website

Massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Dor, contratura muscular e síndrome dolorosa miofascial...são vários sintomas que podem estar relacionados aos nossos músculos, e existem tratamentos com técnicas de massagem, práticas de massoterapia específicas, que irão te ajudar aliviar os sintomas e promover o relaxamento muscular. Veja mais:

Massagem para dor e contratura muscular e miofascial


O que é dor e contratura muscular e miofascial? Características

O que é dor e contratura muscular e miofascial? O surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, além da síndrome dolorosa miofascial, estão relacionados a lesões, esforços ou outros traumas nos músculos. No entanto, as características e sintomas de cada patologia podem ser diferentes. A seguir detalhamos melhor.

O que são as fáscias? E o sistema fascial?

Você sabe o que são as fáscias? E o sistema fascial, já ouviu falar destes nomes? Entenda agora o que são as fáscias, onde elas se encontram em nosso corpo humano, quais são suas características e mais detalhes sobre o sistema fascial.

Fáscias são tecidos que envolvem os músculos, órgaos, ossos, fibras nervosas e as vísceras, dando maior sustentação. As fáscias têm pontos de fixações para melhor adererir ao nosso corpo.

O sistema fascial engloba todas fáscias, formando a estrutura funcional de nosso corpo.

Por que a fáscia é importante? E quais suas funções?

Você sabe por que a fáscia é importante? E quais são as funções das fáscias para o corpo humano? As fáscias são detalhes em nosso corpo? Ou seriam as fáscias partes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano? Vamos entender melhor agora:

Como já vimos, as fáscias são essenciais para a estrutura e sustentação de partes importantes de nosso corpo. Sem elas, não conseguiríamos nos movimentar de maneira saudável.

Quais os tipos de fáscias? 

As fáscias são sustentação e ajudam na estrutura do nosso corpo, envolvendo músculos, órgãos, fibras nervosas e vísceras. Mas, você sabia que existem diversos tipos de fáscia? Quais são os tipos de fáscias? É o que você descobre a seguir:

Fáscia visceral, superficial, profunda...entenda abaixo.

O que é fáscia superficial?

O que é a fáscia superficial? Dentre os diferentes tipos de fáscia, existe a fáscia superficial. Já ouviu falar neste tipo de fáscia? Quer saber mais? Vamos te detalhar agora o que é e para que serve a fáscia superficial, veja. 

A fáscia superficial é um tecido em forma de teia que fica abaixo da derme e auxilia no deslizamento da pele, estimula o movimento dos fluidos corporais, ajudando na nutrição dos tecidos, na atuação no metabolismo e na regulação da temperatura.

Contém fibras de colágeno e elastina.

O que é fáscia profunda?

O que é a fáscia profunda? Dentre os diversos tipos de fáscia, temos a fáscia profunda. Já ouviu falar neste tipo de fáscia? Quer saber mais sobre ela? Vamos te detalhar agora o que é e para que serve a fáscia profunda, veja. 

Fáscia profunda é a fáscia mais extensa. É um tecido conjuntivo denso, uma camada de fibra que envolve os músculos individuais e agrupa os músculos em compartimentos. Semelhante à fáscia superficial, tem fibras de colágeno e elastina.

O que é fáscia visceral?

O que é a fáscia visceral? Existe a fáscia profunda, a superficial, e a fáscia visceral. Vamos entender melhor agora sobre a fáscia visceral, para que serve, suas características...entenda mais agora sobre este tipo de fáscia, a fáscia visceral. 

A fáscia visceral protege nossos órgãos. É a fibra que envolve e dá mobilidade e estabilidade aos nossos órgãos.

O que é dor miofascial e os pontos dolorosos, ou pontos-gatilho?

O que é a dor miofascial e os pontos dolorosos, ou também chamados de pontos-gatilho? Já ouviu falar nestes nomes? Talvez você tenha este diagnóstico e precisa saber mais sobre o que é a dor miofascial. Vamos te explicar melhor logo a seguir:

A dor miofascial, ou síndrome dolorosa miofascial, é uma dor que surge quando um ponto do corpo é pressionado, esse ponto é o ponto de gatilho, que é na verdade um pequeno nódulo nos músculos.

O que pode causar a alteração da fáscia?

O que pode causar a alteração da fáscia? O que pode provocar a dor na fáscia? Será que a alteração da fáscia é causada por algo interno no corpo humano ou este problema pode ser provocado por fatores externos também? Vamos ver o que pode causar a alteração das fáscias:

Em geral, os problemas nas fáscias são causados por má postura, exercícios errados, idade avançada, sedentarismo, entre outros que veremos mais abaixo.

O que é Síndrome Dolorosa Miofascial?

Você já ouviu falar em Síndrome Dolorosa Miofascial? Sabe o que é a Síndrome Dolorosa Miofascial? A síndrome dolorosa miofascial é claro, a dor relacionada às nossas fáscias do corpo humano. Vamos ver melhor sobre a síndrome dolorosa miofascial. Logo abaixo:

Síndrome dolorosa miofascial como vimos, é a dor nas fáscias, quando são pressionadas ou alteradas.

Além da dor, esta patologia pode ocasionar uma sensação de nó muscular, dificultando inclusive a movimentação do ou dos membros em questão. 

Como saber se é contratura, estiramento ou dor muscular?

Como saber se é contratura, estiramento ou dor muscular? Quais são as diferenças da contratura muscular, do estiramento muscular e das dores musculares? Seria tudo a mesma coisa com nomes diferentes, ou são questões distintas? Vamos compreender melhor a seguir: 

A dor pode ser simplesmente pelo esforço muscular, mal jeito, ou por conta da contratura e/ou estiramento. Entenda agora o que é contratura e estiramento muscular.

O que é contratura muscular?

O que é a contratura muscular? Contratura muscular é a mesma coisa que a simples dor muscular, por exemplo quando pegamos pesado na academia? Ou contratura é algo mais sério? Como podemos identificar? Veja agora os detalhes sobre o que é a contratura muscular: 

Uma contratura muscular ocorre quando o músculo se contrai incorretamente e não volta ao estado normal.

O que é estiramento muscular?

O que é o estiramento muscular? A contratura muscular é quando o músculo se contrai de forma errada, a dor pode vir e acompanhar a contratura ou o estiramento muscular. Então agora, vamos entender o que é o estiramento muscular, compreenda:

Estiramento muscular é quando o músculo estica em demasia e as fibras musculares acabam esticando demais sem voltar ao estado normal, ou até se rompem.

Qual a diferença de dor e contratura muscular e miofascial?

Qual a diferença de dor e contratura muscular e da dor e contratura miofascial? Você sabe quais são as diferenças ou as semelhanças destes sintomas em relação aos músculos e as fáscias? Vem que vamos explicar agora mesmo para você:

Como vimos, a dor pode ser da contratura, estiramento ou simplesmente esforço, e a contratura é pela contração. Quando é muscular é nos músculos, e miofascial é quando envolve um ou mais pontos dolorosos, os pontos-gatilhos.

Como diagnosticar contratura no músculo e miofascial

Como diagnosticar a contratura no músculo e a contratura miofascial? Como se dá o diagnóstico da contratura muscular e a contratura nas fáscias? O diagnóstico é simples? Posso me auto diagnosticar? Ou o diagnóstico destas patologias se dá com especialista? 

O diagnóstico preciso da contratura é feito por especialista. Caso sinta dores significativas nos músculos, procure um médico. 

Quando se preocupar com dor muscular?

Quando se preocupar com dor muscular? Quando preciso me preocupar com as dores nos músculos? Qualquer dor é sinal de perigo? Qualquer sintoma preciso procurar um médico? Ou dores mais leves nos músculos são comuns e não preciso me preocupar? 

Quando as dores são leves, relacionadas a esforço físico rotineiro, ou quando passa rápido, não se preocupe. No entanto, caso as dores sejam muito fortes, que te impeça de caminhar ou movimentar o corpo, ou quando as dores musculares durem mais de 2 dias, busque auxílio médico.

Qual a relação entre dor muscular e lesões?

Qual a relação entre a dor muscular e as lesões musculares? A dor muscular pode surgir por conta de lesões ou as lesões são causadas quando já há a dor nos músculos por qualquer outro motivo? Qual a relação entre ambos? Vamos te detalhar:

A dor muscular por qualquer motivo que já vimos mais acima, pode deixar os músculos instáveis e ao nos movimentarmos causar lesões. O contrário também acontece: as lesões externas, podem provar a dor muscular.

Diferença entre Síndrome da Dor Miofascial e Fibromialgia

Diferença entre a Síndrome da Dor Miofascial e a Fibromialgia? Fibromialgia e síndrome dolorosa miofascial é a mesma coisa? Ambas são dores semelhantes ou patologias distintas? Você sabe diferenciar estas questões? Calma que vamos te explicar agora sobre a dor miofascial e a fibromialgia. Veja:

São patologias distintas. Síndrome da dor miofascial já sabemos, e fibromialgia é uma síndrome de longa duração com variações na intensidade da dor. que pode ter diversas origens, inclusive emocional. A fibromialgia pode envolver dor miofascial, mas não são as mesmas coisas.

Principais tipos de dor muscular

O surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, além da síndrome dolorosa miofascial, estão relacionados a lesões, esforços ou outros traumas nos músculos. No entanto, as características e sintomas específicos de cada patologia podem ser bem diferentes. A seguir detalhamos melhor cada um destes tipos.

Dor romboide muscular: o que é e principais sintomas

Dor romboide muscular: o que é e principais sintomas. A dor romboide é consequência de um desconforto causado por fatores externos como má postura, ou ainda fatores emocionais, entre outros. A dor muscular é a dor em músculos, mas e a dor romboide?

Os músculos rombóides são os músculos em forma de losango da parte superior das costas. Eles "ligam" os ombros à medula espinhal, na região da nuca, coluna e omoplatas.

Dor e contratura muscular no trapézio. O que é e sintomas?

Dor e contratura muscular no trapézio. O que é e sintomas? A contratura muscular, diferentemente da tensão muscular, é ocasionada necessariamente quando o músculo de alguma parte do corpo se contrai de forma inadequada, e quando retorna da contração, o relaxamento não acontece como deveria. Veja mais:

Geralmente a contratura ela surge a partir de esforço físico inapropriado. No caso da contratura no trapézio, ela se localiza na região do trapézio que fica em três lugares diferentes: começa na base do crânio, passa pela espinha se espalha por toda a parte de trás dos ombros.

Nestes casos, algumas fibras presentes no músculo envolvido, se contraem, podendo causar lesão. 

Dor muscular na lombar: como é

Dor muscular na lombar: como é? A dor muscular na lombar é basicamente a dor na região dos músculos que envolvem a lombar. Ainda assim, podemos detalhar melhor sobre como é a dor muscular na lombar. Entenda melhor agora o que é a dor na lombar:

A dor muscular na lombar pode surgir pelo esforço físico inadequado ou exagerado, má postura (inclusive ao dormir), ou serem ocasionadas por alguma distensão ou falta de alongamento.

O que é dor muscular cervical e dorsal e seus sintomas

O que é dor muscular cervical e dorsal e seus sintomas. A dor muscular cervical e dorsal como o nome já diz, é a dor nos músculos da região dorsal e da cervical. Você sabe onde ficam estas partes do nosso corpo? Vamos ver agora e seus sintomas:

A dor muscular acontece na região da coluna cervical é na nuca. A dor dorsal fica no meio das costas, nos arcos costais.

Quais são as principais causas da dor muscular e síndrome dolorosa miofascial?

Quais são as principais causas da dor muscular e síndrome dolorosa miofascial? Existem vários causadores que podem provocar dores, tensões, contraturas e patologias crônicas nos músculos. Ainda assim, existem causas comuns que estão relacionadas ao esforço direcionado ao músculo afetado pelos sintomas. Entenda.

Má postura causa dor muscular e miofascial

Má postura causa dor muscular e miofascial? Tanto em pé, como sentado(a), ou ainda deitado(a), as posturas que escolhemos para passar a maior parte de nosso dia a dia, ou das noites, afetam diretamente a boa saúde de nossos músculos e todas partes do corpo envolvidas. Veja:

Ficar muito tempo na mesma postura, curvar-se de maneira errada, seja em pé, deitado ou sentado, tudo isso pode causar dor muscular principalmente na região das costas.

Procure manter-se sempre com a coluna ereta, sem pender para nenhuma das laterais, ou curvar a coluna para frente. 

Excesso de exercício físico causa dor muscular

Excesso de exercício físico pode ser causa de dor muscular: exercício físico inadequado, ou qualquer tipo de esforço que exija dos músculos, pode acabar ocasionando tensão, contraturas ou dores musculares. Veja mais sobre esta possível causa da dor muscular e miofascial:

É muito importante em toda prática física possuir acompanhamento profissional, liberação médica, além de não carregar peso em excesso.

Levantar peso de forma errada ou fazer esforços seja no dia a dia ou na academia, pode causar dor muscular.


Sempre que houver necessidade de carregar algum peso mais elevado, o ideal é flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna, nem os músculos. Mas, sendo possível evitar ou pedir algum tipo de ajuda, você consegue prevenir qualquer lesão.

Falta de exercício físico é causa de dor na muscular

Falta de exercício físico é causa de dor muscular? O excesso de exercício físico sabemos que pode causar a dor muscular, mas será que a falta de exercício ou seja, o sedentarismo também pode provocar dores musculares e miofasciais? É o que vamos desvendar a seguir:

Na verdade a falta de exercício causa fraqueza muscular e não dor nos músculos. Mas, a fraqueza pode causar quedas e acabar provocando lesões.

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar contratura miofascial

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar contratura miofascial e dor muscular? A falta de exercício físico sabemos que causa a dor muscular e miofascial, mas o sobrepeso também pode causar a dor muscular? Compreenda mais a seguir a relação do sobrepeso e a contratura e dor nos músculos:

Assim como o sedentarismo, o sobrepeso não causa dor muscular especificamente, mas sobrecarrega os músculos e articulações que se não estiverem fortalecidos, causam dores no corpo e podem provocar lesões.

Problemas circulatórios causam dor miofascial e muscular?

Problemas circulatórios causam dor miofascial e muscular? Sedentarismo, excesso de exercício físico, má postura...sabemos que tudo isso causa a dor muscular e a dor miofascial também, mas os problemas de circulação também são causa de dor muscular e miofascial? Entenda mais agora:

Problemas circulatórios, como varizes e inchaços, causam sensibilidade e ao caminhar pode provocar a dor muscular e a dor miofascial. 

Estresse e ansiedade podem causar contratura e dor muscular?

Estresse e ansiedade podem causar contratura e dor muscular? Diversos fatores e desequilíbrios a nível emocional, podem causar as dores musculares e contraturas. Estes fatores são causas indiretas ou até diretas de vários outros sintomas secundários, e pode envolver o surgimento da dor. Entenda mais abaixo:

Desequilíbrios emocionais causados por diversos fatores como estresse, profissional, insônia, depressão, acabam estimulando a produção de hormônios como o cortisol, que em excesso, causa dores e desequilíbrio energético no corpo.

Hipotireoidismo e dor muscular

Hipotireoidismo e dor muscular: sabemos que a dor muscular, a contratura e a síndrome dolorosa miofascial pode ser realmente insuportável, mas será que o hipotireoidismo tem relação com o surgimento desta patologia? Infelizmente sim, mas há outro fator que junto a idade pode agravar:

O hipotireoidismo pode trazer fraqueza muscular, cãibras e mialgia (dor muscular). Pessoas com hipotireoidismo grave ou de longa duração, têm maior probabilidade de desenvolver problemas musculares.

Inflamação no nervo e fibromialgia causa dor miofascial?

Inflamação no nervo e fibromialgia causa dor miofascial? A inflamação nos nervos e a fibromialgia pode ser causa da dor muscular e miofascial. Parece não ter relação entre estas questões, mas vamos te explicar melhor como isto ocorre entre as patologias:

A inflamação pode acabar afetando os músculos e as fáscias que envolvem o corpo. A fibromialgia pode envolver dores nas articulações, ossos, mas também nos músculos e dores nos pontos das fáscias.

Como prevenir e evitar a dor muscular e contratura miofascial?

Como prevenir e evitar a dor muscular e contratura miofascial? Existem algumas formas diversas de prevenir o surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, bem como da síndrome dolorosa miofascial. Entre elas existem os exercícios físicos, técnicas de massagem, alongamentos, entre outras formas, a seguir.

Controle seu peso para evitar a síndrome da contratura miofascial

Controle seu peso para evitar a síndrome da contratura miofascial. A obesidade ou excesso de peso, são fatores cruciais para o surgimento da dor muscular. Isto acontece pois o peso tende sobrecarregar os músculos, provocando lesões e até mesmo a síndrome dolorosa. Veja:

Existem muitos causadores do excesso de peso: genética, açúcar, farinha branca ou industrializados, problemas na tireoide ou sedentarismo.

Exercícios feitos corretamente podem prevenir dor miofascial

Exercícios feitos corretamente podem prevenir dor miofascial. A prática frequente de exercícios ou esportes, irá fortalecer e trabalhar os músculos, fazendo com que eles fiquem enrijecidos e consigam sustentar nosso peso e atividades diárias com maior saúde e assim, evitar o surgimento de dores.

E como escolher a melhor prática para você? Apenas um personal trainer especializado, poderá indicar a frequência, tipo e intensidade de seus exercícios. Ainda assim, existem alternativas ideais para prevenção de dores musculares, as quais você pode buscar preferencialmente. São elas: musculação, pilates, natação, yoga, corrida e crossfit.

Pausas para alongamento e relaxamento diários previnem a dor muscular

Pausas para alongamento e relaxamento diários previnem a dor muscular. Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para melhorar a postura e assim, evitar a dor muscular. Veja:

O ideal é a prática de alongamento, no mínimo 3 vezes na semana, para que os efeitos sejam profundos. Você claro, pode praticar em casa, de preferência com auxílio de um profissional e liberação médica, trazendo ainda mais conforto a sua prática.

Cuidados posturais e ergonômicos para evitar dor miofascial

Cuidados posturais e ergonômicos para evitar dor miofascial. Sabemos que uma postura incorreta pode ocasionar o surgimento da dor muscular e miofascial. Existem alguns cuidados certeiros que irão evitar a dor muscular, e que protegem a coluna e corpo como um todo. Te explicamos abaixo:

Postura correta para dor muscular

 

O indicado é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça para o teto. E quando precisamos carregar peso, é essencial flexionar os joelhos e continuar com a coluna reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

A ergonomia é um sistema que visa os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do trabalho.

A ergonomia em relação à postura, recomenda exatamente o que falamos sobre os cuidados posturais: apoio nas costas, manter a coluna ereta, abaixar flexionando os joelhos e alongamentos durante o dia.

Dormir bem é fundamental para evitar a dor miofascial

Dormir bem é fundamental para evitar a dor miofascial. Você sabe a maneira correta e como dormir para não ter dor miofascial? Conhece as melhores posições para deitar-se e evitar o surgimento da dor muscular? Sabia que existem travesseiros específico para o tratamento? Vamos entender agora.

A melhor posição para dormir é colocando um travesseiro embaixo dos joelhos e outro na lombar. Caso prefira dormir para o lado, o ideal é dobrar os joelhos e posicionar um travesseiro entre as pernas.

Yoga e pilates para evitar a dor miofascial

Yoga e pilates para evitar a dor miofascial. Em todos casos, a ioga para tratamento para dor muscular e miofascial, irá auxiliar dando apoio a todos sintomas e desordens, permitindo que a gente relaxe o corpo e a mente, e também o campo emocional. Veja como a prática pode ajudar.

yoga e pilates movimenta o corpo e o campo energético, além de acalmar a mente e as emoções que podem estar envolvidos na dor muscular.

A prática de yoga e pilates parece apenas de relaxamento, mas ela movimenta todo corpo liberando endorfina, e estimulando o bom funcionamento de todo organismo e sistema muscular.

Como aliviar a dor e contratura muscular e miofascial? Tratamento natural

Como aliviar a dor e contratura muscular e miofascial? Tratamento natural. Os tipos de tratamento natural para alívio de dores, tensões, contraturas musculares, e até para a síndrome dolorosa miofascial, são parecidos e variam entre exercícios e alongamentos regulares, técnicas de massoterapia entre outros. Veja mais.

Compressa com água quente alivia a dor muscular

Compressa com água quente alivia a dor muscular? Em momentos de crise de dor muscular e miofascial, o que fazer? Temos uma dica simples e caseira que vai aliviar quando a dor surgir: compressa com de água quente. Aprenda como fazer e se surpreenda:

Quando estamos falando de lesões a nível muscular, o ideal é usar água quente para fazer as compressas.

Aqueça a água. Mergulhe uma toalha e aplique no local de dor se protegendo para não causar queimadura. A água deve ser quente e agradável. 

Compressa com gelo e sal epsom para dor miofascial

Compressa com gelo e sal epsom para dor miofascial: sabemos que a compressa com água quente alivia a dor muscular. Mas, será que a compressa gelada com gelo, e até usando o sal epsom também indicada? Em que casos? Entenda mais agora: 

A água gelada é indicada em casos de inflamação. 
O sal Epsom é composto de magnésio e sulfato e ajuda tratar dores musculares e inflamações. O uso de compressas com sal de Epsom pode ajudar a aliviar a dor miofascial e muscular.

Para fazer a compressa, adicione 2 colheres de sopa de sal em uma xícara com água fria e molhe uma compressa. Em seguida, aplique na área afetada por 35 minutos.

Alongamentos para tratar dor miofascial

Alongamentos para tratar dor miofascial: a prática de alongamentos são essenciais para a prevenção do surgimento de dores e tensões musculares de todos os tipos, inclusive nas fáscias. E não só como prevenção, estas práticas fazem parte do tratamento. Compreenda:

Quando as dores musculares já surgiram, e você não tinha costume de se exercitar, essa é a hora! Busque um especialista dentro da sua prática escolhida e indicada pelo seu médico, e se comprometa a realizar as práticas com a frequência indicada pelos especialistas. 

Chás, ervas e plantas para dor muscular: arnica, açafrão e mais

chás, ervas e plantas para dor muscular: arnica, açafrão e mais: chás e plantas medicinais ajudam no tratamento da dor muscular, sabia? Você sabe quais são as melhores plantas e chás de ervas e como elas podem aliviar as dores? Vamos conhecer:

Na verdade, com as plantas não é possível fazer apenas o chá, existem outras aplicações com as ervas que podemos usar com este fim. 

A arnica, o açafrão e o gengibre podem ajudar por terem químicos naturais com propriedades analgésicas e antálgicas. Você deve passar em um atendimento com fitoterapeuta ou fazer os chás e beber 3x ao dia, caso não haja contraindicação.

Óleos essenciais para dor muscular

Existem muitos óleos essenciais para dor muscular. A aromaterapia é uma terapia natural que usa os aromas terapêuticos de certas plantas, os quais possuem moléculas químicas naturais com propriedades medicinais diversas. Para dor o ideal é usar óleos essenciais com propriedades analgésicas. Veja quais e como usar:

Aromaterapia para dor muscular


O óleo essencial de gengibre, copaíba e hortelã, são alguns dos óleos essenciais com maiores propriedades analgésicas.

Misture 10ml de óleo vegetal e 25 gotinhas de óleo essencial, e massageie a região de dor por 5 minutos.

Para maior efetividade e segurança no uso, o ideal é você buscar um curso completo de aromaterapia online por exemplo, que irá te ajudar aplicar os óleos essenciais ou um aromaterapeuta especializado.

AGENDAR AROMATERAPIA EM CASA >>


Massagem com pressão e liberação miofascial para aliviar a dor muscular

A massagem com pressão e liberação miofascial para aliviar a dor muscular é um tratamento eficaz. A liberação alivia as dores musculares, pois ajuda soltar as tensões e pontos de gatilho, aliviando a dor e a rigidez. Entenda mais sobre como a massagem age para alívio de dor muscular:

A massagem com pressão e liberação miofascial é uma técnica terapêutica que visa aliviar a dor muscular, reduzir a tensão e melhorar a mobilidade. Ela se concentra na manipulação dos tecidos moles, incluindo os músculos e a fáscia, que é uma camada de tecido conjuntivo que envolve os músculos e outros órgãos do corpo.

Tratamentos para dor muscular e contratura miofascial

Você sabe quais são os principais tratamentos para dor muscular e contratura miofascial? Todos os tipos de dor exigem um diagnóstico de um profissional, o qual irá indicar os tratamentos adequados, além do tempo necessário para que haja a melhora do quadro. Veja a seguir.

Ledterapia para dor muscular

A terapia com LED (Light Emitting Diode), também conhecida como fototerapia, é uma abordagem terapêutica não invasiva que utiliza luz de baixa intensidade para tratar uma variedade de condições, incluindo dor muscular. Entenda agora como funciona a técnica de ledterapia para tratar dores musculares e miofasciais.

A terapia com LED funciona estimulando as células do corpo com luz de comprimentos de onda específicos. Acredita-se que a luz emitida pelos LEDs penetre nas camadas mais profundas da pele, alcançando os músculos e tecidos subjacentes. Essa luz interage com as células do corpo, estimulando processos biológicos que podem promover a cura e reduzir a dor.

Existem diferentes comprimentos de onda de luz utilizados na terapia com LED, cada um com efeitos terapêuticos específicos. Para o tratamento da dor muscular, normalmente são utilizados LEDs vermelhos ou infravermelhos. Acredita-se que esses comprimentos de onda ajudem a melhorar a circulação sanguínea local, reduzir a inflamação e dor. 

Alongamento para tratar a dor miofascial

O alongamento pode ser uma abordagem eficaz para tratar a dor miofascial. A dor miofascial é causada por pontos de gatilho, que são áreas sensíveis e tensas nos músculos e na fáscia. O alongamento adequado pode ajudar a aliviar a tensão e reduzir a dor. Aqui estão alguns alongamentos úteis:

Alongamento do pescoço para dor muscular



Alongamento do pescoço para dor muscular. Alongamento do pescoço: Incline suavemente a cabeça para um lado, levando a orelha em direção ao ombro, segurando por 20 a 30 segundos. Repita no outro lado. Você também pode adicionar um leve alongamento rotacional, girando a cabeça para cada lado.

Alongamento dos ombros e peitorais para dor miofascial



Alongamento dos ombros e peitorais para dor miofascial. Alongamento dos ombros e peitorais: Intercale os dedos atrás das costas e estenda os braços. Em seguida, levante os braços para cima enquanto mantém as mãos unidas, esticando o peito e os ombros. Segure por 20 a 30 segundos.

Alongamento das costas para tratar a dor e contratura muscular

Alongamento das costas para tratar a dor e contratura muscular: Deite-se de costas com os joelhos dobrados. Lentamente, leve os joelhos em direção ao peito e segure por 30 segundos. Você também pode girar os joelhos de um lado para o outro para alongar os músculos das costas.

Fisioterapia para tratar a dor e contratura muscular e miofascial

A fisioterapia é uma abordagem eficaz para tratar a dor e contratura muscular e miofascial. Um fisioterapeuta especializado pode avaliar sua condição, identificar os pontos de tensão e desenvolver um plano de tratamento individualizado. Aqui estão algumas técnicas comumente usadas em fisioterapia para tratar esses problemas:

Liberação miofascial para tratar a dor e contratura muscular

Liberação miofascial para tratar a dor e contratura muscular. O fisioterapeuta pode usar técnicas de liberação miofascial para soltar os pontos de tensão e aderências nos músculos e na fáscia. Isso pode envolver a aplicação de pressão profunda, deslizamento ou rolagem dos tecidos para promover relaxamento e mobilidade.

Alongamento terapêutico para a dor muscular

Alongamento terapêutico para a dor muscular. O fisioterapeuta pode prescrever exercícios de alongamento específicos para ajudar a aliviar a contratura muscular e miofascial. Esses alongamentos são geralmente direcionados aos músculos afetados e são realizados de forma controlada e progressiva para evitar qualquer lesão adicional.

O que é fáscia profunda? Fortalecimento muscular para tratar a dor e contratura muscular


Fortalecimento muscular para tratar a dor e contratura muscular. Às vezes, a dor e a contratura muscular são causadas por fraqueza muscular subjacente. O fisioterapeuta pode prescrever exercícios de fortalecimento para os músculos envolvidos, a fim de melhorar a estabilidade e a função muscular, reduzindo a dor.

Técnicas de relaxamento para dor muscular


Técnicas de relaxamento para dor muscular. Técnicas de relaxamento: O fisioterapeuta pode ensinar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, relaxamento progressivo dos músculos e biofeedback, para ajudar a reduzir a tensão muscular e promover o relaxamento geral dos músculos e regiões afetadas.

RPG e correção postural para tratar a dor muscular e miofascial

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método de fisioterapia que visa corrigir e reequilibrar a postura corporal, tratando assim a dor muscular e miofascial relacionada a desalinhamentos posturais. Através de um diagnóstico individualizado, o fisioterapeuta utiliza técnicas específicas para alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos enfraquecidos, veja:

A RPG enfoca não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes da dor muscular e miofascial. O tratamento envolve sessões individuais em que o fisioterapeuta realiza manipulações e posições terapêuticas, guiando o paciente em movimentos específicos para alongar e fortalecer os músculos afetados.

A correção postural também desempenha um papel fundamental no tratamento da dor muscular e miofascial. O fisioterapeuta avalia a postura do paciente e fornece orientações sobre como manter uma postura adequada no dia a dia, tanto em atividades estáticas quanto dinâmicas. Isso pode incluir dicas sobre a posição correta da coluna vertebral, o alinhamento dos ombros, a posição da pelve e outros ajustes posturais.

Quiropraxia para dor e contratura muscular e miofascial

A quiropraxia é uma abordagem terapêutica que se concentra no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à coluna vertebral e ao sistema musculoesquelético. Embora a quiropraxia possa ser eficaz para o tratamento, a eficácia pode variar de acordo com a situação individual. Compreenda:

Os quiropraxistas utilizam técnicas de ajuste ou manipulação articular para realinhar as articulações e reduzir a tensão muscular. Isso pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função muscular. No entanto, é importante ter em mente que a abordagem quiroprática é focada principalmente na coluna vertebral e nas articulações, e pode não abordar diretamente os tecidos moles (como os músculos e a fáscia) associados à dor muscular e miofascial.

A combinação de quiropraxia com outras abordagens terapêuticas, como massagem terapêutica, liberação miofascial, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, pode fornecer um tratamento mais abrangente e eficaz para a dor muscular e miofascial.

É importante consultar um quiropraxista qualificado e experiente, que possa realizar uma avaliação completa e desenvolver um plano de tratamento individualizado para atender às suas necessidades específicas.

Massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Massagem para dor e contratura muscular e miofascial. A massagem terapêutica pode ser uma abordagem eficaz para tratar a dor e contratura muscular e miofascial. Ao manipular os tecidos moles do corpo, como músculos, tendões e fáscia, a massagem pode ajudar a aliviar as dores. Veja mais:

Existem diferentes técnicas de massagem que podem ser aplicadas para tratar a dor muscular e miofascial. Mais abaixo veremos todas elas.



 

Melhores massagens para dor e contratura muscular e miofascial: as massagens que mais trazem alívio para dores, tensões e contraturas musculares, além de tratarem a síndrome dolorosa miofascial, devem conseguir atingir os músculos através das manobras dos terapeutas especializados. Veja quais:

Massagem com liberação miofascial para dores musculares

Massagem com liberação miofascial para dores musculares. A massagem com liberação miofascial é uma abordagem terapêutica eficaz para tratar dores musculares. Essa técnica visa soltar as restrições e tensões presentes nos músculos e na fáscia, aliviando a dor e melhorando a mobilidade. Já conhece?

liberação miofascial para dor

Como já vimos a liberação miofascial utiliza técnicas manuais para alongar e soltar essas aderências, restaurando a mobilidade e função dos tecidos.

AGENDAR LIBERAÇÃO MIOFASCIAL EM CASA >>

 

Shiatsu: dor e contratura muscular e miofascial

Shiatsu: dor e contratura muscular e miofascial. O Shiatsu é uma forma de terapia de massagem originada no Japão que pode ser útil no tratamento de dor muscular e contratura, incluindo as relacionadas à miofascial. Aqui estão algumas informações sobre como o Shiatsu aborda essas condições:

Pressão nos pontos de acupressão, alongamento e mobilização das articulações, relaxamento e redução do estresse.

Shiatsu para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial

 

Os movimentos primordiais da técnica são de pressão e movimentos circulares, que conseguem atingir músculos e nervos, relaxando e promovendo ação analgésica.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

Massagem desportiva para dor e contratura muscular e miofascial

Massagem desportiva para dor e contratura muscular e miofascial. A massagem desportiva pode ser eficaz no tratamento da dor muscular e da contratura miofascial, especialmente em atletas e pessoas envolvidas em atividades físicas intensas. Veja alguns aspectos sobre a massagem desportiva no contexto de dor e contratura muscular:

 

massagem desportiva para dor muscular

 

Além de auxiliar a saúde da musculatura, a massagem desportiva ainda estimula a circulação sanguínea, o metabolismo local, e tem ação desintoxicante, ou seja, promove a eliminação das toxinas especialmente da região muscular, o que contribui para o alívio de dores, tensões e contraturas musculares.

A massagem desportiva, deve ser aplicada não só como tratamento em casos que já haja o surgimento de algum tipo de patologia muscular, mas como método preventivo, evitando que qualquer dor venha atingir a musculatura envolvida nos exercícios físicos.

AGENDAR MASSAGEM DESPORTIVA EM CASA >>

Massagem relaxante como tratamento para dor e contratura muscular e miofascial

Massagem relaxante como tratamento para dor e contratura muscular e miofascial. massagem relaxante é suave e delicada em termos de manobras, comparada as demais técnicas de massoterapia, como o shiatsu e a massagem desportiva, por exemplo. Te detalhamos mais sobre a técnica:

O relaxamento que ela promove, alcança a musculatura, aliviando assim as dores.


Massagem Relaxante para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial

 

Este relaxamento muscular, e o estímulo da circulação sanguínea que a técnica promove, são essenciais para que as dores, tensões ou qualquer outro tipo de trauma muscular seja tratado.

AGENDAR MASSAGEM RELAXANTE EM CASA >>

Thai massage para dor e contratura muscular e miofascial

A thai massage ou massagem tailandesa como também é conhecida, é uma massagem vigorosa aplicada no colchonete no chão e que alivia dores e promove o relaxamento de toda musculatura envolvida em suas movimentações para tratar dor muscular e miofascial. Veja mais:

Thai massage para dor muscular


Além disso, a técnica desbloqueia nós energéticos, trazendo desta forma, reequilíbrio e alívio de dores nos músculos.

AGENDAR THAI MASSAGE EM CASA >>

Ventosaterapia para tratar dor e contratura muscular e miofascial

Ventosaterapia para tratar dor e contratura muscular e miofascial. A ventosaterapia é uma técnica terapêutica que utiliza copos de vidro ou plástico para criar vácuo na pele. Esses copos são aplicados em áreas específicas do corpo, criando uma sucção que pode trazer diversos benefícios, veja mais:

Ventosaterapia para dor muscular


A técnica melhora da circulação sanguínea, traz alívio da dor, ajuda na liberação miofascial e promove o estímulo do sistema linfático para contribuir no tratamento da dor muscular e contratura.

AGENDAR VENTOSATERAPIA EM CASA >>

Benefícios da massagem no tratamento da dor e contratura muscular e miofascial

Benefícios da massagem no tratamento da dor e contratura muscular e miofascial. Você sabe quais são os benefícios da massagem para a dor muscular? Qualquer que seja o sintoma, a massagem ajuda no combate das dores, nas tensões, dormência, formigamento. Veja agora todos os benefícios da massagem.

Massagem desinflama e distensiona o corpo para tratar dor miofascial

A massagem desinflama e distensiona o corpo para tratar dor miofascial: ela ajuda a relaxar e a ativar a própria imunidade do organismo para assim, conseguir combater as inflamações. E consegue eliminar tensões, quando o terapeuta pressiona as terminações nos pontos específicos. Entenda.

Este funcionamento melhor ocorre quando nosso organismo atua de maneira mais equilibrada, tanto física, quanto emocionalmente e por isso o relaxamento e reconexão é essencial.

Ao ativar o sistema linfático nos movimentos de deslize, a massagem consegue também eliminar toxinas e inchaços, contribuindo na melhora do quadro de dores.

Massagem alivia as dores musculares e miofasciais

A massagem alivia as dores musculares e miofasciais, pois ela atua pressionando os pontos estratégicos do corpo, que estão relacionados a outras partes do corpo e organismo. Atingindo os pontos relacionados a região com dores e tensões, esta prática consegue trazer alívio para a dor. Entenda mais:

Atuando nos pontos específicos do corpo, em que há dores musculares e miofasciais, as massagens também conseguem distensionar, e relaxar a região dolorida para alívio da dor.

Massagem promove o equilíbrio emocional para tratar síndrome miofascial

A massagem promove o equilíbrio emocional para tratar síndrome miofascial. A massagem pode, de fato, ter um impacto positivo no equilíbrio emocional e no tratamento da síndrome miofascial. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a massagem pode influenciar o equilíbrio emocional e ajudar no tratamento da síndrome miofascial:

A massagem promove o relaxamento: pode promover um estado profundo de relaxamento, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. Isso pode ajudar a aliviar a tensão emocional e melhorar o bem-estar geral.

Ajuda na liberação de endorfinas: durante a massagem, o corpo libera endorfinas, que são substâncias químicas associadas à sensação de prazer e bem-estar. Essas endorfinas podem ter efeitos positivos no humor e ajudar a reduzir a percepção da dor.

Melhora do sono: o relaxamento induzido pela massagem pode melhorar a qualidade do sono. Um sono adequado é essencial para o equilíbrio emocional e a regeneração dos tecidos musculares.

Massagem libera, ativa e prepara os músculos para atividades físicas

A massagem libera, ativa e prepara os músculos para atividades físicas, ela pode servir para alongar e melhorar a flexibilidade, ativa e ajuda os músculos se prepararem para os exercícios. Vamos te detalhar agora como a massagem libera e ativa os músculos:

A massagem ajuda no relaxamento muscular, liberando as tensões, ativando seu funcionamento e circulação sanguínea e prepara os músculos para suas atividades diárias.

Massagem aumenta a mobilidade articular e a consciência corporal

A massagem aumenta a mobilidade articular e a consciência corporal. Sim, a massagem pode aumentar a mobilidade articular e a consciência corporal. Aqui estão mais informações sobre esses benefícios de mobilidade e consciência corporal que ajudam no tratamento de dor muscular:

Aumento da mobilidade articular: Durante uma sessão de massagem, os movimentos realizados pelo terapeuta podem ajudar a estimular e mobilizar as articulações do corpo. Isso pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, reduzir a rigidez e promover a flexibilidade das articulações.

Melhora da consciência corporal: Durante a massagem, você é incentivado a se conectar com as sensações em seu corpo e a desenvolver uma maior consciência corporal. Isso pode ajudar a identificar áreas de tensão, restrições de movimento e desequilíbrios posturais. Com essa consciência, você pode adotar medidas para corrigir esses problemas e melhorar a sua postura e movimentos no dia a dia.

Massagem favorece a execução dos movimentos

A massagem favorece a execução dos movimentos. Será que a massagem pode ajudar na movimentação muscular para ajudar assim, evitar e tratar dores musculares e miofasciais? Sim, a massagem pode favorecer a execução dos movimentos de várias maneiras, a seguir:

Aumento da flexibilidade: A massagem pode ajudar a aumentar a flexibilidade dos músculos e das articulações. Isso permite uma maior amplitude de movimento, facilitando a execução de movimentos mais amplos e precisos.

Melhora da circulação sanguínea: A massagem estimula a circulação sanguínea, levando um maior fluxo de oxigênio e nutrientes para os músculos. Isso pode melhorar a sua capacidade de contração e relaxamento, resultando em uma execução mais eficiente dos movimentos.

Redução da fadiga muscular: A massagem pode ajudar a reduzir a fadiga muscular, promovendo a recuperação mais rápida dos músculos após esforços intensos. Isso permite que você execute os movimentos de forma mais sustentada e com menos cansaço.

Massagem diminui a sobrecarga e tensão músculo-articular

A massagem diminui a sobrecarga e tensão músculo-articular? Será que as técnicas de massoterapia podem ajudar neste quesito? Sim, a massagem pode ajudar a diminuir a sobrecarga e a tensão músculo articular. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a massagem pode ser benéfica nesse aspecto:

Melhora da circulação sanguínea: A massagem estimula a circulação sanguínea, o que pode aumentar o fluxo de nutrientes e oxigênio para os músculos e articulações. Isso ajuda a nutrir os tecidos e remover metabólitos acumulados, reduzindo a sobrecarga e a tensão.

Liberação de aderências e pontos de gatilho: A massagem pode direcionar áreas de aderências e pontos de gatilho nos músculos.

Massagem promove o relaxamento da musculatura e a liberação do ácido lático

A massagem promove o relaxamento da musculatura e a liberação do ácido lático? Sim, a massagem pode promover o relaxamento da musculatura e ajudar na liberação do ácido lático acumulado nos tecidos. Aqui estão algumas explicações sobre esses benefícios da massagem:

Relaxamento muscular: Durante uma sessão de massagem, o terapeuta utiliza técnicas de movimentos suaves e rítmicos que ajudam a relaxar a musculatura. Isso contribui para a redução da tensão muscular, aliviando a sensação de rigidez e promovendo uma sensação geral de relaxamento.

Liberação do ácido lático: O ácido lático é um subproduto do metabolismo muscular que pode se acumular nos tecidos durante atividades físicas intensas ou prolongadas. A massagem pode auxiliar na liberação do ácido lático, ajudando a diminuir a sensação de fadiga muscular e contribuindo para uma recuperação mais rápida.

 

Massagem ajuda na recuperação muscular e evita lesões e dores tardias

A massagem ajuda na recuperação muscular e evita lesões e dores tardias. Sim, a massagem pode ser benéfica na recuperação muscular e na prevenção de lesões e dores tardias. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a massagem pode desempenhar um papel nesse sentido:

Aumento da circulação sanguínea: A massagem estimula o fluxo sanguíneo para os músculos, o que ajuda a transportar nutrientes essenciais e oxigênio para as células musculares. Isso contribui para uma recuperação mais rápida e eficiente após atividades físicas intensas, reduzindo o risco de dores tardias.

Prevenção de aderências e pontos de gatilho: A massagem pode ajudar a prevenir a formação de aderências e pontos de gatilho nos músculos. Essas áreas de tensão podem levar a restrições de movimento, dores e lesões. Ao tratar os músculos regularmente, a massagem pode prevenir o desenvolvimento dessas condições.

 

Como fazer automassagem para dores e tensões musculares - passo a passo

Como fazer automassagem para dores e tensões musculares - passo a passo. Existem algumas técnicas de massoterapia as quais podemos aplicar em casa, trazendo alívio imediato e pontual para dores, tensões e até casos de contratura muscular. Mas, todas etapas de seu tratamento devem ser acompanhadas por especialista.

As técnicas de massagem para dor e contraturas musculares, podem ser focadas na região das coxas, panturrilhas, ou ainda de toda perna. Comece realizando a prática de amassamento com certa pressão das mãos, na região dolorosa por no mínimo 1 minuto.

Automassagem nas pernas para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial

Depois com a palma das mãos faça fricções, subindo até as virilhas. Para finalizar, use um creme neutro e deslize os dedos das mãos de maneira mais suave, em toda perna.

Como fazer automassagem para dores musculares nos braços

Existe um tipo de automassagem, especialmente para dores e tensões musculares para a região dos braços e mãos. Começamos fechando os punhos e realizando movimentos circulares com a parte alta dos ossos dos dedos das mãos, na região dolorida dos braços, por 5 minutos.

Automassagem nos braços para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial


Depois desta manobra, aplicamos uma certa pressão com os dedos nos pontos específicos de tensão e dor, como se estivéssemos sovando uma massa. A finalização é com movimentos de deslize para relaxamento.

Ponto de massagem para dores musculares e liberação miofascial

Quando estimulamos os meridianos através da acupressão, ou seja, o pressionamento com os dedos, estes pontos conhecidos por serem relacionados a outras partes corpo e organismo, conseguem promover melhora em quadros de dor e tensão. Descubra agora o principal ponto relacionado aos músculos.

Principal ponto de acupressão para aliviar dores e tensões musculares

O ponto IG4 ou também conhecido como Hegu, é o ponto de acupressão principal relacionado aos músculos, e que quando estimulado trará alívio de dores e tensões. Ele se situa entre o dedão e o indicador, como mostra a imagem abaixo.



Ponto de acupressão para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial

Para aliviar as dores musculares, pressione este ponto com dedão e indicador, realizando movimentos circulares com pressão. Mantenha este estímulo por 5 minutos em cada mão e procure relaxar ao final da prática.

Principais pontos-gatilho para dor muscular e liberação miofascial

Para dores e síndrome de dor miofascial, usamos para estímulo, os pontos-gatilho miofasciais. Eles são literalmente pontos super sensíveis localizados nos músculos e na fáscia. Estes pontos, conseguem gerar uma resposta através de contração muscular, o que gera a dor.

Automassagem para dores e contraturas musculares e relaxamento miofascial


É muito comum ter espasmos e inflamações em estágios mais avançados deste tipo de dor. Devemos então, fazer leves pressões com as pontas dos dedos, na parte mais próxima a pele, ou seja, sem aprofundar tanto para camadas internas, conseguindo assim, atingir melhor as fáscias, que são os tecidos que revestem os músculos.

É também indicado usar um rolo de massagem ou ainda, um rolo de macarrão, friccionando-o na região afetada pela dor, e liberando desta forma, possíveis nós nas fáscias, e aliviando as dores.

Como identificar o ponto-gatilho e aplicar a liberação?

Para aliviar os nós ou pontos de gatilho nos músculos, você pode experimentar a técnica de autoliberação miofascial, usando uma bola de tênis, rolo de espuma ou bastão de liberação miofascial. Aqui estão algumas etapas para realizar a autoliberação miofascial:

  1. Encontre o ponto de gatilho: Localize a área do músculo que apresenta o nó ou ponto de tensão. Pode ser uma área dolorida, sensível ao toque ou com uma sensação de nó.

  2. Aplique pressão: Usando a bola de tênis, rolo de espuma ou bastão de liberação miofascial, aplique pressão direta sobre o ponto de gatilho. Comece com uma pressão suave e, aos poucos, aumente a intensidade conforme tolerado.

  3. Mantenha a pressão: Mantenha a pressão constante no ponto de gatilho. Respire profundamente e relaxe o máximo possível enquanto a pressão é aplicada. Se possível, movimente o músculo através de movimentos lentos e controlados para ajudar a liberar a tensão.

  4. Role ou deslize: Se estiver usando um rolo de espuma, você pode rolar o músculo sobre o rolo, movendo-o lentamente de um lado para o outro para abranger a área do ponto de gatilho. Se estiver usando uma bola de tênis, você pode realizar movimentos de deslizamento ou circulares sobre o ponto de gatilho para liberar a tensão.

  5. Aplique por alguns minutos: Continue aplicando pressão ou realizando os movimentos de rolagem ou deslizamento por alguns minutos. Você pode ajustar a intensidade da pressão de acordo com sua tolerância e conforto.

Lembre-se de que a auto-liberação miofascial pode ser desconfortável, especialmente quando se trata de pontos de gatilho dolorosos. No entanto, evite aplicar pressão excessiva ou causar dor intensa. Se a dor persistir ou piorar, é recomendável consultar um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, para obter uma avaliação e tratamento adequados.

Estas técnicas de auto massagem, além da acupressão, são práticas caseiras apenas para alívio rápido. 

Onde fazer massagem para dores musculares e liberação miofascial? 

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem e também contam com terapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar, se atente a alguns cuidados importantes para a segurança e efetividade da sua massagem para dores musculares. 

Antes de mais nada, caso sua dor seja crônica ou persista por algum tempo é importante consultar com o seu médico antes de agendar o seu atendimento. Caso seja uma dor pontual ou desconforto de baixa intensidade, as massagens poderão te ajudar.

Em todos casos, é recomendado realizar o seu atendimento sempre com massoterapeutas com formação especializada para o seu conforto e segurança, além de garantir um atendimento mais efetivo. 

A forma mais tradicional de se encontrar um estabelecimento ou massoterapeuta especializado é por indicação. Nestes casos é importante checar as credenciais do profissional que irá te atender, e validar que possui formação técnica e experiência ambulatorial, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando, que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

 

Cuidados no tratamento de massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Existem alguns cuidados essenciais para sua segurança ao receber uma massagem para a dor muscular e miofascial. É necessário selecionar os terapeutas qualificados nas técnicas, para que a elas tenham os efeitos desejados e seja um tratamento eficaz. Vamos te explicar os cuidados mais importantes:

Quem pode fazer massagem para liberação miofascial?

Quem pode fazer massagem para liberação miofascial? Quem sofre de problemas de saúde, doenças específicas, podem fazer massagem? Precisa de um tratamento específico e ainda mais cuidadoso? Entenda se nestes casos há indicação e se pode fazer a massagempara o tratamento das dores...

É necessário realizar exames e passar com um massoterapeuta especialista para entender se há contraindicações.


Qual o perigo massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Qual o perigo massagem para dor e contratura muscular e miofascial? A técnica de massagem pode ser aplicada em qualquer pessoa com o objetivo de alívio de dor. A prática quando feita por profissionais, não irá causar nenhum efeito colateral. Mas, será que existe algum perigo da massagem?

Mesmo que o paciente tenha algum tipo de doença, a massagem é indicada para melhorar o bem-estar e tratar dores. São exceções os pacientes com infecção na pele.

Quais os efeitos colaterais da massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Quais os efeitos colaterais da massagem para dor e contratura muscular e miofascial? Para receber a massagem para tratamento de dor  precisamos antes saber se a prática tem efeitos colaterais. Conheça agora se há possíveis efeitos colaterais com a técnica de massagem terapêutica para tratamento de dor:

Na verdade, a massagem não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um massagista especialista.

Vou sentir dor durante a sessão de massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Vou sentir dor durante a sessão de massagem para dor e contratura muscular e miofascial? Será que você vai sentir dor durante a prática da sessão de massagem para as dores? Por que alguns pontos do corpo ao receber as manobras de massagem não sofrem dor e outros sim?

É normal sentir leve dor ao receber a massagem. Como os pontos estimulados refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir dor, mas bem leve e nada insuportável

Quantas sessões de massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Quantas sessões demassagem para dor e contratura muscular e miofascial? São necessárias quantas sessões para obter o resultado da massagem para a dor? Na maioria dos tratamentos, as recomendações de frequência são únicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o massoterapeuta especialista. Mas, há indicações gerais:

Geralmente o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de massagem toda semana, por 3 meses. Em geral o ideal é de pelo menos 2 sessões por semana.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar o melhor curso do tratamento bem como a frequência é o médico responsável. Também é importante seu acompanhamento para segurança e conforto do paciente.

Quantas vezes por semana fazer massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Quantas vezes por semana fazer massagem para dor e contratura muscular e miofascial? Para entender quantas vezes devemos fazer massagem para tratar a dor, o médico e o massagista deverá fazer as indicações. Ainda assim, no geral, a técnica deve ser aplicada de 5 a 10 sessões. Entenda melhor:

Cada sessão de massagem deve durar em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Ou seja, dia sim, dia não, para que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem na horas seguintes de cada aplicação.

Gestante pode fazer massagem para dor miofascial durante gravidez?

Gestante pode fazer massagem para dor miofascial durante gravidez? Fazer uma massagem para tratamento de lombalgia é uma alternativa. Mas será que a massagem para dor pode ser feita durante a gravidez sem complicações tanto para a mamãe quanto para o bebê?

Geralmente não há restrições. Ainda assim, seu obstetra é quem poderá indicar a realização da técnica na gravidez. 

massagem deverá ser realizada por massoterapeuta com certificação em massagem pré-natal.

A massagem funciona sozinha para contratura muscular?

A massagem funciona sozinha para contratura muscular? Uma dúvida que pode surgir é: a massagem funciona sozinha para tratar a dor miofascial? Será preciso associar a técnica a outros tratamentos para tratar de forma completar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de dor?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da dor lombar seja efetivo.


Restrições e contraindicações da massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Restrições e contraindicações da massagem para dor e contratura muscular e miofascial? Qualquer pessoa pode receber massagem para dor. Caso haja sensibilidade na pele avise seu massoterapeuta, para que os cuidados sejam tomados. Mas existe um caso que há restrição:

O único tipo de restrição e contraindicação existente para aplicação da técnica de massagem é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a pratica consiste na aplicação de manobras pelo corpo, e isso pode causar irritação e sensibilidade. É importante consultar o médico ortopedista antes de iniciar com a técnica.

O massagista é capacitado para tratamento de dor e contratura?

O massagista é capacitado para tratamento de dor e contratura? Indicamos que você passe em acompanhamento com um massoterapeuta especialista em dor muscular. Com um diagnóstico, ele poderá indicar os tratamentos. Neste caso, será que o massagista seria um dos profissionais capacitados para tratamento de dor?

Caso seja indicada a massagem, o profissional precisa de certificado de formação como massoterapeuta em alguma instituição especializada e ainda estar registrado em algum órgão de classe. 

Perfil de massagista recomendado para tratamento de dor muscular 

Perfil de massagista recomendado para tratamento de dor muscular: o ideal é que seja especializado e formado em massoterapia em alguma instituição para que seu tratamento seja correto, completo, seguro e para que não haja complicação ou reação. Veja melhor:

É necessário para os atendimentos com a técnica de massagem, que o profissional tenha formação completa em massoterapia e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer massagem para dor e contratura muscular e miofascial

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em massagem para dor e contratura e também contam com massoterapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento.

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em massagem para lombalgia, é solicitar ao seu médico ou fisioterapeuta uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre médicos e fisioterapeutas que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar massagista especializado em massagem para dor e contratura muscular e miofascial? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massagista especializado em massagem para para dor e contratura muscular e miofascial, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Clínicas e spas com atendimentos de massagem para dor e contratura muscular e miofascial. As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes. 

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de massagem para dor e contratura muscular e miofascial

Atendimentos particulares de massagem para dor e contratura muscular e miofascial. Muitos recorrem a indicações de massagistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de massagem por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massagista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em massagem dor e contratura muscular e miofascial

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

Como agendar massagem para dor e contratura muscular e miofascial a domicílio?

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos massagistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos massoterapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de massagem?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua massagem será feita por massagista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) massagista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns massoterapeutas especializados em massagem e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR MASSAGEM EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de massagem para dor e contratura muscular e miofascial?

Os preços de massagem podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massagista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para massagens.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a massagem pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de massagem por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Massagem para dor e contratura muscular e miofascial - 3 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Massagem para dor e contratura muscular e miofascial - 4 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Massagem para dor e contratura muscular e miofascial - 5 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR MASSAGEM EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora você sabe mais sobre as indicações e contraindicações da massagem para dor muscular e miofascial. O próximo passo é falar com seu médico ou profissional de saúde mental e solicitar as recomendações específicas para você e a liberação para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança