website

Drenagem linfática no nariz após rinoplastia

A drenagem linfática facial após a realização da cirurgia de rinoplastia tem o objetivo de diminuir o desconforto e acelerar a recuperação, evitando inchaços e melhorando a respiração do paciente. Existem indicações e cuidados especiais para receber o procedimento, os quais serão detalhados a seguir.

Drenagem linfática no nariz após rinoplastia


O que é rinoplastia?

Rinoplastia é um procedimento cirúrgico na região nasal, com finalidade estética ou reparatória da respiração do paciente. A rinoplastia pode ainda corrigir deformidades traumáticas ou de nascença e suas disfunções, e pode vir associada a outros procedimentos de harmonização facial.

Como é pós-operatório de rinoplastia?

O pós-operatório da rinoplastia tende ser tranquilo com a maioria dos pacientes. É necessário repouso e alguns cuidados especiais, mas após 1 semana já é viável voltar com algumas atividades da rotina, até que diminua os inchaços e a cicatrização esteja perfeita. 

Nas primeiras 24 horas é indicada dieta leve, e nos 3 primeiros dias, repouso. Após 10 dias já é possível observar a nova aparência do nariz e sentir a respiração mais fluida. O inchaço vai sumindo aos poucos, e com o acompanhamento médico, em breve o paciente está liberado para sua rotina normal.

Quanto tempo demora a recuperação da rinoplastia?

O tempo de recuperação total da cirurgia de rinoplastia em geral leva cerca de 1 mês, quando já é possível por exemplo, realizar atividades físicas. O repouso completo deve durar de 24 horas a 3 dias completos, dependendo da recomendação específica de cada médico responsável pelo caso.

A aparência final adquirida com o procedimento estético, tende mudar até 1 ano após a cirurgia, mas com 4 semanas o inchaços e os edemas diminuem bastante, e é possível observar como ficou o resultado.

Efeitos e sintomas no pós-operatório de cirurgia no nariz

Após a cirurgia de rinoplastia, existem alguns sintomas comuns que você poderá sentir como edemas, inchaço, sensibilidade na região, certa dificuldade respiratória, formação de muco e catarro, ou até mesmo sintomas de gripe e sinusite poderão surgir durante a recuperação.

Todos estes sintomas devem ser bem observados para que não agravem ou se tornem algo insuportável de lidar. O médico responsável pela cirurgia fará as indicações e poderá inclusive, indicar formas caseiras ou medicamentos para aliviar estes sintomas, além do uso de compressas frias, alimentação leve e repouso.

Como aliviar inchaço após rinoplastia?

Dentre os sintomas mais comuns pós rinoplastia, o mais comum é o inchaço e há formas de aliviar e evitar que o inchaço apareça. Existem algumas formas simples e caseiras de aliviar os edemas e inchaços depois da cirurgia, com compressas e outras mais.

Compressa para aliviar o inchaço após rinoplastia

Compressas frias e geladas ajudam o corpo se recuperar de qualquer tipo de trauma, além de evitar que os edemas progridam e aliviar os inchaços. É essencial também, evitar banhos muito quentes pois além de tudo, a temperatura alta pode piorar o sangramento local.

Você pode simplesmente cobrir um saco de gelo com pano para não agredir a pele, e colocar delicadamente perto da região nasal e todo seu redor por alguns minutos, até 3 vezes ao dia. Não deixe a pele queimar, nem doer, é apenas para a temperatura agir no local, sem maiores desconfortos.

Drenagem linfática facial para aliviar inchaço após rinoplastia

A drenagem linfática facial para aliviar os inchaços após a rinoplastia, além de não permitir que os edemas se agravem, colabora com a cicatrização e circulação sanguínea para que toda região se recupere mais facilmente e de maneira mais rápida também.

A técnica de massoterapia deve ser aplicada por profissional qualificado e somente com o aval do médico cirurgião, que indicará em quanto tempo após a cirurgia você poderá receber a prática com segurança. Em geral, 3 dias depois do procedimento cirúrgico é possível receber a drenagem linfática facial.

Elevar a cabeça para evitar inchaço após rinoplastia

Elevar a cabeça na hora de dormir por exemplo, ajuda diminuir o inchaço e edemas após a rinoplastia, pois a posição faz com que os líquidos desçam e não se acumulem na região causando mais dor e prejudicando sua recuperação.

Uma maneira simples de fazer isso, é usar dois travesseiros mais altos na hora de se deitar, para que durante a noite não haja o perigo dos líquidos e fluídos se acumularem na região do nariz e dessa forma, colaborar com sua recuperação.

O que é drenagem linfática pós operatório de nariz

drenagem linfática para o pós operatório de rinoplastia, é uma técnica de massoterapia manual, leve, que ativa a circulação linfática e sanguínea, elimina toxinas, líquidos e gorduras, evita edemas, estimula a cicatrização, e alivia as dores do pós cirúrgico.

Como funciona o sistema linfático no pós rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que atinge algumas camadas de pele, que estão envolvidas no sistema linfático. Por isso, é essencial ativar o sistema após a cirurgia, para ajudar em toda recuperação, por exemplo, com a drenagem linfática que irá ajudar em todas fases.

O sistema linfático se constitui de uma rede de vasos e nódulos linfáticos, os quais fazem o transporte do fluido linfático dos tecidos, de volta para o sistema circulatório. Além disso, também consegue produzir e estimular as células de defesa do nosso corpo, drenar e filtrar excesso de líquidos evitando edemas e inchaços.

Quem faz rinoplastia precisa de drenagem?

Quem passou por um procedimento cirúrgico de rinoplastia precisa de cuidados especiais que irão favorecer a boa recuperação do paciente, e a drenagem linfática facial é um deles, que colabora com todas etapas da recuperação da cirurgia na região nasal.

A drenagem linfática irá melhorar o processo de cicatrização, drenar líquidos de possíveis edemas e inchaços, estimular o colágeno natural da pele, evitar sangramentos e hematomas.

Benefícios da drenagem após cirurgia no nariz

Existem muitos benefícios com a técnica de drenagem linfática facial para o pós operatório de rinoplastia. A prática evita a formação de inchaços e de edemas, ajuda no estímulo do colágeno natural da pele, auxilia no relaxamento, colabora com a boa cicatrização, entre outros benefícios.

A drenagem acelera cicatrização após rinoplastia

A maioria dos profissionais de saúde que realizam cirurgias como a rinoplastia, indicam a drenagem linfática facial após o procedimento, com o intuito de colaborar e estimular o processo de cicatrização para que a recuperação do paciente seja mais rápida.

Isto porque, a técnica ativa o sistema linfático e circulatório, o que contribui com o estímulo da produção de colágeno, fazendo com que a cicatrização da pele seja mais perfeita.

Melhor circulação sanguínea com drenagem pós cirurgia de nariz

A drenagem linfática na face, estimula e ativa a circulação sanguínea de toda região envolvida, colaborando com uma melhor recuperação da cirurgia de rinoplastia. Em toda cirurgia a circulação sanguínea é afetada e a técnica de massoterapia contribui para sua melhora.

Com a circulação sanguínea fluindo de maneira saudável, a região afetada pela cirurgia não fica tão afetada, e sintomas de inchaço e hematomas diminuem consideravelmente.

A drenagem alivia hematomas e dores no pós cirúrgico de nariz

A drenagem linfática no pós cirúrgico de nariz alivia os hematomas e as dores em toda região, pois ativa todo funcionamento do sistema linfático e assim consegue contribuir, no alívio das dores e desconfortos após a realização da cirurgia de rinoplastia.

A drenagem linfática drena os líquidos em excesso e dessa forma, evita o surgimento dos hematomas, além de contribuir com a fluidez da circulação local, essencial para evitar as dores.

Quanto tempo demora recuperação da rinoplastia com drenagem?

O tempo de recuperação da cirurgia de rinoplastia geralmente tende levar por volta de 1 mês, mas com a drenagem linfática pode levar até menos. O repouso completo deve ser respeitado por no mínimo 24 horas, de acordo com a recomendação do seu médico cirurgião responsável.

A recuperação total pode demorar até 12 meses após a cirurgia, mas com a técnica de massoterapia, com menos de 4 semanas o resultado fica bem próximo do final, por conta da prática auxiliar em toda recuperação.

Quanto tempo o nariz desincha depois de rinoplastia?

O tempo que o nariz demora para desinchar depois de rinoplastia, gira em torno de 4 semanas. Este é o tempo médio que a região nasal consegue cicatrizar e regenerar, demorando até 12 meses para se recuperar de maneira completa.

Tudo depende de cada caso, indivíduo e organismo, pois algumas pessoas possuem facilidade na cicatrização, outras não, e assim por diante. Receber drenagem linfática durante a recuperação também auxilia desinchar o nariz ainda mais rapidamente.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Como é feita a drenagem pós operatório de rinoplastia?

drenagem linfática para o pós operatório de rinoplastia, é uma massagem manual, leve, aplicada sobre a pele facial, com pressões suaves que estimulam a circulação linfática e sanguínea, eliminam toxinas, líquidos e gorduras, evitam edemas, estimulam a cicatrização, e aliviam as dores.

A técnica ainda promove a desintoxicação do corpo, contribuindo para uma recuperação tranquila da cirurgia, onde o organismo acaba retendo toxinas, líquidos e inchaços.

É essencial que antes de receber a prática de massoterapia, seja escolhido um(a) terapeutas qualificado e especializado neste tipo de atendimento, e que haja liberação médica para aplicação da técnica.

Como fazer drenagem linfática facial pós rinoplastia? Passo a passo

Pela rinoplastia ser um procedimento delicado, a drenagem linfática facial no nariz pós operado, não é recomendada que seja feita como automassagem. O indicado é que a técnica seja aplicada por profissionais com formação qualificada, pois terapeutas especializados irão garantir conforto e total segurança na aplicação da técnica.

É também necessário possuir acompanhamento médico no pós operatório, pois é ele/a quem irá indicar os devidos cuidados. Assim, com a liberação médica para receber a drenagem linfática, escolha o perfil do terapeuta adequado para realizar este tipo de atendimento.

Como desinchar a ponta do nariz após cirurgia, mais rápido?

O inchaço na ponta do nariz, é um sintoma bastante comum no pós operatório de rinoplastia, mas há formas de aliviar e evitar que o inchaço apareça. Existem formas simples por exemplo usando compressas e recebendo drenagem linfática facial, por exemplo.

Como vimos acima, as melhores formas de se cuidar após a cirurgia no nariz, é repousando, recebendo drenagem linfática facial, se deitando com a cabeça erguida e aplicando compressas frias na região. Quem irá te indicar as melhores formas, é seu médico responsável.

Cuidados na recuperação de rinoplastia com drenagem

Existem alguns cuidados essenciais para sua total recuperação da cirurgia de rinoplastia. É importante o repouso absoluto nos primeiros dias, aplicação de drenagem linfática facial para drenar quaisquer líquidos que se acumulem na região, alimentação leve e balanceada, aplicação de compressas frias, entre outros.

É obrigatório fazer drenagem após cirurgia on nariz?

Não diríamos obrigatório, mas a drenagem linfática no pós operatório de rinoplastia é extremamente indicada, pois a técnica reduz o inchaço, evita edemas e hematomas, diminui as dores, contribui com a cicatrização e dessa forma, auxilia todo processo de recuperação após o procedimento cirúrgico.

Sempre solicite ao seu médico responsável a liberação para receber a técnica. Existem alguns casos que poderão receber a drenagem facial na primeira semana, outros precisarão aguardar um pouco mais de tempo.

Quanto tempo depois da rinoplastia pode fazer drenagem no nariz?

Geralmente a drenagem linfática facial após a cirurgia de rinoplastia pode ser aplicada logo no segundo dia após a cirurgia, para alívio imediato dos inchaços na região. Ainda assim existem alguns casos em que o médico responsável poderá indicar esperar alguns dias mais.

Caso haja alguma complicação pontual com o indivíduo operado, o médico deverá indicar que espere alguns dias ou semanas sem que receba nenhuma prática de massoterapia no local operado. Com o acompanhamento pós cirúrgico, o mesmo irá fornecer a liberação para receber a DLM (drenagem linfática manual). Mas, na maioria dos casos, em 48 horas após a cirurgia já é possível receber a técnica.

Quantas vezes por semana fazer drenagem linfática após rinoplastia?

Para saber a frequência das sessões e quantas vezes por semana fazer drenagem linfática após rinoplastia, o médico responsável e o terapeuta especializado deverá fazer tais indicações. Ainda assim, no geral, a técnica deve ser aplicada em média de 5 a 10 sessões.

Cada sessão de drenagem linfática deve durar em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Ou seja, dia sim, dia não, para que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem na horas seguintes de cada aplicação.

Todo mundo pode fazer drenagem no nariz após rinoplastia? Perigos, restrições e contraindicações

A técnica de drenagem linfática no nariz após rinoplastia é aplicada manualmente de forma delicada e com todos cuidados devidos. Quando a prática é verdadeiramente aplicada por especialistas, não irá causar nenhum efeito colateral ou interação com outros tratamentos paralelos. Ainda sim, podem haver algumas restrições.

Caso a cirurgia tenha tido algum tipo de complicação ou caso o paciente tenha algum problema de pele maior, a técnica de drenagem linfática facial poderá ser contraindicada pelo médico.

Perfil de terapeuta recomendado para drenagem pós rinoplastia

É essencial que o perfil do terapeuta selecionado para aplicar a técnica de drenagem linfática no nariz após rinoplastia, seja especializado e formado em drenagem por alguma escola ou instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica de drenagem linfática, que o  profissional tenha formação completa em drenagem linfática focada no pós operatório com experiência ambulatorial, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde encontrar massoterapeuta especializado em drenagem pós rinoplastia? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massoterapeuta especializado em drenagem pós rinoplastia e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou atendimento a domicílio, listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de drenagem pós rinoplastia

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de atendimento, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência. 

Atendimentos particulares de drenagem pós cirúrgico de nariz

Muitos recorrem a indicações de terapeutas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de drenagem linfática por profissionais sem a devida qualificação, pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições preexistentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massoterapeuta especializado em drenagem pós rinoplastia, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar. 

Aplicativos com terapeutas especializados em drenagem pós rinoplastia

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que o seu atendimento será realizado por um profissional devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Qual é o valor de drenagem para cirurgia de nariz?

Os preços de drenagem linfática no nariz após rinoplastia, podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massoterapeuta. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos massoterapeutas que atendem no local.

Como a drenagem linfática no nariz após rinoplastia é um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico ou profissional de saúde mental, e a seleção de um massoterapeuta especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de drenagem linfática por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Drenagem linfática facial - 3 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐

Drenagem linfática facial - 4 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐⭐ Drenagem linfática facial - 5 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Como agendar drenagem pós rinoplastia à domicílio?

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos terapeutas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos terapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para seus atendimentos?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) terapeuta para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos, como é o caso da massagem para dor no nervo ciático. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em drenagem linfática para pós operatório de rinoplastia, e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Bem, a partir daqui você já sabe exatamente quais são as indicações e os cuidados da drenagem linfática no nariz após rinoplastia. Solicite ao seu médico responsável sobre as recomendações específicas para seu caso, além da liberação, para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança