma a respiração fica mais leve e o ronco é aliviado.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Quais os pontos de acupuntura para insônia, apneia e ronco?

A prática da acupuntura pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os dedos, ao invés de agulhas. É a conhecida técnica de acupressão. Ela é uma técnica não invasiva que você pode aplicar de maneira caseira e bem simples. Indicamos os melhores pontos aqui abaixo.

Ponto yintang para aliviar insônia

O ponto Yintang é um ponto de acupuntura para aliviar a insônia, e se localiza exatamente no ponto entre nossas sobrancelhas, no centro da testa. É onde também se encontra o ponto de nosso sexto chacra, o chacra frontal, relacionado a questões emocionais e mentais, como a insônia, por exemplo. Veja.

Ponto Yintang

 

O ponto Yintang é um dos pontos mais usados na antiguidade, por promover calma e tranquilidade mental e emocional. Também é um ponto que está relacionado a espiritualidade, trazendo conforto emocional, aliviando os sintomas comuns da insônia.

Pressione este ponto com o dedo indicador realizando leves pressões por 15 vezes consecutivas. Repita o ciclo mais 3 vezes para alívio de insônia.

Ponto anmian de auriculoterapia para tratamento de insônia

O ponto anmian na verdade é um ponto de acupressão que fica na parte de trás de cada uma de nossas orelhas e além do alívio do tratamento de insônia, também ajuda no alívio de dores, que são sintomas que podem acompanhar a insônia. Entenda mais.

Ponto anmian para insônia, ronco e distúrbios do sono


Para estimular este ponto da acupuntura, devemos encaixar cada dedo indicador na região que fica dois dedos abaixo de cada lóbulo das orelhas, e pressionar 12 vezes. Você pode continuar pressionando por mais 3 a 5 ciclos até sentir o sono chegar.

Pontos de acupuntura para acalmar a mente

Um dos principais pontos da acupuntura para tratar a insônia e ainda acalmar a mente, é o chamado ponto C7, ou ainda, Shenmen. Quando estimulado, este ponto de energia consegue estimular o equilíbrio hormonal e emocional. Entenda onde ele se localiza e como fazer.

Ponto C7 para insônia, ronco e distúrbios do sono



Este ponto fica localizado na parte de dentro do punho, à esquerda. Como na foto acima.


Devemos estimular com os dedos da mão contrária, com movimentos circulares por 5 minutos, para assim, conseguirmos aliviar os sintomas de angústia ou desequilíbrio emocional e mental.

Pontos de acupuntura para tratar o ronco

Você sabe quais são os melhores pontos de acupuntura para tratar o ronco noturno e os distúrbios do sono? Recomendamos claro, que você receba este tipo de prática sempre por um profissional. Mas, vamos te ensinar uma técnica simples que você pode praticar em casa mesmo:

Os melhores pontos para tratar o ronco se situam nos pés. Segure o dedão de um dos pés com o polegar e os demais dedos seguram o calcanhar como apoio. Os movimentos serão no dorso do pé.

Vá deslizando com um creme, desde o dedão até o tornozelo. Repita o processo em cada dedo. Desta forma estamos trabalhando diversos meridianos simultaneamente.

Massagem nos pés para insônia, ronco e distúrbios do sono


Agora espalhe um creme neutro nas plantas dos pés e vá fazendo um movimento circular com os dedões de ambas mãos, como se estivesse amassando uma massinha. Mantenha por 10 minutos.

Qual dedo apertar para dormir?

Qual dedo apertar para aliviar os sintomas da insônia? Qual dedo das mãos podemos pressionar para liberar o fluxo e assim, dormir melhor? Descubra agora de que forma, em que ponto de qual dedo exatamente podemos trabalhar estimulando, para cuidarmos do nosso sono.

Pressionar dedo para insônia, ronco e distúrbios do sono

O dedo indicador, quando pressionado, está relacionado ao nosso cérebro. Para atuar em relação a insônia, pressione com os dedos da mão oposta, como na foto, dando leves apertos e soltando suavemente. Permaneça nestes movimentos por 5 minutos.

Pontos de acupuntura para bebê dormir

Você conhece quais pontos de acupuntura ou qual é a parte do corpo ideal massagearmos para o bebê dormir melhor? Na verdade, todo corpinho do neném quando recebe uma massagem completa, acaba sendo relaxado e o sono é beneficiado. Te ensinamos abaixo.

Espalhe um óleo vegetal puro como o de amêndoas por toda barriguinha do bebê. Se certifique que o óleo esteja numa temperatura ambiente. Deslize as palmas das mãos desde o pescocinho até as pernas, com movimentos bem delicados e suaves.

Procure deixar o ambiente silencioso, com leve música de fundo e no escurinho. Assim, o bebê já vai relaxando e entrando no clima do sono, além de ter a melatonina, hormônio do sono, sendo produzida durante toda terapia.

Cuidados ao fazer acupuntura para insônia, apneia e ronco

Existem alguns cuidados importantes na técnica de acupuntura para te ajudar tratar a insônia, apneia e ronco. A prática pode tratar e inclusive é considerada uma das terapias essenciais para atingir a cura efetiva, mas existem alguns cuidados para receber a terapia:

Qual o perigo da acupuntura para tratar apneia, ronco e insônia? 

A técnica de acupuntura pode ser aplicada em todas pessoas com o objetivo de aliviar o ronco e a insônia. A prática quando aplicada por especialistas, não irá causar nenhum efeito colateral. Mas, será que existe algum perigo?

Mesmo que o paciente tenha alguma patologia ou questão crônica, a acupuntura é indicada para melhorar o bem-estar energético, emocional e tratar distúrbios do sono. São exceções apenas os pacientes com infecção cutânea.

Quais os efeitos colaterais da acupuntura do sono?

Para receber a acupuntura para tratamento de insônia e distúrbios do sono, precisamos antes saber se a prática tem efeitos colaterais. Saiba tudo sobre os possíveis efeitos ao receber a terapia de acupuntura clássica, antes de agendá-la em casa ou ir a uma clínica:

Na verdade, a acupuntura não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um acupunturista verdadeiramente especializado. No entanto, caso tenha algum histórico de saúde ou tenha realizado algum procedimento, antes de agendar a sua acupuntura é importante consultar com o médico responsável antes.

Quantas sessões de acupuntura para tratamento de insônia?

São necessárias quantas sessões para obter o resultado da acupuntura para o tratamento da insônia? Na maioria dos tratamentos, as recomendações de frequência são específicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o terapeuta especialista. Mas, há indicações em geral:

Geralmente o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de acupuntura toda semana, por em média 3 meses. Um tratamento completo é aconselhado que seja feito pelo menos 2 sessões por semana.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar o melhor curso do tratamento bem como a frequência é o médico responsável. Também é importante o acompanhamento médico, por um clínico do sono ou pneumologista ou neurologista especializado

Quanto tempo para ver a o resultado da acupuntura para insônia?

acupuntura com a finalidade de tratar a insônia, é uma prática efetiva. Mas quanto tempo demora para ver o resultado desejado para o tratamento da insônia? Em todos casos as recomendações serão específicas para cada pessoa a partir da anamnese. Mas, quanto tempo em geral será que demora?

Na verdade não há uma resposta para estas perguntas. A acupuntura não será capaz de te fazer dormir melhor da noite para o dia, caso não haja outros hábitos essenciais envolvidos, os quais vimos no início do post. O que a prática faz é auxiliar todos processos e torná-los mais rápidos e efetivos.

Quem poderá indicar a melhor duração do tratamento é o terapeuta responsável. Também é importante acompanhamento médico no processo.

Criança pode fazer acupuntura para insônia?

Quando as crianças sofrem de insônia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono, é necessário um tratamento específico e ainda mais cuidadoso. Entenda se neste caso há indicação e se pode fazer a acupuntura lombar para o tratamento da insônia em criança...

É necessário realizar exames e passar com um médico especialista para entender se a insônia infantil precisa de um tratamento complementar a acupuntura. Se necessário, o médico indicará o tratamento adequado que poderá ser combinado a acupuntura, caso haja liberação médica.

Caso não tenha nenhum problema de saúde envolvido, você poderá realizar um tratamento com a acupuntura sem contraindicações.

Gestante pode fazer acupuntura para dormir melhor durante gravidez?

Caso você ou alguma mulher próxima estiver gestante e esteja passando por dores na lombar, fazer uma acupuntura para tratamento é uma ideia que vem à mente. Mas será que a acupuntura para insônia pode ser feita durante a gravidez?

Geralmente não há restrições para a aplicação de acupuntura em mulheres grávidas. Ainda assim, seu ginecologista e obstetra particular é quem poderá indicar ou não, a realização da técnica para alívio da insônia adquirida na gravidez. Sempre verifique com seu obstetra sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

De qualquer maneira, a acupuntura deverá ser realizada por uma terapeuta com certificação e experiência com gestantes, e a técnica mais indicada é a de massagem pré-natal, que possui todos cuidados devidos.

Geralmente não há restrições para a aplicação de acupuntura em mulheres grávidas, mas alguns cuidados são importantes como por exemplo realizar o atendimento apenas após o primeiro trimestre da gestação e com acompanhamento do seu médico/obstetra, pois ele(a) é a pessoa mais indicada para te aconselhar sobre a segurança da técnica para a sua gestação e os cuidados a serem tomados. Sempre verifique com seu obstetra sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

A acupuntura funciona sozinha para insônia?

Uma dúvida que pode surgir é: a acupuntura funciona sozinha para tratar a insônia ou até a apneia do sono? Seria necessário associar a técnica a outros tratamentos para tratar de forma completar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de distúrbio do sono?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da insônia seja verdadeiramente efetivo.

Busque indicação de um médico, e/ou terapeuta profissional para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. A acupuntura ajuda tratar a insônia, mas é importante o acompanhamento médico, por um clínico do sono ou pneumologista ou neurologista especializado.

Restrições e contraindicações da acupuntura do sono

Qualquer pessoa de qualquer idade ou queixa de insônia ou distúrbios do sono, pode receber a técnica de acupuntura. Caso haja qualquer sensibilidade cutânea avise seu acupunturista na anamnese, para que os cuidados sejam tomados, e a técnica possa ser aplicada com segurança. Mas existe um único caso que há restrição:

O único efetivo tipo de restrição  existente para aplicação de acupuntura é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a pratica consiste na aplicação de agulhas pelo corpo, e isso pode causar irritação. É importante consultar o médico antes de iniciar a técnica, para que haja liberação do mesmo.

Perfil de acupunturista recomendado para acupuntura do sono

É essencial que o perfil do acupunturista selecionado para aplicar a técnica de acupuntura para insônia, seja especializado e formado em acupuntura em alguma instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica de acupuntura, que o profissional tenha formação completa em acupuntura e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer acupuntura para insônia?

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em acupuntura para insônia, e também contam com acupunturistas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento.

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em acupuntura, é solicitar ao seu médico uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre médicos e terapeutas que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar acupunturista especializado em acupuntura do sono

Sabemos que não é fácil encontrar um acupunturista especializado em acupuntura para distúrbios do sono, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de acupuntura do sono

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de acupuntura para insônia

Muitos recorrem a indicações de acupunturistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de acupuntura por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um acupunturista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em acupuntura para dormir melhor

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de acupuntura vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua acupuntura será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Como agendar acupuntura para insônia a domicílio?

Aplicativos de acupuntura oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um acupunturista qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos acupunturistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos acupunturistas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de acupuntura?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua acupuntura será feita por acupunturista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) acupunturista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua acupuntura é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns acupunturistas especializados em acupuntura e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de acupuntura para distúrbio do sono?

Os preços de acupuntura podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do acupunturista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para massagens estéticas.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a acupuntura pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de acupuntura por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Acupuntura - 3 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Acupuntura - 4 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Acupuntura - 5 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

 

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança