Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Melhores massagens para aliviar e tratar hérnia de disco

As massagens terapêuticas são aliadas no tratamento da dor causada pela hérnia de disco, entre outros sintomas. Juntamente a outros hábitos e práticas saudáveis para a cura e prevenção, entenda como estas terapias contribuem mais para o alívio da dor, além de conhecer os cuidados importantes para o seu atendimento e mais!

Massagem para tratar e aliviar a hérnia de disco

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco ou hérnia discal, é uma patologia que como o nome já diz, envolve o disco intervertebral. O disco pode ser comprimido ou projetado, o que causa muita dor e desconforto. Entenda melhor o que é de fato a hérnia de disco.

A hérnia de disco é uma patologia que acontece quando o disco intervertebral é comprimido ou projetado para além dos limites. A lesão no disco, ocorre quando há compressão ou projeção do mesmo, o que acaba lesionando o disco da coluna e assim surgem as dores. 

Conheça a coluna vertebral e onde se forma a hérnia de disco

Apesar da hérnia de disco ser no disco intervertebral, você saberia identificar em que ponto exato ela pode se formar na coluna? Conheça agora um pouco mais sobre a coluna vertebral e onde realmente se forma a hérnia de disco:

A hérnia de disco pode na verdade, se formar em qualquer ponto ao longo da coluna vertebral. Ainda assim, o mais frequente e comum é o surgimento da hérnia de disco bem na região lombar.

A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo, é ela que sustenta todo organismo e garante a flexibilidade para nossas movimentações. Qualquer lesão na espinha, como também é chamada, pode afetar outras partes do corpo, causando sintomas secundários, e é o que acontece com a hérnia de disco.

O que significa L4, L5 e L5 S1 e onde ficam na coluna vertebral?

Você sabe o que significa L4, L5 e L5 S1? Estas letras com números aparentemente estranhos, servem na verdade, para denominar e identificar determinados pontos da coluna vertebral. Estes em específico, são muito comuns de estarem envolvidos na hérnia de disco. Entenda. 

L4, L5 e S1 Coluna Vertebral



L4 é a abreviação para quarta vértebra lombar, L5, se refere a quinta vértebra lombar e L5 S1, é o termo para identificar a primeira vértebra sacral.

Como a hérnia de disco ocorre muito na região lombar e sacral, quando há a patologia, é comum estes pontos da coluna estarem com o disco lesionado.

O que é o disco intervertebral e para que serve?

O que é o disco intervertebral e para que serve? Com certeza você já ouviu alguém mencionar sobre esta parte do corpo, mas você sabe qual sua função e o motivo dela ser tão importante para as funções básicas do nosso organismo? Veja.

O disco intervertebral é uma parte da coluna vertebral que atua como protetor de choques, ele amortece movimentos bruscos a fim de evitar um choque grande na coluna e assim, evita lesões cotidianas.

Como a hérnia de disco se forma e o que faz com que os discos herniem?

A hérnia de disco é uma doença que ocorre frequentemente na coluna vertebral, comumente na região da lombar. Esta patologia é uma das principais causas de dor nas costas e desconforto postural. Mas, você sabe exatamente como ela se forma?

A hérnia de disco surge quando a parte gelatinosa de um dos discos vertebrais se move por uma abertura no invólucro exterior. Os discos se herniem por moverem-se literalmente comprimindo os demais discos, ou se projetando para além do limite da coluna. Ambas formas, causam os sintomas de dor nas costas e podem ser causadas por uma série de fatores, que veremos mais adiante.

Hérnia de disco segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a medicina tradicional chinesa, as doenças de qualquer ordem: mentais e emocionais, ou físicas, surgem de um desequilíbrio a nível energético. Quando o fluxo de energia está estagnado ou em desarmonia, os sintomas surgem. Entenda sobre hérnia de disco segundo a MTC:

Antes de se tornar uma patologia emocional ou física, os desequilíbrios começam a nível sutil. É por isso que, pela medicina tradicional chinesa, devemos tratar a hérnia de disco, com terapias que consigam reequilibrar não só o físico, mas os demais campos também. Um ótimo exemplo seriam as técnicas de massoterapia, que veremos mais abaixo.

Hérnia de disco tem cura?

Será que a hérnia de disco tem cura? E ainda: será que todos os casos de hérnia de disco, desde os casos mais leves até os mais graves, podem ter alguma forma de cura pela raiz? Ou é uma patologia que precisaremos conviver por tempo indeterminado?

A resposta é infelizmente não. A cura completa da hérnia de disco não é possível, pelo grau de lesão causado no disco vertebral. Ainda assim, desde os casos mais leves até os mais graves, é possível reduzir e muito todos os sintomas, com diversos tratamentos que veremos mais adiante, como a acupuntura, tratamentos específicos e claro, adquirindo novos hábitos preventivos.

É importante o acompanhamento médico, por um ortopedista especializado.

Quando a hérnia de disco é grave? 

Sabemos que a hérnia de disco é um distúrbio relacionado a alguma lesão em alguma região da coluna vertebral, mas será que em todo caso a hérnia de disco é algo grave ou perigoso? Os sintomas sempre estão relacionados a algo preocupante?

A hérnia de disco é uma patologia que em todos casos é preocupante. Isto porque ela é caracterizada por uma lesão aguda em algum disco da coluna e por isso o tratamento imediato é indicado.

Procure um médico ortopedista para verificar o estágio da doença através de exames.

Qual significado clínico de hérnia de disco

Quando o assunto é hérnia de disco que envolve dor na coluna, nas costas ou na lombar é essencial procurar um ortopedista especialista para obter um diagnóstico preciso. O significado da aparição desta dor, precisa ser investigado, para que haja um tratamento clínico correto. Entenda melhor.

Em geral, hérnia de disco vem de má postura, obesidade, doenças, fraturas ou complicações da gestação.

Fatores de risco: quem precisa ficar atento com a hérnia de disco?

Existem fatores de risco para a hérnia de disco? Quais são as outras patologias ou condições individuais que podem influenciar no surgimento e permanência da hérnia de disco na vida de uma pessoa? Iremos entender melhor agora os principais fatores de risco para a hérnia de disco.

Entre essas doenças principais, como fatores de risco para a hérnia de disco, temos: doenças da coluna, obesidade e complicações na gravidez.

Quem tem hérnia de disco na lombar pode ficar paralítico?

Quem tem hérnia de disco na lombar ou em qualquer outra região da coluna, pode em algum momento se preocupar com a dúvida: pode quem tem esta patologia ficar paralítico? Será que a lesão na coluna pode agravar a este ponto? Te respondemos a seguir.

Dependendo do caso, sim. A hérnia de disco pode evoluir a ponto de tornar o indivíduo paralítico. Isso acontece quando a hérnia causa uma compressão medular ou em um nervo por muito tempo. Por isso é sempre recomendado tratamento e acompanhamento imediato com ortopedista especializado.

O que pode acontecer se não cuidar de uma hérnia de disco?

O que pode acontecer se a pessoa não cuidar da hérnia de disco? Quando estamos com dor nas costas, coluna ou lombar e com dúvida se pode ser ou não esta patologia, precisamos buscar ajuda e diagnóstico. Mas, o que ocorre se a negligenciarmos? 

Como vimos acima, hérnia de disco é uma patologia intensa e que precisa de cuidados imediatos. A compressão ou lesão nos discos da coluna pode acabar se tornando irreversível. Busque de prontidão um ortopedista especialista para te avaliar.

Como confirmar o diagnóstico de hérnia de disco

Como saber se tenho hérnia de disco? Como se dá o diagnóstico da hérnia de disco e tudo o que permeia esta patologia? Seria preciso realizar exames ou apenas alguns sintomas relacionados já bastam para dar o diagnóstico da hérnia de disco? Vamos te explicar agora.

O diagnóstico de hérnia de disco será feito pelo ortopedista responsável pelo caso. Na maioria das vezes ele irá solicitar exames como raio X, tomografia, eletroneuromiografia ou a ressonância magnética, a fim de dar o diagnóstico conciso final.  

Quais são os tipos de hérnia de disco?

Nem todos sabem, mas, existem alguns tipos diferentes de hérnia de disco. São eles: hérnia de disco extrusa, hérnia de disco protusa, hérnia de disco sequestrada e hérnia de disco causada na gestação. Vamos entender melhor sobre cada tipo de hérnia de disco e suas características individuais, a seguir:

Hérnia de disco extrusa: como é e como identificar?

A hérnia de disco extrusa ou extrusão discal como também pode ser denominada, é um tipo de hérnia de disco que como o nome já entrega, está relacionada a projeção do disco da coluna. Entenda mais sobre este tipo de hérnia de disco agora.

A hérnia de disco extrusa é o nome dado a hérnia de disco que se encontra na fase três de degeneração dos discos intervertebrais. Aqui, o núcleo do disco já está deformado, e fica com o formato abaulado.

É necessário passar com um ortopedista especialista que realizará os exames devidos para identificar este tipo de hérnia de disco e todas demais.

Hérnia de disco protusa: características e diagnóstico

A hérnia de disco protusa é em geral, o tipo mais frequente dentre os demais tipos de hérnia de disco, existentes. Na hérnia de disco protusa, como o termo já diz por si só: há uma protusão na região afetada. Te explicamos melhor a seguir:

Neste tipo de hérnia de disco, o núcleo do disco continua intacto, mas já há perda do formato oval do disco. Aqui, ocorre um alargamento do disco, mas o líquido gelatinoso ainda permanece no centro.

É preciso obter acompanhamento com ortopedista para que o quadro seja acompanhado e tratado devidamente.

Hérnia de disco sequestrada: o que é e como identificar?

A hérnia de disco sequestrada, apesar do nome soar um pouco estranho, é um tipo comum de hérnia de disco. Neste caso, há o rompimento da parede do disco intervertebral entre outros sintomas e características específicas que iremos detalhar agora:

Neste tipo de hérnia de disco, o núcleo já se encontra bem danificado e pode até se dividir em duas partes.

Este é o tipo mais rave, já que o disco se rompe e seu conteúdo vaza, além da inflamação e a compressão nos discos ser intensa.

Hérnia de disco na gravidez: causas, diagnóstico e sintomas

A hérnia de disco de gravidez ou hérnia de disco na gestação, é um tipo não tão comum de hérnia de disco, até porque está restrito a um grupo específico de pacientes: as gestantes. Compreenda mais sobre as causas, os sintomas e o diagnóstico, abaixo:

Este tipo de hérnia de disco surge por conta das mudanças no organismo da gestante. O alargamento dos quadris e afrouxamento dos ligamentos, podem acabar comprimindo a região da lombar, principalmente, e assim surgir a hérnia de disco.

É mais comum de surgir em gestantes que já portavam de algum problema de coluna, obesidade ou que ganharam um excesso de peso na gravidez, e dessa forma, a coluna acabou sendo afetada em demasia.

Somente o obstetra que esteja acompanhando a gestante poderá pedir o acompanhamento e exames devidos para fechar diagnóstico e indicar os tratamentos devidos.

Quais são os sintomas de hérnia de disco?

É certo que você já ouviu falar bastante sobre hérnia de disco. Mas quais são os sintomas específicos desta patologia tão comum? Você sabe identificar a partir de o que está sentindo? Entenda cada um dos sintomas, detalhados, logo a seguir.

Inflamação na hérnia de disco

Mais do que simplesmente saber quais são os sintomas, precisamos saber como realmente perceber os sintomas de hérnia de disco. Um sintoma comum é a inflamação. Mas, como saber se o que sinto é a inflamação da hérnia de disco? Entenda.

Sempre que houver algum inchaço na região da dor, vermelhidão, calor, e dificuldade de movimentar a área afetada, é bem provável que há algum tipo de inflamação envolvida na hérnia de disco.

Ainda assim, obviamente, indicamos que você procure um ortopedista especialista para te acompanhar no tratamento.

Dores de hérnia de disco

O principal sintoma da hérnia de disco, além da inflamação, claro, é a dor. A dor é a principal característica desta patologia, e é o que faz o indivíduo perceber que há algo de errado, e buscar ajuda. Veja a seguir como a dor se manifesta nestes casos:

Na hérnia de disco, as dores podem surgir de formas diversas, a depender do tipo de hérnia de disco, do causador da patologia e do indivíduo em si.

Há pessoas que relatam dores pontiagudas. Outras, dores que irradiam pelas costas. Em outros estágios a dor é branda, mas piora em determinadas posturas ou ao se deitar.

O que pode piorar a hérnia de disco?

Sabemos que a dor e a inflamação que a hérnia de disco causa pode ser realmente insuportável. Mas então, o que pode piorar a hérnia de disco? Fique atento(a) a estes fatores de piora, para não agravar o quadro de sua patologia:

Má postura tanto sentado, em pé ou deitado, ganho de peso excessivo e algumas doenças que vimos acima, são fatores que podem piorar o quadro de hérnia de disco.

Esteja com seus exames em dia, e acompanhamento em todo caso para que não haja retrocesso em seu tratamento.

Quais as causas da hérnia de disco?

Existem fatores de risco e sintomas específicos da hérnia de disco. Mas você sabe quais são suas causas? O que poderia desencadear esta patologia? Conheça agora cada causa da hérnia de disco e dessa forma, tente evitar o surgimento da mesma.

Obesidade, complicações na gestação, doenças crônicas, má postura. Entenda sobre cada causador da hérnia de disco.

Doenças crônicas podem causar a hérnia de disco

Algumas doenças crônicas podem ser as causadoras primordiais do surgimento da hérnia de disco e de todas demais complicações envolvidas. Se você nunca ouviu falar sobre isso, leia abaixo quais são as principais doenças relacionadas ao surgimento da hérnia de disco.

Como vimos mais acima sobre os fatores de risco, algumas outras doenças da coluna podem se desencadear para a hérnia de disco. É o caso da escoliose e do bico de papagaio por exemplo. O caminho reverso também pode acontecer muitas vezes.

Obesidade causa hérnia de disco?

A obesidade e o ganho elevado de peso, pode acabar sendo causa do surgimento da hérnia de disco, seja de qual tipo for. O aumento de peso, gera desestabilidade da coluna, e por isso é uma das causas do surgimento desta patologia. Entenda melhor:

O excesso de peso, acaba afetando a estabilidade da coluna. A sustentação da coluna se torna dificultosa quando há o excesso de peso, e pode haver sobrecarga nos discos e em curto tempo, evoluir para a hérnia de disco.

Má postura pode causar hérnia de disco

Uma má postura pode provocar a curvatura incorreta da coluna vertebral. Quando esta curvatura é mantida por períodos prolongados numa mesma posição corporal, seja sentada, em pé, ou ainda ao carregar certos objetos pesados, pode vir a causar a hérnia de disco.

A posição incorreta da coluna, principalmente quando repetida no dia a dia, pode sobrecarregar certa região das vértebras, ou pressionar em demasia os discos, fazendo com que surja algum desgaste ou deformação nos discos, o que causa a hérnia de disco.

Gestação e hérnia de disco

É bastante comum durante a gestação, o surgimento de dores das costas, coluna, e até o surgimento da hérnia de disco. Isto acontece principalmente por conta do peso da barriga que acaba por exigir mais sustentação da coluna, mas há outros fatores:

O afrouxamento e inchaço dos ligamentos para recepção do bebê e a maior curvatura da lombar devido ao peso da barriga, causam desajuste na coluna, o que pode se desenvolver para a hérnia de disco gestacional.

Como prevenir hérnia de disco: dá para prevenir?

Existem muitas formas de prevenir e evitar o surgimento das dores nas costas, e até mesmo da hérnia de disco. As principais indicações são de alongamentos e exercícios físicos específicos para fortalecimento de toda coluna, alimentação para equilíbrio do peso e postura adequada:

Melhore sua postura para evitar a hérnia de disco

Sabemos que uma postura incorreta pode ocasionar o surgimento da hérnia de disco. Mas, existem ainda cuidados posturais adequados que irão na verdade evitar a hérnia de disco, ou seja, protegem a nossa coluna como um todo e evita as dores. Te ensinaremos agora:

Postura correta para prevenir dor de hérnia de disco



O ideal é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça em sentido ao teto. E quando precisarmos segurar algum peso, é essencial flexionar levemente os joelhos e continuar mantendo a coluna em linha reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Alimentação para prevenção de hérnia de disco

Conheça agora qual é a melhor alimentação para a prevenção da hérnia de disco. Tirando ou evitando ao máximo, alimentos muito pesados, processados, gordurosos ou industrializados, o organismo como um todo agradece, mas veremos abaixo qual alimentação pode prevenir esta patologia.

Na verdade, uma alimentação baseada em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e sementes, auxilia no funcionamento do corpo, o qual evitará doenças. Mas, mais do que isso, para prevenir a hérnia de disco, a alimentação leve e natural é importante para a perda ou equilíbrio do peso, a fim de não sobrecarregar a coluna.

Se exercite para prevenir hérnia de disco

A região abdominal, conhecida também como core, e seu fortalecimento, está diretamente relacionado com a boa sustentação de toda coluna vertebral. Isto significa que, exercícios físicos e alongamentos focados no abdômen e coluna, irão prevenir a hérnia de disco. Veja quais...

Os principais exercícios são os abdominais, que fortalecem a musculatura da região. O ideal é a prática de 2 dias semanais. Ainda assim, quem irá definir seus exercícios e frequência, deve ser um personal trainer especializado.

Além disso, o yoga, e o pilates promovem alongamento e fortalecimento por isometria, majoritariamente da região da coluna, aliviando as dores na região e prevenindo o surgimento de doenças.

Como aliviar hérnia de disco em casa?

Caso a sua hérnia de disco esteja te causando muita dor, certo incômodo ou desajuste postural, existem algumas formas caseiras de aliviar todos estes sintomas. É claro que, é sempre necessário acompanhamento médico de um ortopedista especialista, mas temos algumas indicações importantes a seguir:

Compressa é bom para hérnia de disco?

A compressa é um bom exemplo de método caseiro para aliviar qualquer dor, e inflamação da hérnia de disco. Mas será que neste caso o melhor é usar água fria ou água quente? Vamos entender agora a ação de cada e suas principais indicações.

Quando estamos falando de lesões musculares e dores crônicas, o ideal é usar água quente para fazer as compressas. A água fria é indicada em casos de inflamação.
Como a hérnia de disco envolve dor e ainda inflamação, o ideal é fazer uma compressa alternada:

Pegue uma panela e aqueça a água. Mergulhe um pano ou toalha com cuidado e aplique no local sempre protegendo para não causar queimaduras. A água deve ser quente, porém agradável ao toque. Outra opção é fazer uso de bolsas de água quente, encontradas facilmente em farmácias. Alterne o quente por 2 minutos, com uma compressa fria por 3 minutos. Repita por 3 ciclos.

Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco?

Você sabe a maneira correta de dormir para quem sofre com a hérnia de disco? Conhece as melhores posições para deitar-se e evitar o surgimento da dor e ainda conseguir aliviar os sintomas durante o sono? Vamos entender melhor agora cada um destes itens.

A melhor posição para dormir é com as costas bem encostadas no colchão. Para isso, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, evitando que a coluna fique arqueada. Caso prefira dormir para um dos lados, o ideal é dobrar levemente os joelhos e ainda posicionar um travesseiro entre as pernas, para evitar compressão dos discos.

Como fazer massagem para hérnia de disco em casa

Vamos ensinar a seguir como fazer uma massagem para aliviar as dores e o desconforto da hérnia de disco, em casa mesmo. Você pode começar com esta técnica que ensinamos abaixo, desde que seus sintomas permitam a realização caseira da massagem, caso contrário, indicamos buscar ajuda profissional.

Primeiramente busque um local silencioso e procure relaxar. Respire profundo, relaxe as costas, libere as tensões. Agora tente escanear o corpo mentalmente a fim de identificar onde exatamente se encontra sua dor, de onde ela vem e para onde vai.

Automassagem para hérnia de disco


Com a resposta em mente, agora coloque pequena quantidade de creme apenas para ajudar deslizar as mãos, e espalhe com as palmas no local afetado, com movimentos circulares. Quando a pele absorver a maior parte do creme, agora realize leves pressões entre a ponta dos dedos e o ponto dolorido. Permaneça na massagem por 10 minutos.

Recomendamos um atendimento com massoterapeuta profissional para melhores resultados e segurança do atendimento.

Melhores tratamentos não-invasivos para hérnia de disco

Aplicações caseiras podem ser eficazes para o alívio da hérnia de disco, mas os tratamentos mais efetivos e que aliviam e curam pela raiz a hérnia de disco, possuem indicações específicas, as quais vamos entender mais afundo agora mesmo. Confira abaixo!

Fisioterapia, exercícios, alongamento...leia a seguir.

Fisioterapia como tratamento de hérnia de disco

Dentre os diversos tratamentos para a hérnia de disco, temos a fisioterapia. Mas, será que ela resolve mesmo e serve para tratar de vez esta patologia? Vamos entender melhor como funciona a prática e de que maneira ela consegue ajudar em casos de hérnia de disco.

Após ser diagnosticado com hérnia de disco, seu médico poderá indica-lo a um fisioterapeuta. Isto porque a fisioterapia consegue através de técnicas específicas de RPG (reeducação postural global) fortalecer os músculos de toda coluna, tratando assim, a hérnia de disco.

Exercícios, pilates e yoga para tratar hérnia de disco

Os principais exercícios para tratar a hérnia de disco, são sem dúvidas o pilates e o yoga. Isto porque eles fortalecem sem sobrecarregar ainda mais a coluna, além de estimular o alongamento, e movimentos básicos de toda coluna. Entenda melhor agora.

O pilates na verdade, vem do yoga. Ainda assim, ambos têm como base de todos movimentos (ou ásanas, no yoga), justamente a coluna. É realizado em cada prática movimentos de lateralização, flexão, extensão e torsão, além do fortalecimento abdominal que como vimos acima, é imprescindível num tratamento de hérnia de disco.

Osteopatia no tratamento de hérnia de disco

A osteopatia no tratamento de hérnia de disco, é um tratamento que tende ser bastante efetivo na maioria dos casos. A técnica consiste na manipulação óssea, daí o nome, "osteopatia" que vem do grego, onde "osteon", significa "osso" e pathos, "doença". Vamos entender mais:

Osteopatia é uma prática de medicina integrativa chinesa, que consiste na utilização de mobilizações e manipulações articulares e nos tecidos, a fim de liberar tensões, nós, e dores, inclusive da hérnia de disco.

Massagens e acupuntura auxiliam no tratamento de hérnia de disco

Os movimentos de pressão e deslizamento das diferentes práticas de massoterapia, conseguem estimular o alinhamento postural, além de relaxar a musculatura que envolve a coluna vertebral, protegendo assim, toda região e evitando o surgimento de dores e todos sintomas da hérnia de disco. Compreenda.

As massagens conseguem liberar tensões e abrir os espaços entre as vértebras e os discos, aliviando as dores da hérnia de disco. Além disso, estimulam o relaxamento e bom funcionamento do corpo, trazendo estímulo ao combate das inflamações.

Melhores massagens e terapias corporais para hérnia de disco

Vamos indicar agora quais são as melhores massagens e as técnicas de massoterapia mais indicadas para o tratamento de hérnia de disco e seus sintomas. Existem muitas terapias diferentes, mas nem todas são ideais para estes casos. Entenda a seguir:

As técnicas de massoterapia mais indicadas para os casos de hérnia de disco são: acupuntura, shiatsu, seitai, thai massage , reflexologia e ban fá.

Todas estas técnicas conseguem ativar as funcionalidades saudáveis de todo organismo, ajustar a postura, realinhar a coluna e aliviar tensões e dores, por serem massagens e técnicas mais rigorosas.

Lembrando que, a massagem ajuda no alivio e no tratamento, mas é importante acompanhamento médico em especial se a dor persistir ou piorar durante o tratamento.

Shiatsu para hérnia de disco

O shiatsu é uma prática oriental de massoterapia que, além de todos os benefícios que veremos abaixo, serve para tratar a hérnia de disco e as dores envolvidas, com excelência. Veja como e quais são as outras propriedades terapêuticas que o shiatsu possui.

Shiatsu para hérnia de disco



A técnica milenar do shiatsu é uma das mais indicadas quando a queixa é dor na coluna. Além de distensionar os músculos, o shiatsu promove ajuste postural e alivia as dores das costas, tratando assim, a hérnia de disco.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

Seitai no tratamento de hérnia de disco

O seitai ou quiropraxia oriental como também é conhecida a técnica de massoterapia, é uma das mais indicadas no tratamento de hérnia de disco. Esta é uma prática bem diferente do que em geral as pessoas estão acostumadas e você vai compreender todos os motivos.

Seitai


O seitai é a massagem mais indicada para corrigir problemas relacionados a má postura, como é o caso da hérnia de disco por exemplo. Além disso, a quiropraxia oriental trata dores nas costas, coluna e lombar, promovendo maior bem-estar.

AGENDAR SEITAI EM CASA >>

Thai massage para hérnia de disco

A thai massage ou massagem tailandesa como também é conhecida, é uma massagem vigorosa aplicada no colchonete no chão e que visa principalmente o alongamento do corpo e da coluna, aliviando dores da hérnia de disco, e promovendo o relaxamento de toda região envolvida em suas movimentações.

Thai massage para hérnia de disco


Além disso, a técnica desbloqueia nós energéticos, trazendo desta forma, reequilíbrio a níveis sutis.

A thai massage ainda consegue promover relaxamento mental, promovendo o equilíbrio emocional, que podem provocar o tensionamento e piorar os casos de dor nas costas da hérnia de disco.

AGENDAR THAI MASSAGE EM CASA >>

Reflexologia para tratar hérnia de disco

A reflexologia para auxiliar no tratamento de dores e tensões causadas pela hérnia de disco, é uma das técnicas mais aplicadas em todo mundo. Vamos nos aprofundar nesta prática milenar e então, compreender como este tratamento funciona para esta patologia.

Reflexologia para hérnia de disco



A reflexologia já pelo nome entrega, aplica massagem em pontos que refletem em outras áreas do corpo. A técnica consegue promover relaxamento e alívio de tensões nos músculos, nervos e articulações, inclusive causadas pela hérnia de disco.

AGENDAR REFLEXOLOGIA EM CASA >>

Ban fá (osteopatia chinesa) no tratamento de hérnia de disco

A técnica de ban fá, a osteopatia chinesa no tratamento de hérnia de disco, não é um procedimento invasivo, como algumas pessoas podem acreditar. Vamos nos aprofundar nesta prática chinesa e entender um pouco melhor como este tratamento realmente funciona para hérnia de disco.

Ban fá

A técnica de ban fá atua através de mobilizações e manipulações manuais, encontrando e destravando tensões e dores, inclusive da hérnia de disco.

Acupuntura para tratar hérnia de disco

A acupuntura realizada com agulhas principalmente é coadjuvante no tratamento de dores e tensões da hérnia de disco. A acupuntura já é usada há milênios como uma das principais práticas orientais para alívio de dores e tensões. Veja de que maneira ela age.

Acupuntura para hérnia de disco



A acupuntura age em pontos estratégicos ao longo do corpo, que quando estimulados são capazes de promover alívio de dores, tensões e relaxamento profundo. O massoterapeuta profissional irá aplicar as agulhas de maneira delicada, nos pontos relacionados a coluna, para aliviar a hérnia de disco.

AGENDAR ACUPUNTURA EM CASA >>

Benefícios da massagem para hérnia de disco

Os benefícios das massagens terapêuticas para o tratamento de hérnia de disco são inúmeros, pois além de aliviarem a própria dor, as técnicas de massoterapia conseguem tratar os demais sintomas associados, como: tensões, inflamações, desajuste postural, desconforto, inchaços, entre outros.

Massagem evita inflamação e inchaço da hérnia de disco

As massagens terapêuticas ajudam a relaxar e a ativar a própria imunidade do organismo para assim, conseguir combater as inflamações. Além disso, conseguem eliminar inchaços, quando o terapeuta especialista pressiona as terminações nos pontos específicos, que passam a funcionar melhor. Entenda.

Este funcionamento melhor ocorre quando nosso organismo atua de maneira mais equilibrada, tanto física, mental, quanto emocionalmente e por isso o relaxamento e reconexão é essencial.

Ao ativar o sistema linfático nos movimentos de deslize, as massagens conseguem também eliminar toxinas e inchaços, contribuindo na melhora do quadro.

Massagem alivia e resolve dores e tensões de hérnia de disco?

As massagens terapêuticas atuam pressionando os pontos energéticos e físicos do corpo, que estão relacionados a outras partes do corpo e organismo. Atingindo os pontos relacionados a região da hérnia de disco com dores e tensões, as práticas conseguem trazer alívio para a dor. Veja mais:

Os estímulos nos pontos energéticos relacionados a cabeça, agem em nosso sistema nervoso. Dessa maneira, conseguem alterar a percepção da dor e das tensões.

Atuando nos pontos específicos das costas, em que há a hérnia de disco, as massagens também conseguem distensionar, e relaxar a região colorida.

Quais os pontos de massagem para hérnia de disco?

Além das massagens, a técnica oriental de pressionar determinados pontos do corpo, a acupressão, consegue, trabalhar e estimular regiões específicas relacionadas as dores da hérnia de disco. Abaixo você descobre quais são estes principais pontos de acupressão para tratar a hérnia de disco e seus sintomas.

Principais pontos para hérnia de disco

A prática da acupressão pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os dedos, em casa mesmo. É a conhecida técnica oriental energética. Ou seja, é uma técnica não invasiva que você pode aplicar de maneira caseira. Indicamos os melhores pontos para hérnia de disco, logo abaixo.

Pontos de acupressão para dor lombar


Os pontos B23 e B47 são ponto de acupuntura essenciais para tratamento de dor de hérnia de disco. Eles se localizam exatamente nesta região do corpo em ambos lados que dividem a coluna.

Estimular estes pontos é efetivo para o alívio de dores, tensões e inflamações das costas, coluna e lombar. 

Para alívio de dores e tensões, pressione os pontos B23 e B47 que vimos mais acima com os dedões das mãos, e faça leves movimentos circulares por no mínimo 5 minutos.

Permaneça na massagem por alguns minutos. O ideal é depois de realizar a prática, que você relaxe e observe seus efeitos.

Cuidados importantes para sua massagem para hérnia de disco

Existem alguns cuidados essenciais para sua total segurança ao receber sua terapia corporal para o tratamento da hérnia de disco e sintomas associados. É importante selecionar apenas terapeutas devidamente qualificados em massagens terapêuticas para que a técnica tenha os efeitos desejados e seja um tratamento verdadeiramente eficaz.

Tem algum perigo a massagem para tratar hérnia de disco? 

As massagens terapêuticas para hérnia de disco, são aplicadas manualmente de forma precisa e com todos cuidados. Quando a prática é verdadeiramente realizada por profissionais, não há perigo e não irá causar nenhum efeito colateral ou interação com outros tratamentos .

Ainda assim, caso sua hérnia de disco seja associada a algum tipo de complicação ou doença, a técnica poderá ser contraindicada pelo médico especialista, e é necessário liberação médica para receber a técnica.

Vou sentir dor durante a sessão de massagem para hérnia de disco?

Será que eu vou sentir dor durante a minha sessão de massagem para tratar hérnia de disco? Por que alguns pontos do corpo ao receber as pressões não sofrem nenhum tipo de dor e outros sim? Será que vai de pessoa pra pessoa, ou há uma explicação para isso?

É normal sentir leve dor ao receber algumas massagens terapêuticas. Como as áreas estimuladas refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir uma leve dor. Mas, deve ser algo bem leve e suportável, o terapeuta fará a massagem respeitando o quadro de cada paciente.

Pode ter algum efeito colateral da massagem para hérnia de disco?

Para receber massagens terapêuticas para tratamento e alívio dos sintomas de hérnia de disco, precisamos antes saber se a prática pode ter quaisquer efeitos colaterais. Saiba tudo sobre os possíveis efeitos ao receber qualquer técnica de massagem ou terapia corporal, antes de agendá-la em casa ou ir a uma clínica:

Na verdade, as massagens para hérnia de disco não possuem efeitos colaterais ao ser aplicada por um terapeuta verdadeiramente especializado. No entanto, caso a massagem seja realizada após algum tipo de procedimento é importante consultar com o médico responsável antes de realizar a terapia.

Quantas sessões e qual frequência de massagem para hérnia de disco?

Para saber a frequência das sessões e a frequência, ou seja, quantas vezes por semana fazer massagens terapêuticas para hérnia de disco, o médico responsável e o terapeuta especializado deverá fazer tais indicações. Ainda assim, no geral, a técnica deve ser aplicada de 5 a 10 sessões.

Cada sessão gira em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Dia sim, dia não, faz com que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem nas horas seguintes de cada aplicação.

Quanto tempo para ver o resultado da massagem para hérnia de disco?

As massagens terapêuticas com a finalidade de tratar a hérnia de disco, são práticas efetivas. Mas quanto tempo demora para ver o resultado desejado para o tratamento de hérnia de disco? Em todos casos as recomendações serão específicas para cada pessoa. Mas, quanto tempo em geral, demora?

Na verdade não há uma resposta para estas perguntas. A massagem não será capaz de tratar todos sintomas da noite para o dia, caso não haja outros hábitos essenciais envolvidos, os quais vimos no início do post. O que a prática faz é auxiliar todos processos e torná-los mais rápidos e efetivos.

Quem poderá indicar a melhor duração do tratamento é o terapeuta responsável. Também é importante acompanhamento médico no processo.

Gestante pode fazer massagem para hérnia de disco durante gravidez?

Caso você ou alguma amiga próxima esteja gestante e apresentar dores e quadro de hérnia de disco, fazer uma massagem para alívio das dores é um tratamento que vem à mente. Mas será que as massagens para hérnia de disco podem ser feitas durante a gravidez?

Não há restrições para manobras de massoterapia na região da coluna em mulheres grávidas. Ainda assim, seu ginecologista e obstetra particular é quem poderá indicar ou não, a realização da massagem.

De qualquer maneira, a massagem deverá ser realizada por uma terapeuta com certificação e experiência com gestantes, e a técnica indicada é a de massagem pré-natal, que possui todos cuidados devidos.

A massagem funciona sozinha para tratar hérnia de disco?

Uma dúvida bastante comum é: a massagem funciona sozinha para tratar a dor a hérnia de disco e todos sintomas envolvidos? Seria necessário associar a técnica de massagem a outros tratamentos para tratar completamente ou ela por si só dá conta do recado?

Aqui é outra questão com a mesma resposta anterior: depende do caso! Para quadros mais graves é importante combinar um tratamento junto a massagem. Ou práticas de fisioterapia e pilates, por exemplo. Já em outros, apenas as massagens, como o shiatsu e a acupuntura que vimos acima, já irão resolver.

Busque indicação de um médico e/ou terapeuta profissional para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. A massagem ajuda no alívio e no tratamento, mas é importante acompanhamento médico em especial se a dor persistir ou piorar durante o tratamento.

Restrições e contraindicações da massagem para hérnia de disco

Existem restrições, perigos e contraindicações para receber massagens para o tratamento de hérnia de disco e de dores na coluna, ou será que absolutamente todo mundo com a queixa e esta patologia pode fazer qualquer técnica de massagem sem problema algum? Saiba adiante:

No geral não restrição para receber massagens para o tratamento de hérnia de disco, a menos que, seu caso seja grave e seu médico não liberar o procedimento. Busque sempre a liberação médica e a ajuda de terapeutas verdadeiramente especialistas para receber sua terapia.

Perfil de terapeuta recomendado para massagem para hérnia de disco

É essencial que o perfil do terapeuta selecionado para aplicar a técnica para hérnia de disco, seja especializado e formado em massagem por alguma escola ou instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica, que o profissional tenha formação completa em massoterapia, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer massagem para tratar hérnia de disco?

Sabemos que não é fácil encontrar um local especializado em massagens terapêuticas para hérnia de disco e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou atendimento a domicílio, listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Onde encontrar terapeuta especializado em massagem para hérnia de disco

Assim como o local, encontrar um terapeuta especializado em massagens terapêuticas para tratamento de hérnia de disco pode não ser uma tarefa muito fácil. Principalmente quando se trata de um atendimento diferenciado, de confiança e seguro para realizar a sua massagem quando você precisar. 

Hoje em dia existem aplicativos que fornecem tal facilidade e segurança, além das conhecidas clínicas e spas locais, ou terapeutas que atendem a domicílio, veremos melhor logo a seguir.

Clínicas e spas com atendimentos de massagem para hérnia de disco

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de atendimento, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de massagem para hérnia de disco

Muitos recorrem a indicações de terapeutas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de massagem por profissionais sem a devida qualificação, pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como atendimentos para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massoterapeuta especializado em massagens terapêuticas para hérnia de disco, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos com terapeutas especializados em massagem para hérnia de disco

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que o seu atendimento será realizado por um profissional devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

AGENDAR MASSAGEM EM CASA >>


Qual é o valor de atendimento de massagem para hérnia de disco

Os preços de massagens terapêuticas para hérnia de disco, podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massoterapeuta. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos massoterapeutas que atendem no local.

Como as massagens terapêuticas são atendimentos delicados, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico ou profissional de saúde mental, e a seleção de um massoterapeuta especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de massagem por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Massagens terapêuticas - 3 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐ Massagens terapêuticas - 4 estrelas

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐⭐ Massagens terapêuticas - 5 estrelas

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR MASSAGEM EM CASA >>


Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como agendar massagem para hérnia de disco a domicílio?

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Os terapeutas são realmente especializados em massagem para hérnia de disco?

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos terapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para tratamentos de hérnia de disco?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) terapeuta para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos, como é o caso das massagens terapêuticas. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em massagens terapêuticas, e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR MASSAGEM EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora ficou mais claro quais são as indicações e os cuidados das massagens terapêuticas para hérnia de disco. Solicite ao seu médico as recomendações específicas para seu caso, além da liberação, para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança