Protocolos de segurança | Todos juntos por atendimentos seguros 🤝 Saiba mais >>

Massagem para dor de cabeça e enxaqueca

A dor de cabeça e enxaqueca, são as segundas maiores queixas relatadas em consultório. Existem muitos tipos de sintomas diferentes, porém, todos podem ser tratados com pontos de massagem. É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, mas temos dicas para você fazer em casa.

Mulher com dor e mãos na cabeça

O que é dor de cabeça?

A dor de cabeça, seja ela qual for, se caracteriza por uma sensação dolorosa em qualquer parte da cabeça, desde mais leve até mais aguda e intensa, podendo ocasionar junto a ela outros diversos sintomas. Existem dezenas de tipos de dor de cabeça, vamos falar das mais comuns e recorrentes.

A dor de cabeça ou cefaleia, como também é chamada, se divide em dois tipos: as primárias e as secundárias. A dor primária é quando não há nenhuma causa externa, como gripe, sinusite, rinite, ou outras. Já a dor de cabeça secundária, possui alguma causa externa envolvida.

Alguns tipos mais comuns de cefaleia são:

Dor de cabeça tensional

    Esse tipo de dor de cabeça vem de uma manifestação anterior de estresse, depressão, ansiedade ou qualquer outro tipo de questão emocional, relacionada ao sistema nervoso central. A dor em si, é como uma pressão ou tensão na cabeça, necessariamente dos dois lados, e muitas vezes na nuca e na testa também.

    Cefaleia em salvas 

      A dor de cabeça em salvas, se caracteriza por uma dor intensa de um lado da cabeça (direito ou esquerdo), ou até mesmo ao redor dos olhos. Essa dor pode durar minutos ou horas, e em alguns casos, pode aparecer mais de uma vez no mesmo dia.

      A dor de cabeça afeta em geral, 20% das mulheres e 8% dos homens. Com essa porcentagem, podemos observar que muitas vezes, a dor de cabeça tem grande relação com o emocional, o qual também afeta mais as mulheres. Daí a importância de tratarmos não só a dor de cabeça em si, mas tudo que a envolve, como questões emocionais, hormonais e mentais, e por isso a massagem é o tratamento ideal, trabalhando o campo físico, emocional e energético de uma só vez.

      A dor de cabeça, seja ela qual for, ainda pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, tontura, irritação, dores na face e até algumas fobias de som, cheiro ou luz, pois todos esses fatores podem agravá-la.

      O que é enxaqueca?

      A enxaqueca ou migrânea como também é conhecida, é um tipo de cefaleia primária, ou seja, como vimos acima, não possui nenhum fator externo que a desencadeie. A enxaqueca é uma dor crônica, intensa, e duradoura. Ela pode perdurar por horas ou até dias seguidos.

      Alguns alimentos, bebidas, a falta de sono, tensões emocionais, e alguns medicamentos podem desencadear a dor.

      Pode ainda vir acompanhada de náusea, vômitos, tontura, irritação e com ela algumas fobias de som, cheiro e luz, pois estes fatores a agravam.

      Como a massagem pode aliviar a dor de cabeça e enxaqueca?

      A massagem trabalha distensionando e relaxando regiões no corpo em que haja dor ou algum tipo de bloqueio, seja ele energético ou até mesmo relacionado ao fluxo sanguíneo saudável. Uma massagem bem feita consegue trazer alívio e cura para a dor de cabeça e enxaqueca.

      A massagem para alívio de dor de cabeça e enxaqueca, é mais conhecida como acupressão, uma forma de terapia a qual devemos pressionar determinados pontos de nosso corpo, até a dor diminuir ou desaparecer. 

      Essa técnica se assemelha
       à acupuntura, porém com a diferença de que é feita com a ponta dos dedos, no lugar das agulhas. Você pode usar os dedos indicadores ou médios nesta região. Essa possibilidade, torna a acupressão uma técnica simples, prática e eficaz para alívio das dores onde quer que você esteja.

      Quando a massagem estimula os pontos específicos localizados em nosso corpo, e inclusive em nossa cabeça e proximidades, ela consegue informar o cérebro sobre a dor, fazendo com que ele busque atenuá-la imediatamente.

      Dessa forma, a massagem é um dos recursos mais seguros, eficazes e sem contra-indicações gerais, para quem buscar aliviar pela raiz a causa da dor de cabeça ou enxaqueca, além de promover relaxamento, abrandando todos sintomas envolvidos.

      Massagens para tratar a dor de cabeça

      Existem diversas técnicas de massoterapia que podem aliviar as dores de cabeça, e inclusive, a enxaqueca crônica. Há algumas terapias que possuem os maiores resultados no que diz respeito ao alívio das dores de cabeça, em grande parte dos pacientes que as recebem.

      Acupuntura

      A acupuntura é um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, usada para o tratamento e prevenção de doenças. Quando ficamos doentes é um sinal de que nosso organismo está em desequilíbrio, assim a acupuntura tem como objetivo restabelecer a harmonia do corpo através de estímulos em pontos específicos, chamados de meridianos.

      Na visão da Medicina Ocidental, os estímulos praticados na acupuntura são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo o corpo, relaxando a musculatura e aliviando tensões e dores de cabeça ou enxaqueca. 

      Shiatsu


      O shiatsu é uma terapia japonesa, mas desenvolvida da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste em aplicar pressão dos dedos sobre determinados pontos chamados de “tsubos”, que formam canais energéticos no corpo, os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre si e com os órgãos internos.

      O principal objetivo do shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia, aliviando assim, as dores no corpo, inclusive, de cabeça.

      Reflexologia

      A reflexologia é uma técnica holística e milenar que busca ativar a circulação de energia vital dos pontos de acúmulo de energia e para os pontos enfraquecidos, a fim de restaurar o equilíbrio do corpo por inteiro, não somente do físico.

      Essa técnica parte do preceito de que partes específicas do corpo se encontram refletidas em pontos precisos nos pés e nas mãos e busca desbloquear o fluxo de energia por meio de estímulos específicos a estes pontos.

      A reflexologia promove o reequilíbrio energético e bem-estar do corpo e da mente e também pode ser utilizada de forma terapêutica a diversas condições de saúde física e mental, como as cefaleias.


      Como fazer massagem para aliviar a dor de cabeça?

      Basicamente a técnica consiste em aplicar movimentos circulares com a ponta dos dedos, mantendo a massagem por em média 5 minutos. Estes movimentos devem ser delicados, porém com certa pressão. Caso a dor não passe, retome a prática por mais 3 ciclos, observando seus efeitos.

      É recomendado realizar a técnica com terapeuta qualificado, pois, dependendo da sua condição, alguns pontos podem ser muito sensíveis ou demandar de movimentos específicos. Mas, se você está apenas procurando relaxamento rápido para fazer em casa, sozinho ou com a ajuda de alguém próximo, temos boas dicas!


      Pontos de massagem para dor de cabeça: quais os principais?

      Poucas pessoas sabem, mas nosso corpo possui pontos específicos, que possuem propriedades terapêuticas, e que quando estimulados da maneira correta, através de técnicas orientais, podem aliviar as dores de cabeça em poucos minutos. Separamos os principais pontos que aliviam a dor de cabeça:

      Na ponta dos dedos!

      Ponto Yintang

         

        Também conhecido como Terceiro Olho, ou chacra frontal, este ponto fica entre as sobrancelhas, bem no centro. Este ponto alivia a dor de cabeça tensional, e quando há dor na região dos olhos também. 

        Você também pode aprender como aplicar shiatsu nas mãos para aliviar as dores de cabeça.

         Zanzhu

          Estes dois pontos ficam na parte interna de cada uma de nossas sobrancelhas e além do alívio da dor de cabeça, também ajudam na congestão nasal. 

          Shuai Gu


            Estes últimos pontos, são essenciais quando as dores de cabeça se localizam nas laterais. Eles ficam acima das orelhas, na linha das têmporas, há como se fosse um buraquinho nessa região, encaixe a ponta dos dedos indicadores ali. 


            Agora você já sabe como aliviar sua dor de cabeça não importa quando ela surgir.

            E se a dor persistir, o ideal é agendar uma massagem completa com um terapeuta especializado em massagens terapêuticas, que irá com as técnicas mais apropriadas, aliviar sua dor de cabeça com mais precisão.

              

             ---

            Logo In Good Hands

             

            Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

            ✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

            ✅ No conforto e segurança de casa.

            ✅ Protocolos de segurança.

            Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança