🎁 Presente para fim de ano? Massagem de spa no conforto e segurança de casa >>

Shiatsu nas mãos para aliviar as dores

O shiatsu nas mãos trabalha pontos de pressão específicos, ligados entre si a outras regiões do corpo. Quando estimulados corretamente, estes pontos aliviam dores, e também promovem relaxamento, além de vários outros benefícios. É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, mas temos algumas dicas para você fazer em casa.



O que é shiatsu?

Shiatsu é uma terapia japonesa (shi significa dedo e atsu, pressão), que consiste em aplicar pressão dos dedos sobre determinados pontos chamados de “tsubos”, que formam canais energéticos no corpo, os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre si e com os órgãos internos.

O principal objetivo do shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental, as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

Através dos estímulos nestes pontos, o shiatsu busca:

  •  aliviar tensões e dores musculares
  •  ajudar na melhora da postura
  •  promover um profundo estado de relaxamento
  •  reduzir o estresse e a ansiedade

E se quiser saber mais: tudo sobre shiatsu.

Pontos de Shiatsu nas mãos: quais os principais?

Poucas pessoas têm o conhecimento de que nosso corpo está mapeado por pontos específicos, na palma de nossas mãos. Os principais pontos nas mãos, justamente os quais o shiatsu trabalha, são os famosos meridianos. Meridianos são como "canais de energia", os quais mantém o equilíbrio energético do nosso corpo e do nosso organismo.

Além disso, estes pontos representam diversas partes, e são capazes de regular essas regiões e órgãos de nosso corpo, promovendo cura e bem-estar. Isso acontece porque nossos órgãos e músculos estão ligados a estes pontos reflexivos das mãos, através de terminações nervosas.

Caso um meridiano receba energia em escassez ou em demasia, ele pode a curto, médio ou longo prazo, ocasionar doenças e sintomas diversos, como dores de cabeça, problemas digestivos, dores musculares, etc.

Como o shiatsu nas mãos pode aliviar as dores?

O shiatsu estimula os meridianos das mãos, através de massagens, movimentos específicos e pressões locais, procurando regularizar a quantidade e qualidade de fluxo energético, ou seja, a energia vital, a qual é essencial para manter o corpo saudável e livre de dores.

Através dessa regularização de energia, pelos estímulos locais, o shiatsu
 consegue enviar sinais ao nosso cérebro. O cérebro por fim, busca resolver o problema indicado pelos sinais recebidos, aliviando as dores, sejam elas de qualquer ordem e origem.

Além disso, quando o nosso corpo recebe a quantidade exata de energia vital, isso mantém a saúde e o bem-estar de quem o recebe mesmo após a aplicação.
 

Como fazer shiatsu nas mãos para aliviar as dores?

Apesar de simples, é extremamente eficaz aplicar o shiatsu nas mãos para alívio imediato das dores. Os movimentos devem ser leves, porém ao mesmo tempo firmes, e devem ser aplicados exatamente nos pontos específicos, correspondentes ao foco da dor que você ou quem irá receber, esteja sentindo.

É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, pois, dependendo da sua condição, alguns pontos podem ser muito sensíveis ou demandar de movimentos específicos. Mas, se você está apenas procurando relaxamento rápido para fazer em casa, sozinho ou com a ajuda de alguém próximo, temos boas dicas!

Selecionamos as dores mais comuns e algumas formas
simples de aliviar o desconforto com automassagem de shiatsu nas mãos:

O poder está em suas mãos!

  • Dores de cabeça 


O ponto para alívio das dores de cabeça, se chama L14 na medicina oriental e fica a aproximadamente 3 cm da divisão entre o polegar e o indicador. É um ponto que possibilita o alívio das dores de cabeça e enxaqueca. Pressione com firmeza e realize movimentos circulares nele, usando sempre o dedão da mão contrária.

Ao realizar estes movimentos você deve sentir uma pressão confortável, mas caso sinta uma dor desconfortável não insista. Você também pode aliviar dores de cabeça de forma natural.

  • Dores nas costas/ombros


2

Outro ponto nas mãos, é o ponto que fica no nosso dedo mindinho, na linha próxima a ponta do dedo. Este ponto alivia as dores nas costas, nos ombros e até nas omoplatas. Aperte com firmeza com o polegar oposto e movimente em círculos por alguns minutos e relaxe. Caso necessário, repita o processo por alguns minutos. 

É válido saber que sua mão direita corresponde ao lado direito do corpo e a mão esquerda, ao lado esquerdo.

  • Dores de barriga/cólicas


O ponto para alívio de cólicas, dores de barriga, e problemas digestivos, fica exatamente no centro da palma de nossas mãos. Pressione com o polegar oposto, e solte. Volte a pressionar caso necessário, e repita o ciclo por algumas vezes, podendo também alternar as mãos.  

E claro, caso a dor seja na sua própria mão, você também pode aplicar a técnica de pressão circular com o polegar oposto, exatamente no foco da dor.

Agora você já sabe como aliviar aquela dor que te surpreende no meio do dia, de uma forma rápida e eficaz, onde você estiver!
Mas se a dor não passar ou se um alívio mais permanente e duradouro, a melhor coisa a fazer é buscar um terapeuta especializado em Shiatsu. Um profissional experiente será capaz de aplicar a técnica em pontos específicos e com os movimentos apropriados para cada tipo de dor ou desconforto que você estiver sentindo.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados