website

Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

A ventosaterapia para a dor e contratura muscular e miofascial é uma técnica muito utilizada como tratamento. Vamos ver agora como a técnica de ventosaterapia, a terapia com ventosas, irá aliviar os sintomas relacionados a dor e contratura muscular e miofascial também, a seguir:

ventosaterapia para dor muscular

O que é dor e contratura muscular e miofascial? Características

Conhece o que é dor e contratura muscular e miofascial? O surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, além da síndrome dolorosa miofascial, estão relacionados a lesões, esforços ou outros traumas nos músculos. No entanto, as características e sintomas de cada patologia podem ser diferentes. A seguir detalhamos.

O que são as fáscias? E o sistema fascial?

Você sabe o que são fáscias? E sistema fascial, já ouviu falar destes nomes diferentes? Entenda agora o que são as fáscias, onde elas se encontram em nosso corpo humano, quais são suas características e muito mais detalhes sobre o sistema fascial.

Fáscias são tecidos que envolvem os músculos, órgaos, ossos, fibras nervosas e as vísceras, dando maior sustentação. As fáscias têm pontos de fixações para melhor adererir ao nosso corpo.

O sistema fascial forma a estrutura funcional de nosso corpo.

Por que a fáscia é importante? E quais suas funções?

Você sabe por que a fáscia é tão importante? E quais são as funções das fáscias para o corpo humano? As fáscias são detalhes em nosso corpo? Ou será que as fáscias partes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano? Vamos entender agora:

Como já vimos, as fáscias são essenciais para a estrutura e sustentação de partes importantes de nosso corpo. Sem elas, não conseguiríamos nos movimentar de maneira saudável.

Quais os tipos de fáscias? 

As fáscias dão a sustentação e ajudam na estrutura do nosso corpo, envolvendo músculos, órgãos, fibras nervosas e vísceras. Mas, você sabia que existem diversos tipos de fáscia? Quais são os tipos de fáscias? É o que você descobre a seguir:

Fáscia visceral, superficial, profunda...entenda abaixo.

O que é fáscia superficial?

O que é a fáscia superficial, sabe? Dentre os diferentes tipos de fáscia, existe a fáscia superficial. Já ouviu falar neste tipo de fáscia? Quer saber mais? Vamos te explicar mais o que é e para que serve a fáscia superficial, veja. 

A fáscia superficial é um tecido em forma de teia que fica abaixo da derme e auxilia no deslizamento da pele, estimula o movimento dos fluidos corporais, ajudando na nutrição dos tecidos, na atuação no metabolismo e na regulação da temperatura.

Contém fibras de colágeno e elastina.

O que é fáscia profunda?

O que será que é a fáscia profunda? Dentre os diversos tipos de fáscia, temos a fáscia profunda. Já ouviu falar neste tipo de fáscia? Quer saber mais sobre ela? Vamos te detalhar agora o que é e para que serve a fáscia profunda, veja. 

Fáscia profunda é a fáscia mais extensa. É um tecido conjuntivo denso, uma camada de fibra que envolve os músculos individuais e agrupa os músculos em compartimentos. Semelhante à fáscia superficial, tem fibras de colágeno e elastina.

O que é fáscia visceral?

O que é fáscia visceral? Existe a fáscia profunda, a superficial, e a fáscia visceral. Vamos entender melhor agora sobre a fáscia visceral, para que serve, suas características...entenda melhor agora sobre este tipo de fáscia tão comum, a fáscia visceral. 

A fáscia visceral protege nossos órgãos. É a fibra que envolve e dá mobilidade e estabilidade aos nossos órgãos.

O que é dor miofascial e os pontos dolorosos, ou pontos-gatilho?

O que é a dor miofascial e os pontos dolorosos, ou também chamados de pontos-gatilho? Já ouviu falar nestes nomes? Você pode já ter o diagnóstico e precisa saber melhor sobre o que é a dor miofascial. Vamos te explicar melhor logo a seguir:

A síndrome dolorosa miofascial é uma dor quando um ponto do corpo é pressionado, é o ponto de gatilho, um pequeno nódulo nos músculos.

O que pode causar a alteração da fáscia?

O que pode causar a alteração da fáscia? O que pode provocar a dor na fáscia? Será que a alteração da fáscia é causada por algo interno no corpo humano ou este problema pode ser provocado por fatores externos também? Vamos ver o que pode causar a alteração das fáscias:

Os problemas nas fáscias são causados por má postura, exercícios errados, idade avançada, sedentarismo, entre outros que veremos mais abaixo.

O que é Síndrome Dolorosa Miofascial?

Você já ouviu falar de Síndrome Dolorosa Miofascial? Sabe o que é a Síndrome Dolorosa Miofascial? A síndrome dolorosa miofascial é uma dor que está relacionada às nossas fáscias do corpo humano. Vamos entender melhor sobre a síndrome dolorosa miofascial. Logo a seguir:

Síndrome dolorosa miofascial é a dor nas fáscias, quando são alteradas.

Além da dor, esta patologia pode ocasionar uma sensação de nó muscular, dificultando inclusive a movimentação do ou dos membros em questão. 

Como saber se é contratura, estiramento ou dor muscular?

Como saber se é contratura, estiramento ou dor muscular? Quais são as diferenças da contratura muscular, do estiramento muscular e das dores musculares? Seria tudo a mesma coisa com nomes diferentes, ou são questões distintas? Vamos compreender melhor logo abaixo: 

A dor pode ser pelo esforço muscular, mal jeito, ou por conta da contratura e/ou estiramento. Entenda agora o que é contratura e estiramento muscular.

O que é contratura muscular?

O que é a contratura muscular? Contratura muscular é a mesma coisa que a simples dor muscular, por exemplo quando pegamos pesado na academia? Ou contratura é algo mais sério? Como podemos identificar? Veja agora os detalhes sobre o que é a contratura muscular: 

Uma contratura muscular ocorre quando o músculo se contrai incorretamente e não volta ao estado regular.

O que é estiramento muscular?

O que é o estiramento muscular? A contratura muscular é quando o músculo se contrai de forma errada, a dor pode vir e acompanhar a contratura ou o estiramento muscular. Então agora, vamos entender o que é o estiramento muscular, compreenda:

Estiramento muscular é quando o músculo estica em demasia e as fibras musculares acabam esticando demais sem voltar ao estado normal, ou até se rompem.

Qual a diferença de dor e contratura muscular e miofascial?

Qual a diferença de dor e contratura muscular e da dor e contratura miofascial? Você sabe quais são as diferenças ou as semelhanças destes sintomas em relação aos músculos e as fáscias? Vem que vamos explicar agora mesmo para você:

Como vimos, a dor pode ser da contratura, estiramento ou simplesmente esforço, e a contratura é pela contração. Muscular é nos músculos, e miofascial é nos pontos dolorosos, os pontos-gatilhos.

Como diagnosticar contratura no músculo e miofascial

Como diagnosticar a contratura no músculo e a contratura miofascial? Como se dá o diagnóstico da contratura muscular e a contratura nas fáscias? O diagnóstico é simples? Posso me auto diagnosticar? Ou o diagnóstico destas patologias se dá com especialista? 

O diagnóstico preciso da contratura é feito por especialista. Caso sinta dores significativas nos músculos, procure um médico. 

Quando se preocupar com dor muscular?

Quando se preocupar com dor muscular? Quando preciso me preocupar com as dores nos músculos? Qualquer dor é sinal de perigo? Qualquer sintoma preciso procurar um médico? Ou dores mais leves nos músculos são comuns e não preciso me preocupar? 

Quando as dores são leves, relacionadas a esforço físico rotineiro, ou quando passa rápido, não se preocupe. Caso as dores sejam fortes, busque auxílio médico.

Qual a relação entre dor muscular e lesões?

Qual a relação entre a dor muscular e as lesões musculares? A dor muscular pode surgir por conta de lesões ou as lesões são causadas quando já há a dor nos músculos por qualquer outro motivo? Qual a relação entre ambos? Vamos te detalhar:

A dor muscular pode deixar os músculos instáveis e causar lesões. As lesões externas, também podem provocar a dor muscular.

Diferença entre Síndrome da Dor Miofascial e Fibromialgia

Diferença entre a Síndrome da Dor Miofascial e a Fibromialgia? Fibromialgia e síndrome dolorosa miofascial é a mesma coisa? Ambas são dores semelhantes ou patologias distintas? Você sabe diferenciar estas questões? Iremos te explicar agora mesmo sobre a relação da dor miofascial com a fibromialgia. Veja:

São patologias distintas: síndrome da dor miofascial já sabemos, e fibromialgia é uma síndrome de longa duração com variações na intensidade da dor. que pode ter origem emocional. 

Principais tipos de dor muscular

O surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, além da síndrome dolorosa miofascial, estão relacionados a lesões, esforços ou outros traumas nos músculos. Porém, as características e sintomas específicos de cada patologia podem ser bem distintos. A seguir detalhamos mais sobre cada um destes tipos.

Dor romboide muscular: o que é e principais sintomas

Dor romboide muscular: o que é e principais sintomas. A dor romboide vem de um desconforto geralmente causado por fatores externos como má postura, ou ainda fatores emocionais, entre outros. A dor muscular é a dor em músculos, mas e a dor romboide?

Os músculos rombóides são os músculos em forma de losango da parte superior das costas. Eles "ligam" os ombros à medula espinhal, na região da nuca, coluna e omoplatas.

Dor e contratura muscular no trapézio. O que é e sintomas?

Dor e contratura muscular no trapézio. O que é e sintomas? A contratura muscular, diferentemente da tensão muscular, é ocasionada necessariamente quando o músculo de alguma parte do corpo se contrai de forma inadequada, e quando retorna da contração, o relaxamento não acontece como deveria. Entenda mais:

A contratura ela surge a partir de esforço físico. No caso da contratura no trapézio, ela se localiza na região do trapézio: começa na base do crânio, passa pela espinha se espalha por toda a parte de trás dos ombros.

Nestes casos, algumas fibras presentes no músculo se contraem, podendo causar lesão. 

Dor muscular na lombar: como é

Dor muscular na lombar: como é? A dor muscular na lombar é basicamente a dor na região dos músculos que envolvem a lombar. Ainda assim, podemos detalhar melhor sobre como é a dor muscular na lombar. Entenda agora abaixo o que é a dor na lombar em si:

A dor na lombar pode surgir pelo esforço inadequado, má postura, ou serem ocasionadas por distensão ou falta de alongamento.

O que é dor muscular cervical e dorsal e seus sintomas

O que é dor muscular cervical e dorsal e seus sintomas. A dor muscular cervical e dorsal como o nome já diz, é a dor nos músculos da região dorsal e da cervical. Você sabe onde ficam estas partes do nosso corpo? Vamos ver agora e seus sintomas:

A dor muscular acontece na região da coluna cervical e na nuca. A dor dorsal fica no meio das costas, nos arcos costais.

Quais são as principais causas da dor muscular e síndrome dolorosa miofascial?

Quais são as principais causas da dor muscular e síndrome dolorosa miofascial? Existem vários causadores que podem provocar dores, tensões, contraturas e patologias crônicas nos músculos. Ainda assim, existem causas que estão relacionadas ao esforço direcionado ao músculo afetado pelos sintomas. Veja.

Má postura causa dor muscular e miofascial

Má postura causa dor muscular e miofascial? Seja em pé, ou quando estamos sentados(as), ou deitados(as), a postura que escolhemos para passar a maior parte de nosso dia a dia, ou das noites, afetam diretamente a boa saúde de nossos músculos e todas partes do corpo envolvidas. Entenda:

Ficar muito tempo na mesma postura, curvar-se de maneira errada, seja em pé, deitado ou sentado, tudo isso pode causar dor muscular principalmente na região das costas.

Procure manter-se sempre com a coluna ereta, sem pender para nenhuma das laterais, ou curvar a coluna para frente. 

Excesso de exercício físico causa dor muscular

Excesso de exercício físico pode ser uma causa de dor muscular, sabia? O exercício físico inadequado, ou algum tipo de esforço que exija muito dos músculos, pode ocasionar tensão, contraturas ou dores musculares. Veja mais sobre esta possível causa da dor muscular e miofascial:

É importante em toda prática física possuir acompanhamento profissional, liberação médica, além de não carregar peso em excesso.

Levantar peso de forma errada ou fazer esforços no dia a dia ou na academia, pode causar dor muscular.


Sempre que for carregar peso, flexione os joelhos para não sobrecarregar os músculos. 

Falta de exercício físico é causa de dor na muscular

Falta de exercício físico pode ser causa de dor muscular? O excesso de exercício físico sabemos que pode causar a dor muscular, mas será que a falta de exercício ou seja, o sedentarismo também pode provocar dores musculares e miofasciais? É o que vamos desvendar:

Na verdade a falta de exercício causa fraqueza muscular e não dor nos músculos. Mas, a fraqueza pode causar quedas e acabar provocando lesões.

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar contratura miofascial

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar contratura miofascial e dor muscular? A falta de exercício físico sabemos que causa a dor muscular e miofascial, mas o sobrepeso também pode causar a dor muscular? Compreenda mais a seguir a relação do sobrepeso e a contratura e dor nos músculos:

Assim como o sedentarismo, o sobrepeso não causa dor muscular, mas sobrecarrega os músculos e articulações que se não estiverem fortalecidos, causam dores no corpo e podem provocar lesões.

Problemas circulatórios causam dor miofascial e muscular?

Problemas circulatórios causam dor miofascial e muscular? Falta de exercício, excesso de atividade física, má postura...sabemos que tudo isso causa a dor muscular e a dor miofascial também, mas os problemas de circulação são causa de dor muscular e miofascial? Entenda mais agora:

Problemas circulatórios, como varizes e inchaços, causam sensibilidade e ao caminhar pode provocar a dor muscular e miofascial. 

Estresse e ansiedade podem causar contratura e dor muscular?

Estresse e ansiedade podem causar contratura e dor muscular? Diversos fatores e desequilíbrios a nível emocional, podem causar as dores musculares e contraturas. Estes fatores são causas indiretas ou até diretas de vários outros sintomas secundários, e pode envolver o surgimento da dor. Entenda mais abaixo:

Desequilíbrios emocionais causados por diversos fatores como estresse, profissional, insônia, depressão, acabam estimulando a produção de hormônios como o cortisol, que em excesso, causa dores e desequilíbrio energético no corpo.

Hipotireoidismo e dor muscular

Hipotireoidismo e a dor muscular: dor muscular, miofascial, a contratura e a síndrome dolorosa miofascial podem ser realmente insuportáveis, mas será que o hipotireoidismo tem alguma relação com o surgimento desta patologia? Infelizmente sim, mas há outro fator que junto a idade pode agravar:

O hipotireoidismo pode trazer fraqueza muscular, cãibras e mialgia (dor muscular). Pessoas com hipotireoidismo grave ou de duração, têm maior probabilidade de desenvolver problemas musculares.

Inflamação no nervo e fibromialgia causa dor miofascial?

Inflamação no nervo e fibromialgia causa dor miofascial? A inflamação nos nervos e a fibromialgia pode ser causa da dor muscular e miofascial. Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial. Você pode achar que não há relação entre estas patologias, mas vamos explicar como isto ocorre:

A inflamação pode acabar afetando os músculos e as fáscias que envolvem o corpo. A fibromialgia pode envolver dores nas articulações, ossos, mas também nos músculos e dores nos pontos das fáscias.

Como prevenir e evitar a dor muscular e contratura miofascial?

Como prevenir e evitar a dor muscular e contratura miofascial? Existem algumas formas diversas de prevenir o surgimento das dores, tensões e contraturas musculares, bem como da síndrome dolorosa miofascial. Entre estas prevenções, estão os exercícios físicos, técnicas de massagem, alongamentos, entre outras, a seguir.

Controle seu peso para evitar a síndrome da contratura miofascial

Controle seu peso para evitar a síndrome da contratura miofascial. A obesidade ou excesso de peso, são fatores cruciais para o surgimento da dor muscular. Isto ocorro por conta do peso que vai sobrecarregar os músculos, provocando lesões e até mesmo a síndrome dolorosa. Veja:

Existem muitos causadores do excesso de peso: genética, açúcar, farinha branca ou industrializados, problemas na tireoide ou sedentarismo.

Exercícios feitos corretamente podem prevenir dor miofascial

Exercícios feitos corretamente podem prevenir dor miofascial. A prática frequente de exercícios ou esportes, irá fortalecer e trabalhar os músculos, fazendo com que eles fiquem enrijecidos e consigam sustentar nosso peso e atividades diárias com maior saúde e assim, evitar o surgimento de dores.

Somente um personal trainer especializado, poderá indicar a frequência, tipo e intensidade dos exercícios. Ainda assim, há alternativas ideais para prevenção de dores musculares, as quais você pode buscar preferencialmente. São elas: musculação, pilates, natação, yoga e corrida.

Pausas para alongamento diário previnem a dor muscular

Fazer pausas para alongamento e relaxamento diariamente previne a dor muscular. Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para melhorar a postura e assim, evitar a dor muscular. Veja:

O ideal é a prática de alongamento, no mínimo 4 vezes na semana, para que os efeitos sejam profundos. Você claro, pode praticar em casa, de preferência com auxílio de um profissional e liberação médica, trazendo ainda mais conforto a sua prática.

Cuidados posturais e ergonômicos para evitar dor miofascial

Cuidados posturais e ergonômicos para evitar dor miofascial. Sabemos que uma postura incorreta pode ocasionar o surgimento da dor muscular e miofascial. Existem alguns cuidados certeiros que irão evitar a dor muscular, e que protegem a coluna e corpo como um todo. Te explicamos agora:

Postura correta para dor muscular

 

O indicado é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça para o teto. E quando precisamos carregar peso, é essencial flexionar os joelhos e continuar com a coluna reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

A ergonomia é um sistema que visa os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do trabalho.

A ergonomia recomenda apoio nas costas, manter a coluna ereta, abaixar flexionando os joelhos e alongamentos durante o dia.

Dormir bem é fundamental para evitar a dor miofascial

Dormir bem é fundamental para evitar a dor miofascial. Você sabe a maneira correta e como dormir para não ter dor miofascial? Conhece as melhores posições para deitar-se e evitar o surgimento da dor muscular? Sabia que existem travesseiros específico para o tratamento? Vamos entender agora.

A melhor posição para dormir é colocando um travesseiro embaixo dos joelhos e outro na lombar. Caso queira dormir de lado, o ideal é dobrar os joelhos e posicionar um travesseiro entre as coxas.

Yoga e pilates para evitar a dor miofascial

Yoga e pilates para evitar e prevenir a dor miofascial. Em todas as pessoas que sofrem com dor muscular, o yoga é um tratamento para dor muscular e miofascial, irá auxiliar dando apoio a todos sintomas e desordens, permitindo que a gente relaxe o corpo e a mente. Veja mais.

yoga e pilates movimenta o corpo além de acalmar a mente.

A prática de yoga e pilates parece apenas de relaxamento, mas ela movimenta todo corpo liberando endorfina, e estimulando o bom funcionamento de todo sistema muscular.

Como aliviar a dor e contratura muscular e miofascial? Tratamento natural

Como aliviar a dor e contratura muscular e miofascial? Tratamento natural. Os vários tratamentos para alívio de dor, tensões, contraturas musculares, e para a síndrome dolorosa miofascial, são parecidos e variam entre exercícios e alongamentos, técnicas de massoterapia entre outros. Vamos te mostrar todos.

Compressa com água quente alivia a dor muscular

Compressa com água quente alivia a dor muscular? Em situações de dor muscular e miofascial, o que você pode fazer em casa? Temos uma dica fácil e caseira que vai aliviar quando a dor surgir: compressa com a água quente. Aprenda como fazer e se surpreenda:

Quando estamos falando de lesões a nível muscular, o ideal é usar água quente para fazer as compressas.

Aqueça a água. Mergulhe uma toalha e aplique no local de dor se protegendo para não causar queimadura. A água deve ser quente e agradável. 

Compressa com gelo e sal epsom para dor miofascial

Compressa com gelo e sal epsom para dor miofascial: sabemos que a compressa com água quente alivia a dor muscular. Mas, será que a compressa gelada com gelo, e até usando o sal epsom também indicada? Em que casos? Entenda mais agora: 

A água gelada é indicada em casos de inflamação. 
O sal Epsom tem magnésio e sulfato e ajuda tratar dores musculares. 

Para fazer a compressa, coloque 2 colheres de sopa de sal em uma xícara com água fria e molhe uma compressa. Em seguida, aplique na área afetada por 35 minutos.

Alongamentos para tratar dor miofascial

Alongamentos para tratar a dor miofascial e muscular: a prática de alongamentos são essenciais para a prevenção do surgimento de dores e tensões musculares de todos os tipos, inclusive nas fáscias. E não somente como forma de prevenção, estas práticas fazem parte do tratamento. Compreenda:

Quando há dores musculares e você não tinha costume de se exercitar, essa é a hora! Busque um especialista dentro da sua prática escolhida e indicada pelo seu médico, e se comprometa a realizar as práticas com a frequência indicada pelos especialistas. 

Chás, ervas e plantas para dor muscular: arnica, açafrão...

Chás, ervas e plantas para dor muscular: arnica, açafrão e outras: chás e plantas medicinais ajudam no tratamento da dor muscular, sabia? Você sabe quais são as melhores plantas e chás de ervas e como elas podem aliviar as dores? Vamos conhecer:

Na verdade, com as plantas não é possível fazer apenas o chá, existem outras aplicações com as ervas que podemos usar com este fim. 

A arnica, o açafrão e o gengibre podem ajudar por terem químicos naturais com propriedades analgésicas e antálgicas. Você deve passar em um atendimento com fitoterapeuta ou fazer os chás e beber 3x ao dia, caso não haja contraindicação.

Óleos essenciais para dor muscular

Existem vários óleos essenciais para dor muscular. A aromaterapia é uma terapia natural que usa os aromas terapêuticos de certas plantas, os quais possuem moléculas químicas naturais com propriedades medicinais diversas. Para dor o ideal é usar óleos essenciais com propriedades analgésicas. Veja quais e como usar:

Aromaterapia para dor muscular


O óleo essencial de gengibre, copaíba e hortelã, são alguns dos óleos essenciais com maiores propriedades analgésicas.

Misture 10ml de óleo vegetal e 25 gotinhas de óleo essencial, e massageie a região de dor por 5 minutos.

Para maior efetividade e segurança no uso, o ideal é você buscar uma formação de aromaterapia integrativa clínica, que irá te ajudar aplicar os óleos essenciais ou um aromaterapeuta especializado.

AGENDAR AROMATERAPIA EM CASA >>


Ventosaterapia e liberação miofascial para aliviar a dor muscular

A ventosaterapia com aplicação de ventosas e liberação miofascial para aliviar a dor muscular é um tratamento ótimo. A liberação alivia a dor muscular, porque ajuda soltar as tensões e ponto gatilho, aliviando a tensão e a rigidez. Entenda mais sobre como a ventosaterapia age para alívio de dor muscular:

A ventosaterapia e liberação miofascial é uma técnica terapêutica que visa aliviar a dor muscular, reduzir a tensão e melhorar a mobilidade. Ela se concentra na aplicação de ventosas nos tecidos moles, incluindo os músculos e a fáscia, para alívio das dores e tensões.

Tratamentos para dor muscular e contratura miofascial

Você conhece os principais tratamentos para dor muscular e contratura miofascial? Todos os tipos de dor exigem um diagnóstico de um profissional, o qual irá indicar os tratamentos adequados, além do tempo necessário para que haja a melhora do quadro. Veja a seguir.

Ledterapia para dor muscular

A terapia com LED (Light Emitting Diode), também chamada de fototerapia, é uma prática terapêutica não invasiva que usa uma luz de intensidade baixa para tratar uma variedade de condições, incluindo a dor muscular. Veja melhor como funciona a ledterapia para dores musculares e miofasciais.

A terapia com LED funciona estimulando as células do corpo com luz de comprimentos de onda específicos. Acredita-se que a luz emitida pelos LEDs penetre nas camadas mais profundas da pele, alcançando os músculos e tecidos subjacentes. Essa luz interage com as células do corpo, estimulando processos biológicos que podem promover a cura e reduzir a dor.

Existem diferentes comprimentos de onda de luz utilizados na terapia com LED, cada um com efeitos terapêuticos específicos. Para o tratamento da dor muscular, normalmente são utilizados LEDs vermelhos ou infravermelhos. Acredita-se que esses comprimentos de onda ajudem a melhorar a circulação sanguínea local, reduzir a inflamação e dor. 

Alongamento para tratar a dor miofascial

O alongamento pode ser uma prática eficaz para tratar a dor miofascial e muscular. A dor miofascial é ocasionada pelos pontos de gatilho, que são áreas sensíveis e tensas nos músculos e na fáscia. O alongamento adequado pode ajudar a aliviar a tensão e reduzir a dor. Aqui estão alguns:

Alongamento do pescoço para dor muscular


Alongamento do pescoço para dor muscular. Alongamento do pescoço: Incline de leve a cabeça para um lado, levando a orelha em sentido ao ombro, segurando por 20 a 30 segundos. Repita no outro lado. Você também pode adicionar um leve alongamento rotacional, girando a cabeça para cada lado.

Alongamento dos ombros e peitorais para dor miofascial


Alongamento dos ombros para dor miofascial. Alongamento peitorais e ombros: Intercale os dedos atrás das costas e estenda os braços. Em seguida, levante os braços para cima enquanto mantém as mãos unidas, esticando o peito e os ombros. Segure por 20 a 30 segundos.

Alongamento nas costas para tratar a dor e contratura muscular

Alongamento com as costas para tratar na dor e contratura muscular: deite de costas com os joelhos dobrados. Lentamente, leve os joelhos em direção ao peito e segure por 20 segundos. Você também pode girar os joelhos de um lado para o outro para alongar os músculos das costas.

Fisioterapia: dor e contratura muscular e miofascial

A fisioterapia é uma prática eficaz para tratar a dor e contratura muscular e miofascial. Um fisioterapeuta especializado pode avaliar sua condição, identificar os pontos de tensão e desenvolver um plano de tratamento individualizado. Aqui estão algumas técnicas comumente usadas em fisioterapia para tratar esses problemas:

Liberação miofascial para tratar a dor e contratura muscular

Liberação miofascial para tratar a dor e contratura muscular. O fisioterapeuta pode aplicar técnicas de liberação miofascial para soltar os pontos gatilho de tensão e aderências nos músculos e na fáscia. Isso pode envolver a aplicação de pressão profunda, deslizamento ou rolagem dos tecidos para promover relaxamento e mobilidade.

Alongamento terapêutico para a dor muscular

Alongamento terapêutico para a dor muscular. O fisioterapeuta pode indicar exercícios de alongamento para ajudar a aliviar a contratura muscular e miofascial. Esses alongamentos são direcionados aos músculos e são realizados de forma controlada e progressiva para evitar qualquer lesão adicional.

Fortalecimento muscular para tratar a dor e contratura muscular


Fortalecimento muscular para tratar a dor e a contratura muscular. Às vezes, a dor e a contratura muscular são causadas por fraqueza muscular subjacente. O fisioterapeuta pode prescrever atividades de fortalecimento para os músculos envolvidos, a fim de melhorar a estabilidade e a função muscular, reduzindo a dor.

Técnicas de relaxamento para dor muscular


Técnicas de relaxamento para dor muscular. Técnicas de relaxamento com fisioterapia: O fisioterapeuta vai te ensinar técnicas de relaxamento, como respiração, relaxamento progressivo dos músculos e biofeedback, para ajudar a reduzir a tensão e rigidez muscular e promover o relaxamento geral dos músculos e regiões afetadas.

RPG para tratar a dor muscular e miofascial

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método de fisioterapia que visa corrigir e reequilibrar a postura corporal, tratando assim a dor muscular e miofascial relacionada a desalinhamentos posturais. Pelo diagnóstico o fisioterapeuta utiliza técnicas específicas para alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos enfraquecidos, veja:

A RPG enfoca não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes da dor muscular e miofascial. O tratamento envolve sessões individuais em que o fisioterapeuta realiza manipulações e posições terapêuticas, guiando o paciente em movimentos específicos para alongar e fortalecer os músculos afetados.

A correção postural também desempenha um papel fundamental no tratamento da dor muscular e miofascial. O fisioterapeuta fornece orientações sobre como manter uma postura adequada no dia a dia. 

Quiropraxia para dor e contratura muscular e miofascial

A quiropraxia é uma prática terapêutica que se concentra no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à coluna vertebral e ao sistema musculoesquelético. Embora a quiropraxia possa ser eficaz para o tratamento, a eficácia pode variar de acordo com a situação individual. Compreenda:

Os quiropraxistas fazem ajuste ou manipulação articular para realinhar as articulações e reduzir a tensão muscular. Isso pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a função muscular. 

A combinação de quiropraxia com outras abordagens terapêuticas, como massagem terapêutica, liberação miofascial, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, pode fornecer um tratamento mais abrangente e eficaz para a dor muscular e miofascial.

É importante consultar um quiropraxista qualificado e experiente, que possa realizar uma avaliação completa e desenvolver um plano de tratamento individualizado para atender às suas necessidades específicas.

Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial. A ventosaterapia pode ser uma abordagem eficaz para tratar a dor e contratura muscular e miofascial. Ao manipular os tecidos do corpo, como músculos, tendões e as fáscias, a massagem pode ajudar a aliviar as dores. Veja:

Existem vários benefícios da ventosaterapia para tratar a dor muscular e miofascial. Mais abaixo veremos todos.

Tipos de ventosas para tratar e aliviar a dor muscular. Qual é a melhor? Existem diferentes tipos de ventosas que podem ser utilizadas para tratar e aliviar a dor muscular. Cada tipo de ventosa tem suas características específicas. Alguns dos principais tipos de ventosas utilizadas para ventosaterapia são:

Ventosa de borracha para dores musculares

A ventosa de borracha é mais uma opção de ventosa utilizada na ventosaterapia para tratar dores musculares. Essas ventosas são feitas de borracha flexível e são uma alternativa às ventosas de vidro, acrílico ou silicone. As ventosas de borracha têm algumas vantagens em relação às outras opções:

Devido à natureza flexível da borracha, essas ventosas podem ser mais confortáveis para algumas pessoas, especialmente para aqueles que têm pele sensível.

As ventosas de borracha são relativamente fáceis de aplicar e remover da pele, o que pode facilitar o tratamento.

As ventosas de borracha são mais resistentes a quebras em comparação com as de vidro, o que pode torná-las mais duráveis a longo prazo.

Se forem ventosas de borracha pequenas e leves, podem ser mais portáteis e convenientes para uso doméstico.

Ventosa de vidro para dores musculares

A ventosa de vidro para dores musculares é uma das opções mais tradicionais e amplamente utilizadas na ventosaterapia para tratar dores musculares. As ventosas de vidro possuem um formato arredondado com uma abertura na parte superior. Veja mais da técnica de aplicação da ventosa de vidro:

As ventosas de vidro as mais tradicionais e amplamente utilizadas na ventosaterapia. Elas são feitas de vidro e possuem um formato arredondado com uma abertura na parte superior para criar o vácuo. São aplicadas à pele após a criação do vácuo por meio de calor, usando uma chama ou uma bomba de sucção.

Ventosa de acrílico para dores musculares

A ventosa de acrílico para dores musculares é uma opção comum para tratar dores musculares na ventosaterapia. Assim como as ventosas de vidro, as ventosas de acrílico possuem um formato arredondado com uma abertura na parte superior e são aplicadas à pele após a criação do vácuo.

São semelhantes às ventosas de vidro em forma e função, mas são feitas de acrílico transparente. Elas também requerem calor para criar o vácuo e são comuns em muitos tratamentos de ventosaterapia moderna.

As ventosas de acrílico podem ser utilizadas de duas maneiras principais: a) Método tradicional: Como as ventosas de vidro, uma chama é rapidamente inserida dentro da ventosa de acrílico para consumir o oxigênio e criar o vácuo. Em seguida, a ventosa é rapidamente colocada na pele. b) Método moderno: Algumas ventosas de acrílico são equipadas com uma válvula de sucção ou um sistema de bombeamento, o que permite criar o vácuo sem a necessidade de chamas.

Ventosa de bambu para dores musculares

A ventosa de bambu para dores musculares. A ventosa de bambu é mais uma opção utilizada na ventosaterapia para tratar dores musculares e outras condições. Essas ventosas são feitas de bambu oco e são uma alternativa aos materiais mais tradicionais, como vidro, acrílico ou silicone.

As ventosas de bambu podem oferecer uma experiência terapêutica única e são especialmente valorizadas em algumas tradições de ventosaterapia. No entanto, assim como nas outras técnicas, é importante que a aplicação das ventosas de bambu sejam feitas por profissional.

Ventosa de chifre para dores musculares

A ventosa de chifre para dores musculares não é uma prática comum na ventosaterapia moderna para tratar dores musculares. As ventosas tradicionais geralmente são feitas de vidro, acrílico, silicone ou bambu, e esses materiais são os mais utilizados para esse tipo de terapia.

O uso de chifres em terapias tradicionais pode estar associado a algumas culturas antigas, mas não é uma prática amplamente reconhecida ou usada na ventosaterapia moderna.

É importante destacar que qualquer tratamento que envolva ventosas, independentemente do material, deve ser realizado por um profissional qualificado e experiente para garantir a segurança e eficácia do procedimento. Se você estiver interessado em ventosaterapia para aliviar dores musculares, é recomendável buscar um terapeuta capacitado e seguir suas orientações. Eles poderão recomendar as melhores técnicas e materiais de ventosa para o seu caso específico.

Benefícios da Ventosaterapia para reduzir a dor e a inflamação muscular.

Benefícios da Ventosaterapia para reduzir a dor e a inflamação muscular: A ventosaterapia tem sido utilizada há séculos em várias culturas como uma técnica terapêutica para aliviar dores musculares e reduzir a inflamação. Alguns dos benefícios mais comuns da ventosaterapia para esse propósito incluem:

A ventosaterapia melhora a circulação sanguínea para o tratamento de dor muscular

Ventosaterapia: Melhora da circulação sanguínea no local de tratamento de dor muscular. A aplicação das ventosas cria uma pressão negativa que puxa os tecidos moles para dentro da ventosa. Essa sucção aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode trazer uma série de benefícios para a redução da dor.

A melhora da circulação sanguínea no local de tratamento pode ter os seguintes efeitos benéficos:

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio para os músculos e tecidos afetados, favorecendo o processo de cicatrização e recuperação.

O aumento do fluxo sanguíneo ajuda a remover resíduos metabólicos e toxinas que podem se acumular nos tecidos, contribuindo para a inflamação e a dor muscular.

O sangue transporta nutrientes essenciais para os tecidos, e o aumento do fluxo sanguíneo fornece mais nutrientes para os músculos, tendões e ligamentos, auxiliando em sua recuperação.

A ventosaterapia pode ajudar a aliviar a congestão vascular local, reduzindo a pressão e melhorando o fluxo sanguíneo em áreas afetadas.

A estimulação da circulação sanguínea local pode promover a liberação de substâncias analgésicas naturais, como as endorfinas, que ajudam a reduzir a sensação de dor.

Ao melhorar a circulação sanguínea no local da dor muscular, a ventosaterapia pode promover um alívio significativo da dor, relaxamento dos músculos e acelerar a recuperação após esforço físico intenso, tensões musculares ou lesões.

Ventosaterapia elimina contraturas musculares e pontos-gatilho

Ventosaterapia elimina contraturas musculares e pontos-gatilho? Sim, ela pode ser eficaz na eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho. As contraturas musculares são áreas de tensão e espasmos, enquanto os pontos gatilho são pequenas áreas dolorosas dentro dos músculos. Ambos causam dor, restrição de movimento e desconforto. Veja:

A ventosaterapia pode ajudar a eliminar contraturas musculares e pontos-gatilho através de vários mecanismos:

A aplicação das ventosas na área afetada cria um vácuo que puxa os tecidos moles para dentro da ventosa. Esse processo ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão e o espasmo muscular.

O vácuo criado pelas ventosas aumenta o fluxo sanguíneo na área tratada. Isso promove a oxigenação dos tecidos, remoção de resíduos metabólicos e toxinas, e o fornecimento de nutrientes essenciais para a recuperação dos músculos.

A ventosaterapia deslizante, em que as ventosas são movidas suavemente sobre a pele, pode ajudar a liberar aderências entre os músculos e a fáscia, melhorando a flexibilidade e a mobilidade.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação local, que muitas vezes está associada a contraturas e pontos gatilho.

A aplicação das ventosas pode estimular a liberação de substâncias analgésicas naturais, como as endorfinas, que ajudam a aliviar a dor.

 

Ventosaterapia promove a nutrição dos músculos para tratar dor

Ventosaterapia promove a nutrição dos músculos, indiretamente, através de seus efeitos na melhora da circulação sanguínea na área tratada. Quando as ventosas são aplicadas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos para dentro da ventosa, o que estimula o aumento do fluxo sanguíneo na região.

A melhora da circulação sanguínea traz vários benefícios para a nutrição dos músculos:

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio para os músculos, o que é essencial para a produção de energia aeróbica e o funcionamento adequado das células musculares.

O sangue é responsável por transportar nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos, para os músculos. Um fluxo sanguíneo melhorado leva uma maior quantidade de nutrientes para a área tratada, favorecendo a recuperação e a saúde muscular.

O aumento da circulação ajuda a eliminar os resíduos metabólicos produzidos durante a atividade muscular. Isso reduz a probabilidade de acúmulo de substâncias prejudiciais nos músculos e contribui para a sua nutrição adequada.

O sangue também transporta líquidos, ajudando a hidratar as células musculares e mantendo a integridade dos tecidos.

Além disso, a ventosaterapia pode auxiliar na liberação miofascial, desfazendo aderências entre os músculos e a fáscia, o que também pode melhorar a nutrição dos músculos, promovendo uma maior flexibilidade e amplitude de movimento.

 

Ventosaterapia relaxa o corpo e acalma a mente: dor muscular

Ventosaterapia relaxa o corpo e acalma a mente. Sim, a ventosaterapia pode ter um efeito relaxante no corpo e ajudar a acalmar a mente. A aplicação das ventosas cria uma pressão negativa na pele, o que pode levar a uma série de efeitos benéficos no corpo e na mente:

A ventosaterapia ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão e o estresse acumulado. Isso pode resultar em uma sensação geral de relaxamento no corpo.

A ventosaterapia pode estimular o sistema nervoso parassimpático, responsável por promover a resposta de relaxamento e descanso no corpo. Isso pode levar a uma sensação de calma e bem-estar.

Durante o procedimento, a aplicação das ventosas pode estimular a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores naturais do corpo que têm efeitos analgésicos e de bem-estar, promovendo uma sensação de relaxamento.

A ventosaterapia pode ser uma experiência relaxante e terapêutica que ajuda a aliviar o estresse acumulado do dia a dia.

Durante o tratamento, algumas pessoas podem se concentrar na sua respiração, o que também pode ajudar a acalmar a mente e trazer uma sensação de tranquilidade.

O ato de reservar um tempo para receber o tratamento de ventosaterapia pode ser percebido como um momento de autocuidado e atenção plena, contribuindo para o bem-estar emocional.

Ventosaterapia fortalece os vasos sanguíneos e a oxigenação muscular: dor miofascial

Ventosaterapia fortalece os vasos sanguíneos e a oxigenação muscular? A ventosaterapia não é conhecida por fortalecer diretamente os vasos sanguíneos, mas pode promover a melhora da circulação sanguínea, o que pode ter efeitos benéficos para a oxigenação muscular. Entenda melhor:

Quando as ventosas são aplicadas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento da circulação sanguínea local pode levar a vários benefícios:

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio para os músculos, o que é essencial para a produção de energia aeróbica e o funcionamento adequado das células musculares.

O aumento da circulação ajuda a eliminar os resíduos metabólicos produzidos durante a atividade muscular. Isso reduz a probabilidade de acúmulo de substâncias prejudiciais nos músculos e contribui para a oxigenação adequada dos tecidos.

O sangue transporta nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos, para os músculos. Um fluxo sanguíneo melhorado leva uma maior quantidade de nutrientes para a área tratada, favorecendo a oxigenação e a recuperação muscular.

A ventosaterapia pode ajudar a ativar a resposta imunológica localizada na área tratada, favorecendo o processo de cicatrização e recuperação.

Embora a ventosaterapia possa ajudar na melhora da circulação sanguínea e, indiretamente, na oxigenação muscular, é importante ressaltar que a força e a saúde dos vasos sanguíneos dependem de diversos fatores, como a genética, a dieta, o estilo de vida e outros hábitos de saúde.

Ventosaterapia aumenta a produção do líquido sinovial das articulações: dor muscular

Ventosaterapia aumenta a produção do líquido sinovial das articulações? Não há evidências científicas sólidas que comprovem que a ventosaterapia aumenta diretamente a produção do líquido sinovial nas articulações. Entenda mais sobre a relação da ventosaterapia e a produção do líquido sinovial, a seguir:

O líquido sinovial é um fluido viscoso e lubrificante que preenche as cavidades das articulações, facilitando o movimento suave entre os ossos e reduzindo o atrito.

A quantidade e a qualidade do líquido sinovial podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo a saúde articular, a dieta e a hidratação adequada.

A ventosaterapia é conhecida principalmente por seus efeitos na melhora da circulação sanguínea, relaxamento muscular e alívio da dor. Ao aplicar as ventosas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento da circulação sanguínea pode ter efeitos benéficos para a saúde das articulações, como o fornecimento de nutrientes e oxigênio para as células, mas não há evidências que comprovem que isso aumente diretamente a produção do líquido sinovial.

Ventosaterapia ajuda na recuperação muscular pós treino e competição

Ventosaterapia ajuda na recuperação muscular pós treino e competição: a ventosaterapia pode ser benéfica na recuperação muscular pós-treino. Muitos atletas e praticantes de atividades físicas utilizam a ventosaterapia como parte da recuperação para aliviar a tensão muscular, reduzir a dor e melhorar a recuperação após exercícios:

Alguns dos benefícios da ventosaterapia na recuperação muscular incluem:

A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos e reduzir a dor muscular após exercícios intensos.

Ao criar uma pressão negativa na área tratada, a ventosaterapia estimula o fluxo sanguíneo local, trazendo mais oxigênio e nutrientes para os músculos, o que favorece a recuperação e a reparação dos tecidos.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação nos músculos, o que é comum após exercícios intensos.

A técnica de ventosaterapia deslizante, em que as ventosas são movidas suavemente sobre a pele, pode ajudar a liberar aderências entre os músculos e a fáscia, melhorando a flexibilidade e a mobilidade.

A ventosaterapia pode promover o relaxamento dos músculos, ajudando a reduzir a tensão acumulada durante o treino ou competição.

A recuperação adequada após o exercício é essencial para prevenir lesões e melhorar o desempenho geral.

Ventosaterapia ajuda a evitar lesões e dores tardias nos músculos

A ventosaterapia pode ser uma técnica complementar útil para ajudar a prevenir lesões e reduzir dores tardias em alguns casos, mas não é uma garantia completa contra lesões ou dores pós-exercício. Seu efeito pode variar das condições individuais, do tipo de atividade física e da frequência do tratamento:

Alguns dos benefícios da ventosaterapia que podem ajudar na prevenção de lesões e dores tardias incluem:

A ventosaterapia pode estimular o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada, o que contribui para a oxigenação dos tecidos, remoção de resíduos metabólicos e fornecimento de nutrientes essenciais. Esses fatores podem contribuir para a recuperação mais rápida após o exercício e reduzir o risco de dores musculares tardias.

A aplicação das ventosas pode ajudar a relaxar os músculos tensos e aliviar a tensão acumulada durante o exercício. Isso pode reduzir a probabilidade de desenvolver pontos gatilho e contraturas musculares que podem levar a dores posteriores.

A técnica de ventosaterapia deslizante pode auxiliar na liberação de aderências entre os músculos e a fáscia, o que melhora a flexibilidade e a mobilidade, prevenindo lesões musculares.

Se a ventosaterapia for aplicada logo após uma atividade física intensa, pode ajudar a aliviar dores musculares agudas e prevenir o desenvolvimento de dores mais graves no futuro.

Ventosaterapia desinflama e distensiona o corpo para tratar dor miofascial

Ventosaterapia desinflama e distensiona o corpo para tratar dor miofascial. Sim, a ventosaterapia pode ajudar a desinflamar e distensionar o corpo, o que pode ser benéfico para tratar dores. A dor miofascial é causada por pontos gatilho, que são áreas de tensão muscular, acompanhadas de dor e outros sintomas.

A aplicação das ventosas na pele cria um vácuo que puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento da circulação sanguínea pode ter vários efeitos benéficos:

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação nos músculos e tecidos ao redor dos pontos gatilho. A diminuição da inflamação pode contribuir para a redução da dor e desconforto associados à dor miofascial.

A aplicação das ventosas pode ajudar a relaxar os músculos tensos, aliviando a tensão e a rigidez que frequentemente acompanham a dor miofascial.

A ventosaterapia deslizante, em que as ventosas são movidas suavemente sobre a pele, pode auxiliar na liberação de aderências entre os músculos e a fáscia, o que melhora a flexibilidade e a mobilidade.

O aumento do fluxo sanguíneo leva mais oxigênio e nutrientes para a área afetada, contribuindo para a recuperação dos tecidos.

A ventosaterapia também pode ajudar a estimular o sistema linfático, auxiliando na remoção de toxinas e resíduos metabólicos que podem contribuir para a dor miofascial.

Ventosaterapia ajuda na liberação do ácido lático e toxinas da musculatura

A ventosaterapia pode auxiliar na liberação do ácido lático e toxinas nos músculos. O ácido lático é produzido pelo corpo durante atividades físicas. Quando a produção de ácido lático excede a capacidade do corpo de removê-lo, pode ocorrer acúmulo, resultando em dor e desconforto. Veja:

A aplicação das ventosas na pele cria um vácuo que puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento do fluxo sanguíneo pode ajudar a acelerar a remoção de ácido lático e outras toxinas dos músculos. Além disso, a ventosaterapia também pode ajudar a estimular o sistema linfático, que é responsável por eliminar resíduos metabólicos e toxinas do corpo, incluindo ácido lático.

A melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático contribui para:

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio para os músculos, favorecendo a metabolização do ácido lático e a redução da sensação de fadiga muscular.

O aumento da circulação ajuda a eliminar os resíduos metabólicos, incluindo o ácido lático, que podem se acumular nos músculos após o exercício.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação local, que muitas vezes está associada ao acúmulo de ácido lático.

A ventosaterapia pode ajudar a estimular o sistema linfático, contribuindo para a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.

Ventosaterapia melhora a fadiga e a recuperação muscular

Ventosaterapia melhora a fadiga e a recuperação muscular. Sim, a ventosaterapia pode ser benéfica para melhorar a fadiga e recuperação muscular. A aplicação das ventosas cria um vácuo que estimula o fluxo sanguíneo. Esse aumento da circulação sanguínea pode ter vários efeitos benéficos para a fadiga muscular, incluindo:

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio para os músculos, ajudando a reduzir a fadiga muscular e a acelerar o processo de recuperação após exercícios intensos.

A ventosaterapia ajuda a eliminar os resíduos metabólicos que se acumulam nos músculos durante o exercício, incluindo ácido lático, contribuindo para uma recuperação mais rápida e eficiente.

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais nutrientes para os músculos, o que é essencial para a recuperação muscular e a reparação de tecidos danificados.

A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos, reduzindo a tensão muscular e o desconforto associado à fadiga.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação nos músculos, o que pode ocorrer após exercícios intensos, auxiliando na recuperação e alívio da fadiga.

A ventosaterapia também pode ajudar a estimular o sistema linfático, auxiliando na remoção de toxinas e resíduos metabólicos que podem contribuir para a fadiga muscular.

Ventosaterapia traz alívio da dor muscular

Ventosaterapia traz alívio da dor muscular. A aplicação das ventosas na pele cria um vácuo que puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento do fluxo sanguíneo pode ter vários efeitos benéficos para aliviar a dor muscular, incluindo:

A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos e rígidos, reduzindo a tensão muscular que muitas vezes é associada à dor.

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio e nutrientes para os músculos, favorecendo a recuperação e a reparação dos tecidos danificados.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação local, que pode ser uma causa comum de dor muscular.

A técnica de ventosaterapia deslizante, em que as ventosas são movidas suavemente sobre a pele, pode ajudar a liberar aderências entre os músculos e a fáscia, melhorando a flexibilidade e aliviando a dor.

A aplicação das ventosas pode estimular a liberação de substâncias analgésicas naturais, como as endorfinas, que ajudam a aliviar a dor.

A ventosaterapia pode ser especialmente útil no tratamento de dores musculares causadas por tensões, contraturas, espasmos ou sobrecarga muscular após atividades físicas intensas ou posturas inadequadas.

Ventosaterapia promove relaxamento muscular

Ventosaterapia promove relaxamento muscular. Durante a aplicação das ventosas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Esse aumento da circulação sanguínea pode ter vários efeitos benéficos no relaxamento muscular, incluindo:

A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos, aliviando a sensação de tensão e rigidez muscular.

A estimulação do sistema nervoso parassimpático, que ocorre durante o tratamento de ventosaterapia, pode ajudar a promover um estado de relaxamento geral no corpo.

Durante o procedimento, a aplicação das ventosas pode estimular a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores naturais do corpo que têm efeitos analgésicos e de bem-estar, contribuindo para o relaxamento.

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio e nutrientes para os músculos, o que pode ajudar a aliviar a tensão e a fadiga muscular.

A ventosaterapia deslizante, em que as ventosas são movidas suavemente sobre a pele, pode auxiliar na liberação de aderências entre os músculos e a fáscia, o que melhora a flexibilidade e contribui para o relaxamento muscular.

O relaxamento muscular proporcionado pela ventosaterapia pode reduzir a sensação de dor, especialmente em casos de tensões musculares e dores causadas por sobrecarga.

Ventosaterapia diminuição de espasmos nos músculos

Ventosaterapia e diminuição de espasmos. Sim, a ventosaterapia pode ajudar na diminuição de espasmos musculares. Espasmos musculares são contrações involuntárias dos músculos que podem causar desconforto e dor. Essas contrações podem ser causadas por diversos fatores, como estresse, má postura, atividade física intensa, entre outros.

Ao aplicar as ventosas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo na área tratada. Isso pode ter vários efeitos benéficos para diminuir os espasmos musculares:

A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos e rígidos, o que pode reduzir a frequência e a intensidade dos espasmos.

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio e nutrientes para os músculos, o que ajuda a aliviar a tensão muscular e pode contribuir para a diminuição dos espasmos.

A técnica de ventosaterapia deslizante pode auxiliar na liberação de aderências entre os músculos e a fáscia, o que melhora a flexibilidade e pode ajudar a reduzir os espasmos musculares.

A ventosaterapia pode aliviar a dor associada aos espasmos musculares, proporcionando conforto e relaxamento.

A aplicação das ventosas pode estimular o sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo relaxamento do corpo, reduzindo assim a atividade muscular excessiva.

Ventosaterapia diminui a sobrecarga e reduz a tensão músculo-articular

A ventosaterapia pode ser benéfica para diminuir a sobrecarga e reduzir a tensão músculo-articular. Ao aplicar as ventosas na pele, o vácuo criado puxa os tecidos moles para dentro da ventosa, estimulando o aumento do fluxo sanguíneo. Essa técnica pode ter vários efeitos:

Relaxamento muscular: A ventosaterapia pode ajudar a relaxar os músculos tensos e rígidos, aliviando a tensão muscular que pode resultar de atividades físicas intensas ou posturas inadequadas.

O aumento do fluxo sanguíneo traz mais oxigênio e nutrientes para os músculos e articulações, o que ajuda a aliviar a sobrecarga e a tensão.

A ventosaterapia pode ajudar a reduzir a inflamação localizada, que pode contribuir para a sobrecarga e a tensão músculo-articular.

A técnica de ventosaterapia deslizante pode auxiliar na liberação de aderências entre os músculos e a fáscia, melhorando a flexibilidade e reduzindo a tensão.

Ao reduzir a tensão e promover o relaxamento muscular, a ventosaterapia pode aliviar a dor associada à sobrecarga e à tensão musculares.

Melhora da circulação de sangue nos tecidos musculares com ventosaterapia

Melhora da circulação de sangue nos tecidos com ventosaterapia. Essa técnica envolve a aplicação de ventosas na pele para criar uma sucção que puxa a pele. Essa sucção pode ter vários efeitos que podem influenciar a circulação sanguínea. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ventosaterapia pode melhorar a circulação:

A sucção criada pelas ventosas provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos na área tratada. Isso aumenta o calibre dos vasos e permite um maior fluxo de sangue para os tecidos. Como resultado, mais oxigênio e nutrientes são fornecidos às células, promovendo a saúde e a regeneração celular.

Além de melhorar a circulação sanguínea, a ventosaterapia também pode aumentar o fluxo linfático. Ao aumentar o fluxo linfático, a ventosaterapia pode ajudar a eliminar resíduos e substâncias nocivas dos tecidos, promovendo uma melhor saúde geral.

A ventosaterapia, quando combinada com movimentos deslizantes sobre a pele, pode ajudar a liberar aderências e tensões no tecido miofascial. Isso não só melhora a flexibilidade muscular, mas também pode melhorar a circulação sanguínea, permitindo que o sangue flua mais livremente através dos tecidos.

A aplicação das ventosas pode estimular as terminações nervosas na pele, ativando o sistema nervoso. Esse estímulo pode ter um efeito vasodilatador, o que significa que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo.

A ventosaterapia pode provocar uma resposta inflamatória localizada na área tratada. Embora a inflamação possa ser vista como algo negativo, é uma parte natural do processo de cura do corpo. Uma resposta inflamatória controlada pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e acelerar a recuperação dos tecidos danificados.

Favorecimento do retorno linfático com ventosaterapia para dor muscular

Favorecimento do retorno linfático com ventosaterapia. A ventosaterapia tem efeito benéfico no sistema linfático, favorecendo o retorno linfático. O sistema linfático é uma parte do sistema circulatório, responsável por coletar e transportar o líquido linfático. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ventosaterapia pode favorecer o retorno linfático:

A aplicação das ventosas e o movimento deslizante sobre a pele podem estimular as terminações nervosas e os vasos linfáticos superficiais. Esse estímulo pode ajudar a melhorar a drenagem linfática e o fluxo do líquido linfático, favorecendo o retorno ao sistema circulatório.

A ventosaterapia pode ajudar a liberar aderências e tensões no tecido miofascial, o que pode melhorar o fluxo linfático e facilitar a remoção de toxinas e resíduos metabólicos dos tecidos. Isso é importante porque uma drenagem linfática adequada é essencial para a eliminação eficiente de substâncias nocivas do corpo.

O edema é o acúmulo anormal de líquido nos tecidos, frequentemente causado por uma drenagem linfática deficiente. A ventosaterapia pode ajudar a reduzir o edema, melhorando o fluxo linfático e permitindo que o excesso de líquido seja drenado dos tecidos.

A aplicação das ventosas pode estimular o sistema nervoso, resultando em uma resposta vasodilatadora. O aumento temporário do diâmetro dos vasos linfáticos facilita o fluxo linfático e pode melhorar a circulação do líquido linfático.

Ventosaterapia é melhor que massagem para dor muscular? Indicações

Ventosaterapia é melhor que massagem para dor muscular? Indicações. A ventosaterapia é uma técnica terapêutica que pode proporcionar alívio em alguns casos de dor muscular, mas existem várias outras abordagens de massagem e terapias que também podem ser eficazes, veja quais:

A escolha da melhor massagem para dor muscular dependerá de diversos fatores, como a causa subjacente da dor, a gravidade da condição, a preferência pessoal e a resposta individual a cada tipo de tratamento. Algumas das massagens e terapias comumente utilizadas para tratar dores musculares incluem:

Ventosaterapia ou acupuntura para dor miofascial? Qual é a melhor?

Você sabe quais são as diferenças entre a ventosaterapia e a acupuntura para tratamento da dor muscular e miofascial? Qual é a melhor técnica para aliviar as dores e sintomas envolvidos nesta patologia? Veremos a seguir quais são as indicações de cada uma destas técnicas de massagem.

acupuntura para lombalgia



A ventosaterapia como vimos, foca na sucção da pele, para ativar sistema circulatório, linfático, e aliviar dores e tensões.

acupuntura estimula os pontos dos meridianos com agulhas. Os pontos que recebem as agulhas serão diretamente ligados aos músculos, aliviando a dor da região.

Não existe uma técnica melhor que a outra, e sim indicações específicas para cada caso, e quem indicará melhor será seu massoterapeuta.

Ventosaterapia ou shiatsu para tratar dor miofascial?

Shiatsu ou ventosaterapia para tratar de dor na miofascial e muscular? Você pode não saber mas, o shiatsu e a ventosaterapia para tratar a dor nos músculos e fáscias, não se tratam de mesmas técnicas de massoterapia. Veja qual das duas práticas são mais indicadas:

 

shiatsu para dor muscular


shiatsu age 
com movimentos profundos com as mãos, e consiste em aplicar a pressão dos dedos sobre determinados pontos, inclusive da região lombar, proporcionando alívio de dores, atingindo camadas profundas dos músculos.

A ventosaterapia é uma técnica com uso das ventosas para recuperação muscular. 

O que é melhor para dor e tensão muscular? Ventosaterapia ou seitai?

O que é melhor para dor e tensão muscular? Ventosaterapia ou seitai? Você sabe quais são as diferenças entre a ventosaterapia e o seitai para o tratamento da dores musculares? Quais são as diferenças entre estas terapias e ainda, quais são as semelhanças? Vamos te explicar:

seitai para dor muscular



A ventosaterapia consiste em aplicar ventosas sobre determinados pontos, inclusive da região muscular, proporcionando alívio de dores, atingindo camadas profundas dos músculos. 

O seitai é a massagem mais indicada para corrigir problemas relacionados aos músculos. A quiropraxia oriental trata dores nas costas, coluna e pescoço, promovendo maior bem-estar com movimentos bem precisos de ajuste.

Massagem relaxante é diferente de ventosaterapia para dor muscular?

Massagem relaxante é diferente de ventosaterapia para dor muscular? Estas são duas das técnicas mais conhecidas e aplicadas, de massoterapia ao redor de todo mundo, sabia? Mas, será que ambas são indicadas? E ainda, qual seria a prática mais indicada para este tratamento? 

massagem relaxante para dor muscular



A ventosaterapia aplica as ventosas sobre pontos dos músculos e outras partes do corpo envolvidas na dor. A massagem relaxante realiza movimentos de deslize, circulares e as fricções promovem o relaxamento e conseguem aliviar a dor.

Ventosaterapia ou massagem com pedras quentes para dor muscular? Qual é a mais indicada?

Ventosaterapia ou massagem com pedras quentes para dor muscular? Qual é a mais indicada? A massagem com pedras quentes traz alívios para todos sintomas de dor muscular. A ventosaterapia, técnica de aplicação com ventosas para dor. Então qual seria a melhor? 

massagem pedras quentes para dor muscular



A massagem com pedras quentes consegue relaxar a musculatura com a temperatura quente e o peso das pedras. Além disso, o alívio de tensões sejam físicas ou emocionais, é outro benefício desta técnica. A ventosaterapia como vimos, tem aplicação de ventosas para sucção da pele e alívio dos sintomas.

Uma combinação das duas pode ser o ideal para tratamento de dor muscular.

Como fazer auto ventosaterapia para dores e tensões musculares - passo a passo

Como fazer auto ventosaterapia para dores e tensões musculares - passo a passo. Existem algumas práticas de ventosaterapia as quais podemos aplicar em casa, trazendo alívio imediato e pontual para dores, tensões e casos de contratura. Mas, todas etapas de seu tratamento devem ser acompanhadas por especialista.

Como fazer ventosaterapia para dores musculares nas pernas. A ventosaterapia é uma técnica terapêutica que deve ser realizada por um profissional de saúde qualificado e experiente. No entanto, se você deseja aprender como a técnica é geralmente aplicada nas pernas para aliviar dores musculares, aqui estão os passos básicos:

Nota importante: Antes de realizar a ventosaterapia ou qualquer outra técnica terapêutica, é essencial procurar um profissional de saúde qualificado para avaliar sua condição e determinar se a ventosaterapia é apropriada para você. Essas instruções são apenas para fins informativos e não substituem a orientação de um profissional treinado.

Ventosaterapia nas pernas


Materiais necessários para fazer ventosaterapia para dores musculares

  • Conjunto de ventosas (disponíveis em vários tamanhos e materiais, como vidro, plástico ou silicone).
  • Hidratante
  • Algodão e álcool ou solução antisséptica

Passos para aplicação de ventosaterapia para dores musculares nas pernas

Limpe a pele da área a ser tratada com álcool ou uma solução antisséptica para garantir a higiene e prevenir infecções.

Selecione as ventosas apropriadas de acordo com o tamanho e a localização da dor muscular nas pernas.

Para essa abordagem moderna, utilize ventosas com válvula de sucção. Retire o ar das ventosas usando uma bomba manual ou elétrica para criar o vácuo. A ventosa aderirá à pele devido à pressão negativa.

Mantenha as ventosas na pele por alguns minutos, geralmente de 5 a 10 minutos. A duração pode variar dependendo da condição tratada e da tolerância do paciente.

Para remover as ventosas, insira cuidadosamente o dedo na borda da ventosa para liberar o vácuo e levante-a suavemente.

Após o tratamento, é recomendável hidratar a pele com uma loção ou óleo adequado.

É recomendado fazer a massagem com profissional especializado para segurança e conforto.

Como fazer ventosaterapia para dores musculares nos braços

Como fazer ventosaterapia para dores musculares nos braços. A ventosaterapia é uma prática terapêutica que deve ser realizada por um profissional de terapias naturais qualificado e experiente. No entanto, se você deseja aprender como a técnica é aplicada nos braços para aliviar dores musculares, aqui explicamos:

Os materiais e passo a passo são iguais acima ensinados, para aplicação nas pernas. Com a diferença claro, que as ventosas serão aplicadas na região dos braços.

É recomendado fazer a massagem com profissional especializado para segurança e conforto.

Cuidados no tratamento de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Existem alguns cuidados essenciais para sua segurança ao receber uma ventosaterapia para a dor muscular e miofascial. É necessário selecionar os terapeutas qualificados nas técnicas, para que a elas tenham os efeitos desejados e seja um tratamento eficaz. Vamos te explicar os cuidados mais importantes:

Quem pode fazer ventosaterapia para liberação miofascial?

Quem pode fazer ventosaterapia para liberação miofascial? Quem sofre de problemas de saúde, doenças específicas, podem fazer massagem? Precisa de um tratamento específico e ainda mais cuidadoso? Entenda se nestes casos há indicação e se pode fazer a ventosaterapia para tratamento das dores...

É necessário realizar exames e passar com um massoterapeuta especialista para entender se há contraindicações.


Qual o perigo da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Qual o perigo da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? A técnica de ventosaterapia pode ser aplicada em qualquer pessoa com o objetivo de alívio de dor. A prática quando feita por profissionais, não irá causar nenhum efeito colateral. Mas, será que existe algum perigo da ventosaterapia?

Mesmo que o paciente tenha algum tipo de doença, a ventosaterapia é indicada para melhorar o bem-estar e tratar dores. São exceções os pacientes com infecção na pele.

Quais os efeitos colaterais da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Quais os efeitos colaterais da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? Para receber a ventosaterapia para tratamento de dor  precisamos antes saber se a prática tem efeitos colaterais. Conheça agora se há possíveis efeitos colaterais com a técnica de massagem terapêutica para tratamento de dor:

Na verdade, a ventosaterapia não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um massagista especialista.

Vou sentir dor durante a sessão de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Vou sentir dor durante a sessão de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? Será que você vai sentir dor durante a prática da sessão de ventosaterapia para as dores? Por que alguns pontos ao receber as manobras de massagem não sofrem dor e outros sim?

É normal sentir leve dor ao receber a ventosaterapia. Como os pontos estimulados refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir dor, mas bem leve e nada insuportável

Quantas sessões de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Quantas sessões de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? São necessárias quantas sessões para obter o resultado da ventosaterapia para a dor? As recomendações de frequência são únicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o massoterapeuta especialista. Mas, há indicações gerais:

Geralmente o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de ventosaterapia toda semana, por 3 meses. Em geral o ideal é de pelo menos 2 sessões por semana.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar a frequência é o médico responsável. Também é importante seu acompanhamento para segurança e conforto do paciente.

Quantas vezes por semana fazer ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Quantas vezes por semana fazer ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? Para entender quantas vezes devemos fazer ventosaterapia para tratar a dor, o médico e o massagista deverá fazer as indicações. Ainda assim, a técnica deve ser aplicada de 5 a 10 sessões. Entenda:

Cada sessão de ventosaterapia deve durar em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Ou seja, dia sim, dia não, para que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem na horas seguintes de cada aplicação.

Gestante pode fazer ventosaterapia para dor miofascial durante gravidez?

Gestante pode fazer ventosaterapia para dor miofascial durante gravidez? Fazer uma massagem para tratamento de lombalgia é uma alternativa. Mas será que a ventosaterapia para dor pode ser feita durante a gravidez sem complicações tanto para a mamãe quanto para o bebê?

Geralmente não há restrições. Ainda assim, seu obstetra é quem poderá indicar a realização da técnica na gravidez. 

A ventosaterapia deverá ser realizado por massoterapeuta com certificação em massagem pré-natal.

A ventosaterapia funciona sozinha para contratura muscular?

A ventosaterapia funciona sozinha para contratura muscular? Uma dúvida que pode surgir é: a ventosaterapia funciona sozinha para tratar a dor miofascial? Será preciso associar a técnica a outros tratamentos para tratar de forma completar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de dor?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da dor muscular seja efetivo.


Restrições e contraindicações da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Restrições e contraindicações da ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? Qualquer pessoa pode receber ventosaterapia para dor. Caso haja sensibilidade na pele avise seu massoterapeuta, para que os cuidados sejam tomados. Mas existe um caso que há restrição:

O único tipo de restrição e contraindicação existente para aplicação da técnica de ventosaterapia é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a pratica consiste na aplicação de manobras pelo corpo, e isso pode causar irritação e sensibilidade. É importante consultar o médico antes de iniciar com a técnica.

O massagista é capacitado para tratamento de dor e contratura?

O massagista é capacitado para tratamento de dor e contratura? Indicamos que você passe em acompanhamento com um massoterapeuta especialista em dor muscular. Com um diagnóstico, ele poderá indicar os tratamentos. Neste caso, será que o massagista seria um dos profissionais capacitados para tratamento de dor?

Caso seja indicado a ventosaterapia, o profissional precisa de certificado de formação como massoterapeuta em alguma instituição especializada e ainda estar registrado em algum órgão de classe. 

Perfil de massagista recomendado para tratamento de dor muscular 

Perfil de massagista recomendado para tratamento de dor muscular: o ideal é que seja especializado e formado em massoterapia em alguma instituição para que seu tratamento seja correto, completo, seguro e para que não haja complicação ou reação. Veja melhor:

É necessário para os atendimentos com a técnica de ventosaterapia, que o profissional tenha formação completa em massoterapia e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer ventosaterapia para dores musculares e liberação miofascial? 

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de ventosaterapia e também contam com terapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar, se atente a alguns cuidados importantes para a segurança e efetividade de sua ventosaterapia para dores musculares. 

Antes de mais nada, caso sua dor seja crônica ou persista por algum tempo é importante consultar com o seu médico antes de agendar o seu atendimento. Caso seja uma dor pontual ou desconforto de baixa intensidade, a ventosaterapia pode te ajudar.

Em todos casos, é recomendado realizar o seu atendimento sempre com massoterapeutas com formação especializada para o seu conforto e segurança, além de garantir um atendimento mais efetivo. 

A forma mais tradicional de se encontrar um estabelecimento ou massoterapeuta especializado é por indicação. Nestes casos é importante checar as credenciais do profissional que irá te atender, e validar que possui formação técnica e experiência ambulatorial, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando, que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento.  

Abaixo você encontra dicas importantes sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

 

Onde encontrar massagista especializado em ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massagista especializado em ventosaterapia para para dor e contratura muscular e miofascial, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Clínicas e spas com atendimentos de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial. As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes. 

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial

Atendimentos particulares de ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial. Muitos recorrem a indicações de massagistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de ventosaterapia por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massagista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em ventosaterapia dor e contratura muscular e miofascial

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de ventosaterapia vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

Como agendar ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial a domicílio?

Aplicativos de ventosaterapia oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos massagistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos massoterapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de massagem?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A ventosaterapia será feita por massagista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) massagista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar sua ventosaterapia é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns massoterapeutas especializados em massagem e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

AGENDAR VENTOSATERAPIA EM CASA >>

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de massagem desportiva para dor e contratura muscular e miofascial?

Os preços de ventosaterapia podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massagista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para massagens.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a massagem pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de ventosaterapia por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial - 3 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Ventosaterapia para dor e contratura muscular e miofascial - 4 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Ventosaterapia  para dor e contratura muscular e miofascial - 5 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

AGENDAR VENTOSATERAPIA EM CASA >>

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora você sabe mais sobre as indicações e contraindicações da ventosaterapia para dor muscular e miofascial. O próximo passo é falar com seu médico ou profissional de saúde mental e solicitar as recomendações específicas para você e a liberação para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança