Protocolos de segurança | Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Massagens para aliviar dor nas costas, coluna e lombar

Dor nas costas, na lombar, na coluna, lombalgia, lordose, escoliose...são muitos nomes diferentes, mas os sintomas, formas de evitar seu surgimento e os tratamentos são bastante semelhantes. Aprenda a seguir alongamentos, exercícios, técnicas e massagens específicas que irão te ajudar em todos estágios destes sintomas.

Dor nas costas e lombar


O que é lombalgia, lordose, escoliose e desvio lombar

Apesar dos nomes semelhantes e dos sintomas serem principalmente as dores nas costas, existem muitas diferenças nas causas e sintomas secundários nos casos de escoliose, lombalgia, desvio lombar e lordose. Inclusive é possível ter mais de um tipo destas patologias ao mesmo tempo, ou ainda, uma ser a causadora da outra.

O que é escoliose

A escoliose é uma curvatura lateralizada na coluna vertebral. Acontece um encurtamento da coluna, por conta desta curvatura lateral, podendo ocasionar dores na região. Lombalgia, é uma dor, localizada na lombar. Lordose é a curvatura para dentro na região lombar, e o desvio lombar é a curvatura lateralizada.

É muito comum surgir escoliose durante o crescimento das crianças e pré-adolescentes, e muitos casos podem ser tratados com o uso de coletes apropriados, que irão guiar o alinhamento da coluna vertebral. Nestes casos, os sintomas tendem ser mais leves.

No entanto, é possível que haja o surgimento da escoliose em adultos, resultado da degeneração óssea, causando a deformidade na coluna. Na maioria destes casos, os sintomas de dor são mais profundos e devem ser tratados, como veremos mais adiante. O encurtamento da coluna, por conta desta curvatura lateral, pode ocasionar dores na região.

O que é desvio lombar

O desvio da lombar, é como se fosse um tipo de escoliose, no entanto, a diferença é que a curvatura anormal, é direcionada exatamente na região da lombar, ou seja, na base da coluna, e acontece também de maneira lateralizada para direita ou para a esquerda.

O desvio da lombar, é geralmente ocasionado pela má postura e em poucos casos ocorre como má formação de nascença. Os sintomas além do desconforto postural, são principalmente de dores na lombar.

O que é lordose


A lordose é semelhante ao desvio lombar por ser também uma curvatura na região lombar, porém esta, é uma curva direcionada para dentro, ou seja, a coluna chega em sua parte inferior como se estivesse abaulando ou afundando até o bumbum.

A lordose é muito comum em pessoas que tenham os glúteos mais acentuados, pois o peso faz com que a lombar se curve para sustentá-lo. E claro, o fator genético também motiva o surgimento da lordose, que pode causar dores na região.

O que é lombalgia

A lombalgia, pode inclusive ser uma consequência da escoliose, do desvio lombar ou até mesmo da lordose. Este sintoma é sempre caracterizado por forte dor principalmente na região lombar, mas pode irradiar para o restante das costas. A lombalgia deve vir sempre acompanhada dos tratamentos que veremos abaixo.

A principal diferença então, da lombalgia e das patologias anteriores, é que estas últimas podem ser apenas acompanhadas da má postura e desconforto em algumas posições, e nem sempre da dor. A lombalgia diferentemente, é em todos casos, o surgimento de dor local.

Principais causas da lombalgia, lordose, desvio lombar e escoliose

Como vimos, existem muitas causas possíveis para o surgimento da dor nas costas, da escoliose e da dor na lombar, mas as principais são: deformidade durante o crescimento da coluna vertebral, má postura, degeneração, ou outras patologias na coluna vertebral.

Deformidade na coluna vertebral

O natural é a coluna crescer de maneira reta, alinhada e em vertical. O que acontece com 3% da população, é seu crescimento lateralizado, em formato de C ou S, ocasionando na escoliose principalmente em bebês e crianças. O surgimento da escoliose nestes casos, possui três explicações.

Uma delas é o fato genético, ou seja, o bebê já nasce com a deformidade. A segunda é devido ao crescimento rápido, quando a coluna se forma de maneira curvada, ou quando há assimetria das pernas, ocasionando no entortamento da coluna vertebral ao longo do crescimento. A terceira causa, na verdade é quando não há explicação para seu surgimento, e é conhecida como idiopática.

Em todos casos, a escoliose pode além da dor local, gerar uma insuficiência pulmonar por conta da pressão nos órgãos.

Degeneração e patologias na coluna

No caso de lombalgia ocasionada por degeneração ou patologias na coluna, as causas mais comuns são o envelhecimento e aparecimento de hérnia de disco, quando há compressão dos discos vertebrais, gerando a dor na lombar. Nestes casos, surge ainda a inflamação local, e os sintomas de dor a acompanham.

Dentro deste diagnóstico, o ideal é cuidar da hérnia de disco com tratamentos semelhantes aos de dores e má postura nas costas e coluna, e assim, como consequência a dor nas costas, coluna e lombar estará sendo tratada simultaneamente, e a melhora acompanhará o processo. Quem irá guiar todo seu tratamento, indicando as práticas seguras e adequadas, é seu médico especializado.

Má postura

A má postura pode provocar a curvatura da coluna vertebral, a qual vai sendo acentuada com períodos prolongados numa mesma posição corporal, sendo ela sentada, em pé, ou ainda a má postura ao carregar certos objetos pesados, ocasionando dores nas costas, lombar e até escoliose.

O indicado é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça para o teto. E quando precisamos carregar algum peso mais elevado, é essencial flexionar um pouco os joelhos e continuar mantendo a coluna em linha reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Gestação

É bastante comum durante a gestação, o surgimento de dores das costas, coluna, e até o agravamento da lordose, escoliose ou lombalgia. Isto acontece principalmente por conta do peso da barriga que acaba por exigir mais sustentação da coluna, mas há outros fatores.

A má circulação na região da coluna, por conta da pressão que o peso faz, provoca as dores, e por isso é muito comum a partir do segundo trimestre de gravidez o surgimento de dores nas costas e lombar.

Outro fator, é que o inchaço e os ligamentos que vão ficando cada vez mais frouxos na gestação (ocasionados pela liberação dos hormônios da gravidez), deixam a gestante mais propícia a sentir dor. 

Como prevenir dores nas costas, coluna e lombar

Existem muitas formas de prevenir e evitar o surgimento das dores nas costas, lombar e até mesmo da escoliose, quando esta não é ocasionada por fator genético. As principais indicações são de alongamentos e exercícios físicos específicos para fortalecimento de toda coluna.

Exercícios físicos

A região abdominal, conhecida também como core, e seu fortalecimento, está diretamente relacionado com a boa sustentação de toda coluna vertebral. Isto significa que, exercícios físicos com direcionamento para fortalecer a musculatura do abdômen, irão ao mesmo tempo, proteger nossa coluna e lombar, do surgimento de dores e patologias relacionadas.

Os principais exercícios indicados, são os abdominais, que fortalecem a musculatura da região. O ideal é a prática de 2 dias semanais. Ainda assim, quem irá definir seus exercícios e frequência, deve ser um personal trainer especializado.

Alongamento

Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento. Muitas práticas da musculação incluem alongamentos relacionados aos exercícios de força, mas você pode ainda praticar o yoga ou pilates, que trazem técnicas específicas de alongamento.

Além do yoga personalizado, as práticas de pilates no chão ou aéreas, existe ainda a opção de aulas específicas de alongamento, a qual promove majoritariamente o alongamento da região da coluna, aliviando as dores na região.

Massagem

Os movimentos de pressão e deslize, das diferentes técnicas de massoterapia, conseguem estimular o alinhamento postural, além de relaxar a musculatura que envolve a coluna vertebral, protegendo assim, toda região e evitando o surgimento de dores nas costas, coluna e lombar.

Logo a seguir, veremos também as principais técnicas indicadas para alívio de dores nas costas, especificamente, tanto como forma de prevenção, como tratamento.

Tratamentos para aliviar dores nas costas, coluna e lombar

Os tratamentos para dores nas costas, na coluna, lombalgia, escoliose e até desvio lombar, podem ser semelhantes. Ainda assim, existem especificações no direcionamento dos tratamentos, sejam eles através de exercícios, massagens, ou até acompanhamento de um fisioterapeuta. De todas formas, quem definirá seu tratamento, é o seu médico especialista.

Exercícios

Assim como é uma forma de evitar o surgimento de todos tipos de dores nas costas e coluna, os exercícios físicos adequados são essenciais no tratamento, quando já há um diagnóstico definido. O fortalecimento da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, é imprescindível para a melhora dos quadros.

Como vimos, a musculação é uma prática física que tem como objetivo este fortalecimento. E ainda práticas como yoga e pilates, têm também como base de todos seus exercícios e posturas, o fortalecimento, alongamento e reajuste da coluna.

Massagem

Muitas técnicas de massoterapia tratam diretamente as dores nas costas, na coluna e na lombar, visando o relaxamento muscular, o alívio de inflamações e promovendo o distensionamento da região, e assim, trazendo alívio das dores e colaborando com todo o tratamento.

As massagens adequadas, ao distensionarem a musculatura da região, promovem o relaxamento e como consequência as dores e inflamações locais, são aliviadas em poucas sessões.

Fisioterapia

Dores nas costas ou na coluna mais graves, escoliose e desvio da lombar, na maioria das vezes exigirá o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado. Os exercícios e aparelhos presentes no tratamento da fisioterapia irão não só aliviar as dores como buscar corrigir o problema.

Os exercícios da fisioterapia, irão fortalecer a região, corrigir a postura, aliviar dores e inflamações, e reajustar o alinhamento da lombar e de toda coluna vertebral.

Massagens para dores nas costas, costas, coluna e lombar funcionam?

As massagens para alívio de dores nas costas, lombar ou na coluna, conseguem promover o relaxamento profundo da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, e a sustenta, eliminando as tensões e inflamações locais, promovendo desta forma, uma melhora em todos quadros de dor.

Além disso, em casos como de escoliose ou desvio lombar, as técnicas de massoterapia que veremos a seguir, conseguem ainda estimular o melhor alinhamento da coluna, contribuindo em seus tratamentos.

Melhores massagens para aliviar dores nas costas, coluna e lombar

As massagens que mais trazem alívio para dores nas costas, coluna e lombar, possuem movimentos mais intensos, para diminuir a tensão local, ao passo que com movimentos de deslize, relaxam os músculos. O seitai, a thai massage, o shiatsu, e a massagem pré-natal são algumas das principais indicações.

Esta seleção de terapias, podem ainda ser alternadas, com o espaçamento mínimo de dois dias, promovendo ainda mais benefícios, sem contar claro, com a massagem pré-natal, que é a massagem indicada para gestantes e puérperas.

Ainda assim, recomendamos que além de consultar um massoterapeuta especializado, haja o acompanhamento com seu médico(a), pois é ele(a) quem irá te indicar e liberar para as práticas e técnicas, com toda segurança.

Shiatsu

O shiatsu combina pressões realizadas com os dedos do(a) terapeuta em todo corpo. Esta pressão em pontos específicos, especialmente na região das costas, lombar e de toda coluna, promovem o alívio das dores, pois conseguem atingir camadas profundas dos músculos e nervos.

Shiatsu

O shiatsu por ser uma técnica vigorosa alivia todas tensões e dores da região lombar e cervical. E combinando movimentos de deslizamento, o relaxamento mental e físico são outros pontos que o shiatsu trabalha e promove benefícios.

Há outros movimentos de pressão através das palmas das mãos, que fazem com que o shiatsu atinja regiões extensas da coluna vertebral, trazendo ainda mais alívio de dores e tensão.

Thai Massage

A thai massage ou massagem tailandesa como também é conhecida, é uma massagem vigorosa aplicada no colchonete no chão e que visa principalmente o alongamento do corpo e da coluna, aliviando dores e promovendo o relaxamento de toda musculatura envolvida em suas movimentações.

Thai massage


Além disso, a técnica desbloqueia nós energéticos, trazendo desta forma, reequilíbrio a níveis sutis.

A thai massage ainda consegue promover relaxamento mental, aliviando casos de estresse, que podem provocar o tensionamento e piorar os casos de dor nas costas.

Seitai

O seitai é uma técnica de massoterapia, inclusive também chamada de quiropraxia japonesa, pois consegue corrigir a má postura, aliviando principalmente as dores localizadas ou generalizadas nas costas e em toda coluna vertebral, e ainda promovendo o reajuste do alinhamento da coluna.

Seitai


O seitai pode ser aplicado em todos pacientes que estejam realizando algum tipo de tratamento mais específico para reajuste postural e da coluna, mas recomendamos sempre que haja a liberação e consentimento de seu médico, para maior segurança em todo tratamento.

Pré-natal

Como vimos, é muito comum durante a gestação, o surgimento da lombalgia e dores nas costas. Por isso, a técnica mais indicada nestes casos é a massagem pré-natal, elaborada especificamente para atender as gestantes, e tratar as dores, tensões e incômodos principalmente na região das costas.

Massagem pré-natal

A massagem pré-natal também consegue estimular a circulação sanguínea e linfática, o que é essencial para o alívio da dor ocasionada pela pressão na região da coluna.

Esta massagem também promove o relaxamento completo físico e mental, aliviando a futura mamãe de possíveis quadros de ansiedade e tensão, além de melhorar a qualidade de sua gestação por completo.

Nos casos de massagem pré-natal, é necessário que haja liberação de seu obstetra por escrito, para maior segurança e conforto ao receber suas sessões de massoterapia.

Como fazer automassagem para dores na coluna - passo a passo

Existem algumas técnicas simples de auto massagem que promovem o alívio momentâneo das dores nas costas, e que você pode fazer com as próprias mãos ou pedir auxílio de alguém próximo. Aprenda a seguir e comece aplicar assim que sua dor surgir.

Esta é uma forma para alívio imediato, mas seu tratamento deve ser acompanhado por um médico especialista, garantindo assim, maior segurança em seu quadro de dores nas costas, coluna ou lombalgia.

Pontos de massagem para dores nas costas e lombar

Os pontos conhecidos como meridianos, são pontos distribuídos por todo corpo, e que estão diretamente relacionados a outras partes ou até órgãos de nosso organismo. Quando pressionados da maneira correta, estes pontos promovem o alívio de tensões e dores em suas regiões relacionadas. Para dores nas costas existem basicamente dois.

Principal ponto de massagem no pé para dor nas costas, coluna e lombar

O primeiro ponto a se trabalhar na auto massagem, é o ponto que fica na planta do pé, entre o dedão e o dedo ao seu lado, como mostra a foto abaixo. Este ponto é correspondente as costas, coluna vertebral e lombar, em ambos os pés.

Para alívio de dores nas costas, pressione este ponto com o dedão da mão, e faça leves movimentos circulares por no mínimo 5 minutos. Você pode utilizar um creme se preferir, mas o movimento deve provocar uma certa pressão local.

Ponto de massagem no pé

Principal ponto de massagem na mão para dor nas costas, coluna e lombar

O ponto referente as costas, coluna vertebral e região da lombar, localizado na mão, seja esquerda ou direita, fica exatamente na extrema ponta de cada um de nossos dedões. Em ambas mãos, este é o ponto que devemos estimular na auto massagem para alívio de dores nas costas.

Devemos realizar uma pressão, apertando sem machucar, com dedo indicador e dedão da mão contrária, com movimentos circulares.

Permaneça na auto massagem por alguns minutos. O ideal é depois de realizar a prática, que você relaxe e observe os efeitos.

Ponto de auto massagem na palma da mão

A auto massagem e o estímulo nos pontos correspondentes as costas e coluna, irão aliviar suas dores de maneira simples e caseira.

No entanto, para um tratamento realmente duradouro e seguro, como mencionamos anteriormente, o indicado é realizar sessões de massagem com terapeutas especialistas em massagens terapêuticas. Além disso, é essencial possuir acompanhamento médico em todas fases de seu tratamento para maior segurança e cuidado com seu quadro.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança