website

Drenagem linfática no pós parto e para cesárea

A drenagem linfática é uma importante aliada para o pós parto, normal e cesariana, e ajuda com inchaço nas pernas, pés e barriga, dores no corpo, cansaço, mudanças hormonais, oscilações emocionais...E muitas das mudanças que ocorrem no pós parto.  Saiba mais a seguir.

Drenagem linfática no pós parto e para cesárea

O que é cesárea

A cesárea ou cesariana como também é chamada, é uma intervenção cirúrgica, para realizar o parto dos bebês. A prática realiza alguns cortes na região baixa abdominal da gestante, passando por diversas camadas de pele até atingir o útero, de onde o obstetra alcança e retira o bebê do ventre.

A cesárea não é mais indicada que o parto normal na maioria dos casos, mas pode ser preferência das mães, e em outros casos ser realmente indicada, quando há descolamento da placenta, quando o bebê é grande para a idade gestacional, ou quando há alguma complicação emergencial para o parto.

Como funciona o sistema linfático no pós parto?

A cesárea é uma cirurgia que atinge diversas camadas de pele, envolvidas no sistema linfático. Por isso é essencial ativar e estimular este sistema após o procedimento, para ajudar em toda recuperação, por exemplo, com a drenagem linfática que irá auxiliar em todas etapas.

O que é sistema linfático

O sistema linfático é uma rede de vasos e estruturas minúsculas chamadas de nódulos linfáticos, os quais fazem o transporte do fluido linfático dos tecidos, os trazendo de volta para o sistema circulatório. O sistema linfático se distribui por todo nosso corpo.

Além disso, este sistema consegue produzir e estimular as células de defesa do nosso corpo, drenar e filtrar excessos de líquidos, mandando-os para a corrente sanguínea.

Papel do sistema linfático na recuperação pós parto

A cesárea sendo uma intervenção cirúrgica que abre algumas camadas de pele, acaba por afetar no sistema linfático, e por isso, é imprescindível ativá-lo depois do procedimento, com a drenagem linfática por exemplo, para que o organismo consiga eliminar toxinas e se recuperar de maneira saudável.

Existem muitas formas de ativar o sistema linfático com uma alimentação leve, ingerindo 2 litros de água diários, além de massagens como veremos mais adiante.

O que é drenagem linfática pós parto?

A drenagem linfática pós parto, é basicamente uma técnica de massoterapia que realiza compressões manuais sobre os tecidos, de maneira delicada e fluida, a fim de estimular a circulação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando inchaços, edemas, aliviando dores, promovendo o relaxamento, entre outros benefícios.

 

Drenagem linfática no pós parto e para cesárea

 

Além do sistema linfático, a técnica de drenagem consegue ativar o colágeno de nossa pele, o que é essencial para o retorno da barriga ao que era antes, evitar estrias, além de contribuir para uma melhor cicatrização em casos de cesárea.


A drenagem linfática ainda propicia relaxamento a nível mental, equilibrando as oscilações de humor, muito comuns no pós parto.

Vale mencionar, que no pós parto ao receber a drenagem linfática, a mamãe deve possuir liberação de seu médico, que irá indicar os cuidados e recomendações devidas, para que o procedimento seja feito com segurança.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Benefícios da drenagem linfática no pós parto de cesárea

Existem muitos benefícios que a técnica de drenagem linfática pode promover principalmente no pós parto de cesárea. Ela contribui para o desinchaço, ajuda recuperar o corpo da mulher, auxilia no relaxamento e equilíbrio emocional, colabora com a cicatrização, entre outros benefícios.

A drenagem linfática desincha barriga pós parto e cesárea?

drenagem linfática no pós parto atinge o sistema linfático, colaborando com a eliminação líquidos indesejados e toxinas comuns de se acumularem após a cesárea principalmente, e com isso, consegue desinchar a barriga e auxiliar o corpo se recuperar com maior facilidade.

Nosso organismo precisa de cuidados especiais após todo tipo de cirurgia, e é por isso que a drenagem linfática age tão essencialmente no pós parto.

A drenagem linfática faz a barriga voltar ao normal em quanto tempos após o parto?

A drenagem linfática no pós parto de cesariana ou no pós parto normal, auxilia o corpo da recém mamãe, voltar ao `normal`. A barriga tende retornar ao que era antes em poucas sessões, pois a massagem contribui na eliminação de toxinas, líquidos e medidas.

Ganhar alguns quilos a mais na gravidez pode preocupar algumas mamães. Elas devem ter ciência que nosso corpo é sábio e que toda essa mudança é essencial para a saúde do bebê e da gestante também. Ainda assim, a técnica de drenagem linfática, quando há liberação médica, irá auxiliar o corpo e o organismo se reorganizarem, eliminando todas substâncias indesejadas e em excesso, o que faz com que a barriga volte ao que era antes, com muito mais facilidade, além de contribuir para um emagrecimento mais rápido.

A drenagem linfática ajuda desinchar pernas e pés após parto e cesárea?

A drenagem linfática no pós parto de cesariana ou no pós parto normal, consegue ao agir o sistema linfático, eliminar líquidos e toxinas, desinchando desta forma as pernas e os pés. Os movimentos da drenagem linfática fazem com que todo líquido em excesso seja eliminado.

Os movimentos suaves da drenagem linfática exatamente na camada tecidual que corresponde ao sistema linfático, faz com que os líquidos em excesso, e as toxinas do organismo, sejam direcionadas ao nosso sistema excretor, que irá eliminá-las através da urina, fezes e poros, depois de receber a técnica.

A drenagem emagrece e reduz estrias e celulite após parto?

A drenagem linfática no pós parto age no sistema linfático, conseguindo eliminar líquidos e toxinas, o que contribui para eliminar as celulites, além de evitar que novas venham a surgir, ou as estrias, também comuns de se aparecer durante a gestação.

Todas toxinas e líquidos vão sendo eliminas durante e após a técnica, e isto contribui para o melhor aspecto da pele.

A drenagem ajuda no relaxamento mental e emocional pós parto?

O pós parto nem sempre é um mar de rosas, muitas vezes a recém mamãe se vê ansiosa, com medos, receios e preocupações, além de toda novidade e descobertas ao gerar um bebê. É muito comum que as oscilações hormonais acabem gerando desarmonia emocional, e as massagens ajudam.

Por conta dos movimentos precisos, porém delicados, a drenagem linfática no pós parto, age também no campo emocional e energético, promovendo maior relaxamento físico e mental.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Como é feita a drenagem linfática no pós parto? Passo a passo

A drenagem linfática no pós parto e cesariana é feita através de movimentos manuais com compressões sobre os tecidos, de forma suave, com o intuito de ativar a circulação do sistema linfático e sanguíneo, principalmente, além de promover o relaxamento completo.

Ainda que seja uma massagem suave e aparentemente simples, a drenagem linfática pós parto e a drenagem pré-natal, é indicada que seja realizada apenas por profissionais especializados, pois os cuidados e manobras são específicas e cuidadosas para a mulher e o bebê.

É necessário acompanhamento médico em todas fases de gestação e pós parto, e é apenas o médico obstetra quem irá recomendar os cuidados e dar a liberação para que seja feita a técnica. E mesmo com a liberação médica, o perfil do terapeuta deve ser adequado para o atendimento a este grupo.

Como se preparar para receber sua drenagem pós parto?

Antes de seu atendimento de drenagem linfática para o pós parto, existem alguns itens bastante simples que podemos nos atentar e aplicar para que a técnica de massoterapia promova todos benefícios desejados enquanto é aplicada e assim, obter ainda melhores efeitos.

É ideal que você separe algumas almofadas para apoiar o corpo conforme for mais confortável, além de lençol ou cobertor para cobrir as partes de corpo que não estiverem envolvidas na massagem, e não sentir frio.

O ambiente também deve estar preparado, com luzes mais baixas, pouco ruído e com um espaço para a maca e o/a terapeuta poder se movimentar.

Separe um copo d`água caso haja sede durante o atendimento, e recomendamos deixar caso possível, o celular distante de você. Assim, o relaxamento é ainda mais profundo.

E não podemos esquecer de que a liberação do médico especialista é um item essencial para o cuidado e segurança devidos em seu atendimento de drenagem linfática, além do acompanhamento durante todo processo.

O que esperar do seu atendimento de drenagem pós cesárea?

A drenagem linfática no pós parto irá através de seus movimentos manuais delicados e precisos, ativar especialmente o sistema linfático e o sistema sanguíneo, promovendo relaxamento, eliminação de toxinas, líquidos, diminuindo assim, os inchaços, medidas, e ajudando o organismo a relaxar.

É comum ainda a técnica promover melhora no sono, trazer harmonia a nível energético, e gerar bem-estar.

O que fazer após a sua drenagem pós parto para melhores resultados

Após receber seu atendimento de drenagem linfática, existem algumas práticas simples e caseiras, que irão facilitar a eliminação de toxinas e líquidos, fazendo com que os efeitos desejados com a técnica sejam ainda mais eficazes e reverberem por mais tempo.

Procure beber ao longo das horas seguintes 2 litros de água, realizar refeições leves e saudáveis, e se possível, relaxe sem causar maiores agitações para a mente.

Melhores massagens redutoras para o pós parto

A drenagem linfática é a única técnica de massagem indicada para o pós parto seja normal ou cesárea. Ainda que existam outras práticas que promovem melhora na cicatrização e eliminação de inchaços, os cuidados e suavidade que estes casos necessitam, é a drenagem linfática que promoverá.

Ainda assim, é possível receber nestes casos de pós parto, algumas práticas nada invasivas como o reiki, a  barra de access, ou o thetahealing, que auxiliam principalmente no equilíbrio emocional e energético.

Cuidados importantes para sua drenagem pós parto

Se a dúvida for: é possível receber drenagem linfática no pós parto? A resposta é: sim! A drenagem linfática é uma técnica inclusive indicada para ajudar na recuperação da até então gestante. Mas, existem cuidados, recomendações e contraindicações importantes antes de receber a técnica.

Toda puérpera pode receber drenagem linfática ou precisa de aval do obstetra?

Teoricamente sim, qualquer mulher puérpera pode receber a técnica de drenagem linfática. No entanto, existem algumas restrições e contraindicações específicas, em que o médico irá recomendar alguns dias ou semanas sem receber nenhum tipo de massagem, e é por isso que seu aval é essencial.

Complicações na gestação, cesariana de emergência, cicatrização delicada ou parto dificultoso, são alguns motivos que o médico obstetra poderá indicar que a puérpera não realize nenhum procedimento, inclusive a drenagem linfática, até que seja liberada. É por isso que, a carta de liberação médica para receber a técnica é imprescindível em todos casos, garantindo total segurança na prática de massoterapia.

Quantas sessões de drenagem pós parto para dar resultado?

A drenagem linfática pós parto normal e cesariana, é uma técnica que exige algumas sessões para promover os efeitos desejados e atingir o objetivo principal da prática: eliminar inchaços, promover o relaxamento, auxiliar na recuperação e alívio de dores.

Quem irá indicar a quantidade de sessões ideal para a gestante ou recém mamãe é seu médico obstetra responsável. Ao fazer o acompanhamento completo de sua gravidez e pós parto, o médico irá observar e indicar as queixas principais, indicando quantas sessões deverá receber. Ainda assim, a periodicidade recomendável em geral, é de no mínimo 10 sessões, sendo 1 sessão a cada 2 ou 3 dias, para permitir que a técnica reverbere no corpo e no organismo, durante estes dias de espaçamento entre as técnicas.

Quanto tempo após o parto e cesárea pode fazer drenagem linfática?

Tanto durante o período de gestação, quanto após o parto ser realizado, apenas o médico obstetra que acompanha a gestante, irá indicar a liberação para receber a drenagem linfática e indicar até quantas semanas de gravidez, ou em quanto tempo depois do parto é possível receber a prática.

Muitas vezes, até a mesma semana do parto a gestante pode continuar recebendo a drenagem linfática, em outros casos, o médico irá indicar que por volta de 36 semanas a prática seja cessada. O mesmo ocorre no pós parto, seja cesariana ou não. Algumas puérperas recebem liberação logo após o procedimento, já outras, precisam de alguns dias ou semanas até poderem receber a massagem.

Restrições e contraindicações da drenagem em gestantes com cesárea

A técnica de drenagem linfática no pós parto, é uma prática inclusive recomendada pelos médicos e terapeutas. Ainda assim, existem alguns casos em específico onde o médico obstetra responsável por acompanhar sua gravidez poderá restringir a técnica, entenda melhor a seguir.

Descolamento de placenta, gravidez de risco, trombose, pressão alta, são alguns fatores que podem impedir sua liberação médica para receber a técnica, ou indicações específicas para seu caso.

Perfil de massoterapeuta recomendado para drenagem pós parto

Pelos cuidados necessários para um atendimento de drenagem pós parto e pós cesariana é recomendado acompanhamento médico e massoterapeuta especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatória e profissional. Isto porque, apesar de simples na maioria dos casos, o seu atendimento pode necessitar de cuidados especiais.

O terapeuta escolhido deve possuir certificado e especialização para atender as puérperas, realizando uma sessão de massagem levando em consideração a cicatrização, a ativação correta do sistema linfático, e os cuidados com o corpo, especialmente que sofreu a cesariana.

Onde fazer drenagem para pós parto e cesárea? 

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em drenagem pós natal, e também contam com terapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento de drenagem pós parto. 

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em drenagem pós parto é solicitar ao seu obstetra uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre puérperas e obstetras que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento de drenagem pós parto, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar terapeuta especializado em drenagem pós parto? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massoterapeuta especializado em drenagem pós parto e cesárea e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas especializados em drenagem pós parto

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem pós parto ou pós-operatório de cesárea, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência. 

Atendimentos particulares com terapeuta especializado em drenagem pós parto

Muitos recorrem a indicações de terapeutas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de massagem por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem pós parto ou de pós-operatório de cesárea.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um terapeuta especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua drenagem quando você precisar. 

Aplicativos de massagem especializado em drenagem pós parto

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética, relaxante ou atendimentos especializados, como drenagem pré-natal ou pós-operatório.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como drenagem pós parto ou pós operatório de cesárea, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Como agendar drenagem pós parto e cesárea à domicílio? 

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar: 

Os terapeutas são realmente especializados em drenagem pós parto? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos terapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para drenagem pós parto?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

Qual garantia de que o seu atendimento será feito por terapeuta devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) terapeuta para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos, como é o caso da drenagem para pós parto e pós operatório de cesárea. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em drenagem pós parto e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

Qual valor de drenagem para pós parto e cesárea?

Os preços de drenagem linfática para o pós parto e cesariana podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massoterapeuta. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para drenagem pós parto.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos massoterapeutas que atendem no local.

Como a drenagem pós parto, em especial para pós operatório de cesárea, é um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico e a selação de um massoterapeuta especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatórial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de drenagem pós cesárea por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Drenagem pós parto - 3 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Drenagem pós parto - 4 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐⭐ Drenagem pós parto - 5 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR DRENAGEM LINFÁTICA EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora você sabe mais sobre as indicações e contraindicações da drenagem linfática no pós parto. O próximo passo é falar com seu médico e solicitar as recomendações específicas para você e a liberação para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança