Protocolos de segurança | Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Acupuntura para tratar labirintite, vertigem e zumbido no ouvido

acupuntura é sem dúvidas, uma das terapias mais indicadas para o tratamento de labirintite, vertigem e zumbido de ouvido. Saiba agora como e quando a técnica de acupuntura será realmente indicada para seu tratamento, além dos cuidados importantes para o seu atendimento e outras indicações...

Acupuntura para labirintite, vertigem e zumbido

O que é labirintite e vertigem?

A labirintite e as vertigens, são basicamente distúrbios que envolvem tontura, mal-estar, ânsia de vômito, perda de equilíbrio, entre outros sintomas. Estas duas patologias podem ser semelhantes entre si, mas existem diferenças e sintomas particulares, os quais veremos logo a seguir:

Labirintite é o mesmo que vertigem? Diferenças e similaridades

Será que labirintite é o mesmo que vertigem? Quando temos uma tontura ou vertigem, já estamos diagnosticados com labirintite? A resposta é: não! Mas a seguir vamos te detalhar todas as similaridades e todas as diferenças entre estas duas patologias.

Labirintite está diretamente relacionada a alguma inflamação no labirinto, que é a estrutura interna do ouvido, ou nos nervos que ligam o ouvido ao cérebro.

Vertigem é na verdade, a sensação de tontura e perda de equilíbrio. Ou seja, é possível você sentir vertigem numa crise de labirintite, mas não necessariamente, uma vertigem será a labirintite. Pode ser apenas uma tontura, de diversas origens.

Como saber se estou com labirintite? E vertigem? Sintomas

Como saber se estou de fato com labirintite? E como saber se o que sinto é vertigem, mesmo? Quais são os sintomas destes dois distúrbios? Parece que é apenas e simplesmente uma tontura, mas estas patologias podem envolver outros sintomas, os quais veremos abaixo...

Os principais sintomas da labirintite são: dificuldade de permanecer em equilíbrio, visão turva, dores de cabeça, náusea, vômito, zumbido no ouvido, tonturas, coriza, perda de audição, sudorese e/ou diarreia.

Já a vertigem, é basicamente a tontura e perda de equilíbrio, com a sensação do ambiente ao redor estar se movimentando sozinho (em giros, ou movimentos aleatórios). Essa tontura geralmente vem acompanhada de náuseas, vômito e dores de cabeça.

Como confirmar o diagnóstico de labirintite e vertigem?

Como saber que tenho ou estou verdadeiramente com labirintite ou vertigem? Como posso confirmar o diagnóstico destas duas patologias? Seria preciso realizar exames ou apenas alguns sintomas relacionados já bastam para dar o diagnóstico? Vamos te explicar mais afundo agora.

O diagnóstico de vertigem pode já ser definido quando há os seguintes sintomas: tontura e falta de equilíbrio (você não consegue ficar em pé sem oscilar, e visualizar o ambiente se movimentar (paredes, chão, pessoas, objetos, etc).

Já a labirintite, para ser diagnosticada de fato, precisa de exames e consulta profissional. Quem dará o diagnóstico final é seu médico otorrinolaringologista. Busque sempre um profissional que seja especialista neste quadro.

Quem pode sofrer com labirintite? E vertigem? Fatores de risco 

Existem fatores de risco para a labirintite? E para a vertigem? Quais são as outras patologias ou condições individuais que podem influenciar no surgimento e permanência dos sintomas de vertigem e labirintite na vida de um paciente? Iremos entender melhor agora os principais fatores de risco.

Geralmente a labirintite é mais comum de surgir em indivíduos com algum problema no ouvido, fumantes, quem consome álcool em excesso, alérgicos, quem consome aspirina em demasia, ou pode ainda ser desencadeada por estresse crônico.

Já a vertigem, pode surgir justamente em quem tem labirintite, algum problema de ouvido, na gestação pode ser comum, ou por intoxicação de medicamentos.

Zumbido de ouvido é sintoma de labirintite ou vertigem?

Será que alguns distúrbios relacionados aos ouvidos e ao aparelho auditivo, como é o caso do zumbido de ouvido, podem se enquadrar como sintoma da labirintite e da vertigem? A audição está diretamente relacionada a estas patologias e agora você vai entender melhor o motivo.

O zumbido no ouvido é uma questão que acaba afetando nosso equilíbrio e pode ser um sintoma presente nas crises de vertigem e em casos de labirintite. Nem sempre o zumbido de ouvido irá surgir junto a estas outras patologias, mas na maioria dos casos, é sim um sintoma relacionado.

Labirintite é grave? E vertigem?

Sabemos que a labirintite é um distúrbio relacionado a alguma inflamação, e a vertigem um tipo de tontura, mas será estas questões são graves ou perigosas? É normal ter vertigens, tonturas de vez em quando ou estes sintomas sempre estão relacionados a algo preocupante?

A vertigem é teoricamente, menos preocupante e pode ser causada por fatores externos como som alto, uso de transportes, uso demasiado de eletrônicos, etc. Já a labirintite se encaixa num quadro mais intenso, mas não necessariamente uma doença grave.

Ainda assim, em todos casos, procure um médico otorrinolaringologista para verificar através de exames.

Labirintite ou vertigem tem cura?

Será que a labirintite tem cura? E as vertigens? E ainda: será que todos os casos de labirintite ou tonturas, desde os casos mais leves até os mais gravem, podem ter alguma forma de cura pela raiz? Ou é uma patologia que precisaremos conviver por tempo indeterminado?

A resposta é sim! É possível curar por completo a labirintite e as vertigens, desde as mais leves até as mais graves, com diversos tratamentos que veremos mais adiante, como a acupuntura, tratamentos e novos hábitos.

É importante o acompanhamento médico, por um otorrinolaringologista especializado.

Labirintite e vertigem segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a medicina tradicional chinesa, as doenças sejam eles mentais e emocionais, ou físicos, vêm de um desequilíbrio a nível sutil. Quando o fluxo de energia está estagnado ou em desarmonia, os sintomas surgem. Entenda sobre vertigem e labirintite segundo a MTC:

Até se tornar uma patologia emocional ou física, os desequilíbrios começam a nível energético. É por isso que, pela medicina tradicional chinesa, devemos tratar a labirintite e as vertigens, com terapias que consigam reequilibrar está área. Um ótimo exemplo seria a técnica de acupuntura, a qual veremos mais abaixo.

Quando devo procurar um profissional para tratar da labirintite?

Quando devo procurar um profissional para tratar da minha labirintite? Como saber que a labirintite que tenho é grave e preciso de tratamento próprio, ou é apenas algo momentâneo e que sem interferências, irá embora a curto prazo? Compreenda agora.

Na verdade, logo que você sentir e perceber sintomas de tontura, náuseas e os demais sintomas que comentamos mais acima neste post, é essencial que você vá ao médico especialista. O ideal é um otorrinolaringologista, que é o profissional mais indicado nestes casos, mas um clínico geral também poderá auxiliar no processo de diagnóstico e indicações de tratamento.

Quais são os principais tipos de labirintite?

Nem todos sabem, mas, existem alguns tipos diferentes de labirintite. São eles: labirintite emocional ou psicoemocional, labirintite causada na gravidez/labirintite na gestação e ainda, a labirintite inflamatória. Vamos entender melhor sobre cada tipo de labirintite e suas características individuais, logo a seguir:

O que é labirintite emocional? Causas, diagnóstico e sintomas

A labirintite emocional ou psicoemocional como também pode ser denominada, é um tipo de labirintite que como o nome já entrega, está relacionada ao nosso campo mental, às nossas emoções, que quando em desequilíbrio podem desencadear a labirintite. Entenda mais agora.

Na labirintite emocional, há o surgimento dos sintomas da labirintite, como a tontura, vertigem, náuseas, dores de cabeça, todos provenientes de distúrbios emocionais como: ansiedade, estresse e depressão principalmente. 

É necessário passar com um médico especialista que realizará os exames devidos para identificar este tipo de labirintite.

O que é labirintite de gravidez? Causas, diagnóstico e sintomas

A labirintite de gravidez, também conhecida como labirintite na gestação, é um tipo menos comum de labirintite, até porque está restrito a um grupo específico de pacientes: as gestantes. Compreenda mais sobre as causas, os sintomas e o diagnóstico, abaixo:

Este tipo de labirintite surge, por conta das mudanças hormonais da gestação que acabam causando acúmulo de líquidos no labirinto e como consequência, surge a labirintite, com toda tontura, mal-estar e sintomas relacionados.

Somente o obstetra que esteja acompanhando a gestante poderá pedir o acompanhamento e exames devidos para fechar diagnóstico e indicar os tratamentos devidos.

O que é labirintite inflamatória? Causas, diagnóstico e sintomas

A labirintite inflamatória é em geral, a mais frequente dentre os demais tipos de labirintite. Na labirintite inflamatória, como o termo já diz por si só: há sempre algum tipo de inflamação que está provocando o surgimento da labirintite e seus sintomas. Te explicamos melhor agora:

Na labirintite inflamatória há alguma inflamação geralmente no ouvido, aparelho auditivo, ou nos nervos que conectam o ouvido ao cérebro. É assim que surge a labirintite e seus sintomas de tontura, vertigem, náuseas, etc.

É preciso obter acompanhamento com otorrinolaringologista para que o quadro seja acompanhado e tratado devidamente.

Quais são as principais causas da labirintite?

Quais são as causas do surgimento da labirintite? Estresse, ansiedade, doenças crônicas, distúrbios e desequilíbrios mentais ou emocionais, alguns tipos de alimentos, condições de saúde, infecções...são muitas as possíveis causas da labirintite e iremos te detalhar sobre cada uma a seguir:

Doenças crônicas podem causar a labirintite

Algumas doenças crônicas já existentes podem afetar e causar a labirintite, ou seja, existem patologias que provocam o surgimento da labirintite ou têm a mesma, como um sintoma secundário ou uma consequência da doença. Vamos te mostrar quais são elas:

Infecções virais como gripes, resfriados, sarampo mais fortes podem ser causas do aparecimento da labirintite. Infecções bacterianas como é o caso da meningite, também.

Alergias, doenças na tireoide, no ouvido, hipertensão, diabetes e colesterol alto, também podem provocar a labirintite.

Alimentos que causam labirintite e vertigens

Existem alguns tipos de alimentos que podem ajudar no tratamento das tonturas. Por outro lado, existem muitos alimentos que na verdade causam e provocam o surgimento e a piora da labirintite e das vertigens. Você conhece todos eles? Descubra aqui abaixo quais são:

A cafeína é o principal tipo de alimento que provoca a labirintite, e ao contrário do que pensam ela não está presente apenas no café. A cafeína se encontra em todos tipos de chá verde, branco, vermelho e preto, no chocolate e alguns refrigerantes e doces industrializados.

O açúcar também é outro alimento que piora as tonturas porque ele traz uma carga energética alta para o organismo, piorando quadros de infecção e distúrbios nos canais cerebrais e do ouvido, envolvidos nos sintomas de labirintite e vertigem.

Infecções são causas de labirintite e tontura?

Será que as infecções são causas da labirintite e da tontura? Principalmente as infecções relacionadas ao ouvido, ou causadas por vírus e bactérias, podem ser cruciais no surgimento das vertigens, tonturas e labirintite. Para você entender melhor, iremos te detalhar abaixo como a infecção está relacionada a estas doenças: 

As infecções, sejam elas virais ou bacterianas, têm como consequência, o surgimento de alguma inflamação. Essa inflamação pode afetar justamente o labirinto, que quando afetado, ocasionará nos sintomas de tontura e pode ainda, causar a labirintite.

Desequilíbrio emocional pode causar labirintite?

Alguns distúrbios emocionais e mentais como o estresse, a ansiedade e a depressão podem se enquadrar como causas da labirintite, sabia? O desequilíbrio emocional pode afetar o cérebro, nosso senso de equilíbrio e agora você vai entender melhor o motivo disso.

O estresse, a ansiedade e a depressão são patologias emocionais que acabam afetando nossa mente. Quando crônicos ou em crises mais densas, a mente é tão afetada que perde seu "centramento", e aí que podem surgir sintomas de tontura e vertigens, a chamada labirintite emocional que vimos mais acima. É por esta razão que elas afetam o sono. Os pensamentos permanentes, perturbadores e incessantes não permitem a mente se desligar e adentrar no sono profundo, causando assim a insônia.

Como prevenir a labirintite e tonturas?

Sabemos que a labirintite é uma patologia que envolve tonturas, vertigens entre outros sintomas que afetam nosso bem-estar. Sabemos também que a labirintite pode ser provocada por determinados alimentos, doenças crônicas, infecções e pelo desequilíbrio emocional. Mas, então como prevenir a labirintite e tonturas? Vamos desvendar as melhoras práticas:

Melhor alimentação, saúde emocional, acupuntura, consumo de ginko biloba... Aprenda sobre todos a seguir...

Cuidado com o que consome para prevenir a labirintite

Conheça agora qual é a melhor alimentação e todos cuidados com o que você consome para prevenir a labirintite. Tirando alimentos que contém cafeína como o café e chá verde, e os doces, já irá ajudar muito tratar a labirintite, mas veremos abaixo quais outros alimentos ajudam aliviar todos seus sintomas.

Vegetais, leguminosas e frutas em geral, contém vitaminas, nutrientes e minerais essenciais para o melhor funcionamento de todo organismos e inclusive da circulação, que estando em plena saúde, ajuda eliminar a labirintite.

Ômega 3 presente em peixes, chia, gergelim e linhaça triturada principalmente, também são grandes aliados e devem estar inseridos em sua alimentação diária.

Atenção a saúde emocional como prevenção da labirintite

Muitos distúrbios emocionais podem provocar e piorar a labirintite, como o estresse, a depressão nervosa, a crise de ansiedade generalizada... Mas há também a possibilidade de cuidar com atenção a saúde emocional como forma de prevenção da labirintite. Veja algumas formas de cuidar deste aspecto, agora:

Procure 80% do tempo, realizar refeições mais leves sem massas, carnes gordurosas, ou alimentos açucarados ou com cafeína. Parece que não, mas estes alimentos pioram qualquer distúrbio emocional.

Busque praticar algum exercício ou prática física. Os exercícios liberam endorfinas e hormônios do prazer, que afastam as emoções negativas: yoga e alongamento são boas pedidas.

Durma bem! Ao menos 7 horas por noite, é necessário dormir para que nosso corpo se restaure por completo e assim, afaste angústias e crises emocionais. Massagens relaxantes auxiliam em casos de insônia. Aliás, falamos mais aqui sobre como tratar a insônia.

Chá de ginko biloba ajuda prevenir a labirintite

Será que tem como tratar a labirintite com chás? O chá de ginko biloba que é muito falado, ajuda prevenir a labirintite ou seria isso um mito? Tudo irá depender do quadro da labirintite e tontura, mas através da fitoterapia existe um tratamento natural, rápido e eficaz. Aprenda:

A planta medicinal ginko ou ginkgo biloba, auxilia e muito no combate a tontura e vertigens, causadas pela labirintite. A planta consegue melhorar a circulação sanguínea especificamente da região interna dos ouvidos, o que auxilia no combate destes sintomas, e até mesmo do zumbido dos ouvidos.

Acupuntura ajuda prevenir a labirintite e vertigens

Dentre as diversas terapias e técnicas terapêuticas para tratar e ajudar prevenir o surgimento da labirintite e das vertigens ou tonturas, podemos citar como essencial, a aplicação da acupuntura, que auxilia em todos processos envolvidos nestas patologias. Entenda mais como esta terapia milenar chinesa, pode te ajudar prevenir a labirintite:

acupuntura consegue através do estímulo de pontos corretos, aliviar tensões nervosas, melhorar a circulação e estimular o bom funcionamento do organismo, o que quando aplicada com determinada frequência, servirá como método preventivo ao surgimento das tonturas.

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido é um distúrbio que provoca como o nome já diz, um zumbido nos ouvidos, que não cessa ou vai e volta muitas vezes no mesmo dia, ou com algum tipo de frequência. Agora vamos te explicar melhor o que é o zumbido no ouvido e seu conceito:

O zumbido no ouvido, é uma patologia em que o paciente ouve sons internos, como o barulho de mosquitos, dentro dos ouvidos, sem haver nada externamente causando aquele som. 

Geralmente, ele surge por conta de algum problema na audição, ou infecção de ouvido.

Zumbido no ouvido é labirintite? Diferenças e similaridades

Muita gente não sabe, mas o zumbido no ouvido, o tinnitus nos ouvidos, pode estar relacionado a labirintite, ou não, mas geralmente pode ser um sintoma secundário. Parece não haver ligação entre estas patologias, mas iremos te explicar abaixo, a relação entre estas patologias:

Como a labirintite pode estar relacionada a uma infecção de ouvido, e o zumbido também, as duas patologias podem surgem simultaneamente. E como a labirintite também é consequência de problemas no ouvido ou na audição, o zumbido pode ser um sintoma secundário.

Zumbido no ouvido direito e esquerdo, o que é? É perigoso?

Zumbido no ouvido direito ou esquerdo, é a mesma patologia. A diferença é que simplesmente um zumbido é localizado no ouvido do lado direito, e o outro do lado esquerdo. É óbvio, mas iremos te detalhar um pouco mais a relação do lado do ouvido com o surgimento do zumbido:

Muitas vezes, uma infecção de ouvido não acontece em ambos lados. A infecção pode ser localizada no lado direito, e provocar o surgimento do zumbido apenas deste lado, e vice-versa. Outros problemas de audição, também pode ser focados em algum único ouvido, e não necessariamente ambos.

Quem pode sofrer com zumbido no ouvido? Fatores de risco

Quais são as condições de saúde que causam o zumbido no ouvido? Quem pode sofrer com zumbido no ouvido e quais são as patologias ou doenças que provocam o zumbido no ouvido e aumentam o som, gravidade e os sintomas envolvidos nesta questão? Vamos te especificar logo abaixo:

Pessoas com problemas na ATM, mandíbula, ou nos ouvidos como a síndrome de Meniére, otite, presbiacusia ou a própria labirintite, são mais suscetíveis ao surgimento do zumbido.

Zumbido no ouvido é grave? Quando buscar ajuda médica?

Sabemos que o zumbido é um som proveniente de alguma patologia relacionada a audição e os ouvidos, mas será que o zumbido é perigoso? É normal ouvir sons internos às vezes ou mesmo que não seja sempre, o zumbido no ouvido ainda assim é algo preocupante?

O zumbido no ouvido é teoricamente, normal e tende ser apenas um barulho que não necessariamente indica alguma doença patologia grave. Pode estar relacionado a ouvir sons altos ou estresse momentâneo. No entanto, quando há outros sintomas como tonturas, dores de cabeça, enjoo, febre, aí sim o zumbido pode ser preocupante. Em todos casos, procure um médico especialista para verificar através de exames.

Zumbido no ouvido segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a MTC, a medicina tradicional chinesa, qualquer doença, patologia, questão ou sintoma mentais, emocionais e, ou físicos, como é o caso do zumbido do ouvido ou o tinnitus nos ouvidos, tem origem a partir de alguma desarmonia energética. Vamos te explicar mais a fundo:

Quando não existe harmonia ou equilíbrio na energia vital fluindo pelos corpos sutis, é daí que surgem os demais desequilíbrios, até chegar no emocional e/ou no físico. Por exemplo, muitas vezes o zumbido vem do estresse (emocional) até atingir o físico (zumbido).

Quais são as principais causas do zumbido no ouvido?

Existem diversas causas possíveis para o surgimento do zumbido no ouvido: sons altos, excesso de cera, infecção de ouvido, disfunções na ATM, outras doenças...vamos entender agora como cada uma destas causas age e o motivo de gerar o surgimento do zumbido no ouvido, seja da intensidade que for.

Excesso de cera causa zumbido no ouvido?

O excesso de cera na região interna no ouvido, pode ser causa do surgimento do zumbido no ouvido. Existem motivos bastante claros para esta relação entre o excesso de cera interna n ouvido, e o aparecimento do zumbido nos ouvido. Entenda melhor mais adiante...

Muitas vezes não percebemos mas a cera nos ouvidos pode se acumular internamente e isso pode gerar alguns sons e zumbidos. É necessário limpar os ouvidos com cuidado dia sim dia não, para evitar que a cera cause o zumbido.

Exposição a sons altos pode provocar zumbidos nos ouvidos?

A exposição a sons altos, pode provocar zumbidos nos ouvidos. Ouvir música no último volume, frequentar festas ou shows com sons altos, pode, mesmo a curto prazo, gerar o zumbido nos ouvidos, e por isso é uma das causas do surgimento deste distúrbio. Entenda melhor:

Na maior parte das vezes, quando o zumbido surge por conta de sons altos externos, ele tende ir embora em algumas horas após a exposição ao volume alto. Ainda assim, é importante evitar estes tipos de prática ou ambiente, para não provocar distúrbios no interno dos ouvidos.

Zumbido pode ser sintoma de infecção no ouvido?

Zumbido pode ser sintoma de infecção no ouvido? A resposta é: sim! A infecção nos ouvidos, pode sim provocar o surgimento do zumbido e distúrbios relacionados. Mas você sabe o motivo desta relação? O que tem a ver a infecção com os sons internos?

A infecção no ouvido pode ser provocada por micro-organismos como bactérias, fungos ou vírus. A infecção leva a pressão do ouvido por acúmulo de líquidos, causando zumbido no ouvido, dor, sensação de pressão nos ouvidos e formação de pus.

Disfunção temporomandibular e transtorno da ATM causam zumbido no ouvido?

A disfunção tempomandibular e transtorno da ATM pode de fato causar o zumbido no ouvido. Quando estamos com algum problema nesta região da face, há uma maior propensão ao surgimento de zumbido, e isso pode ocorrer em qualquer grau da patologia...compreenda um pouco melhor:

A Disfunção da ATM ou problemas na mandíbula, pode provocar o zumbido nos ouvidos. Isso acontece por conta do excesso de dor na região, que fica próxima aos ouvidos. O zumbido surge então, como uma "resposta" do canal auditivo. Procure um especialista bucomaxilo para te ajudar no tratamento.

 

Alterações na estrutura do ouvido e obstruções na orelha causam zumbido

Alterações na estrutura do ouvido e obstruções na orelha causam zumbido? Sim, alguns distúrbios internos e relacionados ao ouvido ou orelhas, podem se enquadrar como causas do zumbido, sabia? Estas questões podem provocar o zumbido no ouvido, e agora você vai entender melhor o motivo.

Certos bloqueios no canal auditivo, congestão nasal ou inserção de objetos (até o cotonete introduzido demasiadamente), podem causar alterações de pressão sobre a membrana dos ouvidos, e em muitos casos, causam o zumbido.

Tumores no cérebro ou ouvido são causas de zumbido no ouvido

Os tumores, o câncer no cérebro ou no ouvido, principalmente os tumores malignos, podem ser cruciais para o surgimento do zumbido nos ouvidos. Como é uma doença grave, é necessário acompanhamento de especialista e médico responsável. Mas iremos te explicar um pouco a seguir:

O tumor cerebral, ou tumor no ouvido pode ter como sintoma secundário, o zumbido no ouvido. Geralmente há tratamento em paralelo com o tratamento do câncer, e o paciente pode lidar com este período com maior bem-estar. Seu médico é quem fará tais indicações.

Como prevenir o zumbido no ouvido?

Sabemos que o zumbido do ouvido é um distúrbio nos ouvidos que causa sons e surgimentos de zumbidos, sem nenhuma reprodução sonora de origem externa. Mas, será que existem formas eficazes de prevenir o surgimento do zumbido no ouvido, ou até em ambos ouvidos? Veja quais são elas logo abaixo:

Evitar ouvir sons altos, evitar deixar cera demais ou cutucar o ouvido...saiba como prevenir o zumbido.

Evite sons altos e fone de ouvido para prevenir zumbido

Saiba agora como prevenir o zumbido dos ouvidos, deixando de lado os fones ou headphones, seja para ouvir música, ou assistir séries e afins, e também, deixando de ouvir músicas altas, ou estar em ambientes com ruídos muito agudos. Iremos te detalhar mais, aqui abaixo.

Os sons altos como vimos acima podem provocar o zumbido de ouvido. Os fones são grandes causadores do zumbido. Quanto mais usamos fones, mais precisamos aumentar o som, pois nosso ouvido vai se adaptando ao volume. Isto é extremamente prejudicial para a saúde da nossa audição.

Lugares com músicas altas, e ainda, sons agudos (como sirene, barulhos agudos, etc), podem também a longo prazo gerar o zumbido. Mantenha-se longe, ou use protetores de ouvido quando necessário.

Limpe os ouvidos da maneira correta para evitar o zumbido

Você sabia que cera demais e ainda, cera de menos nos ouvidos, podem provocar o aparecimento do temido zumbido nos ouvidos? Sabia que existe uma forma e frequência correta de se limpar os ouvidos para retirar excesso de cera, e ainda, deixar o suficiente para auto proteção? Aprenda:

O excesso de cera como vimos mais no início do post, pode causar o surgimento do zumbido. Cutucar e limpar excessivamente, também. É por isso que, o ideal é limpar os ouvidos a cada 3 dias, com bastão de limpeza com protetor na ponta (algodão ou material macio), a fim de limpar, sem machucar.

Melhores tratamentos para labirintite, vertigem e zumbido de ouvido

Os tratamentos para labirintite, vertigem e zumbido de ouvido são muitos. Todos eles visam promover o relaxamento para aliviar tensões, melhorar o equilíbrio,  a circulação, aliviar sintomas secundários...de todas as formas, quem definirá seu tratamento é o seu otorrinolaringologista especialista. Vamos ver quais são os melhores.

Como aliviar labirintite e zumbido de ouvido em casa? Técnicas caseiras

Assim como é uma forma de evitar o surgimento da labirintite e o zumbido de ouvido, o uso de ervas medicinais, é uma forma caseira de também aliviar e tratar os sintomas destas patologias que muitas vezes estão associadas. Vamos ver abaixo quais são os melhores e como usar.

Como vimos, o ginkgo biloba é um dos melhoras chás para este fim. Ainda assim, podemos citar o gengibre, capim limão, hortelã e alecrim. 

O gengibre deve ser feito com decocção, ferver 1 litro de água e colocar 2 colheres de sopa do rizoma picado e deixar ferver por 10 minutos.

Os demais é por infusão: ferva 1 litro de água, desligue o fogo, coloque 4 colheres de sopa das ervas frescas, tampe e aguarde 10 minutos.

Após isso, nos dois chás, filtre e está pronto para consumo. Busque sempre um fitoterapeuta ou naturopata especialista para te auxiliar no consumo de plantas medicinais.

Alimentação para tratar labirintite e zumbido de ouvido

Mais do que apenas inserir novos alimentos e seguir uma dieta bem elaborada, o que vai realmente te fazer tratar a labirintite e o zumbido de ouvido, é adquirindo uma reeducação alimentar, ou seja, mudar certos hábitos alimentares pela raiz.

Para tratar labirintite e zumbido de ouvido, é essencial evitar o consumo de açúcares, álcool e industrializados.

Adquira uma dieta rica em variação de alimentos naturais: cada dia escolha uma leguminosa, cereais, frutas e verduras diferentes, para engrandecer a absorção de nutrientes pelo organismo, e assim, ele trabalhará em harmonia para tratar as patologias.

Fisioterapia como tratamento para labirintite, vertigens e zumbidos

Labirintite, vertigens e zumbidos nos ouvidos, na maioria das vezes e poucos sabem, mas poderá exigir o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado. Os exercícios e aparelhos presentes no tratamento da fisioterapia irão não só aliviar os sintomas, como buscar corrigir o problema.

Os exercícios da fisioterapia para labirintite, vertigens e zumbidos, envolvem movimentos na cabeça, pescoço, ombros, nuca, além de movimentos de caminhada e equilíbrio. São essenciais para controle e equilíbrio postural.

Exercícios para alívio de zumbido no ouvido, vertigem e labirintite

Existem alguns exercícios posturais e de equilíbrio que são ótimos no tratamento para alívio de zumbido no ouvido, vertigem e labirintite. O fortalecimento postural e a prática de equilíbrio, é imprescindível para a melhora e cura destas patologias. Aprenda:

Fique em pé com a coluna ereta. Inicie movimentando a cabeça para um lado lentamente, depois para o outro. Agora, para cima e depois para baixo. Repita o ciclo mais 9 vezes.

Agora, fixe um ponto na parede a sua frente e se distancie dela cerca de 5 metros. Agora caminhe posicionando um pé exatamente na frente do outro. Retorne e repita mais 3 vezes.

Estes exercícios estimulam nosso cérebro na região que controla o equilíbrio, auxiliando no tratamento de vertigens e doenças relacionadas.

Tratamento para labirintite segundo a Medicina Tradicional Chinesa

O tratamento para a labirintite e outros distúrbios do equilíbrio segundo a MTC ou a Medicina Tradicional Chinesa, requer em todos casos que atinja o campo energético, ou seja, o corpo sutil, do qual os desequilíbrios se originam até chegar nos demais. Compreenda melhor.

Até se tornar uma patologia emocional ou física, os desequilíbrios energéticos iniciam. É por isso que, pela MTC devemos tratar vertigens, zumbido e labirintite, com terapias que consigam reequilibrar está área. Um bom exemplo é a prática de acupuntura, a qual veremos mais adiante.

Massagens e terapias corporais para labirintite e zumbido de ouvido

As massagens como tratamento dos sintomas de labirintite e zumbido de ouvido, além de outras terapias corporais, atuam através do toque, imposição de mãos, e do estímulo de pontos e regiões específicas do corpo, os quais em grande quantidade correspondem a regiões do cérebro, relacionadas ao equilíbrio. Entenda.

massagem relaxante ou a massagem clássica, ou terapias integrativas com o reiki, e a acupuntura, trazem maior conexão entre os campos energético e emocional, reequilibrando e melhorando sua harmonia e consequentemente, melhorando o equilíbrio, a postura, e aliviando tensões que possam estar provocando estas patologias.

Melhores massagens e terapias para labirintite e zumbido

Dentre as diversas técnicas de massagem, quais as melhores práticas e terapias complementares para labirintite, vertigens e zumbido de ouvido? Qual seria a prática de massagem mais indicada para estes casos? Vamos agora te explicar melhor sobre as principais e mais adequadas técnicas.

Além de claro, a acupuntura, listamos agora algumas outras terapias igualmente eficazes para o tratamentos destas questões.

Cromoterapia para labirintite e vertigem

A técnica de cromoterapia para tratar labirintite, vertigem, zumbido de ouvido e tonturas, não é um procedimento místico ou um placebo, como algumas pessoas acreditam. A cromoterapia é uma terapia natural que promove o reequilíbrio energético e físico também. Entenda melhor.

Cromoterapia para labirintite

A cromoterapia atua através da frequência vibracional de cada cor. Cada cor tem uma frequência que estando em falta ou em excesso no indivíduo, consegue então repor e reequilibrar. 

Além disso, cada cor tem sua propriedade e consegue aliviar tensões, estimular o funcionamento cerebral, aliviar dores, enjoos, e outros sintomas relacionados.

Auriculoterapia como tratamento de labirintite e vertigens

A acupuntura na orelha para o tratamento de labirintite e vertigens, ou como é mais conhecida, a auriculoterapia, ajuda no alívio dos sintomas por estímulos específicos na região de toda a orelha, em ambos lados da face. A técnica usa os mesmos princípios da acupuntura, mas iremos te detalhar melhor:

Auriculoterapia para labirintite


A auriculoterapia é na verdade um microssistema que vem da acupuntura, vinda da Medicina Tradicional Chinesa. A orelha possui pontos que correspondem a sistemas e órgãos do corpo humano. Ao estimular um ponto, é possível reequilibrar sua parte do corpo correspondente.

Para o alívio de distúrbios do equilíbrio serão estimulados os pontos ligados ao cérebro e sistema circulatório que são essenciais em seu bom funcionamento, para melhorar estas patologias.

Acupuntura para tratar zumbido de ouvido, labirintite e vertigem

O tratamento do zumbido de ouvido, da labirintite e da vertigem pela acupuntura tem mostrado efeitos positivos sobre os sintomas envolvidos nestas patologias. A prática milenar que usa agulhas para estimular pontos específicos do corpo, é uma das práticas de massoterapia mais indicadas nestes casos. Veja o motivo.

Acupuntura

A técnica de acupuntura consegue estimular o cérebro e toda sua atividade de equilíbrio e postura, essencial para o reequilíbrio de todos pacientes que se encontrem com estas questões.

A prática oriental, busca trazer este estímulo através da aplicação de agulhas em pontos do corpo, que correspondem a região cerebral afetada pelos distúrbios de labirintite, zumbido e vertigens. Além disso, consegue trazer alívio de tensões emocionais que possam estar envolvidas em cada caso.

O que é acupuntura no tratamento de labirintite e vertigem?

A técnica de acupuntura é uma prática chinesa que com a aplicação de agulhas, para o tratamento de labirintite e vertigem, consegue estimular o alívio mental, emocional e físico dos sintomas. A acupuntura estabelece a harmonia destes campos, através do estímulo em pontos energéticos, os meridianos...entenda melhor agora.

Os meridianos, são pontos energéticos que se relacionam a órgãos, partes e sistemas do nosso corpo, como o cérebro, que quando estimulados pelas agulhas da acupuntura, terão suas funções ativadas e reequilibradas, contribuindo para o alívio dos distúrbios e sintomas de tontura, vertigem e labirintite.

Acupuntura para labirintite segundo a Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura (que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa), para tratar a labirintite, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio dos campos sutis. Desta forma, a terapia consegue reequilibrar os corpos energéticos, o que reverbera para os demais corpos, emocional e físico, e assim, consegue aliviar os sintomas.

Quando a prática atinge o campo emocional consegue trazer alívio às tensões, desequilíbrios emocionais. E no físico, traz estímulo para o sistema circulatório e ao campo cerebral, melhorando as funções básicas para tratar a labirintite, as tonturas e as vertigens. 

A acupuntura também auxilia no estímulo da imunidade, combatendo possíveis infecções e inflamações que estejam envolvidas, inclusive no zumbido de ouvido.

Quando buscar acupuntura para tratar labirintite e zumbido de ouvido?

Quando devo procurar um profissional acupunturista para tratar a minha labirintite e os zumbidos de ouvido? Como saber que minha questão é grave e preciso de tratamento especial, ou seria apenas algo passageiro e que com poucas e simples mudanças ela irá embora? Veja aqui abaixo.

Quando há o diagnóstico de labirintite ou o zumbido de ouvido por um otorrinolaringologista especialista, é necessário que ele faça as recomendações de tratamento. É possível ainda combinar estes tratamentos com a acupuntura. Consulte sempre seu médico para que ele faça as melhores indicações.

Acupuntura resolve labirintite, vertigem e zumbido de ouvido?

Você sabe como a acupuntura resolve a labirintite, vertigem e zumbido de ouvido? Esta técnica em específico foi criada há centenas de anos na China, a fim de estimular os nossos meridianos, nos campos sutis, que quando estimulados trazem alívio de sintomas envolvidos nestas patologias. Veja mais.

Muitas patologias possuem sua origem no campo energético e é ali que se situam pontos de energia importantes. A acupuntura serve tanto para eliminar energia estagnada como para regular a função dos órgãos e sistemas, contribuindo para a eliminação de tensões e alívio dos sintomas relacionados a tontura e zumbido.

Como funciona a acupuntura para labirintite e zumbido de ouvido?

A prática da acupuntura visa estimular o equilíbrio do sistema circulatório e nervoso, e é desta maneira que ela funciona para tratar a labirintite, a vertigem e o zumbido de ouvido. Com estes sistemas funcionando de forma equilibrada, a acupuntura combate os sintomas. Entenda mais:

A acupuntura ao estimular com as agulhas, alguns dos pontos energéticos, consegue aumentar o fluxo da energia vital e com isso, ajudar o organismo funcionar melhor e aliviar os sintomas envolvidos nas patologias citadas.

Acupuntura para tratar labirintite e zumbido. É um tratamento eficaz mesmo?

A acupuntura para tratar labirintite e zumbido de ouvido, age nos chacras que são pontos de energia, relacionados as disfunções que causam estas patologias. Mas será que a técnica de acupuntura é um tratamento eficaz mesmo? A prática pode ser uma aliada para aliviar os sintomas? Te explicamos agora.

A acupuntura é eficaz no tratamento da labirintite, tontura e zumbidos por atuar no campo energético, o qual acaba por reverberar para os demais, o corpo emocional e o físico, trazendo harmonia e equilíbrio para suas funções.

Ao estimular estes pontos específicos do corpo, o fluxo de energia fica harmônico, permitindo que as funções e defesa do organismo se estabilizem trazendo o equilíbrio novamente.

Evidências científicas da acupuntura para labirintite e zumbido de ouvido

A técnica  acupuntura para o tratamento da labirintite e o zumbido de ouvido, já é comprovada: ela auxilia e alivia todos sintomas envolvidos nestas patologias relacionadas ao labirinto. Algumas evidências científicas e estudos médicos mostram inclusive, todos estes resultados. Veja mais afundo adiante.

Uma revisão de 2011, sobre todos os tipos de acupuntura para síndrome de Ménière (uma mistura de labirintite, vertigem e zumbidos de ouvido), mostrou os efeitos benéficos da acupuntura, tanto para os indivíduos diagnosticados na fase aguda da patologia, quanto os que possuem a doença crônica. Você pode ver os detalhes da pesquisa que está em inglês: 

Exploring the Evidence Base for Acupuncture in the Treatment of Ménière's Syndrome—A Systematic Review

.

Outra evidência científica de 2016, verificou a efetividade da acupuntura em 50 pacientes com zumbido de ouvido. Os resultados mostram que a técnica chinesa, aliviou consideravelmente todos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes: confira:

Benefícios da acupuntura para labirintite, tontura e zumbido

acupuntura traz diversos benefícios para tratar a labirintite, tontura e zumbido de ouvido, por agir nos meridianos (pontos de fluxo energético), que quando estão em desequilíbrio ou desarmonia, acabam gerando diversas disfunções e patologias no organismo. Existem ainda outros benefícios da técnica para a estas doenças...veja agora.

Equilíbrio emocional, alívio de dores, tensões e inflamações...vamos te detalhar os benefícios:

Acupuntura trata o desequilíbrio emocional que causa labirintite

acupuntura trata o desequilíbrio emocional que possa estar causando a labirintite e o zumbido nos ouvidos, trabalhando exatamente no campo energético de nosso corpo, até que este reequilíbrio chegue ao campo emocional e mental também, tratando diversas tensões. Entenda:

Ativando o sistema nervoso e o equilíbrio mental, como vimos mais acima, a acupuntura ajuda harmonizar o campo emocional, e aliviar sintomas de estresse ou ansiedade que possam estar desencadeando a labirintite e os distúrbios do ouvido.

Acupuntura alivia dores e tensões na mandíbula e ATM para tratar labirintite

A técnica da acupuntura, aplicada com agulhas em pontos específicos do corpo, ajuda aliviar todas as dores e tensões da mandíbula e da ATM que possam estar causando a labirintite e o zumbido. Mas, como isso acontece? Como as agulhas conseguem cessar as dores?

A acupuntura além dos demais benefícios que vimos, também é capaz de bloquear a percepção da dor de alguns receptores sensoriais. Com esta atuação, as dores e tensões são aliviadas, e a energia estagnada flui de maneira harmônica trazendo bem-estar e te ajudando tratar a labirintite e os zumbidos.

Acupuntura atua na desinflamação para tratar labirintite

A acupuntura ajuda na desinflamação que pode ser uma causa da labirintite e do zumbido de ouvido. Essa atuação é essencial para que o tratamento seja efetivo e duradouro. Sem cessar a inflamação, fica difícil tratar estas questões e a técnica de acupuntura te auxilia neste ponto. Explicaremos melhor...

A técnica de acupuntura consegue através do estímulo de pontos que correspondem ao sistema imunológico, equilibrar o organismo e estimular a resposta do organismo a agentes patógenos que possam estar causando a inflamação. 

Pontos de acupuntura para zumbido, vertigem e labirintite

A técnica da acupuntura pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os próprios dedos, ao invés das agulhas. É a conhecida prática também oriental, de acupressão. Ela é uma técnica não invasiva que você pode aplicar em casa. Indicamos os melhores e mais efetivos pontos, aqui abaixo.

Qual ponto de acupuntura para labirintite?

Qual melhor ponto de acupuntura para tratar labirintite? O ponto chamado PC6 ou Nei guan, como também é chamado, é um ponto de acupuntura para aliviar os sintomas de labirintite, e ele se encontra 2cm abaixo dos punhos. É um ponto extremamente efetivo para tratar labirintite. Veja como.

Ponto nei guan para labirintite

O ponto Neiguan é um dos pontos mais usados na acupuntura, por promover calma e tratar tontura e náuseas. 

Pressione este ponto com o dedo polefar realizando leves pressões por 15 vezes consecutivas. Repita o ciclo mais 3 vezes para alívio de tonturas e vertigens da labirintite.

Ponto auricular para tratar labirintite: acupressão caseira

O ponto anmian, é um ponto auricular que fica na parte de trás de cada uma de nossas orelhas e além do alívio dos sintomas, ajuda tratar a labirintite e a tontura. Também ajuda no relaxamento, promovendo cura pela raiz causadora dos sintomas que podem acompanhar a patologia. Entenda.

Ponto anmian para insônia


Para estimular este ponto da auriculoterapia, basta posicionar cada dedo indicador na região que fica dois centímetros abaixo de cada orelha, e pressionar 15 vezes. Você pode continuar pressionando por mais 3 a 5 ciclos até sentir os sintomas aliviarem.

Ponto de acupuntura para tratar vertigem

A acupuntura atua em diversos pontos do corpo, para promover bem-estar, alívio de dores, entre outros possíveis benefícios. Mas, vamos entender agora qual é o principal ponto de acupuntura para tratar a vertigem e as tonturas. Ele se chama E36 e fica na região da perna. Veja agora:

Ponto E36 para vertigem
O ponto E36 fica na canela,
 próximo ao músculo tibial anterior da perna. Este ponto é muito indicado para o tratamento das tonturas, vertigens e de sintomas secundários como: enjoos e náuseas.

Onde e como pressionar para aliviar tontura?

Você sabe como fazer uma acupressão (a acupuntura com os dedos) para tratar a tontura, vertigem, labirintite e aliviar os sintomas relacionados? Recomendamos claro, que você receba este tipo de prática sempre por um profissional. Mas, vamos te ensinar uma técnica simples que você pode praticar em casa mesmo.

Automassagem no Buço


Um dos pontos mais eficazes para tratar a tontura, fica localizado entre o lábio superior e o nariz. Ele é capaz de aliviar tonturas, vertigens e enjoos. É um dos mais essenciais para a restauração da consciência e da mente. 

Massageie com leve pressão usando o dedo indicador, com movimentos lateralizados. Repita por no mínimo 10 minutos.

Qual ponto pressionar para aliviar zumbido de ouvido?

Qual ponto pressionar e apertar para aliviar o zumbido de ouvido? Qual  região podemos pressionar para liberar o fluxo e assim, eliminar os sintomas do zumbido? Descubra agora de que forma, e em que ponto exatamente podemos estimular, para cuidar desta questão.

Bem no centro da testa, entre as sobrancelhas, está um ponto relacionado ao nosso chacra frontal, Ajna chakra. Este ponto quando é estimulado, ajuda a acalmar e equilibrar o sistema nervoso central e suas funções.

Trazendo esta tranquilidade, o zumbido de ouvido é aos poucos aliviado: localize o ponto com o polegar, e pressione 6 vezes. Pause 12 segundos e retome por mais 12 ciclos completos. 

Automassagem no Meio da cabeça

Cuidados com o seu atendimento de acupuntura para labirintite

Existem alguns cuidados importantes na técnica de acupuntura para te ajudar tratar a labirintite, vertigem e zumbido de ouvido. A prática pode tratar e inclusive é considerada uma das terapias essenciais para atingir a cura efetiva, mas existem alguns cuidados para receber a técnica:

Qual o perigo da acupuntura para tratar zumbido e labirintite?

A prática de acupuntura pode ser aplicada em todas pessoas com o objetivo de aliviar e tratar a labirintite e o zumbido de ouvido. A prática quando aplicada por especialistas, não irá causar efeito colateral ou interação medicamentosa, ou com outros tratamentos paralelos. Mas, será que existe algum perigo?

Mesmo que o paciente tenha alguma patologia ou doença crônica, a acupuntura é indicada para melhorar o bem-estar energético, emocional e tratar distúrbios do sono. São exceções apenas os indivíduos com algum tipo de infecção cutânea.

Quais efeitos colaterais da acupuntura para vertigem e zumbido?

Para receber a acupuntura para tratamento de vertigem, labirintite e zumbido de ouvido, precisamos antes saber se a prática tem quaisquer efeitos colaterais. Saiba tudo sobre os possíveis efeitos ao receber a terapia de acupuntura clássica, antes de agendá-la em casa ou ir a uma clínica:

Na verdade, a acupuntura não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um acupunturista verdadeiramente especializado. No entanto, caso a acupuntura seja realizada após algum tipo de cirurgia é importante consultar com o médico responsável antes de realizar a terapia.

Quantas sessões de acupuntura para tratar labirintite e zumbido no ouvido?

São necessárias quantas sessões para obter o resultado da acupuntura para o tratamento da labirintite e zumbido de ouvido? Na maioria dos tratamentos, as recomendações de frequência são específicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o terapeuta especialista. Mas, há indicações gerais:

Em geral, o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de acupuntura toda semana, por um trimestre ao menos.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar o melhor curso do tratamento e sua frequência é o médico responsável. Também é importante o acompanhamento médico, por um otorrinolaringologista especializado.

Quanto tempo para ver o resultado da acupuntura para labirintite?

acupuntura com a finalidade de tratar a labirintite, é uma prática bastante efetiva. Mas quanto tempo demora para ver o resultado desejado para o tratamento da labirintite e vertigem? Em todos casos as recomendações serão específicas para cada pessoa a partir da anamnese. Mas, quanto tempo em geral demora?

Na verdade não há uma resposta para estas perguntas. A acupuntura não será capaz de tratar todos sintomas da noite para o dia, caso não haja outros hábitos essenciais envolvidos, os quais vimos no início do post. O que a prática faz é auxiliar todos processos e torná-los mais rápidos e efetivos.

Quem poderá indicar a melhor duração do tratamento é o terapeuta responsável. Também é importante acompanhamento médico no processo.

Gestante pode fazer acupuntura para labirintite durante gravidez?

Caso você ou alguma gestante próxima a você, esteja passando por sintomas de tontura, vertigens e labirintite, fazer uma acupuntura para tratamento é uma possibilidade que vem à mente. Mas será que a acupuntura para labirintite pode ser feita durante a gravidez?

Em geral, não há restrições para a aplicação de acupuntura em gestantes. Ainda assim, seu ginecologista e obstetra é quem poderá indicar ou não, a realização da técnica para alívio dos sintomas adquiridos na gravidez. Sempre verifique com seu obstetra sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

De qualquer maneira, a acupuntura deverá ser realizada por uma terapeuta com certificação e experiência com gestantes, e a técnica mais indicada é a de massagem pré-natal, que possui todos cuidados devidos.

Geralmente não há restrições para a aplicação de acupuntura em mulheres grávidas, mas alguns cuidados são importantes como por exemplo realizar o atendimento apenas após o primeiro trimestre da gestação e com acompanhamento do seu médico/obstetra, pois ele(a) é a pessoa mais indicada para te aconselhar sobre a segurança da técnica para a sua gestação e os cuidados a serem tomados. Sempre verifique com seu obstetra sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

Criança pode fazer acupuntura para labirintite, vertigem ou zumbido no ouvido?

Quando as crianças sofrem de labirintite, vertigem ou zumbido no ouvido, é necessário um tratamento específico e ainda mais cuidadoso que os demais. Entenda se neste caso há indicação e se pode fazer a acupunturapara o tratamento da labirintite em crianças...

É necessário realizar exames e passar com um médico especialista para entender se a labirintite e zumbido de ouvido infantil precisa de um tratamento complementar a acupuntura. Se necessário, o médico indicará o tratamento adequado que poderá ser combinado a acupuntura, caso haja liberação médica.

Caso não tenha nenhum problema de saúde envolvido, você poderá realizar um tratamento com a acupuntura sem contraindicações.

A acupuntura funciona sozinha para tontura, labirintite e zumbido?

Uma dúvida que você pode se perguntar é: será que a acupuntura funciona sozinha para tratar a tontura, labirintite ou zumbido de ouvido? Seria necessário associar a técnica a outros tratamentos de forma complementar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de vertigem e os demais?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da labirintite e zumbido, seja verdadeiramente efetivo.

Busque indicação de um médico, e/ou terapeuta profissional para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. A acupuntura ajuda tratar a insônia, mas é importante o acompanhamento médico, por um otorrinolaringologista especializado.

Restrições e contraindicações da acupuntura para labirintite

Qualquer pessoa de qualquer idade ou queixa de labirintite, vertigens e tontura, pode receber a técnica de acupuntura. Caso haja qualquer sensibilidade dérmica, avise seu acupunturista na anamnese, para que os cuidados sejam tomados, e a técnica possa ser aplicada com segurança. Mas existe um caso que há restrição:

O único tipo de restrição existente para aplicação de acupuntura é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a prática aplica agulhas pelo corpo, e isso pode causar irritação. É importante consultar o médico antes de iniciar a técnica, para que haja liberação.

Perfil de acupunturista recomendado: acupuntura para labirintite

É essencial que o perfil do acupunturista selecionado para aplicar a técnica de acupuntura para labirintite, seja especializado e formado em acupuntura em alguma instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica de acupuntura, que o profissional tenha formação completa em acupuntura e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer acupuntura para labirintite?

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em acupuntura para labirintite, e também contam com acupunturistas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento.

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em acupuntura, é solicitar ao seu médico uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre médicos e terapeutas que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar acupunturista especializado em labirintite? 

Sabemos que não é fácil encontrar um acupunturista especializado em acupuntura para labirintite, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de acupuntura para zumbido e tontura

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de acupuntura para tontura e zumbido

Muitos recorrem a indicações de acupunturistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de acupuntura por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um acupunturista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em acupuntura para labirintite

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de acupuntura vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua acupuntura será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal ou pós-operatório, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

Como agendar acupuntura para labirintite a domicílio?

Aplicativos de acupuntura oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um acupunturista qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos acupunturistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos acupunturistas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de acupuntura?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua acupuntura será feita por acupunturista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) acupunturista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua acupuntura é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em acupuntura e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de acupuntura para zumbido e tontura?

Os preços de acupuntura podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do acupunturista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a acupuntura pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de acupuntura por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Acupuntura para labirintite - 3 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Acupuntura para labirintite - 4 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Acupuntura para labirintite - 5 estrelas 

Perfil do acupunturista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.


Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

 Agora você já sabe muito bem sobre as indicações e benefícios da acupuntura para o tratamento de labirintite, vertigem e zumbido de ouvido. Selecione o/a terapeuta especialista para aplicar a técnica com segurança!