Protocolos de segurança | Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Shiatsu nas mãos para aliviar as dores

O shiatsu nas mãos trabalha pontos de pressão específicos, ligados entre si a outras regiões do corpo. Quando estimulados corretamente, estes pontos aliviam dores, e também promovem relaxamento, além de vários outros benefícios. É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, mas temos algumas dicas para você fazer em casa.


Mão recebendo massagem

O que é shiatsu?

Shiatsu é uma terapia japonesa (shi significa dedo e atsu, pressão), que consiste em aplicar pressão dos dedos sobre determinados pontos chamados de “tsubos”, que formam canais energéticos no corpo, os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre si e com os órgãos internos.

O principal objetivo do shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental, as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

Através dos estímulos nestes pontos, o shiatsu busca:

  •  aliviar tensões e dores musculares
  •  ajudar na melhora da postura
  •  promover um profundo estado de relaxamento
  •  reduzir o estresse e a ansiedade

E se quiser saber mais: tudo sobre shiatsu.

Pontos de shiatsu nas mãos: quais os principais?

Poucas pessoas têm o conhecimento de que nosso corpo está mapeado por pontos específicos, na palma de nossas mãos. Os principais pontos nas mãos, justamente os quais o shiatsu trabalha, são os famosos meridianos. Meridianos são como "canais de energia", os quais mantém o equilíbrio energético do nosso corpo e do nosso organismo.

Além disso, estes pontos representam diversas partes, e são capazes de regular essas regiões e órgãos de nosso corpo, promovendo cura e bem-estar. Isso acontece porque nossos órgãos e músculos estão ligados a estes pontos reflexivos das mãos, através de terminações nervosas.

Caso um meridiano receba energia em escassez ou em demasia, ele pode a curto, médio ou longo prazo, ocasionar doenças e sintomas diversos, como dores de cabeça, problemas digestivos, dores musculares, etc.

Como o shiatsu nas mãos pode aliviar as dores?

O shiatsu estimula os meridianos das mãos, através de massagens, movimentos específicos e pressões locais, procurando regularizar a quantidade e qualidade de fluxo energético, ou seja, a energia vital, a qual é essencial para manter o corpo saudável e livre de dores.

Através dessa regularização de energia, pelos estímulos locais, o shiatsu
 consegue enviar sinais ao nosso cérebro. O cérebro por fim, busca resolver o problema indicado pelos sinais recebidos, aliviando as dores, sejam elas de qualquer ordem e origem.

Além disso, quando o nosso corpo recebe a quantidade exata de energia vital, isso mantém a saúde e o bem-estar de quem o recebe mesmo após a aplicação.
 

Como fazer shiatsu nas mãos para aliviar as dores?

Apesar de simples, é extremamente eficaz aplicar o shiatsu nas mãos para alívio imediato das dores. Os movimentos devem ser leves, porém ao mesmo tempo firmes, e devem ser aplicados exatamente nos pontos específicos, correspondentes ao foco da dor que você ou quem irá receber, esteja sentindo.

É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, pois, dependendo da sua condição, alguns pontos podem ser muito sensíveis ou demandar de movimentos específicos. Mas, se você está apenas procurando relaxamento rápido para fazer em casa, sozinho ou com a ajuda de alguém próximo, temos boas dicas!

Selecionamos as dores mais comuns e algumas formas simples de aliviar o desconforto com automassagem de shiatsu nas mãos: o poder está em suas mãos!

Pontos de shiatsu para dores de cabeça 


O ponto para alívio das dores de cabeça, se chama L14 na medicina oriental e fica a aproximadamente 3 cm da divisão entre o polegar e o indicador. É um ponto que possibilita o alívio das dores de cabeça e enxaqueca. Pressione com firmeza e realize movimentos circulares nele, usando sempre o dedão da mão contrária.

Ao realizar estes movimentos você deve sentir uma pressão confortável, mas caso sinta uma dor desconfortável não insista. Você também pode aliviar dores de cabeça de forma natural.

Pontos de shiatsu para dores nas costas/ombros


2

Outro ponto nas mãos, é o ponto que 

fica no nosso dedo mindinho, na linha próxima a ponta do dedo. Este ponto alivia as dores nas costas, nos ombros e até nas omoplatas. Aperte com firmeza com o polegar oposto e movimente em círculos por alguns minutos e relaxe. Caso necessário, repita o processo por alguns minutos. 

É válido saber que sua mão direita corresponde ao lado direito do corpo e a mão esquerda, ao lado esquerdo.

Pontos de shiatsu para dores de barriga e cólicas


O ponto para alívio de cólicas, dores de barriga, e problemas digestivos, fica exatamente no centro da palma de nossas mãos. Pressione com o polegar oposto, e solte. Volte a pressionar caso necessário, e repita o ciclo por algumas vezes, podendo também alternar as mãos.  

E claro, caso a dor seja na sua própria mão, você também pode aplicar a técnica de pressão circular com o polegar oposto, exatamente no foco da dor.

Agora você já sabe como aliviar aquela dor que te surpreende no meio do dia, de uma forma rápida e eficaz, onde você estiver!

Mas se a dor não passar ou se um alívio mais permanente e duradouro, a melhor coisa a fazer é buscar um terapeuta especializado em Shiatsu. Um profissional experiente será capaz de aplicar a técnica em pontos específicos e com os movimentos apropriados para cada tipo de dor ou desconforto que você estiver sentindo.  

Onde fazer shiatsu para dores? 

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem e também contam com terapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar, se atente a alguns cuidados importantes para a segurança e efetividade da sua massagem de shiatsu para dores. 

Antes de mais nada, caso sua dor seja crônica ou persista por algum tempo é importante consultar com o seu médico antes de agendar o seu atendimento. Caso seja uma dor pontual ou desconforto de baixa intensidade, o shiatsu poderá te ajudar.

Em todos casos, é recomendado realizar o seu atendimento sempre com massoterapeutas com formação especializada para o seu conforto e segurança, além de garantir um atendimento mais efetivo. 

A forma mais tradicional de se encontrar um estabelecimento ou massoterapeuta especializado é por indicação. Nestes casos é importante checar as credenciais do profissional que irá te atender, e validar que possui formação técnica e experiência ambulatorial, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando, que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar terapeuta especializado em shiatsu para dores? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massoterapeuta especializado, de confiança, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas especializados em shiatsu

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência. 

Atendimentos particulares de shiatsu

Muitos recorrem a indicações de terapeutas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de massagem por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um terapeuta especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar. 

Aplicativos especializados em shiatsu

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética, relaxante ou atendimentos especializados, como pré-natal ou pós-operatório.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

Como agendar shiatsu para dores à domicílio? 

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar: 

Os terapeutas são realmente especializados? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos terapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

Qual garantia de que o seu atendimento será feito por terapeuta devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) terapeuta para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em shiatsu e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

Qual valor de shiatsu para dores e desconfortos?

Os preços de shiatsu para dores e desconfortos podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massoterapeuta. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para o atendimento.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos massoterapeutas que atendem no local.

Resumo dos valores cobrados para 1 hora de shiatsu por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Shiatsu - 3 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Shiatsu - 4 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐⭐ Shiatsu - 5 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

 

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança