website

Shiatsu para aliviar e tratar hérnia de disco

shiatsu é um super aliado no tratamento da dor causada pela hérnia de disco, e seus outros sintomas. Juntamente a novos hábitos e práticas saudáveis para a cura e prevenção, entenda como esta terapia contribui para o alívio da dor, além de conhecer os cuidados para o seu atendimento e muito mais!

Shiatsu para aliviar e tratar hérnia de disco

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco ou a hérnia discal, é uma patologia que como o nome já diz, envolve o disco intervertebral da coluna. O disco pode ser apertado ou projetado para fora, o que causa muita dor e desconforto. Entenda melhor o que é de fato a hérnia de disco.

A hérnia de disco é uma doença que acontece quando o disco intervertebral é comprimido ou projetado para além de seus próprios limites. A lesão no disco, ocorre quando há compressão ou projeção do mesmo, o que acaba lesionando o disco da coluna e assim surgem as dores e tensões. 

Conheça a coluna vertebral e onde se forma a hérnia de disco

Apesar da hérnia de disco ser no disco intervertebral, você sabe identificar em que ponto realmente ela pode se formar na coluna? Conheça agora um pouco mais sobre a coluna vertebral e onde exatamente se forma a hérnia de disco:

A hérnia de disco pode se formar em qualquer ponto ao longo da coluna vertebral. Ainda assim, o mais frequente é o surgimento da hérnia de disco exatamente na região lombar.

A coluna é o eixo central do corpo, é ela que sustenta todo organismo e garante a flexibilidade das movimentações. Qualquer lesão na espinha, como também é chamada, pode afetar outras partes do corpo, causando sintomas secundários, como acontece com a hérnia de disco.

O que significa L4, L5 e L5 S1 e onde ficam na coluna vertebral?

Você já ouviu falar sobre L4, L5 e L5 S1? Conhece seus significados? Estas letras com números estranhos, servem na verdade, para denominar e identificar determinados pontos da nossa coluna vertebral. Estes pontos da coluna são muito comuns de estarem envolvidos na hérnia de disco. Entenda. 

O que significa L4, L5 e L5 S1 e onde ficam na coluna vertebral



L4 é a abreviação para quarta vértebra lombar, já L5, se refere a quinta vértebra lombar e L5 S1, serve para identificar a primeira vértebra sacral.

Como a hérnia de disco ocorre muito na região lombar e sacral, quando há a patologia, é comum estes pontos da coluna estarem com o disco bem lesionado.

O que é disco intervertebral e serve para que?

O que é o disco intervertebral e para que ele serve? Com certeza você já ouviu falar ou leu sobre esta parte do corpo, mas você sabe qual sua função e o motivo dela ser importante para as funções básicas do nosso corpo? Veja.

O disco intervertebral é uma parte da coluna vertebral que atua como protetor de choques, amortecendo movimentos bruscos para evitar um choque grande na coluna e assim, evita lesões cotidianas.

Como a hérnia de disco se forma e o que faz com que os discos herniem?

A hérnia de disco é uma doença que ocorre na coluna vertebral, comumente na região mais baixa, da lombar. Esta patologia é uma das principais causas de dor nas costas e do desconforto postural. Mas, você sabe realmente como ela se forma?

A hérnia de disco surge quando a parte gelatinosa de um dos discos se move por uma abertura no invólucro exterior. Os discos se herniem por moverem-se comprimindo os demais discos, ou se projetando para além do limite. 

Hérnia de disco segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a MTC, as doenças de qualquer ordem: mentais e emocionais, ou físicas, surgem de um desequilíbrio a nível energético. Quando o fluxo de energia está estagnado ou em desarmonia, os sintomas surgem. Entenda sobre hérnia de disco conforme a medicina tradicional chinesa:

Antes de se tornar uma patologia física, os desequilíbrios começam a nível sutil. É por isso que, pela MTC, devemos tratar a hérnia de disco, com terapias que consigam reequilibrar não só o físico, mas os demais campos também. Um ótimo exemplo seria a técnica de shiatsu, a qual veremos mais abaixo.

Hérnia de disco tem cura?

Vamos entender agora se a hérnia de disco pode ter cura e mais: será que todos os tipos de hérnia de disco, desde os casos mais brandos até os mais graves, podem ter alguma forma de cura? Ou é uma patologia que precisaremos conviver para sempre?

A resposta é infelizmente não. A cura da hérnia de disco não é algo viável, por conta da lesão do disco vertebral. Mas, é possível reduzir os sintomas, com tratamentos, como a acupuntura, tratamentos específicos e claro, adquirindo novos hábitos preventivos.

É importante o acompanhamento por um ortopedista especializado.

Quando a hérnia de disco é grave? 

Sabemos que a hérnia de disco é um distúrbio associado a alguma lesão em alguma parte da coluna vertebral, mas será que em todo caso a hérnia de disco é algo grave ou realmente perigoso? Os sintomas sempre estão relacionados a algo de fato preocupante?

A hérnia de disco é uma doença que em todos casos é sim preocupante. Isto porque ela sofre uma lesão aguda em algum disco da coluna e por isso o tratamento é indicado.

Procure um médico ortopedista especialista para verificar o estágio da doença através de exames.

Qual significado clínico de hérnia de disco

Qual o significado clínico de hérnia de disco? Especialmente quando há dor na coluna, nas costas ou até na região lombar é sempre necessário procurar um ortopedista para obter um diagnóstico preciso. O significado da dor, precisa ser averiguado, para que haja um tratamento clínico correto. Entenda mais.

Em geral, hérnia de disco vem de má postura, obesidade, doenças, fraturas ou complicações da gestação.

Fatores de risco: quem precisa ficar atento com a hérnia de disco?

Existem fatores de risco para a hérnia de disco? Quais são as outras doenças ou condições individuais que podem influenciar no surgimento e permanência da hérnia de disco na vida de uma pessoa? Iremos entender melhor logo abaixo os principais fatores de risco para a hérnia de disco.

São fatores de risco para a hérnia de disco: doenças da coluna, obesidade e complicações na gravidez.

Quem tem hérnia de disco pode ficar paralítico?

Quem tem hérnia de disco na lombar ou em qualquer outra região da coluna vertebral, pode em algum momento se preocupar com a dúvida: pode quem tem esta patologia ficar paralítico? Será que a lesão na coluna pode agravar desta forma? Te respondemos a seguir.

Dependendo do caso, sim. A hérnia de disco pode evoluir a ponto de causar paralisia. Isso acontece quando há compressão em um nervo. Por isso é sempre recomendado tratamento e acompanhamento com ortopedista.

O que pode acontecer se não cuidar de uma hérnia de disco?

O que pode acontecer se a pessoa não cuidar de sua hérnia de disco? Quando estamos com dor nas costas, coluna ou lombar e com dúvida se pode ser ou não esta hérnia de disco, precisamos buscar ajuda e um diagnóstico. Mas, o que ocorre se não cuidarmos? 

Como vimos acima, hérnia de disco é uma patologia intensa e que precisa de cuidados imediatos. A compressão ou lesão nos discos da coluna pode acabar se tornando irreversível. Busque rapidamente um ortopedista especialista para te avaliar.

Como confirmar diagnóstico de hérnia de disco

Como saber se tenho uma hérnia de disco? Como se dá o diagnóstico da hérnia de disco e tudo o que permeia esta questão? Seria necessário fazer exames ou somente os sintomas relacionados já bastam para dar o diagnóstico da hérnia de disco? Vamos te explicar abaixo.

O diagnóstico de hérnia de disco será feito pelo ortopedista responsável pelo indivíduo. Na maioria das vezes ele irá solicitar exames como raio X, tomografia, eletroneuromiografia ou a ressonância, a fim de dar o diagnóstico final.  

Quais são os tipos de hérnia de disco?

Nem todos sabem, mas, existem alguns tipos distintos de hérnia de disco. Temos então: hérnia de disco extrusa, hérnia de disco protusa, hérnia de disco sequestrada e hérnia de disco causada na gestação. Vamos entender melhor sobre cada tipo de hérnia de disco e suas características individuais, mais abaixo:

Hérnia de disco extrusa: como é e como identificar?

A hérnia de disco extrusa ou extrusão discal como também pode ser chamada, é um tipo de hérnia de disco que como o nome já entrega, está relacionada a projeção do disco da coluna. Entenda mais sobre este tipo de hérnia de disco abaixo:

A hérnia de disco extrusa é a hérnia de disco que se encontra na fase três de degeneração dos discos intervertebrais. Aqui, o núcleo está deformado, e fica com o formato abaulado.

É necessário passar com um ortopedista que realizará os exames devidos para identificar este tipo de hérnia de disco e todos outros.

Hérnia de disco protusa: características e diagnóstico

A hérnia de disco protusa é em geral, o tipo mais frequente dentre os demais tipos de hérnia de disco que existem. Na hérnia de disco protusa, como o termo já diz por si só: há uma protusão na região afetada pela patologia. Te explicamos melhor agora:

Neste tipo de hérnia de disco, o núcleo do disco continua intacto, mas já há perda do formato oval do disco intervertebral. Aqui, ocorre então o alargamento do disco intervertebral, mas o líquido gelatinoso de dentro ainda permanece intacto.

É preciso obter acompanhamento com ortopedista para que o quadro seja acompanhado e tratado da forma devida.

Hérnia de disco sequestrada: o que é?

A hérnia de disco sequestrada, apesar do nome soar um pouco esquisito, é um tipo comum de hérnia de disco. Neste caso, há o rompimento da parede do disco intervertebral entre outros sintomas e características específicas que iremos detalhar adiante:

Neste tipo de hérnia de disco, o núcleo se encontra danificado e pode se dividir em duas partes. Este é o tipo mais rave, já que o disco se rompe e seu conteúdo vaza, além da inflamação e a compressão nos discos ser intensa.

Hérnia de disco na gravidez: causas, diagnóstico e sintomas

A hérnia de disco de gravidez ou hérnia de disco na gestação, é um tipo não tão comum de hérnia de disco, até porque só acontece com as mulheres gestantes que tenham alguma pré-disposição. Compreenda mais sobre as causas, os sintomas e o diagnóstico, abaixo:

Este tipo de hérnia de disco surge por conta das mudanças no organismo da gestante. O alargamento e afrouxamento dos ligamentos, podem acabar comprimindo a região da lombar, principalmente, e assim surgir a hérnia.

É mais comum de surgir em mulheres grávidas que já tinham de algum problema de coluna, obesidade ou que ganharam um excesso de peso na gravidez, e dessa forma, a coluna acabou sendo afetada em demasia.

Somente o obstetra poderá pedir o acompanhamento e exames devidos para fechar diagnóstico e indicar os tratamentos devidos.

Quais são os sintomas de hérnia de disco?

É certo que você já ouviu falar bastante sobre hérnia de disco. Mas quais são os sintomas específicos desta doença tão comum? Você sabe identificar a partir de o que está sentindo? Entenda cada um dos sintomas, detalhados, mais a seguir.

Inflamação na hérnia de disco

Mais do que simplesmente saber quais são os sintomas, precisamos saber como realmente perceber os sintomas que surgem com a hérnia de disco. Um sintoma comum é a inflamação. Mas, como saber se o que sinto é a inflamação da hérnia de disco? Entenda.

Sempre que houver algum inchaço na região, vermelhidão, calor, e dificuldade de movimentar a área, é bem provável que há algum tipo de inflamação envolvida na hérnia de disco.

Recomendamos que você procure um ortopedista especialista para te acompanhar no tratamento.

Dores de hérnia de disco

O principal sintoma da hérnia de disco, além da inflamação, obviamento, é a dor. A dor é a principal característica desta patologia, e é o que faz o indivíduo perceber que há algo de errado, e buscar ajuda médica. Veja a seguir como a dor se manifesta nestes casos:

Na hérnia de disco, as dores podem surgir de formas diversas, a depender do tipo de hérnia de disco, do causador e do indivíduo.

Há pessoas que relatam dores pontiagudas. Outras, dores que irradiam pela coluna. Em outros estágios a dor é mais leve, mas pode piorar em algumas posturas ou ao se deitar.

O que pode piorar a hérnia de disco?

Sabemos que a dor e a inflamação que a hérnia de disco causa pode ser realmente insuportável. Mas então, o que pode piorar os sintomas hérnia de disco? Fique atento(a) a estes fatores e sintomas, para não agravar o quadro de sua doença:

Má postura seja sentado, em pé ou deitado, ganho de peso excessivo e algumas doenças que vimos acima, são fatores que podem piorar o quadro de hérnia de disco.

Esteja com seus exames em dia, e acompanhamento em todo caso para que não haja retrocesso em seu tratamento.

Quais as causas da hérnia de disco?

Existem fatores de risco e sintomas específicos da hérnia de disco. Mas você sabe quais são suas causas? O que poderia desencadear esta patologia? Conheça agora cada uma das causas da hérnia de disco e dessa forma, tente evitar o surgimento da mesma.

Obesidade, complicações na gestação, doenças crônicas, má postura. Entenda sobre cada causador da hérnia de disco.

Doenças crônicas que causam a hérnia de disco

Algumas doenças crônicas podem ser as causadoras principais do surgimento da hérnia de disco e de todas demais complicações envolvidas. Se você nunca ouviu ninguém falar sobre isso, veja agora abaixo quais são as principais doenças relacionadas ao aparecimento da hérnia de disco.

Como vimos acima sobre os fatores de risco, algumas outras doenças da coluna podem se desencadear para a hérnia de disco. É o caso da escoliose e do bico de papagaio. O caminho reverso também pode acontecer muitas vezes.

Obesidade causa hérnia de disco?

A obesidade e o ganho de peso desacerbado, pode acabar sendo causa do surgimento da hérnia de disco, seja de qual tipo for. O aumento de peso, pode causar a desestabilidade da coluna, e por isso é uma das causas do surgimento desta doença. Entenda melhor:

O excesso de peso, acaba afetando a estabilidade das costas. A sustentação da coluna se torna desequilibrada quando há o muito peso, e pode haver sobrecarga nos discos e em curto tempo, evoluir para a hérnia de disco.

Má postura pode causar hérnia de disco

A má postura pode provocar a curvatura incorreta da coluna vertebral. Quando esta curvatura é mantida por períodos prolongados numa mesma posição corporal, seja sentada, em pé, ou ainda ao carregar alguns objetos pesados, pode vir a causar a hérnia de disco.

A posição incorreta da coluna, principalmente quando repetida no dia a dia, pode sobrecarregar a região das vértebras, ou pressionar em demasia os discos, fazendo com que surja o desgaste ou deformação nos discos, o que causa a hérnia de disco.

Gestação e hérnia de disco

É muito comum durante a gestação, o surgimento de dores das costas, coluna, e até o surgimento da hérnia de disco. Isto acontece principalmente por conta do peso da barriga que acaba por exigir mais sustentação da coluna, mas há outros fatores:

O afrouxamento e o inchaço dos ligamentos e a maior curvatura da lombar devido ao peso da barriga, causam desajuste na coluna, o que pode se desenvolver para a hérnia de disco gestacional.

Como prevenir hérnia de disco: dá para prevenir?

Existem diversas formas de prevenir e evitar o surgimento das dores nas costas, e até mesmo da hérnia de disco. As principais indicações são de alongamentos e exercícios físicos específicos para fortalecimento de toda coluna, alimentação para equilíbrio do peso e postura adequada:

Melhore sua postura para evitar a hérnia de disco

Sabemos que uma postura desajustada pode ocasionar o surgimento da hérnia de disco. Mas, existem ainda cuidados nas posturas que irão na realidade ajudar evitar a hérnia de disco, ou seja, conseguem proteger a nossa coluna como um todo e evita as dores. Te ensinaremos adiante:

Postura correta para aliviar e tratar hérnia de disco



O ideal é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça em sentido ao céu. E quando precisarmos segurar algum objeto pesado, o ideal é sempre flexionar os joelhos e continuar mantendo a coluna em linha reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Alimentação para prevenção de hérnia de disco

Conheça a seguir qual é a melhor alimentação para a prevenção da hérnia de disco. Tirando ou evitando ao máximo, alimentos muito pesados, processados, gordurosos ou industrializados, o organismo como um todo agradece, mas veremos abaixo qual alimentação pode prevenir esta doença.

Na verdade, uma alimentação baseada em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e sementes, auxilia no funcionamento do corpo, o qual evitará doenças. Mas, mais do que isso, para prevenir a hérnia de disco, a alimentação leve é importante para a perda ou equilíbrio do peso, a fim de não sobrecarregar as costas.

Se exercite para prevenir hérnia de disco

A região abdominal, ou o core, e seu fortalecimento, está relacionado com a sustentação da coluna vertebral, o que é essencial para a saúde da mesma. Isto significa que, exercícios de isometria e alongamentos direcionados ao abdômen e coluna, irão prevenir a hérnia de disco. Veja quais agora:

Os principais exercícios são os abdominais, pois eles fortalecem a musculatura da região. O ideal é a prática de 2 dias semanais. Ainda assim, quem irá definir seus exercícios e frequência, deve ser um personal trainer especializado.

Além disso, o yoga, e o pilates promovem alongamento e fortalecimento por isometria, majoritariamente da região da coluna, aliviando as dores na região e prevenindo o surgimento de doenças.

Como aliviar hérnia de disco em casa?

Caso a sua hérnia de disco esteja te causando muita dor, tensão, incômodo ou desajuste postural, existem algumas formas caseiras de aliviar todos estes sintomas. É claro que, é sempre preciso acompanhamento de um ortopedista especializado nestes quadros, mas temos algumas indicações importantes a seguir:

Compressa é bom para hérnia de disco?

A compressa é um bom exemplo de tratamento caseiro para aliviar qualquer dor, e inflamação da hérnia de disco. Mas neste caso o melhor é aplicar a água fria ou a água quente? Vamos entender agora a ação de cada e suas melhores indicações.

Quando estamos falando de lesões musculares e dores crônicas, o ideal é usar água quente para fazer as compressas. A água fria é indicada em casos de inflamação.
A hérnia de disco causa dor e ainda inflamação, então ideal é fazer uma compressa variada:

Pegue uma panela e aqueça a água. Mergulhe com cuidado, um pano ou toalha com cuidado e aplique no local sempre protegendo para não causar queimaduras. A água deve ser quente, porém agradável. Outra opção é fazer uso de bolsa de água quente. Alterne o quente por 2 minutos, com uma compressa fria por 5 minutos. Repita por 3 ciclos.

Qual a maneira correta de dormir para evitar hérnia de disco?

Você sabe a maneira correta de dormir para quem sofre de hérnia de disco? Conhece as melhores posturas ao deitar-se para evitar o surgimento da dor e até conseguir aliviar os sintomas durante o sono? Vamos entender melhor agora cada um destes importantes itens.

A melhor posição para se dormir é com as costas bem encostadas no colchão. Para isso, coloque um travesseiro abaixo dos joelhos, evitando que a coluna fique curvada. Caso prefira dormir o lado, o ideal é dobrar levemente os joelhos e ainda posicionar um travesseiro entre as pernas, para evitar compressão dos discos.

Como fazer massagem para hérnia de disco em casa

Vamos ensinar a seguir como fazer uma massagem caseira para aliviar as dores e o desconforto da hérnia de disco, em casa mesmo. Você pode começar com esta técnica que ensinamos abaixo, desde que seus sintomas permitam a realização da massagem, caso contrário, indicamos buscar ajuda profissional.

Primeiramente busque um local tranquilo e procure relaxar. Respire, relaxe, libere as tensões. Agora tente observar o corpo a fim de identificar onde se encontra sua dor, de onde ela vem e para onde vai.

Automassagem para aliviar e tratar hérnia de disco



Agora coloque uma pequena quantidade de creme apenas para ajudar deslizar as mãos, e espalhe com as palmas no local afetado, com movimentos circulares. Quando a pele absorver a maior parte do creme, agora realize leves pressões entre a ponta dos dedos e o ponto dolorido. Permaneça na massagem por 10 minutos.

Recomendamos um atendimento com massoterapeuta profissional para melhores resultados e segurança para seu tratamento.

Melhores tratamentos para hérnia de disco

Aplicações caseiras podem ser eficazes para o alívio da hérnia de disco, mas os tratamentos mais efetivos e que aliviam e curam sua hérnia de disco de uma vez, possuem indicações específicas, as quais vamos entender mais afundo logo a seguir. Confira agora abaixo!

Fisioterapia, exercícios, alongamento...leia a seguir.

Fisioterapia como tratamento de hérnia de disco

Dentre os diversos tratamentos para a hérnia de disco, temos a fisioterapia. Mas, será que ela resolve mesmo e serve para tratar de vez esta a hérnia de disco? Vamos entender melhor como funciona a prática e de que maneira ela consegue ajudar em casos de hérnia de disco.

Após ser diagnosticado com hérnia de disco, seu médico deve indicá-lo a um fisioterapeuta. Isto porque a fisioterapia consegue através de técnicas específicas de RPG (reeducação postural global) fortalecer os músculos de toda coluna, tratando a hérnia de disco.

Exercícios, pilates e yoga para tratar hérnia de disco

Os principais exercícios para tratar a hérnia de disco, são obviamente o pilates e também o yoga. Isto porque eles fortalecem sem sobrecarregar ainda mais a coluna, além de estimular o alongamento, e movimentos básicos das costas e região. Entenda melhor agora.

O pilates na verdade, vem do yoga. Ainda assim, ambos têm como base de em seus movimentos (ou ásanas, no yoga), a coluna. É realizada em cada prática movimentos de lateralização, flexão, torsão e extensão da coluna, além do fortalecimento abdominal que como vimos acima, é imprescindível num tratamento de hérnia de disco.

Osteopatia no tratamento de hérnia de disco

A osteopatia no tratamento de hérnia de disco, é um tratamento que tende ser bastante eficaz na maioria dos casos. A técnica consiste na manipulação óssea, daí o nome, "osteopatia" que vem do grego, onde "osteon", significa "osso" e pathos, "doença". Vamos entender mais:

Osteopatia é uma prática de medicina chinesa, que consiste na utilização de mobilizações e manipulações articulares e nos tecidos, a fim de liberar tensões, nós, e dores, inclusive da hérnia de disco.

Massagens e acupuntura auxiliam no tratamento de hérnia de disco

Vamos indicar agora quais são outras massagens e as técnicas de massoterapia que também são indicadas para o tratamento de hérnia de disco e todos os seus sintomas. Existem muitas terapias diferentes, mas nem todas são ideais para todos casos. Entenda:

As técnicas de massoterapia mais indicadas para os pacientes com hérnia de disco são: acupuntura, shiatsu, seitai, thai massage , reflexologia e ban fá.

Shiatsu para hérnia de disco

O shiatsu é uma prática oriental de massoterapia que, além de todos os benefícios que vamos ver adiante, ajuda tratar a hérnia de disco e as dores envolvidas, com bastante sucesso. Veja como e quais são as outras propriedades terapêuticas que o shiatsu possui.

A técnica do shiatsu é uma das mais indicadas quando a queixa é hérnia de disco e dores nas costas. Além de distensionar os músculos, o shiatsu promove ajuste postural e alivia as dores das costas, tratando, a hérnia de disco.

Seitai no tratamento de hérnia de disco

O seitai ou a quiropraxia oriental como também é chamada esta técnica de massoterapia chinesa, é uma das terapias mais utilizadas no tratamento da hérnia de disco. Ela é conhecida por ser uma prática diferente do que em geral as pessoas estão acostumadas e vamos te explicar agora o por quê:

O seitai é a massagem mais indicada para corrigir problemas relacionados a coluna, como é o caso da hérnia de disco. Além disso, a quiropraxia oriental trata dores nas costas, coluna e lombar, promovendo maior bem-estar, por possuir movimentos vigorosos e de distensionamento.

Thai massage para cura da hérnia de disco

A thai massage ou massagem tailandesa como podemos chamar no Brasil, é uma massagem mais vigorosa aplicada num colchonete no chão e que visa principalmente o alongamento da coluna, para aliviar dores da hérnia de disco, e promover relaxamento de toda região envolvida, com suas movimentações.

Além disso, a técnica desbloqueia nós de energia, trazendo, reequilíbrio a níveis sutis. A thai massage ainda consegue promover relaxamento no campo da mente, promovendo o equilíbrio emocional, que podem provocar o tensionamento e piorar os casos de dor nas costas da hérnia de disco.

 

Reflexologia pode tratar hérnia de disco

A reflexologia para auxiliar no tratamento de dores e tensões causadas pela hérnia de disco, é uma das técnicas mais aplicadas em todo mundo. Vamos nos aprofundar nesta prática milenar e então, compreender como este tratamento funciona para esta patologia.

A reflexologia já pelo nome entrega, aplica massagem em pontos que refletem em outras áreas do corpo. A técnica consegue promover relaxamento e alívio de tensões nos músculos, nervos e articulações, inclusive causadas pela hérnia de disco.

 

Ban fá (osteopatia chinesa) para tratamento de hérnia de disco

A técnica de ban fá, ou osteopatia chinesa como pode ser chamada, para o tratamento de hérnia de disco, não é um procedimento invasivo, como algumas pessoas podem pensar. Vamos agora entender um pouco mais afundo como este tratamento funciona para ajudar no tratamento de hérnia de disco.

A técnica de ban fá atua através de mobilizações e manipulações com as mãos do terapeuta, que vai encontrando e destravando tensões e dores, inclusive da hérnia de disco.

Acupuntura para tratar a hérnia de disco

A acupuntura clássica, feita com agulhas principalmente, é a coadjuvante no tratamento de dores e tensões da hérnia de disco. A acupuntura já é usada há muitos anos como uma das principais práticas orientais para alívio de dores e tensões. Veja de que maneira ela atua na dor.

A acupuntura usa pontos estratégicos ao longo do corpo, que quando estimulados pelas agulhas são capazes de promover alívio de dores, tensões e relaxamento profundo. O massoterapeuta profissional irá aplicar as agulhas de maneira delicada, nos pontos relacionados a coluna, para aliviar a hérnia de disco.


O que é shiatsu para hérnia de disco?

Todos já ouvimos falar em shiatsu. Mas você sabe exatamente o que é o shiatsu para o tratamento de hérnia de disco? Ela é uma das mais conhecidas e potentes técnicas de massoterapia, e que no caso do tratamento e prevenção da hérnia de disco, age de maneira eficaz. Entenda.

O shiatsu para hérnia de disco é uma técnica manual, pontual e concisa sobre os músculos, que utiliza pressões e deslizes para ativar o funcionamento natural do organismo, aliviar tensões e dores, além de realizar o ajuste postural.

Shiatsu para aliviar e tratar hérnia de disco



Shiatsu para hérnia de disco segundo a Medicina Tradicional Chinesa

O tratamento com a técnica de shiatsu para hérnia de disco, é milenar nos países orientais. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o shiatsu é uma prática que consegue recuperar lesões e tratar sintomas de diversas doenças pela raiz. Entenda melhor agora.

O shiatsu sendo uma técnica milenar, foi sendo aprimorado até chegar no tratamento potente que é hoje. Segundo a MTC, a massagem consegue aliviar dores da hérnia de disco, mas mais que isso, consegue reestabelecer o bem-estar e a saúde orgânica do indivíduo que receba a terapia.


Princípios do shiatsu para hérnia de disco

Os princípios principais do shiatsu para a hérnia de disco, são de aliviar dores e tensões, além de promover a auto cura vinda da base de todo organismo: a coluna. Dessa forma, a técnica consegue reequilibrar desde os campos sutis, até o emocional e físico também. Compreenda melhor agora:

Quando a prática atinge o campo emocional consegue trazer equilíbrio ao organismo, e estimular seu bom funcionamento. E no físico, traz o tão desejado alívio das dores, para os que sofrem com a patologia.


Quando buscar o shiatsu para tratamento de hérnia de disco?

Quando buscar o shiatsu para o tratamento de hérnia de disco? Quando eu sei que preciso da ajuda desta terapia para tratar os sintomas? A resposta é simples e direta: depende. Abaixo te explicamos alguns fatores e pontos que devem ser observados a fim de buscar este tipo de tratamento.

Necessariamente você deve passar por um ortopedista especializado para obter um diagnóstico. É ele também que fará as indicações de tratamento, e poderá recomendar a aplicação da técnica de shiatsu como tratamento complementar.

Como funciona o shiatsu para hérnia de disco?

A técnica de shiatsu consegue promover o alívio das dores e tensões causadas pela doença, e é desta maneira que ela funciona para ajudar no tratamento da hérnia de disco. Com o corpo funcionando de forma equilibrada, o shiatsu combate a inflamação e as dores. Entenda mais como ele funciona:

O shiatsu ao estimular através dos toques precisos do terapeuta, consegue relaxar os músculo, reequilibrar o ajuste da coluna, diminuir as tensões. É por isso que todas pessoas com hérnia de disco, sentem alívio logo na primeira sessão.

Como é o atendimento de shiatsu para hérnia de disco?

Sabemos que o shiatsu pelos toques e manobras manuais, aliviam dores e tensões, é assim que a técnica é feita. Desta maneira, a prática é aliada no tratamento de hérnia de disco. Mas, quer saber como é o atendimento de shiatsu para hérnia de disco, em si? 

Primeira seu terapeuta deve aplicar uma anamnese para entender todo quadro. Em seguida você deve deitar na maca com roupas confortáveis. Sem creme ou apenas com pouca quantidade, o(a) massoterapeuta começará aplicar toques mais suaves na região das costas, e irá intercalar com movimentos mais concisos de ajuste postural e distensionamento dos músculos. A técnica deve durar no mínimo 60 minutos. 

Watsu ou water shiatsu para hérnia de disco

O shiatsu é uma massagem com manobras manuais para alívio de dores da hérnia de disco. Mas, você já ouviu falar em watsu ou water shiatsu, como também pode ser chamado? É uma variação do shiatsu, bastante eficaz para o tratamento de hérnia de disco. Entenda melhor a seguir: 

A técnica de water shiatsu é uma forma de aquaterapia, ou seja, é uma técnica aplicada dentro da água. O paciente fica imerso numa piscina, geralmente, e lá são realizados movimentos inspirados na terapia do shiatsu, movimentando a coluna para aliviar dores e tensões da hérnia de disco.

É uma prática bastante eficaz para os quadros mais avançados de hérnia de disco.

O shiatsu resolve a hérnia de disco?

O shiatsu resolve mesmo a hérnia de disco? Já de início é possível responder a pergunta: sozinho? Com certeza não. Como a hérnia de disco é uma patologia que envolve lesão, provavelmente você precisará de outros tratamentos. Quem fará tais recomendações é seu médico especialista. Mas entenda melhor a seguir...

O shiatsu é eficaz no tratamento de hérnia de disco?

O shiatsu é realmente eficaz no tratamento de hérnia de disco? Sim, é claro que a técnica oriental é potente e ajuda e muito, tratar a hérnia de disco. Mas será que a técnica funciona mesmo para este fim? O shiatsu pode ser aliado para te ajudar curar a hérnia? Te explicamos:

O shiatsu é eficaz no tratamento de hérnia de disco, por possuir manobras estratégicas ao longo da coluna, que visam eliminar as tensões envolvidas na hérnia de disco, além de promover o alívio de dores e desequilíbrio na coluna.


Benefícios do shiatsu para hérnia de disco

Os benefícios do shiatsu para o tratamento de hérnia de disco são inúmeros, pois além de aliviarem a própria dor, as técnicas de movimentos precisos conseguem tratar os demais sintomas que surgem também, como: tensões, inflamações, desajuste postural, desconforto, inchaços, entre outros sintomas possíveis.

Shiatsu trata inflamação e inchaço da hérnia de disco

shiatsu ajuda a relaxar e a ativar a própria imunidade do organismo para assim, conseguir combater as inflamações. Além disso, consegue eliminar inchaços, quando o terapeuta especialista pressiona as terminações nos pontos específicos, que passam a funcionar saudavelmente. Entenda.

Este funcionamento melhor ocorre quando nosso organismo atua de maneira mais equilibrada, tanto física, quanto emocionalmente e por isso o relaxamento e reconexão é essencial.

Ao ativar o sistema linfático nos movimentos de deslize, o shiatsu consegue também eliminar toxinas e inchaços, contribuindo na melhora do quadro.

Shiatsu alivia dores e tensões de hérnia de disco?

shiatsu atua pressionando os pontos estratégicos do corpo e das costas, que estão relacionados a outras partes do corpo e organismo. Atingindo os pontos relacionados a região da hérnia de disco com dores e tensões, esta prática consegue trazer alívio para a dor. Veja mais:

Atuando nos pontos específicos das costas, em que há a hérnia de disco, as massagens também conseguem distensionar, e relaxar a região colorida.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

Quais os pontos de shiatsu para hérnia de disco?

Além do shiatsu, a técnica oriental de pressionar determinados pontos do corpo, é chamada de acupressão. Ela consegue, trabalhar e estimular regiões específicas relacionadas as dores da hérnia de disco. Abaixo você descobre quais são estes principais pontos de acupressão para tratar a hérnia de disco e seus sintomas.

Principal ponto de shiatsu para hérnia de disco

A prática da acupressão pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os dedos, de forma caseira mesmo. É a conhecida técnica oriental energética. Ou seja, é uma técnica não invasiva que você pode aplicar de maneira caseira. Vamos te indicar os melhores pontos para hérnia de disco, aqui abaixo.

Pontos de acupressão para dor lombar


Os pontos B23 e B47 são pontos de shiatsu essenciais para tratamento de dor de hérnia de disco. Eles se localizam exatamente nesta região do corpo em ambos lados que dividem a coluna vertebral.

Para alívio de dores e tensões, pressione os pontos B23 e B47 que vimos mais acima com os dedões das mãos, e faça leves movimentos circulares por no mínimo 5 minutos.

Permaneça na massagem por alguns minutos. O ideal é depois de realizar a prática, que você relaxe e observe seus efeitos.

Cuidados importantes no shiatsu para hérnia de disco

Existem alguns cuidados essenciais para sua total segurança ao receber sua terapia corporal para o tratamento da hérnia de disco e sintomas associados. É importante selecionar apenas terapeutas devidamente qualificados em shiatsu para que a técnica tenha os efeitos desejados e seja um tratamento verdadeiramente eficaz.

Tem algum perigo shiatsu para tratar hérnia de disco? 

shiatsu para hérnia de disco, são aplicadas manualmente de forma precisa e com todos cuidados. Quando a prática é verdadeiramente realizada por profissionais, não há perigo e não irá causar nenhum efeito colateral ou interação com outros tratamentos que esteja aplicando.

Caso sua hérnia de disco seja associada a algum tipo de doença, a técnica poderá ser contraindicada pelo médico, e é necessário liberação para receber a massagem.

Vou sentir dor durante a sessão de shiatsu para hérnia de disco?

Será que eu vou sentir dor durante a minha sessão de shiatsu para tratar hérnia de disco? Por que algumas regiões do corpo ao receber a técnica não sofrem nenhum tipo de dor e outros sofrem? Será que vai de pessoa pra pessoa, ou há uma explicação para isso?

É normal sentir leve dor ao receber o shiatsu. Como as áreas estimuladas refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir uma leve dor. Mas, deve ser algo bem leve e suportável, o terapeuta fará a massagem respeitando o quadro de cada pessoa.

Pode ter algum efeito colateral do shiatsu para hérnia de disco?

Para receber shiatsu para o tratamento e alívio dos sintomas de hérnia de disco, precisamos antes saber se a prática pode ter quaisquer efeitos colaterais. Saiba tudo sobre os possíveis efeitos ao receber qualquer técnica de massagem ou terapia corporal, antes de agendá-la em casa ou ir a uma clínica:

Na verdade, o shiatsu para hérnia de disco não possuem efeitos colaterais ao ser aplicada por um terapeuta verdadeiramente especializado. No entanto, caso a massagem seja realizada após algum tipo de procedimento é importante consultar com o médico responsável antes de realizar a terapia.

Quantas sessões e qual frequência de shiatsu para hérnia de disco?

Para saber a frequência das sessões e a frequência, ou seja, quantas vezes por semana fazer shiatsu para hérnia de disco, o médico responsável e o terapeuta especializado deverá fazer tais indicações. No geral, a técnica deve ser aplicada de 3 a 10 sessões.

Cada sessão de shiatsu gira em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Dia sim, dia não, faz com que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem nas horas seguintes de cada aplicação.

Quanto tempo para ver o resultado do shiatsu para hérnia de disco?

shiatsu com a finalidade de tratar a hérnia de disco, são práticas efetivas. Mas quanto tempo demora para ter a melhora nos quadros de dor para  tratamento de hérnia de disco? Em todos casos as recomendações serão específicas para cada pessoa. Mas, quanto tempo geralmente pode demorar?

Na verdade não há uma resposta simples. A massagem não será capaz de tratar todos sintomas da noite para o dia, caso não haja outros hábitos essenciais envolvidos, os quais vimos no início do post. O que a prática faz é auxiliar todos processos e torná-los mais rápidos e efetivos.

Quem poderá indicar a melhor duração do tratamento é o massoterapeuta responsável. Também é importante acompanhamento médico no processo.

Gestante pode fazer shiatsu para hérnia de disco durante gravidez?

Caso você ou alguma amiga próxima esteja gestante e apresentar dores e quadro de hérnia de disco, fazer uma massagem para alívio das dores é um tratamento que vem à mente. Mas será que o shiatsu  para hérnia de disco podem ser feitas durante a gravidez?

Não há restrições para manobras de shiatsu na região da coluna em mulheres grávidas. Seu ginecologista e obstetra é quem poderá indicar ou não, a massagem.

De qualquer maneira, a massagem deverá ser realizada por uma terapeuta com certificação e experiência com gestantes, e a técnica indicada é a de massagem pré-natal, que possui todos cuidados devidos.

O shiatsu funciona sozinha para tratar hérnia de disco?

Uma dúvida bastante comum é: o shiatsu funciona sozinha para tratar a dor a hérnia de disco e todos sintomas envolvidos? Seria necessário associar a técnica de massoterapia a outras práticas para tratar completamente ou ela por si só consegue tratar por completo?

Aqui é outra questão com a mesma resposta anterior: depende de cada caso! Para quadros mais graves talvez outro tratamento junto a massagem seja necessário. Ou práticas de fisioterapia e pilates. Já em outros, apenas as massagens, como o shiatsu, já irão resolver.

Busque indicação de um médico profissional para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. A massagem ajuda no alívio e no tratamento, mas é importante acompanhamento médico em especial se a dor persistir ou piorar durante o tratamento.

Restrições e contraindicações do shiatsu para hérnia de disco

Existem restrições, perigos e contraindicações para receber shiatsu para o tratamento de hérnia de disco e de dores na coluna, ou será que absolutamente todo mundo com a queixa e esta patologia pode fazer qualquer técnica de massagem sem problema algum? Saiba adiante:

No geral não restrição para receber shiatsu para o tratamento de hérnia de disco, a menos que, seu caso seja grave e seu médico não liberar o procedimento. Busque sempre a liberação médica e a ajuda de terapeutas verdadeiramente especialistas para receber sua terapia.

Perfil de terapeuta recomendado para shiatsu para hérnia de disco

É essencial que o perfil do terapeuta selecionado para aplicar a técnica para hérnia de disco, seja especializado e formado em shiatsu por alguma escola ou instituição qualificada para que seu tratamento seja efetivo, completo, seguro e para que não haja nenhuma complicação ou reação.

É necessário para os atendimentos com a técnica, que o profissional tenha formação completa em massoterapia, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer shiatsu para tratar hérnia de disco?

Sabemos que não é fácil encontrar um local especializado em shiatsu para hérnia de disco e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou atendimento a domicílio, listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Onde encontrar terapeuta especializado em shiatsu para hérnia de disco

Assim como o local, encontrar um terapeuta especializado em shiatsu  para tratamento de hérnia de disco pode não ser uma tarefa muito fácil. Principalmente quando se trata de um atendimento diferenciado, de confiança e seguro para realizar a sua massagem quando você precisar. 

Hoje em dia existem aplicativos que fornecem tal facilidade e segurança, além das conhecidas clínicas e spas locais, ou terapeutas que atendem a domicílio, veremos melhor logo a seguir.

Clínicas e spas com atendimentos de shiatsu para hérnia de disco

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de atendimento, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos delicados, como por exemplo massagem pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes atendimentos.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de shiatsu para hérnia de disco

Muitos recorrem a indicações de terapeutas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de massagem por profissionais sem a devida qualificação, pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massoterapeuta especializado em shiatsu para hérnia de disco, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos com terapeutas especializados em shiatsu para hérnia de disco

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que o seu atendimento será realizado por um profissional devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como pré-natal, pós-operatório ou casos terapêuticos mais delicados, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>


Qual é o valor de shiatsu para hérnia de disco

Os preços de shiatsu para hérnia de disco, podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massoterapeuta. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos massoterapeutas que atendem no local.

Como o shiatsu é um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico ou profissional de saúde mental, e a seleção de um massoterapeuta especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de massagem por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Shiatsu para hérnia de disco - 3 estrelas 

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐ Shiatsu para hérnia de disco - 4 estrelas

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

⭐⭐⭐⭐⭐Shiatsu para hérnia de disco - 5 estrelas

Perfil do massoterapeuta: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>


Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como agendar shiatsu para hérnia de disco a domicílio?

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Os terapeutas são realmente especializados em shiatsu para hérnia de disco?

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos terapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para tratamento de hérnia de disco?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) terapeuta para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua massagem é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos, como é o caso do shiatsu. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns terapeutas especializados em shiatsu, e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora ficou mais claro quais são as indicações e os cuidados do shiatsu para hérnia de disco. Solicite ao seu médico as recomendações específicas para seu caso, além da liberação, para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança