Protocolos de segurança | Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Drenagem linfática no pós-operatório de abdominoplastia e lipoaspiração

A técnica de massoterapia mais indicada para o pós-operatório de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad e lipoaspiração, é a drenagem linfática, pelas suas propriedades drenantes que contribuem para a recuperação do corpo, cicatrização e desinchaço. Veja as indicações e cuidados com práticas de massagem, para o pós operatório destas cirurgias.

Drenagem linfática para pós cirúrgico de abdominoplastia

O que é abdominoplastia, lipoaspiração, lipo lad e hidrolipo

Existem diversas cirurgias voltadas a redução de barriga ou gordura abdominal. As mais conhecidas são a abdominoplastia, a hidrolipo, a lipoaspiração e a lipo lad. Todas têm como maior objetivo a retirada de excesso de gordura localizada, mas cada uma tem suas indicações e métodos diferentes. Entenda mais a seguir.

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia realizada na região abdominal, com o intuito de retirar a gordura localizada, excessos de pele e trazer mais a firmeza aos músculos. Como há remoção de pele, a cirurgia ainda pode remover estrias e flacidez.

Em geral, é uma cirurgia de ordem estética, muito indicada quando há sobra de pele por rápido emagrecimento, ou quando a gordura excessiva se encontra bem na região da barriga.

A cirurgia é feita através da incisão no baixo ventre, próximo a região pubiana, para esconder a cicatriz, e assim retirar o excesso de pele e gordura, além de tensionar o músculo e a fáscia da parede do abdômen.

O que é lipoaspiração?

Lipoaspiração, ou limpeza da chanfra, liposucção ou lipoescultura como também é chamada, é uma cirurgia de remoção de gordura de várias partes do corpo, como barriga, coxas, bumbum, braços. A gordura é removida através da sucção por cânula e aspirador próprios.

Esta operação é estética, para definição corporal, perda de medidas, principalmente quando há acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo. A lipoescultura, ou lipoaspiração escultura, consiste na injeção desta gordura retirada de algumas partes, em outras. Por exemplo, retira-se a gordura em excesso da barriga, e a mesma é colocada na região do bumbum, para modelar o contorno corporal.

O que é lipo lad?

A Lipo Lad é uma cirurgia criada a partir da variação da conhecida lipoaspiração. A diferença é que a lipo lad consegue modelar ainda mais o corpo, além de trazer definição muscular bem saliente e aparente na região abdominal, principalmente.

A principal procura por este tipo de operação cirúrgica, é a dificuldade de obter o tão desejado `tanquinho` na região abdominal. Por isso, a cirurgia se tornou tão aderida pelas famosas nos últimos tempos.

A sigla LAD significa lipoaspiração de alta definição, ou seja, a cirurgia também é feita através da sucção da gordura localizada por meio de cânulas conectadas a um lipoaspirador.

O que é hidrolipo?

A hidrolipo é uma variação da lipoaspiração, com a diferença de que esta é realizada com anestesia local apenas, ou seja, a paciente permanece sem sedação, acordada durante todo processo de sucção de gordura localizada que dura em média 3 horas.

A hidrolipo, é também chamada de lipoaspiração tumescente ou mini lipo, pois a cirurgia remove uma quantidade menor de gordura comparada a lipoaspiração ou a abdominoplastia. O objetivo aqui, é reduzir medidas e melhorar o contorno corporal de forma sutil, ou seja, é indicada a quem apresenta pequena quantidade de gordura localizada, seja na barriga, coxas, braços ou bumbum.

Principais cuidados no pós-cirúrgico de abdominoplastia e lipoaspiração

Existem diversos cuidados para sua boa recuperação no pós cirúrgico de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad e lipoaspiração. O repouso, a boa alimentação e hidratação, uso de cintas apropriadas, e aplicação de técnicas de massoterapia como a drenagem linfática, são essenciais.

Repouso e uso de cinta

É imprescindível que haja repouso especialmente nas primeiras semanas após sua cirurgia, seja ela abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad ou lipoaspiração. A abdominoplastia e a lipoaspiração, por serem operações mais complexas do que as demais, exigem repouso total e maior acompanhamento.

Procure se programar para o período pós cirúrgico, prepare sua casa de maneira a facilitar as atividades do dia a dia, como alimentação e higiene, além de contar com a ajuda de alguém próximo, para evitar maiores movimentações do corpo.

Além disso, é provável que seu médico especialista irá indicar o uso de cinta compressora, para evitar o acúmulo de líquidos na região da cirurgia. O ideal é já possuir duas cintas, para usar em todo período de recuperação.

Alimentação e hidratação

A boa alimentação e a hidratação completa, são fatores cruciais para sua boa recuperação no pós cirúrgio de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad ou lipoaspiração. O consumo de água e alguns alimentos que favorecem eliminação de líquidos contribuem para o desinchaço e a cicatrização.

Refeições leves, ricas em nutrientes irão estimular o colágeno e a elastina da pele, auxiliando na cicatrização. Prefira alimentos como legumes, castanhas, cereais integrais, frutas e verduras.

Além disso, o consumo de água é essencial para a eliminação de toxinas, e evitar o inchaço na região operada. Procure consumir 2 litros de água diários.

Exercícios leves

Para evitar a formação de coágulos na região que sofreu a operação, o ideal é trazer a prática de alguns exercícios leves, e práticas suaves que gerem movimentação do corpo. O ideal é realizar ambas práticas com uma certa frequência para melhores resultados.

Logo pela manhã procure movimentar as pernas e os braços, realizar alongamento das articulações, conforme possível e conforme indicação de seu médico. A aplicação de drenagem linfática também deve ser realizada por terapeuta especializado, e apenas com a liberação médica, para maior segurança em sua recuperação.

Drenagem linfática

Uma das práticas mais benéficas para o pós-operatório de cirurgias como a lipoaspiração, abdominoplastia, lipo lad ou hidrolipo, é receber algumas sessões de drenagem linfática, justamente por ser a técnica de massoterapia ideal para eliminar inchaços e estimular sua recuperação.

O ideal é receber algumas sessões, ou seja, escolher um plano com todos atendimentos de drenagem, realizados por terapeutas especializados, além de ter liberação e indicação de seu médico previamente.

O que é drenagem linfatica para pós-operatório de abdominoplastia

drenagem linfática é uma massagem manual, leve, aplicada sobre os tecidos, com pressões suaves que estimulam a circulação linfática e sanguínea, eliminam toxinas, líquidos e gorduras, evitam edemas, estimulam a cicatrização, e aliviam as dores no pós cirúrgico de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad e lipoaspiração.

Drenagem linfática

A técnica de drenagem linfática promove ainda a desintoxicação do organismo, contribuindo para uma recuperação tranquila de todas cirurgias, pois na maioria dos casos, o corpo acaba retendo toxinas, líquidos e inchaços no pós operatório.

É essencial que antes de receber a prática, seja escolhido um(a) terapeutas qualificado e especializado neste tipo de atendimento. A liberação médica para aplicação da técnica também é imprescindível para segurança do quadro.

Benefícios da drenagem linfática no pós-operatório de lipo

drenagem linfática por ser a técnica de massoterapia que mais age sobre os tecidos e sistema linfático, age beneficiando o pós cirúrgico de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad e de lipoaspiração, evitando o acúmulo de toxinas e má circulação, principalmente.

Esta terapia, com os movimentos de pressão contínuos aplicados pelo(a) terapeuta especialista, irá ativar nosso sistema circulatório, auxiliando na eliminação de líquidos indesejados, os quais serão expelidos posteriormente através da urina, fezes e poros da pele.

A drenagem linfática ainda consegue estimular a circulação sanguínea e a elastina natural da pele, contribuindo com uma boa cicatrização e assim, evitando queloides, também.

Drenagem linfática no pós-operatório de lipo funciona mesmo?

A drenagem linfática voltada ao pós operatório de abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad ou lipoaspiração é essencial, pois a técnica sendo mais suave, porém potente em estimular os sistemas circulatório, sanguíneo e linfático, auxilia na boa recuperação em todos pacientes que passaram por alguma destas cirurgias.

A técnica estimula o organismo eliminar toxinas e líquidos indesejados, o que irá evitar inchaços. Além disso, ao estimular o colágeno da pele, a cicatrização é muito mais veloz e perfeita.

É válido enfatizar que para receber a drenagem linfática no pós operatório, é necessário possuir acompanhamento médico. Antes de agendar o seu atendimento de drenagem pós-operatória, consulte o seu médico. Assim, ele(a) irá providenciar sua liberação médica, com as instruções devidas para o procedimento.

Como fazer drenagem linfática manual na barriga após lipo

Pela natureza delicada do procedimento, não é recomendada a automassagem no pós-cirúrgico de abdominoplastia, hidro lipo, lipo lad ou lipoaspiração, nem a realização por profissionais sem formação qualificada. Terapeutas especializados irão garantir conforto e total segurança na aplicação da técnica.

Além disso, é necessário obter acompanhamento médico em todo processo pós operatório, pois é ele/a quem irá indicar todos devidos cuidados. Ainda assim, com a liberação médica para receber a drenagem linfática, o perfil do terapeuta deve ser escolhido minuciosamente para prática deste tipo de atendimento.

Como se preparar para sua drenagem linfática pós-operatório de lipoaspiração

Existem algumas preparações bastante simples, as quais você deve buscar antes receber sua drenagem linfática após abdominoplastia, hidrolipo, lipo lad ou lipoaspiração, e assim, multiplicar ainda mais os bons efeitos que esta técnica de massoterapia já traz por si só.

Alimentação e hidratação

Busque sempre refeições a base de alimentos e bebidas leves, integrais, naturais e saudáveis, principalmente no dia de sua sessão de drenagem linfática. Isto fará com que seu organismo esteja mais livre e fluindo de maneira mais saudável, e os efeitos da técnica conseguem assim, reverberar ainda mais.

Alimentos integrais, legumes, frutas, verduras e oleaginosas são os mais indicados, além de claro o consumo de água e bebidas como chás e água de coco.

Preparo da pele

Preparar a pele antes de sua drenagem linfática é ideal para que a região que irá receber a massagem, consiga absorver ainda mais os efeitos da técnica. Um banho com água em temperatura mais quente irá abrir os poros, e esfoliação na região são indicados.

A esfoliação pode ser feita de maneira simples com açúcar e azeite de oliva por exemplo, ou ainda borra de café e algum óleo vegetal como o de coco, semente de uva ou de amêndoas.

Cuidados após sua drenagem linfática pós lipo e abdominoplastia

Ao finalizar sua sessão de drenagem linfática, existem algumas práticas eficazes que irão intensificar ainda mais os efeitos da técnica de massoterapia e ainda fazer com que eles se mantenham agindo em seu corpo ao longo das horas seguintes ao procedimento.

Exercícios físicos

A prática física deve estar presente em seu dia a dia, como forma de contribuir para os efeitos estéticos buscados inclusive através de cirurgias como a abdominoplastia e lipoaspiração. No pós operatório, é necessário verificar com seu médico em quanto tempo elas podem retornar.

Caso você já possua liberação médica, os exercícios físicos conseguem ativar ainda mais nosso metabolismo, contribuindo com os efeitos da drenagem linfática. Procure iniciar com atividades leves como yoga, caminhada e alongamento.

Alimentação e hidratação

Tanto antes de receber sua sessão de drenagem linfática, como após a realização da terapia, a boa alimentação e ingestão de bastante água, são essenciais para que a propriedade de eliminação de toxinas, líquidos e inchaços seja feita de maneira mais fluida.

Evite refeições pesadas com massas, industrializados, ou alimentos refinados e artificiais, para manter o equilíbrio de seu organismo, e assim, a técnica de massoterapia colaborar com efeitos ainda melhores.

Outros tipos de massagem para pós-operatório na barriga

Para uma recuperação pós-cirúrgica realmente eficaz e segura, é essencial realizar um programa de tratamento, sempre com terapeutas especializados em drenagem linfática pós operatória e acompanhamento do médico, pois existem restrições médicas que apenas o seu médico poderá informar. Não recomendamos solicitar recomendações de atendimento apenas para o seu massoterapeuta.

Adicionalmente, apenas o seu médico poderá te aconselhar sobre o programa, incluindo a frequência dos atendimentos e cuidados específicos a serem tomados durante a sua drenagem, para sua segurança e conforto e também para viabilizar uma completa recuperação.

Outras técnicas de massagem podem colaborar mais a frente, após a completa recuperação de seu pós-operatório, como a massagem modeladora, a massagem relaxante, entre outras.

Para uma recuperação pós-cirúrgica realmente eficaz e segura, é essencial realizar um pacote de sessões de massoterapia com terapeutas especializados em massagens estéticas. E jamais deixe de possuir acompanhamento e liberação médica durante todas etapas de seu completa recuperação.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança