website

Shiatsu para dor na lombar e lombalgia

O shiatsu é uma terapia de massoterapia oriental que age no tratamento de dor na lombar, além da cura e prevenção. Saiba como e quais tipos de shiatsu contribuem mais para o alívio de dor, além de alguns cuidados importantes para o seu atendimento e muito mais!

Shiatsu para lombalgia


O que é dor na lombar e lombalgia?

A lombalgia é a palavra técnica para nomear a dor na lombar, que pode irradiar. A dor lombar pode aparecer por mal posição ou por grande esforço ou por má postura ou pode ser algo mais grave e que precisa de diagnóstico e de tratamento, conforme veremos.

Onde se localiza a dor na lombar? Como identificar?

Onde se localiza a dor na lombar? Como identificar que é de fato a dor na lombar, também chamada de lombalgia? Como podemos saber se o que estamos sentindo é dor na lombar? Saiba agora onde se localiza a dor na lombar.

A dor na lombar como o nome já diz, se localiza na região da lombar, região mais próxima ao cóccix. Quando há dor neste local é lombalgia.

Qual o significado clínico de dor na lombar?

Qual significado clínico de dor lombar? Quando o caso é de dor na lombar é preciso um ortopedista para obter um diagnóstico. O significado da aparição desta dor, precisa ser investigado, para que haja um tratamento clínico correto. Entenda melhor.

Em geral, dor na coluna vem de má postura, idade, genética, doenças, fraturas ou esforço físico em excesso. Algumas patologias emocionais também podem gerar a dor.

O que significa dor na lombar na medicina chinesa?

A medicina tradicional chinesa ou a MTC, diz que as questões ou sintomas, por exemplo a dor na lombar, são geradas de um desequilíbrio energético. Quando o fluxo de energia está estagnado ou ruim, os sintomas e doenças surgem. Vamos te explicar a seguir.

Segundo a medicina oriental, a dor lombar surge pela não fluidez de prana, a energia vital que garante o bom funcionamento de todo corpo. Esta dor também pode estar relacionada a alguma deficiência nos rins.

Como posso saber se é dor nas costas, lombalgia ou dor nos rins?

Como posso saber se é dor na lombar ou se é dor nos rins? Os sintomas da lombalgia são as dores na região da lombar, mas existem diferenças nos casos de lombalgia, dor nos rins e nas costas. Aliás, é possível ter mais de um tipo destas patologias ao mesmo tempo. Veja:

As dores nas costas são como pontada ou queimação, leve ou aguda. A dor lombar é na região lombar e pode ter dor nas costas. Já a dor nos rins é sempre bem forte e bem aguda.

Para entender os seus sintomas, é necessário ir a um ortopedista especialista, que fará os exames devidos para identificar.

Características da dor nas costas e lombar

Dentre as características da dor nas costas, dor na região lombar ou lombalgia, a dor aguda e pontual é a mais comum. Porém, existem algumas características e sintomas que este tipo de patologia pode trazer em conjunto. Vamos entender quais agora.

Além da dor, os sintomas são de desconforto postural, dores nos ombros, nas pernas e até dores de cabeça. A lombalgia ainda pode causar insônia e distúrbios emocionais, por conta das fortes dores no dia a dia.

Como diagnosticar lombalgia? Precisa fazer ressonância magnética?

Como diagnosticar a lombalgia e dor nas costas? Será que é necessário realizar uma ressonância magnética para obter o diagnóstico da patologia? Verifique com o médico especialista ou ortopedista, que estiver te acompanhando. Mas, já podemos te adiantar sobre alguns pontos:

Quando a dor é muito aguda e persistente, ou já te acompanha há algumas semanas, é mais provável de seu médico pedir a ressonância. 

Quantos dias dura crise de dor na lombar?

Quantos dias pode durar uma crise de dor na lombar, a lombalgia? Quando há um caso de lombalgia, nos perguntamos quantos dias pode durar a crise de dor na lombar? Quanto tempo você vai precisar esperar até passar a dor por completo?

Uma crise de dor na lombar dura uma semana. Existem casos que ela dura menos ou mais, dependendo da origem e o tratamento. 

Coluna inflamada dá dor na lombar? Como identificar os sintomas?

Coluna inflamada dá dor na lombar? Como identificar os sintomas? Os sintomas da coluna podem ser fáceis de se identificar: dor forte e incômoda na região das costas até chegar na lombar, ou seja, na base da coluna, e podem acompanhar alguns outros sintomas os quais veremos aqui abaixo:

Dormência nos braços, dores nos ombros e pescoço, dores de cabeça, incontinência urinária, fraqueza nos membros superiores e/ou inferiores...caso esteja com algum destes sintomas vá ao médico o quanto antes.

Quando se preocupar com dor na lombar e lombalgia?

Quando se preocupar com o surgimento da dor na lombar e lombalgia? Será que a dor na lombar pode estar relacionado a algo grave ou não preciso buscar ajuda? Depende. Abaixo te explicamos sobre os sintomas que devem ser observados antes do tratamento.

Sempre que a dor lombar vier com febre, coceira, inchaço, dor nas pernas, dormência ou incontinência, busque um especialista para realizar exames.

Se a dor for leve na lombar, sem persistir muito, e sem sintomas secundários, confira os principais tratamentos, abaixo.

Principais tipos de dor na lombar e seus sintomas

Principais tipos de dor na lombar e seus sintomas: muitas pessoas não têm conhecimento de que a lombalgia não é uma doença única, mas que existem vários tipos existentes, sabia? Os principais tipos são: dor na lombar aguda, subaguda e a dor crônica. Vamos entender mais:

Dor lombar aguda: o que é e principais sintomas

A dor na lombar aguda é a mais comum entre todos os tipos de lombalgia. Em geral quando surge a lombalgia, ela tem a característica de dor aguda, mas existem outros sintomas que acontecem nesta patologia os quais vemos agora mesmo:

Na dor lombar aguda, a dor surge aparentemente do nada. A dor é caracterizada opor pontadas fortes que paralisam certos movimentos da coluna. Geralmente este tipo de dor surge por má postura ou esforço da coluna. 

Neste caso, as massagens terapêuticas, a acupuntura e alguns exercícios podem ser suficientes para sanar as dores.

Lombalgia subaguda. O que é e sintomas?

Lombalgia subaguda. O que é e sintomas? Diferentemente da dor na lombar aguda os sintomas da dor na lombar subaguda, não são simples. A lombalgia com dor aguda dura poucos dias, a lombalgia subaguda dura mais tempo e está relacionada a outros sintomas. Entenda.

A dor na lombar subaguda tende durar mais de 3 meses. A dor está relacionada a outra patologia, idade ou genética e exige exames e tratamento prescrito por um ortopedista especialista.

O que é dor na lombar crônica e quais seus sintomas

O que é a dor na lombar crônica e quais são seus sintomas? Ela é a dor na lombar que não é algo simples. A lombalgia aguda dura poucos dias, a lombalgia crônica já vai durar mais tempo e estar relacionada a outros fatores para seu surgimento. Veja mais.

A dor na lombar crônica é a mesma da subaguda que falamos acima.

Quais são as principais causas da dor lombar ou lombalgia?

Existem muitas causas possíveis para o surgimento da dor nas costas, da dor na lombar (lombalgia), mas as principais são: má postura, genética, infecção urinária, excesso de exercícios ou esforço físico inadequado, hérnia de disco, ou outras questões que veremos abaixo.

Excesso de exercício físico causa dor lombar

O excesso de exercício físico pode ser uma causa do surgimento da dor na lombar? O problema é sempre o excesso, ou seja, o excesso de peso ao realizar alguma prática física. Outro problema pode ser a má realização do exercício. Entenda melhor.

Quando um exercício é praticado sem o encaixe correto da coluna, a dobra de joelhos em certas posições, ou há excesso de peso para a força muscular de cada indivíduo, a lombar pode ser sobrecarregada e a dor surgir. 

Falta de exercício físico causa dor lombar

A falta de exercício físico pode ser uma causa do surgimento da dor na lombar? O problema é quando não há nenhum tipo de exercício, nenhuma prática física no dia a dia do indivíduo que pode acarretar na sobrecarga da coluna. Entenda melhor.

Quando não nos exercitamos, os músculos enfraquecem e há sobrecarga de ossos, articulações e coluna. O ideal é a prática física de no mínimo 3 vezes na semana, com acompanhamento profissional.

Sedentarismo e sobrepeso pode provocar lombalgia

O sedentarismo, isto é, a falta de exercícios físicos, bem como o sobrepeso podem provocar a lombalgia. Sem mexer o corpo com a frequência necessária, a dor lombar surge. O ganho de peso excessivo também. Entenda mais sobre sedentarismo e lombalgia, a seguir.

O excesso de peso pode lesionar a lombar. A falta de exercício deixa a musculatura fraca e isto pode gerar dor.

Má postura causa dor na lombar e lombalgia

A má postura pode provocar a o surgimento da lombalgia, a qual vai piorando com períodos prolongados numa mesma posição corporal, sendo ela sentada, deitada ou em pé. A má postura ao segurar certos itens mais pesados, também ocasiona dores na lombar. Compreenda mais:

Quando ficamos numa postura incorreta, a médio ou longo prazo a curvatura da coluna é acentuada e a lombar fica sobrecarregada, o que provoca a lombalgia.

Movimentos repetitivos podem causar lombalgia?

Movimentos repetitivos podem causar lombalgia? Movimentos repetitivos podem sim acabar sobrecarregando a região da lombar e provocar a lombalgia. É preciso ter cuidado com os movimentos diários, seja no trabalho ou em casa para evitar o surgimento da lombalgia. Entenda melhor:

Quando repetimos os mesmos movimentos diariamente, a médio ou longo prazo, a lombar pode ser prejudicada e causar a lombalgia. Dê pausas e realize alongamentos diários para cuidar desta parte do corpo.

Condições reumáticas são causas de lombalgia?

Algumas condições reumáticas podem ser as causadoras principais do surgimento da dor na lombar e de todas demais complicações envolvidas. Se você nunca ouviu ninguém falar sobre isso, veja agora abaixo quais são as principais condições relacionadas ao aparecimento da lombalgia.

Osteoartrite, artrite reumatóide, fibromialgia e espondiloartropatias, e escoliose são condições reumáticas que podem ser causas da lombalgia.

Fatores emocionais poder causar lombalgia, a dor na lombar?

Diversos fatores e desequilíbrios a nível emocional, podem causar as dores de lombar, a lombalgia. Estes fatores são causas indiretas ou até diretas de vários outros sintomas secundários, e pode envolver o surgimento da dor na lombar. Entenda mais abaixo:

Desequilíbrios emocionais causados por diversos fatores como estresse, profissional, insônia, depressão, acabam estimulando a produção de hormônios como o cortisol, que em excesso, causa dores e desequilíbrio energético na coluna.

Envelhecimento e lombalgia, a dor na lombar. 

Envelhecimento e lombalgia, a dor na lombar: sabemos que a dor na lombar pode ser realmente insuportável, mas será que o envelhecimento tem relação com o surgimento desta patologia? Infelizmente sim, mas há outro fator que junto a idade pode agravar:

A idade avançada somada a falta de exercícios físicos pode prejudicar a coluna e fazer com que a lombalgia seja mais frequente entre os mais idosos.

Pratique atividade física semanalmente conforme a liberação médica para se prevenir.

Infecção urinária e pedras nos rins causam dor na lombar?

Tanto a infecção urinária quanto as pedras nos rins, são causadas por algum tipo de infecção localizado no trato urinário. Ambas patologias causam sintomas secundários. Será que um deles pode ser a dor na região da lombar ou não ligação alguma?

A infecção urinária e as pedras nos rins, podem irradiar pela região da lombar, trazendo como sintoma a lombalgia.

Lombalgia na gestação. É normal dor lombar durante a gravidez?

É bastante comum durante a gestação, o surgimento de dores das costas, coluna, e até o agravamento da lombalgia. Isto acontece principalmente por conta do peso da barriga que acaba por exigir mais sustentação da coluna, e causa a dor lombar, entenda se é normal e os demais fatores:

Sim é normal ter lombalgia na gravidez. A má circulação na região da coluna, por conta da pressão que o peso faz, provoca as dores, e por isso é muito comum a partir do segundo trimestre de gravidez o surgimento de dores nas costas e lombar.

Outro fator, é que o inchaço e os ligamentos que vão ficando cada vez mais frouxos na gestação (ocasionados pela liberação dos hormônios da gravidez), deixam a gestante mais propícia a sentir dor. 

Dor ciática, hérnia de disco e outras causas da lombalgia

A hérnia de disco ou a dor ciática, pode ser causa da dor na lombar, a lombalgia, e ser um sintoma secundário. Parece não ter relação entre estas questões, mas vamos te explicar melhor como isto ocorre entre as patologias:

A lombalgia por degeneração ou doença, tem como causas, o envelhecimento e aparecimento de hérnia, quando há compressão dos discos, que geram dor. 

Dentro do diagnóstico, o ideal é cuidar da hérnia com tratamentos semelhantes e assim, como consequência a dor nas costas, coluna e lombar será tratada simultaneamente. 

Conheça as melhores massagens para aliviar e tratar hérnia de disco.

Como prevenir a lombalgia e dor lombar?

Existem muitas formas de prevenir e evitar o surgimento das dores nas costas e da lombalgia ou dor lombar, quando esta não é ocasionada por fator genético. As indicações são de posturas e atividades físicas específicas para fortalecer toda a coluna. Veja agora.

Controle seu peso para evitar a lombalgia, a dor na lombar

A obesidade ou excesso de peso, são fatores cruciais para o surgimento da dor na lombar. Isto acontece pois o peso tende sobrecarregar a lombar, provocando lesões e até mesmo a compressão dos discos entre as vértebras. Controle seu peso para evitar a lombalgia, a dor na lombar:

Há muitos fatores que podem levar ao excesso de peso como: fator genético, consumo de açúcar, farinhas brancas ou alimentos industrializados, problemas na tireoide ou sedentarismo, os quais devem ser levados em consideração para melhora do quadro.

Exercícios feitos corretamente podem prevenir lombalgia

A região abdominal, conhecida também como core, está relacionada com a boa sustentação da coluna vertebral e por isso, evita a dor lombar. Os exercícios para fortalecer a musculatura do core (barriga), irão proteger a coluna e a lombar do surgimento de dor. Veja mais.

Os principais exercícios indicados, são os abdominais ou qualquer prática que fortaleça a musculatura da região, como yoga e pilates. 

Alongamentos diários podem prevenir a dor na lombar

Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para melhorar a postura e assim, evitar a dor na lombar. Você pode ainda escolher praticar o yoga ou pilates, que trazem técnicas específicas de alongamento. Veja:

O ideal é a prática de alongamento, no mínimo 3 vezes na semana, para que os efeitos sejam profundos. Você claro, pode praticar em casa, de preferência com auxílio de um profissional e liberação médica, trazendo ainda mais conforto a sua prática.

Contraia a musculatura abdominal para evitar a lombalgia

Contraia a musculatura abdominal para evitar a lombalgia. A má postura seja pode causar a dor na lombar. A contração na região do abdômen ajuda a não sobrecarregar a região das costas e evitar a lombalgia. Entenda mais como prevenir desta forma: 

Contraia a barriga como quando faz abdominais, sempre que estiver em pé por longo tempo ou realizando esforços, para não sobrecarregar a lombar.

Cuidados posturais para evitar lombalgia e dor na coluna

Cuidados posturais para evitar lombalgia e dor na coluna. Sabemos que uma postura incorreta pode ocasionar o surgimento da dor lombar. Existem alguns cuidados certeiros que irão evitar a lombalgia, e que protegem a coluna desde a lombar. Te explicamos abaixo:

Postura correta para dor lombar

 

Evite ficar curvado ou torcer a coluna para evitar dor na lombar

Evite ficar curvado ou torcer a coluna para evitar dor na lombar. A postura curvada é uma das principais posturas que podem causar a lombalgia. O ideal é sempre estar atento a sua postura para não prejudicar a coluna. Vamos te ensinar agora:

O indicado é sempre manter a coluna ereta quando estamos sentados e em pé, projetando o topo da cabeça para o teto. E quando precisamos carregar peso, é essencial flexionar os joelhos e continuar com a coluna reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Proteja sua coluna com apoio nas costas para evitar lombalgia

Proteja sua coluna com apoio nas costas para evitar lombalgia: quando estiver sentado ou apoiado na cama, precisamos proteger nossa coluna para não causar compressão na região da lombar. Entenda agora como proteger sua coluna e lombar, com apoio nas costas:

Pode ser um travesseiro ou almofada mais durinhos que apoiem bem a coluna, a deixando mais retinha sem curvaturas. Use diariamente para prevenir a lombalgia.

Evite carregar excesso de peso para não ter dor na lombar

Evite carregar excesso de peso para não ter dor na lombar. Carregar peso, fazer força de modo que acabe sobrecarregando as costas e a lombar, ou permanecer segurando estes pesos por um tempo prolongado, pode acarretar na dor no nervo ciático e até mesmo em sua inflamação. Veja mais:

O problema de permanecer na mesma posição por horas seguidas e de elevar peso, é comprimir os discos ósseos, gerando a dor na lombar, e a longo prazo poder produzir a inflamação na região.

Sabemos que muitas vezes pelo trabalho de cada um, é difícil mudar certos hábitos. Mas, ainda que seja difícil, procure se movimentar e trocar de posição, ainda que por poucos minutos, em alguns momentos do dia. Isso melhorará sua postura e não irá desgastar a mesma região óssea.

Ao abaixar dobre joelhos e não a coluna para evitar lombalgia

Ao abaixar dobre joelhos e não a coluna para evitar lombalgia. Quando abaixamos sem dobrar os joelhos, o peso não é distribuído pelo corpo como um todo, e vai todo direcionado para a coluna e principalmente para a região da lombar. Saiba agora como abaixar da maneira correta:

Como falamos, quando precisar segurar um objeto pesado, ou para abaixar, o ideal é flexionar os joelhos e continuar mantendo a coluna em linha reta, sem curvar para as laterais ou para a frente.

Ergonomia no trabalho para prevenir a dor na lombar 

Ergonomia no trabalho para prevenir a dor na lombar: a ergonomia é um sistema com procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. A ergonomia leva em consideração inclusive, a postura no trabalho que pode evitar a lombalgia. Entenda:

A ergonomia em relação à postura, recomenda exatamente o que falamos sobre os cuidados posturais: apoio nas costas, manter a coluna ereta, abaixar flexionando os joelhos e alongamentos durante o dia.

Como você dorme pode prevenir a dor lombar. Cuidados no sono

Você sabe a maneira correta e como dormir para não ter lombalgia? Conhece as melhores posições para deitar-se e evitar o surgimento da dor na lombar? Sabia que existem travesseiros específico para o tratamento? Vamos entender agora sobre estes itens.

A melhor posição para dormir é colocando um travesseiro embaixo dos joelhos e outro na lombar. Caso prefira dormir para o lado, o ideal é dobrar os joelhos e posicionar um travesseiro entre as pernas.

Como aliviar a crise e dor na lombar e lombalgia? Tratamento caseiro

Quando estamos com a lombalgia, a dor na lombar precisamos saber como aliviar de uma vez essa dor! Por isso, separamos a seguir as melhores indicações de tratamento para curar sua lombalgia e cessar as dores da região com rapidez e com tratamentos caseiros:

Crise de lombalgia e dor na lombar. O que fazer?

Crise de lombalgia e dor na lombar. O que fazer? Temos dicas simples e caseiras com bolsa de água quente, exercícios, alongamentos entre outras práticas que você vai aprender agora para ajudar na lombalgia, e aliviar todas as crises de dor na lombar: 

Aprenda abaixo...

Bolsa de água quente trata dor lombar e lombalgia?

Em momentos de crise de dor na lombar, o que fazer? Temos uma dica simples e caseira que vai aliviar e muito quando a dor nesta região da coluna surgir: compressa com bolsa de água quente. Aprenda como fazer e se surpreenda:

Quando estamos falando de lesões a nível muscular, como é o caso da lombalgia, o ideal é usar água quente para fazer as compressas. A água fria seria indicada em casos de inflamação.

Aqueça a água. Mergulhe uma toalha e aplique no local de dor se protegendo para não causar queimadura.

A água deve ser quente e agradável ao toque.

Outra opção é fazer uso de bolsas de água quente, encontradas em farmácias.

Exercícios indicados para aliviar a dor na lombar e lombalgia

Exercícios indicados para aliviar a dor na lombar e lombalgia. Aprenda o passo a passo para realizar os melhores exercícios para aliviar a dor na lombar de maneira efetiva e prática. Lembrando que, é necessário liberação para realizar qualquer prática em casa.

Ponte bipodal ajuda a aliviar a dor na lombar. Passo a passo

Ponte bipodal ajuda a aliviar a dor na lombar. Como fazer? A ponte ajuda fortalecer os músculos do core que sustentam a coluna, trabalhando a lombar, os glúteos, o quadril e também o abdômen. Vamos te ensinar agora como fazer: 

Deite de barriga para cima com os braços alinhados com o corpo, dobre os joelhos e apoie os pés no chão com os calcanhares alinhados ao joelho. Levante o bumbum e mantenha o abdômen contraído. Permaneça por 10 segundos e repita 10 ciclos.

Mobilização em rotação de coluna para aliviar a dor na lombar. Como fazer?

Mobilização em rotação de coluna para aliviar a dor na lombar: o nome deste exercício é diferente, mas pode ajudar e muito quando praticado corretamente, para evitar a dor na lombar, a lombalgia. Vamos praticar agora a mobilização em rotação de coluna:

Fique em quatro apoios. Uma das mãos passa por baixo do outro braço, rolando o tronco. Flexione a coluna, para que o movimento fique fluido, e retorne. Inspire e expire fazendo a rotação. Repita 8 vezes de cada lado.

Mobilização de extensão de coluna para aliviar lombalgia. Como fazer?

Mobilização de extensão de coluna para aliviar lombalgia. O objetivo deste exercício é alongar os músculos da sua coluna lombar e costas, além de promover relaxamento e alívio da dor lombar. Vamos aprender agora como fazer a mobilização de extensão de coluna?

Sente nos calcanhares e leve os braços à frente. "Caminhe" com as mãos para um lado, até alongar o tronco. As costelas de um lado vão se contrair, e as do outro lado se abrir.

Segure, em cada lado, de 20 a 40 segundos até sentir aliviar a tensão nas costas. Repita 12 vezes.

Principais alongamentos na lombar para aliviar lombalgia

Principais alongamentos na lombar para aliviar lombalgia. Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para melhorar a postura e assim, evitar a dor no nervo ciático. Veja mais abaixo os principais alongamentos:

Alongamento de posterior da coxa para aliviar a lombalgia

Alongamento de posterior da coxa para aliviar a lombalgia. Você pode escolher praticar o yoga ou pilates, que trazem técnicas específicas de alongamento. Mas, vamos te ensinar agora o alongamento de posterior de coxa para evitar a dor na lombar:

Deite-se sobre o colchonete ou rolo de ioga. Agora, pegue sua resistência e divida-a em duas partes, de modo que o meio centraliza-se nos pés. Gradualmente, comece tracionar a resistência para cima, com objetivo de levantar sua perna. Mantenha a perna de baixo no chão e o joelho de cima imóvel. Alongue por 25 segundos. Descanse e repita na outra perna.

Alongamento de cadeia lateral do tronco para aliviar a lombalgia

Alongamento de cadeia lateral do tronco para aliviar a lombalgia. O objetivo deste alongamento é alongar os músculos da sua coluna lombar e costas, além de promover relaxamento e alívio da dor lombar. Aprenda agora como fazer o alongamento da cadeia lateral do tronco:

Sente-se nos calcanhares e leve os braços à frente. "Caminhe" com as mãos para um lado, até alongar o tronco de forma lateral. As costelas de um lado vão se contrair, e as costelas do outro lado vão se expandir. Segure, em cada lado,  20 segundos até sentir aliviar a tensão nas costas. Repita 5 vezes de cada lado.

Exercícios de respiração e meditação para aliviar dor na lombar

Exercícios de respiração e meditação para aliviar dor na lombar. As técnicas respiratórias, não são as mesmas práticas de respiração que fazemos durante o dia. Meditar não é somente para monges ou pessoas especialistas. A prática pode ser muito mais simples do que pensa...

As emoções mudam a respiração e as técnicas respiratórias fazem o caminho de volta: ao controlarmos o ar, as emoções são equilibradas. E que como vimos, quando em desequilíbrio podem piorar a lombalgia.

Uma prática simples consiste em inspirar pelas narinas em determinado tempo. Segurar pela metade do tempo. E exalar pelas narinas, no dobro do tempo da inspiração.

A meditação consiste em observar a mente sem estimular novos pensamentos.

O mindfullness funciona da mesma forma, porém, focando em alguma atividade, ou hobby ou trabalho.

Massagens na região da lombar para aliviar crise de lombalgia

Muitas técnicas de massoterapia tratam diretamente as dores da lombalgia, visando o relaxamento muscular da região lombar, o alívio de inflamações e promovendo o distensionamento da região, e assim, trazendo alívio das dores e colaborando com alívio da crise de dor.

As massagens adequadas (confira as mais indicadas aqui), ao distensionarem a musculatura da região, promovem o relaxamento e como consequência as dores e inflamações locais, são aliviadas em poucas sessões. 

Tratamentos para lombalgia e dor lombar

Os tratamentos para dores na lombar são vários existentes. Todos são direcionados para a lombar na coluna, através de exercícios, massagens, ou fisioterapia. Ainda assim, o ideal é que quem defina seu tratamento seja o seu ortopedista. Veremos ver quais são os melhores.

Exercícios posturais para tratar dor na lombar e lombalgia

Assim como eles evitam a dor na lombar, os exercícios físicos também são indicados no tratamento, quando já há um diagnóstico de lombalgia. O fortalecimento da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, é imprescindível para a melhora dos quadros.

A musculação tem como objetivo o fortalecimento muscular. E ainda práticas como yoga e pilates, têm também como base de todos seus exercícios e posturas, o fortalecimento, alongamento e reajuste da coluna, aliviando assim, as dores.

Principais alongamentos para tratar dor lombar

Além dos exercícios físicos para fortalecimento da região lombar, é imprescindível que sejam combinados a eles, algum tipo de alongamento para evitar a dor lombar. Muitas práticas da musculação incluem alongamentos relacionados aos exercícios de força, e algumas outras práticas como as a seguir:

Junto com a musculação, é interessante praticar o yoga ou pilates, que trazem técnicas específicas de alongamento. E existe ainda a opção de aulas específicas de alongamento, as quais promovem majoritariamente o alongamento da região da coluna, aliviando as dores na lombar.

Fisioterapia para tratar lombalgia, a dor lombar

Dores nas costas ou na lombar intensas, requerem o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado. Os exercícios e aparelhos presentes no tratamento da fisioterapia irão não só aliviar as dores, como também buscar corrigir o causador do problema. Conheça mais sobre a fisioterapia para lombalgia:

Os exercícios da fisioterapia, irão fortalecer a região, corrigir a postura, aliviar dores e inflamações, e reajustar o alinhamento da lombar e de toda coluna vertebral. Busque sempre um especialista em lombalgia para melhores resultados.

RPG e educação postural no tratamento de lombalgia

O RPG ou também conhecido como reeducação postural global é uma forma de tratar a lombalgia. Isto acontece pois a má postura pode sobrecarregar a coluna, bem na região lombar, o que provoca a dor e o tratamento se torna ideal com RPG. Veja:

O RPG irá adequar a postura e posição da coluna quando você estiver de pé, sentado ou deitado. Reajustando a sustentação da coluna, as dores na lombar serão aos poucos aliviadas.

Quiropraxia para aliviar crise de dor na lombar

Você já ouviu falar da técnica de quiropraxia para tratar a dor na lombar? Quiropraxia nos últimos anos ficou bem conhecida por todos, mas você sabia que esta prática oriental também é um tratamento indicado para cuidar e tratar da lombalgia? Vamos te explicar mais sobre isso agora:

A quiropraxia é uma técnica que lida com diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, agindo na correção de postura, no alongamento da musculatura e no alívio de dores, especialmente da dor na lombar. 

Yoga, pilates e alongamento para lombalgia

Em todos casos, a yoga, o pilates e o alongamento para tratamento da lombalgia, irá auxiliar dando apoio a todos sintomas e desordens físicas, permitindo que o paciente relaxe o corpo e alivie os sintomas. Veja como a prática pode ajudar.

yoga e pilates alongam o corpo, principalmente levando em consideração toda a coluna. Os movimentos base destas práticas envolvem a lateralização, a flexão, alongamento e torsão da coluna, que irão ajudar no alívio das dores e tensões da lombar.

Coletes ou ortóteses lombares para tratar a dor na lombar

Você já ouviu falar sobre a coletes ou ortóteses lombares para tratar a dor na lombar? Hoje em dia, existem de coletes e cintas que ajudam no tratamento da lombalgia. Vamos te detalhar agora como eles funcionam e como podem ajudar aliviar a dor:

Os coletes e cintas são indicados para todos tipos de lombalgia. Existem coletes e contas de elástico, algodão, com alumínio e com tecnologia própria para estabilização da coluna lombo sacra. Você encontra em lojas de produtos ortopédicos.

Shiatsu para tratar lombalgia e dor na lombar

Os movimentos e manobras da massagem oriental mais conhecida no mundo, o shiatsu, conseguem estimular o alinhamento postural, além de relaxar a musculatura que envolve a coluna vertebral, protegendo assim, toda região e evitando o surgimento de dores nas costas, coluna e lombar.

O que é shiatsu para lombalgia?

O shiatsu para lombalgia, atua no tratamento de dor na lombar estimulando o alívio de dores e tensões da região das costas e da lombar. A massagem de shiatsu estabelece a harmonia emocional e física através do estímulo e manobras na coluna e lombar...entenda melhor agora.

shiatsu para lombalgia

O shiatsu ao distensionar a musculatura da região, promovem o relaxamento e como consequência as dores e inflamações locais, são aliviadas em poucas sessões.

AGENDAR SHIATSU EM CASA >>

Shiatsu pode integrar tratamento de lombalgia?

shiatsu pode integrar e tratamento da lombalgia e de dores nas costas, principalmente pelo relaxamento da musculatura que envolve a estrutura óssea da coluna, e pela eliminação de tensões e inflamações locais, promovendo desta forma, a melhora dos quadros de dor. Entenda melhor abaixo:

Através do estímulo na coluna e lombar, o shiatsu promove a melhora da dor, o alívio de tensões, estimula o combate do organismo a inflamação, além de trazer relaxamento físico e mental.

Quais os princípios do shiatsu para lombalgia?

Os princípios e a teoria do shiatsu para lombalgia são de restabelecer o equilíbrio do corpo todo e aliviar as dores e tensões. Desta forma, a técnica consegue aliviar dores e distensionar a musculatura, trazendo o alívio da dor na lombar.

Os princípios da prática são de trazer alívio, o que acontece para a dor lombar. Além disso a teoria da massagem é trazer estímulo para o corpo combater o que estiver em desordem e promover o bem-estar.

Shiatsu para lombalgia segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Shiatsu para lombalgia segundo a Medicina Tradicional Chinesa: a MTC traz o conceito de que as terapias orientais conseguem aliviar e tratar desequilíbrios a níveis sutis e energéticos, os quais são os responsáveis pelas questões emocionais e físicas como é a lombalgia. Veja melhor:

O shiatsu além do estímulo físico, também atua nos pontos de meridianos para aliviar os bloqueios energéticos.

Para que serve shiatsu para dor lombar?

Você sabe para que serve o shiatsu para a dor na lombar? Esta técnica de massoterapia pode atingir os nossos meridianos, os canais energéticos, que quando estimulados trazem alívio de dores causadas pela lombalgia e que irradiam por toda nossa coluna. Compreenda mais.

Muitas doenças possuem sua origem na região da coluna e é nesta mesma região que se situam pontos importantes. O shiatsu para lombar serve tanto para eliminar energia estagnada como para regular a função dos órgãos e glândulas da região lombar, contribuindo para a eliminação de inflamações, tensões e da dor.

Como funciona o shiatsu para dor na lombar e lombalgia?

Como funciona o shiatsu para dor na lombar e lombalgia? A técnica de massagem consegue promover a ativação do sistema de defesa do corpo, e é desta maneira que ela funciona para tratar a dor na coluna e lombar. Entenda mais:

O shiatsu ao estimular alguns dos pontos meridianos em suas costas e lombar com suas manobras, consegue ajudar o corpo a trabalhar e se defender melhor para que o alívio das dores aconteça.

Dor lombar será que o shiatsu dá jeito? Evidências científicas

Dor na lombar, será que o shiatsu dá jeito? O shiatsu auxilia no tratamento da dor lombar, agindo nos pontos de dor pelas costas, neste caso. Mas será que funciona realmente? O shiatsu pode ser uma aliado realmente para aliviar a lombalgia? Te explicamos logo a seguir.

O shiatsu é eficaz no tratamento de lombalgia por atuar na coluna, trazendo harmonia e equilíbrio para todas suas funções.

Ao estimular a coluna, a massagem alivia dores, e traz os demais benefícios que vimos.

Existem evidências sobre a ação através de um estudo da FMUSP. Shiatsu melhora qualidade de vida de pessoas com dores, revela estudo da FMUSP. Você pode ver os detalhes da pesquisa, clicando aqui.

Como é feito o atendimento de shiatsu para dor lombar?

O shiatsu equilibra a energia do corpo, pois trabalha exatamente com o campo energético de nosso corpo, além da parte física com os sintomas principais da dor lombar e a emocional também. Desta maneira, traz harmonia e equilíbrio, auxiliando no tratamento da dor lombar. Entenda melhor.

Aplicada nos pontos da lombar, as manobras do shiatsu conseguem estimular as funções do organismo, no combate a inflamação e tensões que causam a dor.

Tipos de shiatsu para dor na lombar

Você sabe quais são os principais tipos de shiatsu para o tratamento de dor no nervo ciático? Será que existe mais de um tipo de shiatsu, ou a técnica é única? Vamos ver agora se de fato existem outras ramificações do shiatsu, especificamente para tratar lombalgia:

Shiatsu não tem tantos tipos diferentes, o que acontece são algumas maneiras um pouco mais suaves de aplicar a técnica que deram origem ao shiatsu zen e ao tsubu shiatsu.

Shiatsu Clássico para no tratamento da dor na lombar e lombalgia

O shiatsu clássico no tratamento da dor na lombar e lombalgia age para o alívio de dores e tensões da região das costas e da lombar. O shiatsu estabelece a harmonia física através do estímulo e manobras na coluna e lombar...entenda melhor agora.

Como já vimos, o shiatsu age nos pontos meridianos para alívio de dores e tensões, tratando a lombalgia.

Shiatsu Zen relaxante resolve a dor na lombar e lombalgia?

O shiatsu zen  relaxante resolve a dor na lombar e lombalgia? Ele é uma forma de Shiatsu criada por Shizuto Masunaga. “Zen” é uma palavra religiosa, e por isso não foi chamada “Zen Shiatsu” no Japão, mas no ocidente, sim. A técnica pode agir no tratamento de dor lombar. Veja:

No shiatsu Zen, os terapeutas usam os cotovelos, os joelhos para aplicar uma pressão forte nos pontos meridianos, em vez de usar as mãos, e assim aliviar a lombalgia.

Tsubo shiatsu para aliviar dor lombar

O tsubo shiatsu para aliviar a dor lombar, não é bem uma técnica ou um aprimoramento do shiatsu. Este Método usa os pontos de dos meridianos com foco no corpo físico. Vamos entender mais sobre esta prática para tratamento de dor no nervo ciático, a ciatalgia:

Por volta de 1980, o Dr. Hiroshi Ishizuka (diretor do Japan Shiatsu College) apresentou pela primeira vez essa teoria em seus seminários. 

Tsubo é uma tentativa de provar que o ponto pressionado no Shiatsu tem uma função fisiológica, ou seja, uma explicação baseada na medicina ocidental. Tsubo shiatsu, consegue tratar a dor na lombar, baseando-se na anatomia fisiológica da coluna.

 

Watsu para aliviar lombalgia, a dor na lombar 

Watsu para aliviar lombalgia, a dor na lombar: o Watsu é uma técnica de massagem, desenvolvida com movimentos, manobras, alongamentos, torções, tudo aplicado dentro da água. Sim! Dentro da água. O watsu alivia dores, relaxa e por isso atua na dor lombar. Entenda mais: 

O Watsu é um tipo de shiatsu, uma prática de hidroterapia ou acquaterapia que promove relaxamento físico e mental, além de aliviar dores. A terapia é feita numa piscina a 35ºC. Lá dentro, o terapeuta aplicará manobras que aliviarão as dores.

Benefícios do shiatsu no tratamento da dor lombar

O shiatsu traz benefícios para a dor na lombar e lombalgia, pois age nos pontos de energia e regiões da coluna, e que quando estão com o fluxo em bloqueio, acabam gerando disfunções no organismo. Existem ainda outros benefícios da técnica para a lombalgia...veja adiante.

Equilíbrio, alívio de dores da inflamação...vamos nos aprofundar nestes benefícios:

Shiatsu desinflama a coluna para tratar dor lombar

O shiatsu ajuda desinflamar a coluna, o que é essencial para que haja alívio de dor lombar de forma saudável e duradoura. Sem reduzir a inflamação nçao podemos combater a dor e a técnica de shiatsu te auxilia. Explicaremos melhor:

A prática de shiatsu consegue através do estímulo de pontos que correspondem ao sistema imunológico, equilibrar o organismo e estimular a produção de agentes e defesa à inflamação.

Shiatsu alivia as dores e tensões na lombar para tratar a lombalgia

A prática milenar de shiatsu, especialmente as terapêuticas, aplicada com manobras em pontos estratégicos das costas e da coluna, te ajuda aliviar as dores da lombar e a lombalgia. Mas, como isso acontece? Como simples agulhas conseguem cessar este tipo de dor? Detalhamos agora.

Já é comprovado que a shiatsu é capaz de bloquear a percepção da dor de alguns neurônios sensoriais, trazendo maior bem-estar.

Shiatsu promove o equilíbrio emocional para tratar lombalgia

O shiatsu promove o equilíbrio emocional para tratar lombalgia? A massagem pode servir para alongar e melhorar a flexibilidade do nervo ciático ou ela serve apenas para relaxar um pouco e aliviar algumas dores? A massagem poderia ajudar no relaxamento? Vamos te detalhar agora:

Ele ajuda a aliviar o desconforto, dores e tensões por estimular a resposta da região e relaxar a musculatura, mas não pode alongar e flexibilizar o nervo ciático.

Ela também traz relaxamento a nível mental, o que como vimos, é importante para aliviar as tensões e ajudar no combate a dor.

Shiatsu contribui com a postura e alinhamento da coluna para tratar lombalgia

O shiatsu contribui com a postura e alinhamento da coluna para tratar lombalgia. A massagem pode melhorar a postura e assim aliviar a dor na lombar? Será que o shiatsu ajuda melhorar a postura e o alinhamento da coluna para tratar lombalgia? Veja agora:

O shiatsu age pressionando os pontos do corpo e da coluna, que estão envolvidas na dor no nervo ciático e seus sintomas secundários.


Sim, o shiatsu por desfazer nós musculares e estimular pontos da coluna afetados, ajuda também no alinhamento postural e com isso, alivia as dores relacionadas.

Shiatsu ativa a circulação na região da lombar

O shiatsu ativa a circulação na região da lombar o que é essencial para que haja alívio de dor. A circulação funcionando de forma saudável e equilibrada, faz nosso sistema imunológico e de excretor de toxinas funcionar melhor nos ajudando combater as dores. Entenda:

As manobras do shiatsu ativam o sistema linfático e cardiovascular, ou circulatório, ajudando nosso organismo trabalhar melhor e combater as dores.

Shiatsu ajuda o corpo relaxar e alongar para aliviar a lombalgia

Shiatsu ajuda o corpo relaxar e alongar para aliviar a lombalgia? O shiatsu pode servir para alongar e melhorar a flexibilidade da lombar ou ele serve apenas para relaxar um pouco e aliviar algumas dores? O shiatsu poderia ajudar no alongamento e relaxamento da coluna? Vamos te detalhar:

O shiatsu ajuda a aliviar o desconforto, dores e tensões por estimular a resposta da região e relaxar a musculatura, mas não pode alongar e flexibilizar o nervo ciático.

Shiatsu é a melhor massagem para lombalgia, a dor na lombar? Indicações

Shiatsu é a melhor massagem para lombalgia, a dor na lombar? Quais são as diferenças e indicações entre as técnicas de massoterapia mais indicadas para o tratamento da dor na lombar comparadas com a prática oriental do shiatsu. Vamos ver as comparações a seguir:

Shiatsu ou acupuntura? Shiatsu ou massagem relaxante? Seitai, pedras quentes ou shiatsu? 

Shiatsu ou acupuntura para dor na lombar e lombalgia? Qual é a melhor?

Você sabe quais são as diferenças entre o shiatsu e a acupuntura para tratamento da dor na lombar e lombalgia? Qual é a melhor técnica para aliviar as dores e sintomas envolvidos nesta patologia? Veremos a seguir quais são as indicações de cada uma destas técnicas de massagem.

acupuntura para lombalgia



O
shiatsu é uma massagem de estímulo e movimentos profundos, o que faz com que a técnica seja potente para dores e tensões. 

acupuntura estimula os pontos dos meridianos com agulhas. Os pontos que recebem as agulhas serão diretamente ligados a lombar, aliviando a dor da região.

Não existe uma técnica melhor que a outra, e sim indicações específicas para cada caso, e quem indicará melhor será seu massoterapeuta.

Shiatsu ou Massagem desportiva para tratar de dor na lombar e lombalgia?

Shiatsu ou Massagem desportiva para tratar de dor na lombar e lombalgia? Você pode não saber mas, o shiatsu e a massagem desportiva para tratar a dor na lombar ou lombalgia, não se tratam de mesmas técnicas de massoterapia. Veja qual das duas práticas são mais indicadas:

massagem desportiva para dor lombar

 

Já vimos como age o shiatsu com movimentos profundos com as mãos. A massagem desportiva é uma massagem vigorosa ideal para recuperação muscular e pode ajudar no tratamento da lombalgia. 

O que é melhor para dor na lombar e lombalgia? Shiatsu ou Seitai?

O que é melhor para dor na lombar e lombalgia? Shiatsu ou Seitai? Você sabe quais são as diferenças entre o shiatsu e o seitai para o tratamento da dor na lombar? Quais são as diferenças entre estas terapias e ainda, quais são as semelhanças? Vamos te explicar tudo isso agora:

seitai para lombalgia



O shiatsu consiste em aplicar a pressão dos dedos sobre determinados pontos, inclusive da região lombar, proporcionando alívio de dores, atingindo camadas profundas da lombar. 

O seitai é a massagem mais indicada para corrigir problemas relacionados a má postura, como é o caso da lombalgia. A quiropraxia oriental trata dores nas costas, coluna e pescoço, promovendo maior bem-estar com movimentos bem precisos de ajuste postural.

Shiatsu ou massagem relaxante para dor na lombar? 

Shiatsu ou massagem relaxante para dor na lombar, a lombalgia? Estas são duas das técnicas mais conhecidas e aplicadas, de massoterapia ao redor de todo mundo, sabia? Mas, será que ambas são indicadas para tratar a lombalgia? E ainda, qual seria a prática mais indicada para este tratamento? 

massagem relaxante para dor lombar



O shiatsu aplica a pressão dos dedos sobre pontos, da região lombar e outras partes do corpo envolvidas na dor. A massagem relaxante realiza movimentos de deslize, circulares e as fricções promovem o relaxamento e conseguem aliviar a dor na lombar.

Shiatsu ou massagem com pedras quentes para lombalgia? Qual é a mais indicada?

Shiatsu ou massagem com pedras quentes para lombalgia? Qual é a mais indicada? A massagem com pedras quentes traz alívios para todos sintomas de dor na lombar. A técnica de shiatsu também tem manobras para dor. Então qual seria a melhor para lombalgia? 

massagem pedras quentes para lombalgia



A massagem com pedras quentes consegue relaxar a musculatura com a temperatura quente e o peso das pedras. Além disso, o alívio de tensões sejam físicas ou emocionais, é outro benefício desta técnica. O shiatsu como vimos, tem manobras mais vigorosas.

Uma combinação das duas pode ser o ideal para tratamento de lombalgia.

Como fazer shiatsu em casa para aliviar a dor na lombar

Como fazer shiatsu em casa para aliviar a dor na lombar? Existe alguma prática que possa ser realizada de forma caseira? Por ser uma técnica delicada não é recomendada que a massagem seja feita sozinha em casa. O que podemos indicar são pontos de massagem a seguir:

Quais os pontos de shiatsu para dor na lombar e lombalgia?

A prática de shiatsu pode ser aplicada em certos pontos do corpo com os dedos, ao invés de agulhas. É a conhecida técnica de acupressão. É uma técnica simples que você pode aplicar de maneira caseira. Indicamos os melhores pontos logo abaixo.

Pontos de acupressão para dor lombar


Os pontos B23 e B47 são pontos de shiatsu essenciais para tratamento de dor lombar. Eles ficam na região do corpo mostrada na imagem.

Estimular estes pontos traz alívio de dores, tensões das costas, coluna e lombar. Vamos aprender como fazer...

Automassagem nos pontos de shiatsu para dor na lombar

Há uma prática bem simples de massagem nos pontos de shiatsu para dor na lombar, que traz o alívio das dores na lombar, e que você pode fazer com as mãos ou pedir ajuda de alguém em casa. Aprenda a seguir e comece aplicar assim que sua dor surgir.

Esta é uma forma para alívio, mas seu tratamento deve ser acompanhado por um ortopedista, garantindo segurança.

Aperte os pontos que vimos acima com os dedões, e faça movimentos circulares. Você pode usar um creme.

Permaneça na massagem por 20 minutos. 

Onde apertar para aliviar dor na lombar?

Onde apertar para aliviar a dor na lombar? Você sabe qual ponto no corpo podemos apertar para ajudar no alívio das dores da lombalgia? Existe um ponto específico, que ajuda e muito que você pode apertar em casa mesmo para te trazer um alívio para as dores fortes:

O ponto principal é o Ling Gu. O ponto Ling Gu é também conhecido como osso do espírito, encontrado pelo médico chinês Master Tung. O ponto corresponde a alguns pontos do corpo humano, inclusive da coluna, e é por este motivo que quando estimulado da maneira correta alivia as dores na lombar.

Ponto Ling Gu para alívio de dor e inflamação no nervo ciático


Existe como um “buraquinho entre o dedão e o indicador”, e é este o ponto exato do Ling Gu.O ponto Ling Gu é muito utilizado para propiciar o alívio rápido da dor lombar. A esmagadora maioria dos casos, sente uma melhora efetiva em poucos minutos de prática.

O ponto Ling Gu é também conhecido como osso do espírito, encontrado pelo médico chinês Master Tung. O ponto corresponde a alguns pontos do corpo humano, inclusive da coluna, e é por este motivo que quando estimulado da maneira correta alivia as dores na lombar. 

Cuidados no tratamento de shiatsu para dor lombar e lombalgia

Existem cuidados importantes na técnica de shiatsu para te ajudar tratar a dor lombar. A massagem de shiatsu pode tratar e é considerada uma das terapias indicadas para atingir a cura de fato da lombalgia, mas existem alguns cuidados para receber a técnica:

Qual o perigo da shiatsu para lombalgia? Tem risco?

A técnica de shiatsu pode ser aplicada em qualquer pessoa com o objetivo de alívio de lombalgia. A prática quando feita por profissionais, não irá causar nenhum efeito colateral. Mas, será que existe algum perigo da massagem para tratar a lombalgia?

Mesmo que o paciente tenha algum tipo de doença, o shiatsu é indicado para melhorar o bem-estar e tratar dores. São exceções os pacientes com infecção na pele.

Quais os efeitos colaterais do shiatsu lombar? Como evitá-los?

Para receber o shiatsu para tratamento de dor lombar precisamos antes saber se a prática tem efeitos colaterais. Conheça agora se há possíveis efeitos colaterais com a técnica de massagem terapêutica de shiatsu para o tratamento de dor na lombar e da lombalgia:

Na verdade, o shiatsu não possui efeitos colaterais ao ser aplicada por um massagista especialista.

No entanto, caso o shiatsu seja realizado após algum procedimento ou por paciente com histórico de saúde é importante consultar com o médico antes de realizar o procedimento.

Vou sentir dor durante a sessão de shiatsu? O que é normal?

Será que você vai sentir dor durante a prática da sessão de shiatsu para as dores na lombar? Por que alguns pontos do corpo ao receber as manobras de massagem não sofrem dor e outros sim? Será que vai de indivíduo para indivíduo, ou há uma explicação para tudo isso?

É normal sentir leve dor ao receber a massagem. Como os pontos estimulados refletem o estado do ponto relacionado do corpo podemos sentir dor, mas bem leve e nada insuportável

Quantas sessões de shiatsu para dor lombar?

São necessárias quantas sessões para obter o resultado do shiatsu para a dor lombar? Na maioria dos tratamentos, as recomendações de frequência são únicas para cada caso. Quem irá fazer essa indicação é o massoterapeuta especialista. Mas, há indicações gerais:

Geralmente o recomendado é receber de 2 a 3 sessões da técnica de shiatsu toda semana, por 3 meses. Em geral o ideal é de pelo menos 2 sessões por semana.

Alguns casos mais agravados podemos precisar de mais sessões, chegando até 3 por semana, com espaçamento ideal entre uma aplicação e a outra, de 2 dias completos.

Quem poderá indicar o melhor curso do tratamento bem como a frequência é o médico responsável. 

Quantas vezes por semana fazer shiatsu para tratar lombalgia?

Quantas vezes por semana fazer massagem para tratar lombalgia? Para entender quantas vezes devemos fazer shiatsu para tratar a dor lombar, o ortopedista e o massagista deverá fazer as indicações. Ainda assim, no geral, a técnica deve ser aplicada de 5 a 10 sessões. Entenda melhor tudo isso:

Cada sessão de massagem deve durar em torno de 60 minutos. A prática também deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, com espaçamento de 2 dias entre cada uma. Ou seja, dia sim, dia não, para que o corpo descanse e os efeitos da técnica reverberem na horas seguintes de cada aplicação.

Quem tem hérnia de disco pode fazer shiatsu?

Quem sofre com a hérnia de disco e por isso sofre com dor na lombar, precisa de um tratamento específico e ainda mais cuidadoso. Entenda se neste caso há indicação e se pode fazer o shiatsu lombar para o tratamento da lombalgia...

É necessário realizar exames e passar com um médico especialista para entender se a hérnia de disco e lombalgia precisam de um tratamento complementar a massagem. Se necessário, o médico indicará o tratamento adequado que poderá ser combinado a massagem, caso haja liberação médica.

Caso não tenha nenhum problema de saúde, você poderá realizar um tratamento com o shiatsu para lombar.

Gestante pode fazer shiatsu lombar durante gravidez?

Gestante pode receber shiatsu lombar durante gravidez? Fazer uma massagem para tratamento de lombalgia é uma alternativa. Mas será que o shiatsu para lombar pode ser feita durante a gravidez sem complicações tanto para a mamãe quanto para o bebê?

Geralmente não há restrições. Ainda assim, seu obstetra é quem poderá indicar a realização da técnica na gravidez. 

De qualquer maneira, o shiatsu deverá ser realizada por uma massoterapeuta com certificação, e a técnica indicada é de massagem pré-natal.

Shiatsu funciona sozinho para lombalgia?

O shiatsu funciona sozinho, sem terapia complementar para lombalgia? Uma dúvida que pode aparecer é: o shiatsu lombar funciona sozinha para tratar a lombalgia? Será preciso associar a técnica a outros tratamentos para tratar de forma completar ou ela por si só consegue aliviar os quadros de dor?

Esta questão tem uma simples resposta: não! Em todos casos, as outras práticas que vimos mais acima são indicadas para que o tratamento da dor lombar seja efetivo.

Busque indicação de um médico e massoterapeuta para entender como seu caso deverá realmente ser tratado. 

Restrições e contraindicações do shiatsu na lombar

Restrições e contraindicações da massagem na lombar: qualquer pessoa pode receber a técnica de shiatsu para dor na lombar. Caso haja alguma sensibilidade na pele avise seu terapeuta, para que os cuidados sejam tomados, e a técnica possa seja aplicada com total segurança. Mas existe um caso que há restrição:

O único tipo de restrição e contraindicação existente para aplicação da técnica de shiatsu é caso o paciente tenha algum tipo de infecção generalizada na pele, pois a pratica consiste na aplicação de manobras pelo corpo, e isso pode causar irritação e sensibilidade. É importante consultar o médico ortopedista antes de iniciar com a técnica.

O massagista é capacitado para tratamento de lombalgia?

O massagista é capacitado para tratamento de lombalgia? Indicamos que você passe em acompanhamento com um ortopedista especialista em dor na lombar. Com um diagnóstico, ele poderá indicar os tratamentos. Neste caso, será que o massagista seria um dos profissionais capacitados para tratamento de lombalgia?

Caso seja indicado o shiatsu, o profissional precisa de certificado de formação como massoterapeuta em alguma instituição especializada e ainda estar registrado em algum órgão de classe. 

Perfil de massagista recomendado para shiatsu lombar

Perfil de massagista recomendado para massagem lombar: especializado e formado em massoterapia em alguma instituição para que seu tratamento seja correto, completo, seguro e para que não haja complicação ou reação. Veja:

É necessário para os atendimentos com a técnica de shiatsu, que o profissional tenha formação completa em massoterapia e experiência ambulatorial com a prática, atestada com certificado, antes de realizar qualquer atendimento.

Onde fazer shiatsu para lombalgia?

As principais capitais do país são bem servidas de estabelecimentos de massagem, inclusive especializados em shiatsu lombar, e também contam com massoterapeutas especializados atendendo a domicílio. Mas antes de agendar é importante tomar alguns cuidados para a segurança do seu atendimento.

A forma tradicionalmente mais segura para encontrar estabelecimentos especializados em shiatsu para lombalgia, é solicitar ao seu médico ou fisioterapeuta uma indicação de clínica ou terapeuta, pois muitos dos estabelecimentos ou profissionais particulares que oferecem este tipo de atendimento carecem de formação especializada.  

Recentemente uma outra alternativa de agendamento vem se popularizando entre médicos e fisioterapeutas que é o agendamento por aplicativo especializado, onde o atendimento normalmente ocorre à domicílio. Mas também é necessário atenção especial ao perfil do terapeuta que irá realizar o seu atendimento, para o seu conforto e segurança.  

Abaixo você encontra dicas sobre cada alternativa de agendamento, diferença de preços e perfis de terapeutas para ajudar na sua decisão.

Onde encontrar massagista especializado em shiatsu lombar? 

Sabemos que não é fácil encontrar um massagista especializado em shiatsu para dor lombar, e, muito importante, que tenha agenda para te atender. Seja numa clínica especializada, spa ou massagem a domicílio. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar na sua escolha.

Clínicas e spas com atendimentos de shiatsu lombar

As clínicas especializadas geralmente têm uma grande preocupação na seleção dos profissionais que atendem no local, o que garante um bom nível do atendimento na maioria das vezes.

Normalmente as clínicas são especializadas em algum tipo de massagem, seja ela terapêutica, estética ou relaxante. Algumas clínicas se especializam em atendimentos mais delicados, como por exemplo massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados, com profissionais capacitados e experientes nestes tipos de atendimento.  

Os valores, entretanto, podem ser inacessíveis para a maioria de nós, uma vez que as clínicas e spas retém por volta de 70 a 90% do valor pago pelo atendimento e o seu terapeuta com apenas 10 a 30% do valor. Em contrapartida a maioria dos estabelecimentos oferece, junto a massagem, um ambiente e algumas cortesias que valorizam toda experiência.

Atendimentos particulares de shiatsu para dor lombar

Muitos recorrem a indicações de massagistas por amigos, familiares, ou mesmo anúncios pela internet, para poder realizar o seu atendimento sem estourar o orçamento. Mas alguns cuidados são essenciais para o seu conforto e segurança.

Nestes casos é muito importante validar as qualificações do profissional, pois a realização de alguns tipos de shiatsu por profissionais sem a devida qualificação pode gerar risco ao seu bem-estar e saúde. Vale um cuidado especial para quem tem condições pré-existentes de saúde e para atendimentos que demandem de cuidados especiais, tais como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.   

Além disto, não é sempre fácil encontrar um massagista especializado, com atendimento diferenciado, de confiança e que tenha agenda disponível para realizar a sua massagem quando você precisar.

Aplicativos especializados em shiatsu para lombalgia

Mulher recebendo massagem nas costas

Nos últimos anos os aplicativos de massagem vêm se tornando rapidamente uma alternativa importante de agendamento.

Além da comodidade de ser atendido em casa, os aplicativos normalmente oferecem a garantia de disponibilidade de um profissional qualificado e valores acessíveis, o que explica o grande crescimento desta alternativa de agendamento. 

Assim como as clínicas, os aplicativos normalmente também são especializados em algum tipo de atendimento, seja ele terapêutico, estético, relaxante ou atendimentos especializados, como massagem para gestantes e outros casos terapêuticos mais delicados.

Mas, por se tratar de um atendimento pessoal e realizado em casa, antes de agendar é importante se atentar aos protocolos de segurança, de seleção dos terapeutas e da confiabilidade do aplicativo.

E também é importante validar que a sua massagem será realizada por um terapeuta devidamente qualificado, em especial para atendimentos que demandem de cuidados especiais, ou para pacientes que tenham alguma restrição médica para atendimento, para evitar riscos a sua saúde, bem-estar e segurança.

 

Como agendar shiatsu para lombar a domicílio?

Aplicativos de massagem oferecem a comodidade de atendimento em casa e, na maioria dos casos, a garantia de disponibilidade de um massoterapeuta qualificado para o seu atendimento. O agendamento normalmente é simples e os valores acessíveis. Mas alguns cuidados são importantes para sua segurança e bem-estar.

Por se tratar de um atendimento de cunho pessoal e realizado em casa é importante considerar algumas questões para garantir a sua segurança e bem-estar:

Como é feita a seleção dos massagistas do aplicativo? 

O aplicativo de fato realiza uma seleção dos massoterapeutas, validando suas qualificações, experiência, formação, condições precedentes, etc.? Realiza teste presencial com todos os candidatos? Tem parceria com as principais escolas de formação em massoterapia para seleção dos profissionais? Ou é um processo automático que basta se cadastrar para atender?

O aplicativo tem protocolos de segurança para os atendimentos de massagem?

Os protocolos de segurança estão devidamente informados, de forma clara e transparente? Eles são abrangentes e garantem a proteção e segurança tanto dos clientes como dos terapeutas? O site e o(a) terapeuta seguem de fato tais protocolos? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A sua massagem será feita por massagista devidamente qualificado?

O aplicativo solicita a sua ficha de anamnese antes de confirmar o(a) massagista para o seu atendimento? É fornecida comprovação pré-atendimento de que o(a) terapeuta que irá realizar seu shiatsu é devidamente qualificado para te atender? Você pode cancelar sem custo se não se sentir confortável?

A In Good Hands leva muito a sério atendimentos a domicílio, em especial os atendimentos que requerem cuidados específicos. Todos os cuidados acima são obedecidos a cada atendimento, e muitos outros, para garantir a qualidade e segurança dos atendimentos para todos: clientes e terapeutas.

Por isto selecionamos para você alguns massoterapeutas especializados em massagem e que atendem pela In Good Hands e pelas principais clínicas e spas nas Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro:

Terapeuta - Yevelize F - In Good Hands

Massoterapeuta 3 estrelas

Terapeuta - Adriana K - In Good Hands

⭐⭐

Massoterapeuta 4 estrelas

Terapeuta - Adriana V - In Good Hands

 ⭐⭐⭐

Massoterapeuta 5 estrelas

 

A classificação (estrelas) das clínicas e spas foi feita de acordo com os critérios de classificação dos terapeutas que trabalham nestes estabelecimentos e que também atendem a domicílio pela In Good Hands.

 

Qual é o valor de shiatsu para dor lombar?

Os preços de shiatsu podem variar por conta do estabelecimento e do perfil do massagista. Detalhamos no post cuidados importantes a serem tomados para a segurança do seu atendimento e explicamos abaixo as principais diferenças dos preços cobrados para massagens estéticas.

Os principais fatores da diferença de preço são a localização, o tipo de estabelecimento (incluindo amenidades e ambiente oferecido), e, principalmente, o perfil dos profissionais que atendem no local.

Como a massagem pode ser um atendimento delicado, para o seu conforto e segurança, é importante o acompanhamento médico, em especial para os casos crônicos, e a seleção de um profissional especializado neste tipo de atendimento, com formação e experiência ambulatorial específica.

Dessa maneira, os preços listados são para atendimentos apenas com terapeutas especializados pois não recomendamos a realização deste tipo de atendimento com terapeuta sem especialização.  

Resumo dos valores cobrados para atendimento de 1 hora de shiatsu por perfil de terapeuta:

⭐⭐⭐ Shiatsu para lombalgia - 3 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais que finalizaram o curso de formação técnica recentemente (até 3 anos) ou que, em alguns casos, carecem de formação técnica (não recomendado).

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas de bairro, salões de beleza e maioria dos aplicativos de massagem.

Valores cobrados (faixa):

R$ 130,00 - R$ 180,00

Desconto de até 23%. na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐ Shiatsu para lombalgia - 4 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com 4 a 7 anos de experiência prática após sua formação técnica e que são versados em diferentes técnicas de atendimento. 

Tipos de estabelecimento mais comum: principais redes de clínicas de bem-estar.

Valores cobrados (faixa):

R$ 180,00 - R$ 250,00

Desconto de até 45% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

⭐⭐⭐⭐⭐ Shiatsu para lombalgia - 5 estrelas 

Perfil do massagista: normalmente profissionais com mais de 10 anos de experiência prática, bem estabelecidos em suas clínicas ou como professores. Domínio de diversas técnicas e atendimentos holísticos.  

Tipos de estabelecimento mais comum: clínicas e spas de alto nível, day spas de luxo e principais hotéis 5 estrelas.

Valores cobrados (faixa):

R$ 332,00 - R$ 580,00

Desconto até 67% na In Good Hands para atendimento de mesmo nível. Ver preços.

 

Os valores acima foram calculados com base em pesquisa de preços trimestral e com base nos critérios de classificação da In Good Hands, usados na seleção dos seus massoterapeutas, que também atendem nas principais clínicas e spas das Cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  

 

Logo In Good Hands e imagem das mãos do massoterapeuta nas costas do paciente

Agora você sabe mais sobre as indicações e contraindicações do shiatsu para lombalgia. O próximo passo é falar com seu médico ou profissional de saúde mental e solicitar as recomendações específicas para você e a liberação para que a técnica seja aplicada com toda segurança.

  

 ---

Logo In Good Hands

 

Quem somos nós? Somos a In Good Hands, o seu spa 5 estrelas para curtir no conforto e segurança de casa. Saiba mais >>  

✅ Terapeutas das principais clínicas e spas.

✅ No conforto e segurança de casa.

✅ Protocolos de segurança.

Massagens  |  Atendimentos online  |  Como funciona  |  Preços  |  Planos  |  Empresas  |  Protocolos de segurança