website

Acupuntura para dor lombar e lombalgia

A acupuntura é aliada no tratamento de dor na lombar, a lombalgia, junto com outros hábitos e práticas saudáveis para a cura e prevenção. Saiba como e quais tipos de acupuntura contribuem mais para o alívio de dor, além de cuidados importantes para o seu atendimento e muito mais!

Acupuntura para dor na lombar

 

O que é dor na lombar e lombalgia?

A lombalgia é o termo técnico para designar uma dor na lombar, que pode irradiar. A dor pode apenas um mal jeito causado por esforço ou má postura ou pode ser algo mais sério e que merece diagnóstico e tratamento, conforme veremos abaixo.

Características da dor nas costas e lombar

Dentre as características da dor nas costas, dor na lombar ou lombalgia, a dor aguda e pontual é a mais comum. No entanto, existem outras características e sintomas que este tipo de patologia pode trazer consigo. Vamos entender quais agora.

Além da dor, os sintomas são de desconforto postural, dores nos ombros, nas pernas e até dores de cabeça. A lombalgia ainda pode causar insônia e distúrbios emocionais, por conta das fortes dores no dia a dia.

Como diagnosticar lombalgia? Precisa fazer ressonância magnética?

Como diagnosticar a lombalgia e dor nas costas? Será que é necessário realizar uma ressonância magnética para obter o diagnóstico da patologia? Isto claro, quem irá definir e fazer a solicitação do exame é o médico especialista, o ortopedista, que estiver te acompanhando. Mas, já podemos te adiantar sobre alguns pontos:

Quando a dor é muito aguda e persistente, ou já te acompanha há algumas semanas, é mais provável de seu médico pedir a ressonância. Isto porque em casos mais graves, é necessário checar afundo todos possíveis quadros que estão causando a dor.

Qual o significado clínico de dor na coluna?

Quando o assunto é dor na coluna, dor nas costas ou dor na lombar é essencial procurar um ortopedista especialista para obter um diagnóstico preciso. O significado da aparição desta dor, precisa ser investigado, para que haja um tratamento clínico correto. Entenda melhor.

Em geral, dor na coluna vem de má postura, idade avançada, genética, doenças, fraturas ou esforço em excesso. Algumas patologias emocionais também podem gerar a dor.

O que significa dor na lombar na medicina chinesa?

A medicina tradicional chinesa ou MTC, explica que as doenças e sintomas físicos e emocionais, por exemplo a dor na lombar, vem sempre de um desequilíbrio a nível energético. Quando o fluxo de energia está estagnado ou em desarmonia, os sintomas surgem. Vamos te explicar a fundo.

Segundo a medicina oriental, a dor lombar surge pela não fluidez de prana, a energia vital que garante o bom funcionamento de todo corpo. Esta dor também pode estar relacionada a alguma deficiência nos rins.

Quantos dias pode durar uma crise de dor na lombar?

Quando estamos com lombalgia a primeira pergunta que vem à mente é: quantos dias dura uma crise de dor na lombar? Durante a dor, só queremos que ela passe de uma vez, então quanto tempo será que você precisa aguardar até passar?

Em geral, uma crise de dor na lombar tende durar 1 semana. Mas, existem casos que ela dura menos ou mais, dependendo de sua origem e o tratamento usado para melhorar. Veremos quais são os melhores adiante.

Como saber se é dor nas costas, lombalgia ou dor nos rins?

Apesar dos sintomas serem as dores na região das costas, existem diferenças nas causas e sintomas secundários nos casos de lombalgia, dor nos rins e dor nas costas. Inclusive é possível ter mais de um tipo destas patologias ao mesmo tempo, ou uma ser a causadora da outra. Entenda:

Em geral as dores nas costas tendem ser com uma sensação de pontada ou queimação, leve ou mais aguda. A dor lombar é sempre na região lombar e pode vir junto a dor irradiada pelas costas. Já a dor nos rins é sempre bem forte e bem aguda.

Para entender os seus sintomas, é necessário ir a um ortopedista especialista, que fará os exames devidos para identificar.

Sintomas de coluna inflamada. Como identificar?

Os sintomas da coluna inflamada podem ser fáceis de se identificar: há uma dor forte e incômoda na região das costas até chegar na lombar, ou seja, na base da coluna, e podem acompanhar alguns outros sintomas os quais veremos aqui abaixo:

Dormência nos braços, dores nos ombros e pescoço, dores de cabeça, incontinência urinária, fraqueza nos membros superiores e/ou inferiores...caso esteja com algum destes sintomas vá ao médico o quanto antes.

Quando se preocupar com dor na lombar e lombalgia?

Quando se preocupar com o surgimento da dor na lombar? Será que lombalgia pode estar relacionado a algo mais grave ou não devo buscar ajuda? Depende. Abaixo te explicamos alguns fatores e sintomas associados que devem ser observados a fim de buscar tratamento.

Sempre que a dor lombar vier acompanhada de febre, vermelhidão, coceira, inchaços, dores nas pernas, dormência na região ou incontinência urinária, busque imediatamente um especialista para realizar os exames devidos.

Agora, se a dor for leve e concentrada na lombar, sem persistir por muitos dias, e sem sintomas secundários, confira os principais tratamentos selecionados, abaixo.

Principais tipos de dor na lombar e seus sintomas

Muitas pessoas não sabem, mas a lombalgia não é uma patologia única, existe mais de um tipo existente. Os principais tipos de dor na lombar são: dor na lombar aguda e dor na lombar crônica. Vamos entender seus sintomas e características:

Dor lombar aguda: o que é e principais sintomas

A dor na lombar do tipo aguda é a mais comum entre todos os pacientes. Geralmente quando surge a lombalgia, ela tem a característica de uma dor aguda, mas existem outros sintomas específicos desta patologia os quais vemos agora mesmo:

Na dor lombar aguda, a dor surge aparentemente do nada. A dor é caracterizada opor pontadas fortes que paralisam certos movimentos da coluna. Geralmente este tipo de dor surge por má postura ou esforço da coluna. 

Neste caso, as massagens terapêuticas, a acupuntura e alguns exercícios podem ser suficientes para sanar as dores.

O que é dor na lombar crônica e seus sintomas

Diferentemente da dor na lombar aguda os sintomas da dor na lombar crônica não são simples. Ao passo que a lombalgia aguda dura geralmente poucos dias, a lombalgia crônica tende durar mais tempo e estar relacionada a outros fatores para seu surgimento. Entenda mais.

A dor na lombar crônica tende durar mais de 3 meses. Em geral a dor está relacionada a outra doença, a idade ou fator genético e exige exames e tratamento prescrito por um ortopedista especialista.

Quais são as principais causas da dor lombar ou lombalgia?

Existem muitas causas possíveis para o surgimento da dor nas costas, da dor na lombar (lombalgia), mas as principais são: má postura, genética, infecção urinária, excesso de exercícios ou esforço físico inadequado, hérnia de disco, ou outras questões que veremos abaixo.

Excesso de exercício físico causa dor lombar

O excesso de exercício físico pode ser uma causa do surgimento da dor na lombar? O problema é a palavra excesso, e no caso o excesso de peso ao realizar alguma prática física. Outro problema pode ser a má realização do exercício. Entenda melhor.

Quando um exercício é praticado sem o encaixe correto da coluna, a dobra de joelhos em certas posições, ou há excesso de peso para a força muscular de cada indivíduo, a lombar pode ser sobrecarregada e a dor surgir. Por isso, pratique sempre com a ajuda de um personal trainer que fará as indicações seguras.

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar lombalgia

O sedentarismo, isto é, a falta de exercícios físicos, bem como o sobrepeso podem provocar a lombalgia. Sem movimentar o corpo a coluna pode acabar enrijecendo e a dor lombar surge. O ganho de peso excessivo também. Entenda como agora.

O excesso de peso pode sobrecarregar a coluna como um todo e a lombar que faz parte de toda sustentação, acaba sendo prejudicada. A falta de exercício deixa a musculatura que protege a coluna fraca e isto pode gerar dor.

Má postura causa dor na lombar e lombalgia

A má postura pode provocar a o surgimento da lombalgia, a qual vai piorando com períodos prolongados numa mesma posição corporal, sendo ela sentada, deitada ou em pé. A má postura ao carregar certos objetos pesados, também ocasiona dores na lombar. Compreenda melhor:

Quando ficamos numa postura incorreta, a médio ou longo prazo a curvatura da coluna é acentuada e a lombar fica sobrecarregada, o que provoca a lombalgia.

Infecção urinária e pedras nos rins causam dor na lombar?

Tanto a infecção urinária quanto as pedras nos rins, são causadas por algum tipo de infecção localizado no trato urinário. Ambas patologias causam sintomas secundários. Será que um deles pode ser a dor na região da lombar ou não ligação alguma?

A infecção urinária e as pedras nos rins como são relacionadas à infecções que tendem se espalhar, e são acompanhadas de dor, esta última também pode irradiar pela região, no caso, trazendo como sintoma a dor na lombar.

Lombalgia na gestação. É normal dor lombar durante a gravidez?

É bastante comum durante a gestação, o surgimento de dores das costas, coluna, e até o agravamento da lombalgia. Isto acontece principalmente por conta do peso da barriga que acaba por exigir mais sustentação da coluna, e causa a dor lombar, entenda se é normal e os demais fatores:

Sim é normal ter lombalgia na gravidez. A má circulação na região da coluna, por conta da pressão que o peso faz, provoca as dores, e por isso é muito comum a partir do segundo trimestre de gravidez o surgimento de dores nas costas e lombar.

Outro fator, é que o inchaço e os ligamentos que vão ficando cada vez mais frouxos na gestação (ocasionados pela liberação dos hormônios da gravidez), deixam a gestante mais propícia a sentir dor. 

Dor ciática, hérnia de disco e outras causas da lombalgia

Muita gente não sabe, mas a hérnia de disco ou a dor ciática, podem causar a dor na lombar (lombalgia), e esta ser um sintoma secundário. Parece não haver ligação entre estas patologias, mas agora vamos te explicar melhor como isto ocorre de fato:

No caso de lombalgia ocasionada por degeneração ou patologias na coluna, as causas mais comuns são o envelhecimento e aparecimento de hérnia de disco, quando há compressão dos discos vertebrais, gerando a dor na lombar. Nestes casos, surge ainda a inflamação local, e os sintomas de dor a acompanham.

Dentro deste diagnóstico, o ideal é cuidar da hérnia de disco com tratamentos semelhantes aos de dores e má postura nas costas e coluna, e assim, como consequência a dor nas costas, coluna e lombar estará sendo tratada simultaneamente, e a melhora acompanhará o processo. Quem irá guiar todo seu tratamento, indicando as práticas seguras e adequadas, é seu ortopedista especializado.

Como prevenir a lombalgia e dor lombar?

Existem muitas formas de prevenir e evitar o surgimento das dores nas costas e da lombalgia ou dor lombar, quando esta não é ocasionada por fator genético. As principais indicações são de posturas corretas e exercícios físicos específicos para fortalecimento de toda coluna. Veja agora.

Exercícios para prevenir dor lombar e lombalgia

A região abdominal, conhecida também como core, está relacionada com a boa sustentação da coluna vertebral e por isso, evita a dor lombar. Isto significa que, exercícios físicos com direcionamento para fortalecer a musculatura do abdômen, irão proteger nossa coluna e lombar, do surgimento de dores. Veja quais.

Os principais exercícios indicados, são os abdominais ou qualquer prática que fortaleça a musculatura da região, como yoga e pilates. O ideal é a prática mínima de 2 dias semanais. Ainda assim, quem irá definir seus exercícios e frequência, deve ser um personal trainer especializado.

Cuidados posturais podem evitar lombalgia e dor na coluna

Sabemos que uma postura incorreta pode ocasionar o surgimento da dor lombar. Mas, existem ainda cuidados posturais adequados que irão na verdade evitar a lombalgia, ou seja, protegem a nossa coluna como um todo e evita as dores. Te explicamos agora:

Postura correta



O indicado é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça para o teto. E quando precisamos carregar algum peso mais elevado, é essencial flexionar um pouco os joelhos e continuar mantendo a coluna em linha reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Como você dorme pode prevenir a dor lombar. Cuidados no sono

Você sabe a maneira correta e como dormir para não ter lombalgia? Conhece as melhores posições para deitar-se e evitar o surgimento da dor na lombar? Sabia que existem indicações dos melhores travesseiros para isso? Vamos entender melhor agora cada um destes itens.

A melhor posição para dormir com as costas encostadas no colchão é colocando um travesseiro embaixo dos joelhos e outra almofada logo na lombar, evitando que a coluna gere tensão. Caso prefira dormir para um dos lados, o ideal é dobrar levemente os joelhos e ainda posicionar um travesseiro entre as pernas, para evitar compressão de qualquer articulação.

Como aliviar a dor na lombar e lombalgia?

Quando passamos por uma forte dor na lombar só queremos saber uma coisa: como aliviar de uma vez essa dor?! Por isso, separamos a seguir as melhores indicações de tratamento para curar sua lombalgia e cessar as dores da região com rapidez.

Bolsa de água quente alivia crise de dor lombar e lombalgia?

Em momentos de crise de dor na lombar, o que fazer? Temos uma dica simples e caseira que vai aliviar e muito quando a dor nesta região da coluna surgir: compressa com bolsa de água quente. Aprenda como fazer e se surpreenda:

Quando estamos falando de lesões a nível muscular, como é o caso da lombalgia, o ideal é usar água quente para fazer as compressas. A água fria seria indicada em casos de inflamação.

Pegue uma panela e aqueça a água. Mergulhe um pano ou toalha com cuidado e aplique no local de dor sempre protegendo para não causar queimaduras. A água deve ser quente, porém agradável ao toque. Outra opção é fazer uso de bolsas de água quente, encontradas facilmente em farmácias.

Exercícios e alongamento para aliviar dor lombar

Aprenda agora o passo a passo para realizar de forma caseira um exercício de alongamento do pescoço para aliviar uma crise de dor lombar de maneira efetiva e prática. Lembrando que, é necessário liberação de seu médico para realizar qualquer prática em casa.

Não são indicados exercícios físicos caseiros no caso de lombalgia. Por isso iremos te indicar uma prática de alongamento suave:

Sente-se lentamente num tapete, com o bumbum no chão. Estenda suas pernas a sua frente. Projete a coluna para frente, com a intenção de encostas os dedos das mãos nos pés. 

Vá até seu limite sem se machucar. Permaneça na postura por 3 minutos e retorne. Sua dor será aliviada a cada ciclo que fizer.

Massagem na região lombar para aliviar crise de lombalgia


Muitas técnicas de massoterapia tratam diretamente as dores da lombalgia, visando o relaxamento muscular da região lombar, o alívio de inflamações e promovendo o distensionamento da região, e assim, trazendo alívio das dores e colaborando com alívio da crise de dor.

As massagens adequadas (confira as mais indicadas aqui), ao distensionarem a musculatura da região, promovem o relaxamento e como consequência as dores e inflamações locais, são aliviadas em poucas sessões. Busque um terapeuta especializado para realizar a prática, pois na crise é necessário que sejam realizadas as manobras corretas e cuidadosas para não agravar a dor.

Tratamentos para lombalgia e dor lombar

Os tratamentos para dores na lombar são diversos. Todos eles são específicos para esta região do corpo, sejam através de exercícios, massagens, ou acompanhamento de fisioterapeuta. De todas as formas, quem definirá seu tratamento é o seu ortopedista. Veremos ver quais são os melhores.

Exercícios posturais para tratar dor na lombar e lombalgia

Assim como é uma forma de evitar o surgimento de todos tipos de dor na lombar, os exercícios físicos adequados são essenciais no tratamento, quando já há um diagnóstico. O fortalecimento da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, é imprescindível para a melhora dos quadros.

A musculação é uma prática física que tem como objetivo este fortalecimento. E ainda práticas como yoga e pilates, têm também como base de todos seus exercícios e posturas, o fortalecimento, alongamento e reajuste da coluna, aliviando assim, as dores.

Principais alongamentos para tratar dor lombar

Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região lombar, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para evitar a dor lombar. Muitas práticas da musculação incluem alongamentos relacionados aos exercícios de força, e algumas outras práticas como as a seguir:

Junto com a musculação, é interessante praticar o yoga ou pilates, que trazem técnicas específicas de alongamento. E existe ainda a opção de aulas específicas de alongamento, as quais promovem majoritariamente o alongamento da região da coluna, aliviando as dores na lombar.

Fisioterapia para tratar lombalgia, a dor lombar

Dores nas costas ou na lombar mais graves, na maioria das vezes exigirá o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado. Os exercícios e aparelhos presentes no tratamento da fisioterapia irão não só aliviar as dores, como também buscar corrigir o causador do problema.

Os exercícios da fisioterapia, irão fortalecer a região, corrigir a postura, aliviar dores e inflamações, e reajustar o alinhamento da lombar e de toda coluna vertebral. Busque sempre um especialista em lombalgia para melhores resultados.

RPG e educação postural no tratamento de lombalgia

O RPG ou reeducação postural global é uma forma de tratar a lombalgia. Isto porque, uma má postura pode sobrecarregar a coluna, em especial a região lombar, o que provoca a dor e o tratamento se torna eficaz neste reajuste. Veja mais:

O RPG irá adequar a postura e posição da coluna quando você estiver de pé, sentado ou deitado. Reajustando a sustentação da coluna, as dores na lombar serão aos poucos aliviadas.

Tratamento de lombalgia por ondas de choque

O tratamento da lombalgia por ondas de choque, é obviamente um tipo de técnica que irá usar ondas, no caso de ultrassom na região da dor na lombar com o intuito de acabar com a inflamação local. Entenda agora, melhor.

As ondas de ultrassom através de leves choques locais conseguem desativar as mensagens de dor e ainda auxiliar na regeneração dos tecidos, o que é essencial para o tratamento definitivo da dor lombar.

Correntes elétricas transcutâneas para dor lombar 

TENS, também conhecido como neuroestimulação elétrica transcutânea ou correntes elétricas transcutâneas, é um método dentro da fisioterapia, que consiste no tratamento de dores nas costas e da lombar, principalmente, através da aplicação de uma energia elétrica para alívio de dor. Entenda.

As correntes elétricas produzidas pelo aparelho são leves, mas ainda assim conseguem aliviar ou cessar a captação de dor pelo cérebro, diminuindo a intensidade de dor lombar e tratando aos poucos. Além disso, conseguem estimular as endorfinas no cérebro as quais agem como analgésicos.

Infiltrações na coluna para tratar a dor lombar e lombalgia

As infiltrações da coluna são um tipo de tratamento para a dor que esteja relacionada a compressão dos nervos, como é o caso da dor na lombar crônica e da hérnia de disco por exemplo. Compreenda mais a seguir.

Na infiltração da coluna é aplicada uma substância com corticosteróides, que têm propriedade anti-inflamatória. A infiltração lombar é um dos tipos da técnica que exigem o uso de contraste. Mas, ele é específico e bem seguro de se aplicar.

Esta prática deve ser realizada e indicada apenas por um médico especialista, o ortopedista, em seu caso de lombalgia.

Massagem e acupuntura para tratar lombalgia e dor lombar

Os movimentos de pressão e deslizamento das diferentes práticas de massoterapia, e a aplicação das agulhas da acupuntura, conseguem estimular o alinhamento postural, além de relaxar a musculatura que envolve a coluna vertebral, protegendo assim, toda região e evitando o surgimento de dores nas costas, coluna e lombar.

Logo a seguir, veremos também as principais técnicas indicadas para alívio de dores na lombar especificamente, tanto como prevenção, como tratamento.

Melhores massagens e terapias para lombalgia, a dor lombar

As massagens e terapias que mais trazem alívio para dor na lombar, possuem movimentos mais intensos, para diminuir a tensão local, junto a movimentos de deslize, relaxam os músculos. O seitai, a acupuntura, o shiatsu, e a massagem pré-natal são algumas das principais indicações.

Esta seleção de terapias, podem ainda ser alternadas, com o espaçamento mínimo de dois dias, promovendo ainda mais benefícios, sem contar claro, com a massagem pré-natal, que é a massagem indicada para gestantes e puérperas.

Ainda assim, recomendamos que além de consultar um massoterapeuta especializado, haja o acompanhamento com seu médico(a), pois é ele(a) quem irá te indicar e liberar para as práticas e técnicas, com toda segurança.

Shiatsu no tratamento de dor lombar e lombalgia

O shiatsu consiste em pressões realizadas com os dedos do(a) terapeuta na coluna especialmente. Esta pressão em pontos específicos da região das costas, alivia a lombar e toda coluna, promovendo o alívio das dores, por conseguir atingir camadas profundas dos músculos e nervos.

Shiatsu para dor lombar e lombalgia


shiatsu por ser uma técnica mais vigorosa alivia as tensões e dores da região lombar e coluna. Combinando movimentos de deslize, o relaxamento mental e físico são outros pontos que o shiatsu promove benefícios.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

Seitai resolve a dor na lombar e lombalgia?

O seitai é uma técnica da massoterapia, também chamada de quiropraxia japonesa ou oriental. Ela que consegue corrigir a má postura, aliviar principalmente as dores da lombalgia ou generalizadas nas costas e ainda promover o reajuste do alinhamento de toda a coluna.

Seitai para dor lombar e lombalgia


O seitai pode ser aplicado em todos pacientes que estejam com algum tipo de dor na lombar ou precisando de reajuste postural e da coluna. Recomendamos sempre que haja a liberação e consentimento de seu médico, para maior segurança em todo tratamento.

AGENDAR SEITAI EM CASA >>

Massagem pré-natal para aliviar dor lombar em gestantes

É realmente muito comum durante a gestação, o surgimento da lombalgia e de dores nas costas. A técnica mais indicada nestes casos é a massagem pré-natal, elaborada especificamente para atender as gestantes, no tratamento das dores, tensões e incômodos principalmente na região da lombar.

Massagem para Gestante para dor lombar e lombalgia


massagem pré-natal além de aliviar as dores, consegue estimular a circulação sanguínea e linfática, o que é essencial para o alívio da dor ocasionada pela pressão na região da coluna.

Esta massagem também promove o relaxamento completo físico e mental, aliviando a futura mamãe de possíveis tensões emocionais, além de melhorar a qualidade de sua gestação por completo.

Nestes casos, é necessário que haja liberação do obstetra por escrito, para maior segurança e conforto ao receber suas sessões de massagem.

AGENDAR MASSAGEM PARA GESTANTE EM CASA >>

Acupuntura para tratar dor lombar e lombalgia

A acupuntura é uma técnica terapêutica oriental que realizada com agulhas ajuda no tratamento de dor na lombar, a lombalgia. A acupuntura já é praticada há milênios como uma das principais práticas orientais para alívio de dores e tensões. Veja de que maneira ela age:

Acupuntura para dor lombar e lombalgia


A acupuntura age em pontos estratégicos ao longo do corpo, que quando estimulados são capazes de promover alívio de dores, tensões e relaxamento profundo. O massoterapeuta profissional irá aplicar as agulhas de maneira delicada, nos pontos relacionados a lombar, para aliviar justamente a lombalgia.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

O que é acupuntura para lombalgia?

acupuntura é uma técnica chinesa que com a aplicação de agulhas, atua no tratamento de lombalgia estimulando o alívio de dores e tensões da região lombar. A acupuntura estabelece a harmonia emocional e física através do estímulo em pontos, chamados de meridianos...entenda melhor agora.

Os meridianos, são canais energéticos que se relacionam a órgãos e sistemas do nosso corpo, como a coluna. costas, músculos e vértebra, os quais estimulados pelas agulhas da acupuntura, terão suas funções ativadas e reequilibradas, contribuindo para o alívio de dores.

Os efeitos da acupuntura no tratamento de lombalgia

Os efeitos da acupuntura para alívio e tratamento da lombalgia e de dores nas costas, são principalmente de relaxamento da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, eliminação de tensões e inflamações locais, promovendo desta forma, a melhora dos quadros de dor. Entenda melhor abaixo:

Através do estímulo dos pontos de energia relacionados a coluna e lombar, a acupuntura promove a melhora da dor, o alívio de tensões, estimula o combate do organismo a inflamação, além de trazer relaxamento físico e mental.

Quais os princípios da acupuntura para lombalgia?

Os princípios da acupuntura para lombalgia são de restabelecer o equilíbrio dos canais energéticos. Desta forma, a técnica consegue reequilibrar os campos sutis, os quais reverberam para os demais corpos, emocional e também para o físico, os quais precisam estar em harmonia para que haja alívio da dor.

Quando a prática atinge o campo emocional consegue trazer alívio para o organismo, o que pode aliviar a dor lombar. E no físico, traz estímulo para o corpo combater a inflamação e todos quadros de dor.

Para que serve acupuntura lombar?

Você sabe para que serve acupuntura lombar? Esta técnica em específico foi criada há milhares de anos na China, a fim de atingir os nossos meridianos, os canais energéticos, que quando estimulados trazem alívio de dores causadas pela lombalgia. Compreenda.

Muitas doenças possuem sua origem na região da coluna e é nesta mesma região que se situam pontos de energia importantes. A acupuntura lombar serve tanto para eliminar energia estagnada como para regular a função dos órgãos e glândulas da região lombar, contribuindo para a eliminação de inflamações, tensões e da dor.

Como funciona a acupuntura para dor na coluna?

A técnica da acupuntura consegue promover a ativação do sistema de defesa do corpo, e é desta maneira que ela funciona para tratar a dor na coluna e lombar. Com a imunidade funcionando de forma equilibrada, a acupuntura combate a inflamação e dores. Entenda mais:

A acupuntura ao estimular alguns dos pontos meridianos em suas costas e lombar com suas agulhas, consegue aumentar a energia vital do corpo e com isso, ajudar o corpo a trabalhar e se defender melhor para que o alívio das dores aconteça.

Acupuntura para lombalgia, funciona mesmo? Evidências científicas

A acupuntura auxilia no tratamento da dor lombar, agindo principalmente nos meridianos que são pontos de energia pelas costas, neste caso. Mas será que a técnica funciona mesmo para este fim? A acupuntura pode ser uma aliada realmente para aliviar a lombalgia? Te explicamos agora.

A acupuntura é eficaz no tratamento de lombalgia por atuar no campo energético, o qual reverbera para os demais, corpo emocional e físico, trazendo harmonia e equilíbrio para todas suas funções.

Ao estimular estes pontos específicos do corpo, o fluxo de energia fica liberado, permitindo que as funções e defesa do organismo se estabilizem trazendo o equilíbrio novamente.

Existem inclusive evidências científicas sobre esta ação. Uma pesquisa realizada pelo Centro Cochrane Chinês de 1996 ao ano e 2003 avaliou os efeitos da acupuntura para o tratamento da dor lombar. Os resultados mostraram que para a dor lombar crônica há evidência de alívio de dor através da acupuntura. Você pode ver os detalhes da pesquisa, clicando aqui.

Como é feito o atendimento de acupuntura para dor lombar?

A acupuntura equilibra a energia do corpo, pois trabalha exatamente com o campo energético de nosso corpo, é assim que a técnica é feita. Desta maneira, traz harmonia e equilíbrio a nível sutil, até reverberar no corpo físico também, auxiliando no tratamento da dor lombar. Entenda melhor.

Aplicada nos pontos relacionados a coluna e lombar, as agulhas da acupuntura conseguem estimular as funções do organismo, no combate a inflamação e tensões que estejam causando a dor lombar.

Tipos de acupuntura para dor na lombar e lombalgia

Existem alguns tipos diferentes de acupuntura para o tratamento de dor lombar, além da acupuntura clássica, aplicada com agulhas. Para a lombalgia, temos em especial a acupuntura aplicada por estímulos elétricos, a eletroacupuntura e a moxabustão. Todas têm como objetivo tratar a dor. Entenda cada uma.

Eletroacupuntura para dor lombar. Funciona?

A eletroacupuntura para dor lombar é uma prática da acupuntura que ao invés de utilizar agulhas em sua aplicação, atua nos pontos de energia através de estímulos elétricos. Mas, será que a técnica funciona mesmo para a lombalgia? Veja agora:

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é um tratamento complementar para a dor lombar. Quando os estímulos elétricos são aplicados, também há o aumento da circulação, a eliminação de toxinas e alívio da percepção da dor lombar.

Moxabustão no tratamento de dor lombar e lombalgia

Um tipo de acupuntura não tão famoso, mas que cresce bastante é a chamada moxabustão ou ainda, moxibustão. O nome pode soar estranho, mas vamos te explicar melhor como é feita e aplicada esta técnica e se ela realmente pode te ajudar na dor lombar.

Moxabustão

A moxabustão é aplicada com a erva artemísia, em pontos estratégicos do corpo, e no caso da lombalgia, as costas e lombar, a fim de liberar a energia estagnada, a qual está relacionada com o acúmulo de tensões, inflamações e dores.  

Benefícios da acupuntura no tratamento da dor lombar

A acupuntura traz benefícios para a dor na lombar e lombalgia, pois age nos meridianos que são pontos de energia, e que quando estão com o fluxo em bloqueio, acabam gerando disfunções no organismo. Existem ainda outros benefícios da técnica para a lombalgia...veja adiante.

Equilíbrio no organismo, alívio de dores, combate a inflamação...vamos nos aprofundar nestes benefícios:

Acupuntura desinflama a coluna para tratar dor lombar

acupuntura ajuda desinflamar a coluna, o que é essencial para que haja alívio de dor lombar de forma saudável e duradoura. Sem cessar a inflamação fica difícil combater a dor e a técnica de acupuntura te auxilia neste ponto. Explicaremos melhor:

A prática de acupuntura consegue através do estímulo de pontos que correspondem ao sistema imunológico, equilibrar o organismo e estimular a produção de agentes e defesa à inflamação.

Acupuntura alivia dores da lombar para tratar lombalgia

A prática milenar da acupuntura, especialmente a acupuntura clássica aplicada com agulhas em pontos estratégicos das costas e da coluna, te ajuda aliviar as dores da lombar e a lombalgia. Mas, como isso acontece? Como simples agulhas conseguem cessar este tipo de dor? Detalhamos agora.

Já é comprovado que a acupuntura é capaz de bloquear a percepção da dor de alguns neurônios sensoriais. Com esta ação, as dores são aliviadas, e a energia estagnada flui deliberadamente trazendo maior bem-estar.

Acupuntura promove equilíbrio do organismo para tratar lombalgia

A acupuntura equilibra a energia do corpo sutil, trabalhando exatamente no campo energético de nosso corpo, até reverberar ao corpo emocional e físico também, auxiliando o organismo tratar a lombalgia e seus sintomas. Entenda melhor.

Ativando o sistema imunológico como vimos acima, e aliviando a percepção da dor, a acupuntura te ajuda em todo processo de tratamento de dores na região lombar.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Como fazer acupuntura para dor lombar?

Como fazer acupuntura para dor lombar? Existe alguma técnica que possa ser realizada de forma caseira? Por ser uma técnica delicada que atua com  agulhas, não é recomendada que a acupuntura seja feita sozinha em casa. O que podemos indicar são pontos de acupressão a seguir:

Quais os pontos de acupuntura para dor na lombar e lombalgia?

A prática da acupuntura pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os dedos, ao invés de agulhas. É a conhecida técnica de acupressão. Ou seja, é uma técnica não invasiva que você pode aplicar de maneira caseira. Indicamos os melhores pontos logo abaixo.

Pontos de acupressão para dor lombar


Os pontos B23 e B47 são ponto de acupuntura essenciais para tratamento de dor lombar. Eles se localizam exatamente nesta região do corpo em ambos lados que dividem a coluna.

Estimular estes pontos é efetivo para o alívio de dores, tensões e inflamações das costas, coluna e lombar. Vamos aprender como fazer abaixo...

Automassagem com acupressão para dor lombar

Existem uma técnica simples de automassagem com acupressão que promove o alívio momentâneo das dores na lombar, e que você pode fazer com as próprias mãos ou pedir auxílio de alguém próximo. Aprenda a seguir e comece aplicar assim que sua dor surgir.

Esta é uma forma para alívio imediato, mas seu tratamento deve ser acompanhado por um ortopedista especialista, garantindo assim, maior segurança em seu quadro de dores nas costas, coluna ou lombalgia.

Para alívio de dores nas costas, pressione os pontos B23 e B47 que vimos mais acima com os dedões das mãos, e faça leves movimentos circulares por no mínimo 5 minutos. Você pode utilizar um creme se preferir, mas o movimento deve provocar uma certa pressão local.

Permaneça na automassagem por alguns minutos. O ideal é depois de realizar a prática, que você relaxe e observe os efeitos.

Cuidados no tratamento de acupuntura para dor lombar e lombalgia

Existem alguns cuidados importantes na técnica de acupuntura para te ajudar tratar a dor lombar. A prática pode tratar e inclusive é considerada uma das terapias essenciais para atingir a cura efetiva, mas existem alguns cuidados para receber a técnica:

Qual o perigo da acupuntura para lombalgia? Tem risco?

A técnica de acupuntura pode ser aplicada em qualquer pessoa com o objetivo de alívio de lombalgia. A prática quando aplicada por especialistas, não irá causar nenhum efeito colateral. Mas, será que existe algum perigo?

Mesmo que o paciente tenha alguma patologia ou questão crônica, a acupuntura é indicada para melhorar o bem-estar energético, emocional e tratar dores físicas. São exceções apenas os pacientes com infecção generalizada na pele.

Quais os efeitos colaterais da acupuntura lombar? Como evitá-los?

Para receber a acupuntura para tratamento de dor lombar precisamos antes saber se a prática tem efeitos colaterais. Saiba tudo sobre os possíveis efeitos ao receber a terapia de acupuntura clássica, antes de agendá-la em casa ou ir a uma clínica:

Na verdade, a acupuntura não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um acupunturista especialista.

No entanto, caso a acupuntura seja realizada após algum procedimento ou por paciente com histórico de saúde é importante consultar com o médico antes de realizar o procedimento.

Onde colocar as agulhas da acupuntura lombar? Nas costas?

Uma dúvida bastante frequente sobre a acupuntura lombar é: onde colocar as agulhas? Pode colocar as agulhas nas costas para o alívio das dores da lombalgia? Entenda melhor a forma que a técnica é aplicada, lembrado que somente deve ser realizada por um profissional.

Precisamos esclarecer que a acupuntura será aplicada após anamnese recebida pelo acupunturista especialista. É ele(a) quem irá identificar os sintomas relacionados, e os meridianos estagnados para definir os pontos de aplicação. Mas, sim. As agulhas podem ser aplicadas nas costas, em especial nos casos de lombalgia.

Vou sentir dor durante a sessão de acupuntura? O que é normal?

Será que eu vou sentir dor durante a minha sessão de acupuntura para dores na lombar? Por que alguns pontos do corpo ao receber as agulhas não sofrem nenhum tipo de dor e outros sim? Será que vai de pessoa pra pessoa, ou há uma explicação para isso?

É normal sentir algum tipo de dor ao receber a acupuntura. Como os pontos estimulados refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir dor. Por exemplo, se o sistema imunológico está estagnado e há dores na lombar, o ponto reflexo vai trazer um pouco mais de dor, mas é algo leve, rápido e totalmente suportável.

Quantas sessões de acupuntura para dor lombar?

São necessárias quantas sessões para obter o resultado da acupuntura para a dor lombar? Na maioria dos tratamentos, as recomendações de frequência são específicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o terapeuta especialista. Mas, há indicações gerais:

Geralmente o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de acupuntura toda semana, por 3 meses. Em geral um tratamento completo é aconselhado que seja feito pelo menos 2 sessões por semana.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar o melhor curso do tratamento bem como a frequência é o médico responsável. Também é importante seu acompanhamento para segurança e conforto do paciente.

Quantas vezes por semana fazer acupuntura para tratar lombalgia?

Para saber a frequência das sessões e quantas vezes por semana fazer acupuntura para tratar a lombalgia, o ortopedista responsável e o acupunturista especializado deverá fazer tais indicações. Ainda assim, no geral, a técnica deve ser aplicada em média de 5 a 10 sessões. Entenda:

Cada sessão de acupuntura deve durar em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Ou seja, dia sim, dia não, para que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem na horas seguintes de cada aplicação.

Quem tem hérnia de disco pode fazer acupuntura?

Quem sofre com hérnia de disco e por isso sofre com as dores na lombar, precisa de um tratamento específico e ainda mais cuidadoso. Entenda se neste caso há indicação e se pode fazer a acupuntura lombar para o tratamento da lombalgia...

É necessário realizar exames e passar com um médico especialista para entender se a hérnia de disco e lombalgia precisam de um tratamento complementar a acupuntura. Se necessário, o médico indicará o tratamento adequado que poderá ser combinado a acupuntura, caso haja liberação médica.

Caso não tenha nenhum problema de saúde envolvido, você poderá realizar um tratamento com a acupuntura lombar sem contraindicações.

Gestante pode fazer acupuntura lombar durante gravidez?

Caso você ou alguma mulher próxima estiver gestante e esteja passando por dores na lombar, fazer uma acupuntura para tratamento é uma ideia que vem à mente. Mas será que a acupuntura para lombar pode ser feita durante a gravidez?

Geralmente não há restrições para a aplicação de acupuntura em mulheres grávidas. Ainda assim, seu ginecologista e obstetra particular é quem poderá indicar ou não, a realização da técnica para alívio da dor lombar adquirida na gravidez. Sempre verifique com seu obstetra sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

De qualquer maneira, a acupuntura deverá ser realizada por uma terapeuta com certificação e experiência com gestantes, e a técnica mais indicada é a de massagem pré-natal, que possui todos cuidados devidos.

A acupuntura funciona sozinha para lombalgia?

Uma dúvida que pode surgir é: a acupuntura lombar funciona sozinha para tratar a lombalgia? Seria necessário associar a técnica a outros tratamentos para tratar de forma completar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de dor?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da dor lombar seja efetivo.

Busque indicação de um médico, nutricionista e/ou terapeuta profissional para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. A acupuntura ajuda reduzir a dor, mas é importante acompanhamento profissional durante o tratamento.

Restrições e contraindicações da acupuntura na lombar

Qualquer pessoa de qualquer idade ou queixa de dor lombar, pode receber a técnica de acupuntura. Caso haja qualquer sensibilidade cutânea avise seu acupunturista previamente na anamnese, para que os cuidados devidos sejam tomados, e a técnica possa ser aplicada com segurança. Mas existe um único caso que há restrição:

O único tipo de restrição e contraindicação existente para aplicação da técnica de acupuntura é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a pratica consiste na aplicação de agulhas pelo corpo, e isso pode causar irritação e sensibilidade. É importante consultar o médico ortopedista antes de iniciar com a técnica.

O acupunturista é capacitado para tratamento de lombalgia?

Indicamos que você passe em acompanhamento com um ortopedista especialista em dor na lombar. Com um diagnóstico correto, ele poderá indicar os tratamentos devidos. Neste caso, será que o acupunturista seria um dos profissionais capacitados para tratamento de lombalgia?

Caso seja indicada a acupuntura, o profissional precisa de certificado de formação como acupunturista em alguma instituição especializada e ainda estar registrado em algum órgão de classe. Somente nestas condições o acupunturista estará apto em te ajudar no tratamento de lombalgia.

Perfil de acupunturista recomendado para acupuntura lombar

É imprescindível que o perfil do acupunturista selecionado para aplicar a técnica de acupuntura para dor lombar, seja especializado e formado em acupuntura em alguma instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica de acupuntura, que o profissional tenha formação completa em acupuntura e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer acupuntura para lombalgia?

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em acupuntura lombar, e também contam com acupunturistas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento.

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em acupuntura para lombalgia, é solicitar ao seu médico ou fisioterapeuta uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre médicos e fisioterapeutas que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar acupunturista especializado em acupuntura lombar? 

Sabemos que não é fácil encontrar um acupunturista especializado em acupuntura para dor lombar, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de acupuntura lombar

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de acupuntura para dor lombar

Muitos recorrem a indicações de acupunturistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de acupuntura por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um acupunturista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em acupuntura para lombalgia

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de acupuntura vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua acupuntura será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Como agendar acupuntura para lombar a domicílio?

Aplicativos de acupuntura oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um acupunturista qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos acupunturistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos acupunturistas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de acupuntura?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua acupuntura será feita por acupunturista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) acupunturista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua acupuntura é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns acupunturistas especializados em acupuntura e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de acupuntura para dor lombar?

Os preços de acupuntura podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do acupunturista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para massagens estéticas.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a acupuntura pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de acupuntura por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Acupuntura para lombalgia - 3 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Acupuntura para lombalgia - 4 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Acupuntura para lombalgia - 5 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora você sabe mais sobre as indicações e contraindicações da acupuntura para lombalgia. O próximo passo é falar com seu médico ou profissional de saúde mental e solicitar as recomendações específicas para você e a liberação para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança